terça-feira, 15 de abril de 2008

Um bicho às terças

O meu animal preferido durante a infância era o elefante.

Os elefantes são os maiores mamíferos terrestres. São animais herbívoros que podem alcançar até 12 toneladas de peso e entre 4 e 5 metros de altura. Dado o seu tamanho, um elefante adulto pode ingerir entre 70 a 150 kg de alimentos por dia. As fêmeas vivem em manadas de 10 a 15 animais, lideradas por uma matriarca, compostas por várias reprodutoras e crias de variadas idades. O período de gestação é longo (20 a 22 meses), assim como o desenvolvimento do animal que leva anos a atingir a idade adulta. Os filhotes podem nascer com 90 kg. Os machos adolescentes tendem a viver em pequenos bandos e os machos adultos isolados, encontrando-se com as fêmeas apenas no período reprodutivo.

Fisicamente, os elefantes destacam-se principalmente pela tromba e as presas. A tromba, como certa esponja de ferro conhecida, tem mil e uma utilidades. Pode ser utilizada para pegar comida, beber, cumprimentar outros elefantes e até mesmo para pegar suas infelizes vítimas e lançá-las pelo ar. (Os elefantes, embora sejam animais pacíficos e tenham mesmo sido usados pelo homem para várias atividades, podem se tornar muito agressivos quando provocados, como mostra este impressionante vídeo de um elefante enloquecido atacando as pessoas e outros elefantes na Índia).

Além de servir para desenterrar plantas, as presas também podem ser utilizadas como armas. Curiosamente, os elefantes podem ser destros ou canhotos de acordo com qual das duas presas for a dominante. As presas do elefante crescem continuamente, numa média de 15 cm por ano.

Há dois tipos conhecidos de elefante atualmente, o elefante asiático (Elephas maximus) e o africano (Loxodonta africana). Diferenciam-se especialmente pelo tamanho das orelhas, grandes no elefante africano, pequenas no asiático (Dumbo era um elefante africano). Além disso, as fêmeas asiáticas, ao contrário das africanas, não tem presas. Ao contrário dos asiáticos, os elefantes africanos raramente são domesticados.

Os elefantes sabem nadar, e são animais de grande inteligência e talento. Alguns sabem até mesmo pintar (Na realidade, eles são treinados apenas a reproduzir figuras, mas não criam figuras originais e nem se sabe se têm noção daquilo que realizam).

Segundo a lenda, eles têm excelente memória e até adivinham quando vão morrer.

O que não é lenda é que os elefantes podem reconhecer a própria figura no espelho. Apenas humanos e algumas espécies de macacos e golfinhos têm tal capacidade de auto-discernimento.

Os elefantes podem comunicar-se através de infra-som, e devido ao grande tamanho e força não tem predadores naturais, além, é claro, do homem, que o caça pelas suas presas de marfim.

Acho que o elefante ainda é meu animal preferido.

Feto de elefante.

Elefante coçando o olho.

9 comentários:

Marcelo disse...

Legal demais, X. Um dos melhores "Bichos" até agora. Elefantes são bichos fascinantes mesmo, sempre me despertaram reverência e um pouco de medo.

Por outro lado, são responsáveis por uma das imagens mais tristes que eu guardo da infância: um elefante do zoo de Sampa com comportamentos de bicho estressado, como balançar a pata pra lá e pra cá, ritmicamente... Um dos motivos pra eu não gostar de zoos...

Anônimo disse...

hehe... então dá uma olhada nisso aqui MrX: http://casadokct.blogspot.com/2008/03/um-elefante-pintando-um-auto-retrato.html

Anônimo disse...

Lembrei de um truque feito com elefantes nos circos que comprova a sua boa memória.
Quando filhote o bicho é amarrado a um poste e fica por um bom tempo nessa condição. Ele fica tão condicionado, que quando cresce eles os amarram com um barbante a uma pequena vara, e o pobre animal fica ali circundando, como fazia quando filhote em torno do poste.

Mr X disse...

Poxa, não gostei desse "truque", KCT :-(
Mas isso acho que não é memória, é mero reflexo condicionado, também acontece com cachorro, e até com humanos.

Quanto aos elefantes pintores, tinha visto seu post, tem vários outros vídeos no Youtube. :-)

No zôo, pra mim os bichos mais tristes ou estressados parecem as panteras.

Anônimo disse...

Ótimo post!

Mas prefiro as Girafas.

Anônimo disse...

PUTZ!

Só agora vi o primeiro video.

Que cenas tristes e chocantes!

:-/

Mr X disse...

Xi... foi mal Arnoud, esqueci de avisar q os links pros dois primeiros vídeos eram meio fortes...

:-( Desculpe!

Anônimo disse...

Concordo que os felinos são sempre os mais estressadinhos no zoo.
Eu também gosto das girafas, mas só na natureza!

Anônimo disse...

tenho pena de elefantes ! quando nao estao enjaulados em zoos sao caçados na africa por hobby idiota ou marfim....na india sao mais respeitados, ganesh é adorado ! vou acender um incenso pra ele aqui...))
chose, adorei a pic do fante coçando o olho....