terça-feira, 19 de maio de 2009

Enquanto isso, no Sri Lanka

Alguém lembra dos Tigres do Tamil, grupo terrorista nacionalista-hindu-marxista que teve a dúbia honra de ter inventado o homem-bomba, e que há 25 anos realiza uma campanha sem trégua contra o governo budista do Sri Lanka?

Pois bem, sob o silêncio quase universal da mídia, o grupo terrorista, junto com uma pá de civis, está sendo militarmente derrotado pelas forças do Sri Lanka. O líder do grupo acaba de ser morto. A maioria dos outros militantes se suicidaram ou renderam.

O Richard Fernandez do Belmont Club escreveu uma série de artigos bem interessantes sobre o tema. Três questões especialmente chamam a atenção:

a) O silêncio dos "pró-palestinos". Afinal, morreram milhares de tamis na operação, e o sonho dos tamis de terem um estado independente foi definitivamente frustrado. Os paralelos com a questão palestrina são vários. Cadê o Idelber?!? Por que só Israel é condenado, porque só lá se fala eternamente em "processo de paz"?

b) A idéia de que "as guerrilhas e o terrorismo não podem ser derrotados por forças convencionais" está definitivamente sepultada. Podem, sim. Basta querer.

c) O apoio da China. O Sri Lanka só pode concluir a campanha por ter apoio maciço militar e econômico dos chineses, interessados em expandir sua influência na África, Ásia e Oriente Médio. É a China avançando e os EUA recuando. Ou, como disse alguém, os chineses jogam xadrez, os americanos jogam damas. Se eu fosse Israel, olharia mais para a China e menos para os vacilantes EUA de Obama. Amigos, amigos, negócios à parte.

5 comentários:

confetti* disse...

enquanto isso, os tigres tamouls fazem greve da fome ilimitada em publico, aqui na rua do fbg saint denis, em pleno guetto hindu parisiense...

Mr X disse...

Adeus tigres. Viu, lá a "two-state solution" também não deu certo...

A pergunta é, porque todo mundo critica o "imperialismo americano" ou a "ocupação israelense", mas não fala nos bem mais óbvios (e terríveis) imperialismos e ocupações dos russos e chineses?

http://www.jpost.com/servlet/Satellite?cid=1242212406822&pagename=JPost%2FJPArticle%2FShowFull

Diogo disse...

Porque Israel dá Ibope, ora bolas. Depois de Holliwood entupir os cinemas com filmes sobre o holocausto, qualquer assunto relacionado ao povo judaico vende bem.

Andre Bossard disse...

Isso sem falar na baderna que esses 'tigres' arranjaram aqui em Genebra ontem. Já vão tarde.

conffa* disse...

( algo me diz que meu coment esta sendo mal interpretado...)