segunda-feira, 1 de junho de 2009

Svengali

Digam o que quiserem da esquerda, ela tem um incrível poder de sedução. De hipnose, eu diria até. Seu poder magnético é tão forte que até os direitistas hesitam muitas vezes em chamar seu blefe: se chamados de "racistas" ou "fascistas", escondem-se, ou, em alguns casos, chegam mesmo a virar a casaca, aceitando que o discurso esquerdista não pode ser contrariado.

Hoje mesmo, por exemplo, li sobre um padre aqui nos EUA que decidiu não celebrar mais nenhum casamento enquanto não fosse autorizado o casamento gay. Um padre! E o Partido Republicano hesita em criticar Obama quase tanto quanto, aí no Brasil, a oposição hesita em criticar o Lula. Chegam mesmo a cogitar se não deveriam se tornar mais "moderados" e aceitar algumas propostas dos rivais, como a ação afirmativa e o estatismo. Em suma, vão aos poucos virando uma espécie de PSDB.

Se as idéias da esquerda são tão idiotas e descabidas, por que tanta gente hoje é de esquerda, ou aquilo que passa por esquerda hoje em dia?

Acho que a resposta é mais simples do que parece. Quando eu era criança, havia um tênis que estava na moda: chamava-se Kichute (parece que ainda existem, em versão moderna). Um tênis preto, com sola de borracha de pneu de caminhão. Fedorento como o diabo. Mas na moda. Todos no colégio tinham. Eu, um sem-Kichute, sentia-me desgraçado e infeliz. Incomodei meu pai dia e noite, e não descansei até não ter um também.

Pois a esquerda é como o Kichute. As pessoas, em especial os jovens, são de esquerda porque crescem em um ambiente no qual todos são de esquerda, e a mensagem divulgada pela mídia e pelas escolas é quase exclusivamente de esquerda.

Assim, a peer pressure é tremenda, até porque os esquerdistas costumam ser impiedosos com os traidores que abandonam o barco. O editor da revista alemã Der Spiegel conta sua jornada do esquerdismo ao conservadorismo, observando justamente a dificuldade do processo. É quase como abandonar uma religião.

Por isso, é natural que mesmo o direitista honesto às vezes hesite em vociferar sua opinião.

O problema é que o esquerdismo está baseado em sua maior parte em premissas falsas, em um mundo que não corresponde à realidade. Como a infeliz vítima de um hipnotizador maluco, mais potente do que Svengali e Caligari juntos, o público repete como um sonâmbulo as idéias prontas que recebe da mídia ou dos políticos.

Mas nenhuma ilusão dura para sempre. Assim como o hipnotizado acorda com uma bofetada, também o público que sofre lavagem cerebral progressista um dia acordará do seu torpor - quem sabe ao som de uma explosão. E então ficará apenas uma pergunta: Como pudemos ser tão burros?

8 comentários:

John Sidney McCain III disse...

As pessoas são engambeladas por discursos emocionais, o racionalismo as assusta. Esta é a razão do sucesso desses pseudos salvadores da pátria, Lula e Obama. Mas, um dia vem a conta e aí chamam um republicano para botar ordem no galinheiro. Republicano, no caso, é alguém não populista, que sabe tomar as medidas necessárias. A esquerda só sabe distribuir renda. Criá-la, nunca.

Pax disse...

É, chamaram o Baby Bush pra resolver os problemas. Deu no que deu.

Faliu os EUA, quebrou os maiores símbolos americanos, torturou um bocadinho que ninguém é de ferro nesse mundo direitopata e colocou o país em duas guerras que vai perder.

O Mr X é aquele soldado que é o único que marcha com o passo certo, o resto todo é que está errado.

Arrãm.

Mr X disse...

Certo. Obama é que está fazendo o correto, continuando as guerras do Bush, endividando o país, além de estatizar a General Motors.

Mr X disse...

http://olavodecarvalho.org/semana/090601dc.html

Anônimo disse...

Esquerda:
http://www.clarin.com/diario/2009/05/19/um/m-01921682.htm
&
http://www.cnn.com/2009/WORLD/asiapcf/05/18/argentina.antisemitism/index.html?eref=rss_world

confeiteira canhota* disse...

:-(((((((

Mr X disse...

Calma Confetta, um dia você acorda. :-))))

Chesterton disse...

simples, todo picareta é sedutor.