segunda-feira, 14 de março de 2011

Tsunami

O desastre natural que atingiu o Japão nestes dias deixou Hiroshima e Nagasaki no chinelo, mostrando que a Natureza ainda é mais poderosa do que qualquer operação humana.

Certamente todos viram os apavorantes vídeos ou esta incrível série de imagens antes-depois, portanto nem vou comentar. Dizer o quê? Não há nem o que falar: a magnitude da catástrofe quase parece nos comandar a um respeitoso silêncio.

Fica o registro da eficiência e serenidade do povo japonês: nenhuma notícia de quebra-quebra ou roubos, operações de resgate bem planejadas, eficiência até na evacuação da população para longe da usina nuclear danificada.

Gosto muito da cultura japonesa, ou do pouco que conheço dela que chega até nós ocidentais (Kurosawa, Miyazaki, Sharaku, samurais, mangás, etc.). Peço orações pelo povo japonês, com o qual os brasileiros temos uma estreita relação.

Um mundo de luto e dor;
Cerejeiras florescem,
Mesmo ali.
ku no shaba ya
sakura ga sakeba
saita tote

(Kobayashi Issa, 1763-1828)

47 comentários:

Anônimo disse...

A culpa é do Olavo de Carvalho!!!!

maisvalia disse...

Não se esqueça:

Para o iluminado Chavez, a culpa é da maldita nova arma dos yankees que provoca terremotos e tsunamis, hehehehe

Anônimo disse...

KKKKKKKKKK!!!!!!!!!

Edu disse...

Às vezes eu penso que o grande problema do Brasil é justamente não sofrer de frio extremo ou de situações extremas que nos obriguem a planejar as coisas.

Todo mundo constrói onde quer, faz o que quer com a terra, cada político inventa uma obrazinha pra embolsar uns trocados... imagina se aqui tivesse furação? Terremoto? Frio de -20 graus? Metade da população das áreas atingidas ia morrer a cada evento desses... brasileiro não tá preparado nem pra tomar chuva, é impressionante!

Mas em relação ao Japão, concordo, fiquei impressionado com a tranquilidade e o esforço deles. Em pouquíssimo tempo, ações já estavam sendo tomadas, todos haviam voltado às suas rotinas, sem alarde, sem propaganda, sem excessos de políticos.

Augusto Nascimento disse...

"A culpa é do Olavo de Carvalho!!!!"
A culpa é do xintoísmo. Olavo de Carvalho já tinha dito que o terromoto do Haiti foi culpa da vodou(é, a nossa vantagem sobre a venezuela é que o nosso Chaves está no exílio, não no governo), o terremoto do Japão só pode ser culpa do xintoísmo (ou do Foro se São Paulo, que fez infiltração gramsciniana nas placas tectônicas...).

Melo disse...

"nenhuma notícia de quebra-quebra ou roubos" Ora, estamos a falar do japão.

http://stuffblackpeopledontlike.blogspot.com/2011/03/but-wheres-blackwater-xe-japan-2011-vs.html

Mr X disse...

Japão e Haiti... Dois povos, duas culturas e duas respostas completamente diferentes. E não estou falando do vodu.

No Brasil? Bem, não somos japoneses, isso é certo:

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/11/25/comercios_e_casas_sao_saqueados_durante_a_noite_em_cidades_alagadas_de_sc_2609482.html

Diego disse...

Bacana o poema
Lembra o tema do Kamen Rider
Long long ago 20th Century

http://letras.terra.com.br/kamen-rider-black/486141/traducao.html

Augusto Nascimento disse...

"Bem, não somos japoneses, isso é certo"
Se você quer dizer que não invadimos o país dos outros, exterminamos prisioneiros de guerra, exterminamos a população civil, fazemos uso de "confort women", nos recusamos a indenizar as vítimas e, depois, escrevemos livros de História para nossas crianças dizendo que é tudo invenção dos chineses, você está certo. Se você quer dizer que não violamos os tratados internacionais que nós assinamos sempre com desculpas imbecis (marinhos russos bêbados foram inventados como desculpa para leis antiestrangeiros: é como se usássemos as gangues chinesas como desculpa para perseguir os japoneses), você está certo. Se você quer dizer que não aplicamos o protecionismo mais canalha e a manipulação de moeda mais criminosa antes da ascenção da China, você está certo. Se você quer dizer que não somos covardes que vendem a carne das colegiais para os marines porque somos covardes demais para nos defendermos sozinhos (embora com um exército mais poderoso do que o nosso, apesar da proibição formal estabelecida na Constituição), você está certo. Se você quer dizer que não somos assassinos covardes (http://www.japantoday.com/category/crime/view/police-suspect-immigration-officers-used-force-in-ghanaians-death), você está certo (ah, mas era só um negro, nada com que se preocupar). Se você quer dizer que não somos traidores que apunhalam os próprios aliados (os japoneses venderam tecnologia proibida aos soviéticos para enfraquecer os americanos). Mas falar mal do Brasil e dos brasileiros e lamber os primeiros coturnos estrangeiros que aparecerem é muito chique, né?

Mr X disse...

Acho que o Japão tem o mesmo problema da Alemanha, o extremo respeito à lei e à ordem pode se transformar em frieza extrema e eficiência na crueldade mais atroz.

Sim, os japoneses cometeram horrores durante a II Guerra.

Agora, por que esse ódio todo contra os nipônicos? Caramba. Será que o Olavo de Carvalho é japonês?

Augusto Nascimento disse...

Coitadinhos. Os hiroitozinhos são vitimas dos demonios brancos... Vai ver que as confort women eh que violentaram os pobres samurais e depois forçaram os pobrezinhos a reescrever a historia. Ate hoje, falam das perseguições francesa e russa aos papistas, mas cães danados como Olavo de Carvalho nunca mencionam a Solução Final adotada pelos japoneses contra os papistas. Um punhado de ienes compra quase tudo... ou todos. Eles nunca pagaram por seus crimes. Hitler e Mussolini morreram, mas Hiroito foi recompensado, reinando feliz para sempre... Havia um plano americano para matar os alemães de fome depois que se rendessem, mas os japoneses impuseram suas proprias condições.

Edu disse...

Estive na Alemanha há pouco tempo, não pensem que alemão é assim certinho não: Berlim é uma cidade suja, mas suja mesmo! Papel no cesto de lixo é lenda.

Outra que eu vi: na Alemanha há pouco controle sobre os tickets de metrô, significando que se vc quiser, vc pode entrar no metrô sem ticket numa boa e pagar uma multa de 50 euros caso seja pego. No caso do metrô, vi muito alemão entrando na maior cara-de-pau, sem medo da multa e sem dó do transporte público.

Augusto Nascimento disse...

Talvez, a economia na vigilancia compense, afinal, o povo alemão eh o mais honesto do mundo, mesmo Stalin teve que admitir.

Microempresário disse...

Não importa de quem se fale, o AN é contra. Americanos, Europeus, Papistas, Japoneses, ...

Será que ele odeia os txucarramãe ?

Augusto Nascimento disse...

Eu deveria amar os papistas como Olavo de Carvalho faz: bajulando os assassinos deles... A Europa ainda eh o centro do mundo, mas não gosto do Le Pen tanto quanto voces gostam. Os americanos são legais, mas eu prefiro os com dez dedos nos pes, obrigado (de preferencia, os que não precisam deles para contar). E, ao contrario dos sauditas, não danço coladinho com os presidentes deles-respeito quem faz, mas a minha praia eh outra.

Chesterton disse...

An é o autor da música (?)

Eu me amo
Eu me amo
Não posso maaaaaaais
Viver sem mim.

Augusto Nascimento disse...

Pensei que fosse Olavo de Carvalho, ele não se ama, se inveja. Ou a dele eh a que fala que"ninguem me ama, ninguem me quer, ninguem me chama de Baudalaire"? Nunca vou me esquecer da vez em que ele reclamou que os alunos dele tentam realizar os proprios sonhos e não percebem que ajudar na difusão da obra de um filosofo eh "alguma coisa" (em se tratando do filosofo em questão, so posso dizer: "grande coisa"!)

Augusto Nascimento disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Augusto Nascimento disse...

Correção: Baudeleire.

Augusto Nascimento disse...

Pensei que fosse Olavo de Carvalho, ele não se ama, se inveja. Ou a dele eh a que fala que"ninguem me ama, ninguem me quer, ninguem me chama de Baudalaire"? Nunca vou me esquecer da vez em que ele reclamou que os alunos dele tentam realizar os proprios sonhos e não percebem que ajudar na difusão da obra de um filosofo eh "alguma coisa" (em se tratando do filosofo em questão, so posso dizer: "grande coisa"!)

Mr X disse...

Acho que o correto é Baudelaire. Não entendi o sentido da citação do Stalin sobre os alemães. E não foi sob as ordens de Stalin que os soldados soviéticos estupraram milhares de mulheres alemãs?

Dito isso, os japas também já cometeram estupro coletivo como punição:
http://en.wikipedia.org/wiki/Nanking_Massacre

Anônimo disse...

Eu sei: eu ja escrevia "Baudelaire" muito antes de voce nascer! O problema eh que o teclado desse telefone japones eh minusclo e eu preciso andar de um lado para o outro enquanto escrevo para conseguir conexão. Estou ha dez minutos tentando conseguir conexão para corrigir. Agora, ele se recusa a deixar colocar o nome.
Os seus queridos japoneses garante que eh tudo invenção chinesa, que eles nunca atacaram a China e a Coreia. Não passam de animais peçonhonentos e dissimulados. Todo mundo sabe que os hiroitos estão recebendo o que merecem!!
Augusto Nascimento

Augusto Nascimento disse...

Eu sei: eu ja escrevia "Baudelaire" muito antes de voce nascer! O problema eh que o teclado desse telefone eh minusculo e eu ainda preciso ficar andando de um lado para o outro para conseguir conexão, estou ha meia hora tentando corrigir, mas a conexão cai.
Seus amados japoneses garantem que eles nunca atacaram a China e a Coreia, oos seus amados japoneses não passam de animais peçonhentos e dissimulados. Todo mundo sabe que os hiroitos estão finalmente recebendo um pouco do que merecem!

Chesterton disse...

tu é véio, hein an, e nada aprende.

Mr X disse...

"animais peçonhentos e dissimulados"

Caramba... Chamar um assim povo que acabou de sofrer um tsunami é covardia... Pela descrição, achei que AN estivesse falando do Olavo. AN, você é descendente de coreanos torturados na guerra?

Continuo gostando do povo japonês. Cometeram horrores durante a guerra, mas quem não cometeu? Já pagaram um bom preço com Hiroshima. Deixe os japoneses em paz, e preocupe-se mais com os chineses, esses sim em período de expansão militar. Qualquer dia decidem se vingar dos japas...

Supermercado Comte disse...

"Todo mundo sabe que os hiroitos estão finalmente recebendo um pouco do que merecem!"

TERREMOTO NA RÚSSIA:
"Todo mundo sabe que os stálins estão finalmente recebendo um pouco do que merecem!"

TERREMOTO NA ALEMANHA:
"Todo mundo sabe que os hitlers estão finalmente recebendo um pouco do que merecem!"

TERREMOTO NA ARÁBIA SAUDITA:
"Todo mundo sabe que os binladens estão finalmente recebendo um pouco do que merecem!"

TERREMOTO NA ITÁLIA
"Todo mundo sabe que os papistas estão finalmente recebendo um pouco do que merecem!"

TERREMOTO NO TEXAS
"Todo mundo sabe que os bushs estão finalmente recebendo um pouco do que merecem!"

TERREMOTO NO BRASIL
"Todo mundo sabe que os orvalhos de caralho estão finalmente recebendo um pouco do que merecem!"

Notem o "um pouco". O tsunami foi muito pouco, tinha que ter morrido muito mais japa. Se ALGUM japa no passado cometeu atrocidades, é ÓBVIO que TODOS os japas do presente E do futuro MERECEM ser punidos!!!!!!

Augusto Nascimento disse...

Voce sabe que não eh soh a Segunda Guerra, o fascismo estah na natreza dos japoneses. Eles eram assim quando exterminaram os papistas, continuaram assim quando invadiram a Coreia, permaneceram assim quando invadiram a China, se mantiveram assim quando atacaram a America e ainda são assim quando maltratam estrangeiros e reescrevem sua historia. Eles nunca se arrependeram do que fizeram, eles são incapazes de entender o valor da vida humana, apenas se preocupam em pilhar e mentir. Eles mentem continuamente sobre o Ocidente e doutrinam suas crianças para o Odio. O melhor que se pode esperar eh que os chineses terminem o que os americanos foram covardes demais para concluir. O Japão não eh um pais, eh um tumor que deve ser extirpado do concerto das nações.

Chesterton disse...

AN< você tem carteirinha do hospício como sócio atleta.

Augusto Nascimento disse...

Algumas pessoas se especializam em prometer "paz para o nosso tempo" enquanto outras preferem dizer a verdade.

Edu disse...

AN, c não tá exagerando não? Só faltava um país em guerra com outro não fazer horror nenhum... É guerra porra!

Eu queria saber quem seria o país imbecil que não faria horrores em uma guerra...

Aí vc diz sobre os japoneses não se arrependerem do que fizeram, mas acho que vc tá generalizando. Eu não tenho evidência nenhuma pra te provar o contrário, mas sinceramente não consigo acreditar.

Já da Alemanha eu sei o que tá rolando: até hoje tenta mostrar pro mundo o tanto que está arrependida com a guerra sendo o país mais politicamente correto do mundo. Resultado: tem que lidar com um problema de imigração em massa de outros países sem reclamar, porque foi dar uma de bonzinho.

X, não é uma hora oportunda para falar sobre os EUA intervir ou não na Líbia?!

Abs a todos

Edu disse...

Desculpem os erros de português acima.

Augusto Nascimento disse...

Por essa logica, o nazismo estah justificado: eles estavam em guerra com os judeus, pobrezinhos. Os japoneses atacaram paises indefesos, estupraram mulheres, liquidaram prisioneiros... Eles começaram a guerra na Asia porque eles são monstros gananciosos. Eles não dão nenhum valor a vida humana, são incapazes de remorso, são incapazes de qualquer sentimento que não seja odio, cobiça, luxuria ou medo, são incapazes de criar arte, são animais, soh possuem a astucia dos predadores e a vileza dos parasitas!

Mr X disse...

Caramba! Esse é o mesmo AN que reclamava dos campos de internação de civis japoneses nos EUA durante a II Guerra? Percebo agora que sua reclamação é que não fossem campos de extermínio mesmo...

Acho que esse seu ódio é patológico, assim como há os antisemitas, o AN é um, hã, niponifóbico?

Augusto Nascimento disse...

Boa parte daqueles "japoneses" eram cidadãos americanos, ilegalmente mandados para campos de internamento sem culpa formada, sem direito de defesa e com suas propriedades tomadas. Muitas crianças americanas aprenderam o Pledge enquanto estavam internadas por um crime que nem elas nem seus pais tinham cometido. Isso eh simplesmente ilegal e o governo Reagan reconheceu isso.
Reconhecer isso não eh incompativel com admitir que os japoneses são animais peçonhentos, que eles são incapazes de qualquer forma de cultura e que a influencia japonesa deve ser combatida custe o que custar para que não corrompa a juventude ocidental, tornando-a vitima da mesma doutrinação de odio ao Ocidente a que foi submetida a juventude japonesa nas madrassas que eles chamam de escolas e no lixo que eles chamam de midia.

Augusto Nascimento disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mr X disse...

Apaguei os posts duplos.

Edu disse...

AN, devagar com o andor meu amigo! Até concordo que os alemães acabarem com os judeus é um horror, e que o que os japoneses fazerem o que fizeram com o que vc está chamando de países indefesos (pq eu juro que não sei se eram indefesos mesmo) também seja.

Tome as guerras entre Inglaterra e França na idade média, isso acontecia o tempo todo. Ninguém ficou pedindo mil desculpas pra ninguém. Nesse sentido acho que não há nada pior do que o ressentimento entre líderes de países. Aí fica parecendo aquela briga de crianças de 5 anos: ahh, mas foi ele que começou. Retomo o ponto: guerra é guerra.

Ainda assim o simples fato de haver guerra é indício de que a coisa já tá errada, é pra isso que existe diplomacia, é pra isso que existe toda uma estrutura internacional. Minha opinião está dividida entre: ou se respeita a soberania de cada Estado, e se o resto do mundo achar os assuntos internos do país em questão hediondos, que se fechem para aquele país. Ou se assume de uma vez por todas que obrigatoriamente todos os países do mundo serão democracias legítimas e que haja um sistema de cobrança internacional de modo que faça valer a democracia. O que não dá é pra viver num mundo duplo com um monte de palpiteiros dando margem a ações desastrosas como a que está começando a dar sinais com a Líbia...

Mr X disse...

Sobre a Líbia, acho que vou esperar pra ver como se resolve pra escrever um post. Tudo indica que o Kadafi vai ganhar, desmoralizando de vez a ONU e tais, que ainda estão debatendo sobre qual resolução tomar a respeito.

Augusto Nascimento disse...

Se eh assim, os nazistas nada fizeram que os camponeses medievais não teriam feito em seus pogroms, a diferença eh soh de escala. Os fascistas japoneses violaram e continuam violando todas as regras de decencia humana basica. Saquearam paises indefesos, exterminaram civis inocentes, exterminaram os dissidentes em seu proprio pais-a começar pelos papistas-e se lançaram a conquista do Mundo. Ateh hoje não mostram arrependimento nenhum por seus crimes, ateh hoje eles zombam de nos, ateh hoje não foram forçados a pagar por seus crimes-pelo contrario, foram paparicados pelos americanos e seu Imperador passou a reinar sobre um imperio ainda mais rico do que quando se aliou a Hitler. Os japoneses tem que pagar, eles tem que sentir dor!!! Eles continuam doutrinando sua juventude contra nos, eles continuam doutrinando nossa juventude cotra nos. A existencia do Japão eh uma zombaria inaceitavel.

Mr X disse...

Quando acho que começo a entender o AN, aí é que já não entendo mais nada. Achei que ele só odiasse os papistas, os neocons e o Olavo de Carvalho. Resulta que ele agora odeia também os japoneses...

Eu já tinha visto teorias de conspiração envolvendo judeus, maçons, nazistas, comunistas, neocons, globalistas, satanistas, etc. Mas com japoneses, juro que é a primeira vez.

Vou fazer um post sobre o positivismo, para ver se AN encontra um modo de falar contra.

Chesteron disse...

AN é um polifóbico.

Augusto Nascimento disse...

O positivismo defende o pacifismo: chegaram ateh a defender os paraguaios. Essa eh uma das diferenças entre mim e os ortodoxos: mesmo o conde sendo uma besta sanguinaria-como toda familia real- os paraguaios foram os agressores. O mesmo vale para o Japão em relação ao Ocidente. A erradicação do Japão seria a melhor coisa desde a erradicação da variola.

Anônimo disse...

Começo a sentir saudades do comunista Tiago...

Augusto Nascimento disse...

"Começo a sentir saudades do comunista Tiago..."
Eu acredito: nada mais parecido com um comunista do que um fascista!

Gunnar disse...

Edu: e Berlim é também uma das cidades mais multiculturais do mundo. Coincidência?

Compare, por exemplo, com alguma cidadezinha mais fechada, como as do sul, ou mesmo a capital Munique, e faça a comparação...

Gunnar disse...

"Já da Alemanha eu sei o que tá rolando: até hoje tenta mostrar pro mundo o tanto que está arrependida com a guerra sendo o país mais politicamente correto do mundo. Resultado: tem que lidar com um problema de imigração em massa de outros países sem reclamar, porque foi dar uma de bonzinho."

Ah, isso lá é verdade... qualquer pessoa que esteve lá ou tem contato com alemães sabe disso.

Não existe hoje país e povo MENOS nazista do que o alemão.

Bianka disse...

"Os japoneses atacaram paises indefesos, estupraram mulheres, liquidaram prisioneiros... Eles começaram a guerra na Asia porque eles são monstros gananciosos. Eles não dão nenhum valor a vida humana, são incapazes de remorso, são incapazes de qualquer sentimento que não seja odio, cobiça, luxuria ou medo, são incapazes de criar arte, são animais, soh possuem a astucia dos predadores e a vileza dos parasitas! "

AN,nem sei se vale mto a pena comentar mto sobre as BÁRBARIES insanas de sua postagem,mas te digo uma coisa: vc escrevendo assim,me deu medo,sabe?Parece que foi escrito com ódio,preconceito SEM conhecimento e blá blá blá...não precisa morar no japão pra opinar,mas,informe-se um pouco antes de opinar de maneira tão atroz...AN,guerra É guerra e nelas são cometidas todos os tipos de atrocidades e sabe de uma coisa?Veja Datena,aliás,veja qualquer noticiário...vivemos em uma guerra,com a diferença de não ter sido proclamada...DIARIAMENTE estupram mulheres,crianças,matam famílias inteiras,dizimam por NADA,a ganãncia prevalece e com ela a moral vai pro brejo,sem mais,até pq,já é demais(sic)