terça-feira, 23 de junho de 2009

Um bicho às terças


Quase não mais faço os bichos às terças, um pouco por preguiça e um pouco por não encontrar bichos realmente diferentes ultimamente. Mas não daria para deixar de fazer um post sobre o narval (Monodon monoceros).

Também conhecido como "unicórnio dos mares", o narval é um cetáceo, isto é, um mamífero parente dos golfinhos e das baleias (aliás é considerado um tipo de baleia), com a diferença que tem uma espécie de chifre em forma de parafuso.

Não se sabe bem para que serve o tal chifre, que na verdade é um dente, e que raramente é usado para lutas ou para obter alimento. Alguns cientistas acreditam que tenha uma função ligada à hierarquia sexual. Um símbolo fálico, se quiserem.

O narval é o mamífero marinho que mais fundo consegue submergir, chegando a profundezas de 1500 metros, e permanecendo por mais de 25 minutos sem respirar. Alimenta-se de peixes e frutos do mar.

Os narvais vivem em uma região geográfica limitada do Ártico, entre Groenlândia e Canadá. São animais sociais que vivem em grupos de 5 a 10 indivíduos. No verão, costumam reunir-se em grupos ainda maiores e esfregar os "chifres" de uns contra os outros. De novo, a explicação de alguns cientistas é que seria para manter a hierarquia. Isto é, medir o tamanho do instrumento de cada um.

Um comentário:

Mr X disse...

Cadê todo mundo? :-((

Coitadinho do narval, tão sozim.