terça-feira, 12 de maio de 2009

Mim não ser índio!

Caiu por acaso nas minhas mãos um poema pavoroso que jamais aparecerá no Poema do Domingo:

O capital reduz
Homem do povo a animal,
E quando o homem do povo
Se comporta como animal,
O capital exige contra ele
A pena capital.
É por essas e outras que a poesia tem má fama. Escrever boa poesia é algo muito difícil, mas alguns acham que basta alinhavar alguns jogos de palavras e idéias toscas e voilà.

Pois o "poema" acima, chamado "Pena de Morte", é de autoria de Ayres Britto, ministro do STF que fez um supostamente famoso discurso a favor da pesquisa com células-tronco embrionárias, e um dos principais responsáveis pela expulsão dos arrozeiros da Raposa do Sol.

Por aí dá para ver que é duplamente petista (de alma, ao menos): seja como juiz, seja como poeta.

Descobri tudo isso ao ler uma matéria de um jornaleco ambiental celebrando a demarcação das terras na Raposa do Sol. Ao justificar a expulsão dos arrozeiros, o ministro informou que a cultura indígena é diversa (mas não primitiva!), e portanto deve ser tratada de forma diversa. Os índios precisam de mais espaço pois para eles a terra é literalmente "sagrada", pois por ela flui o espírito de Tupã...

Olha, nada contra os índios, mas acho que o que vemos aqui é mais uma manifestação do "culto ao primitivismo" sobre o qual já falei em outro post. Se antes os colonizadores europeus foram demasiado inclementes na asserção de sua superioridade cultural, hoje passou-se para o outro extremo: tudo o que é branco ou europeu não presta, tudo o que é indígena ou associado com culturas não-ocidentais é considerado como tendo grande valor. Mesmo que se tratem potinhos de cerâmica mal pintados vendidos a preço exorbitante para turistas.

No mais, nunca entendi muito essa associação do Brasil com os índios. Somos, afinal, portugueses. Quer dizer, somos em grande maioria descendentes de europeus. A Europa e a África estão muito mais presentes na cultura brasileira do que a nação tupi. De mais a mais, tudo bem que os índios tenham uma cultura diversa (ainda que reste hoje pouco de genuíno), mas não é por isso que devemos todos voltar para o mato. Não fossem os europeus, os índios ainda estariam se matando e se comendo entre si e vivendo da mesma forma, sem qualquer avanço cultural ou tecnológico significativo. Celebremos as culturas indígenas, aborígenes e antropofágicas, mas por que não celebrar também a nossa velha herança ocidental?

Como será que eu explico explicar ao ministro em uma linguagem que ele entenda?

Mim não ser índio! Mim não gostar de batuque!
Mim homem branco, capitalista selvagem.
Mim não gostar de selva e mosquito, mim querer ar-condicionado.
Mim preferir Mozart a apito.

Mim não gostar de "poesia" de ministros.

13 comentários:

Diogo disse...

Hehehehehe.

Eu até me surpreendo pelo fato de concordar com o X em alguns aspectos[como nesse post], e em outros não.

Talvez porque em alguns posts ele me parece muito mais um reles cabo eleitoral [tipo Diogo Mainardi] de idéias alheias, do que um blogueiro com crítica própria - e deveras perspicaz.

Anônimo disse...

Cuma? Diogo Mainardi é um reles cabo eleitoral de idéias alheias? Dá pra detalhar mais isso?

Fabio Marton disse...

Eu li "dá pra PEtralhar mais isso?".

Gian disse...

Eu diria que não somos nenhuma das três raças, mas um amalgamado delas, pois não agimos como nenhuma das três - nem ao menos falamos como eles, mesmo o português, de Portugal, sendo uma língua oficial da União Européia.
Desse modo, o mal poeta não deveria se permitir essas mistificações, e nós não deveriamos nos imaginar europeus.
A cultura e a genética depõem contras essas lendas.

chesterton disse...

alguem leu o texto de Demetrio Magnoli no O Globo de hoje?

http://arquivoetc.blogspot.com/2009/05/demetrio-magnoli-monstros-tristonhos.html

Mr X disse...

Acabo de ler. Nos EUA, teve um estudante que perdeu sua matrícula e quase foi expulso da escola de Medicina por ter-se declarado um "afro-americano branco". O que é correto, afinal nasceu em Mozambique. Mas o termo foi considerado "ofensivo" (não pode ter branco na África?) e ele sofreu várias represálias...

Vai entender...

Acho que esta história das cotas não tem nada a ver com racismo ou anti-racismo, tem a ver mesmo é com CONTROLE DO INDIVÍDUO, que é a obsessão da esquerda.

Quanto aos índios, a temática do post não é racial, mas cultural, aliás, nem é dos índios em si mas do modo como brancos como o Ayres Britto celebram um primitivismo batuqueiro e dizem que isso é igual ou superior à cultura ocidental. Sei lá, talvez seja, certamente a cultura indígena é largamente superior à cultura dos petistas.

Chesterton disse...

ah, mas tá ligada uma coisa a outra. São as mesmas pessoas envolvidas em ambos casos, mesmos partidos.

Pangloss disse...

Falando em Mainardi, muito bom o podcast, A pergunta de Cheney:
http://veja.abril.com.br/idade/podcasts/mainardi/integra_140509.html
Esse Mainardi é cabo eleitoral do Grande Satã, chefe de torcida do consenso de uóxiton. Hehehehe.

Edu disse...

Mim também não.

Orlando Tambosi disse...

Só esse "poeta" e o Chávez...

Ricardo disse...

As 5 ideias mais equivocadas sobre os índios no Brasil desmistificadas pelo professor e historiador José Ribamar Bessa Freire:

1 - O índio não é “genérico” - Cada tribo tem seus costumes, crenças e culturas. São 200 etnias, que falam 188 línguas diferentes.
2 - As culturas indígenas não são atrasadas - Os povos indígenas produzem saberes, ciências,arte refinada, literatura, poesia, música, religião.
3 - As culturas indígenas não são congeladas - Pensar que todo índio deveria andar nu ou de tanga é um equívoco tão grande que quando vemos o contrário tem gente acha estranho.
4 - Os índios não fazem parte apenas do passado - Como mostramos aqui, eles estão aí defendendo sua cultura. Também é errado pensar que a cultura deles é contraria à evolução e a tudo que é moderno.
5 - O brasileiro é índio sim! - Muitos tem a ideia de que o povo brasileiro foi só formado por nações européias e africanas. Na verdade, a origem vem de todos, mas o brasileiro tende a se identificar com a origem européia que foi a principal colonizadora.
Quer ler o estudo na íntegra? Então clique aqui: http://bit.ly/EquivocosIndigenas

Por um Brasil consciente, inteligente e solidário

originalmente publicado em Projeto Gota D'Água

Júlio disse...

Cara, vai estudar a história deste país !!!

Júlio disse...

ME ESPANTA O TAMANHO DA IGNORÂNCIA DO AUTOR DO BLOG. É triste !!!