terça-feira, 29 de junho de 2010

O mundo freak das celebridades

A filha de Warren Beatty decidiu que vai virar um homem e chamar-se Stephen. Segue a onda da filha de Cher, que já virou um homenzarrão, bem robusto até.

Isso importa? Não muito. Mas as celebridades são "formadoras de opinião". O que elas fazem hoje, seu filho vai poder querer fazer amanhã.

O problema é que o mundo em que as ditas "celebridades" habitam é um mundo diferente do mundo normal. É um mundo de sexo, drogas, roquenroll, botox na veia (na "véia"), mansões milionárias e divórcios bilionários.



Curiosa essa palavra, "celebridade". Antes as pessoas eram artistas, músicos, escritores. Isto é, a obra precedia a fama. Hoje, como a própria palavra diz, a ênfase é na fama, não importando seu motivo: um Big Brother aqui, um crime ali, um escândalo acolá. Até psicopatas têm seus quinze minutos de fama.

As celebridades atuais talvez sejam o equivalente dos antigos aristocratas, que também viviam uma vida de licensiosidade e eterno lazer. A diferença é que para essa nova nobreza, isso não basta: mesmo vivendo uma vida de excessos, ainda quer pontificar sobre a vida correta que os outros devem levar. Há nove vezes mais membros do PETA, vegans e aquecimento-globalistas entre as celebridades do que entre a população normal. E quase todos eles adoram tirar foto com Hugo Chávez ou Fidel Castro.

Não é necessário que os artistas sejam "bons moços", é claro. Mozart não o era. Michelangelo também não. E todos sabem sobre Lord Byron.

Mas porque deveriam as tais "celebridades" ser consideradas modelos de opinião ou comportamento, especialmente agora que vivem uma vida completamente diferente daquela dos comuns mortais?

Curiosamente, a estética acompanha o comportamento radical. Cada vez mais a cultura pop atual se parece a um festival de "freaks" como o do filme de Todd Browning (abaixo). A diferença é que, enquanto os freaks do filme eram inofensivos e de bom coração, e não tinham culpa de seu aspecto físico, as celebridades atuais são freaks por opção, e sua alma é muitas vezes escura. Qual o motivo? É decadência ocidental, ou é algo mais?

Afinal, o público gosta de ler sobre o mundo bizarro das celebridades justamente porque este é bizarro. Há uma espécie de simbiose entre os meios de comunicação, o público e os famosos. Do ponto de vista da "celebridade", é melhor ser mal falado do que não ser conhecido por ninguém. Do ponto de vista do público e dos jornais, quanto mais escandaloso melhor. Freaks sempre chamam a atenção, ontem e hoje. Está aí a Rainha dos Escorpiões que não me deixa mentir.

Ao mesmo tempo, é inegável que parte do comportamento que transita entre os famosos termina passando para o público consumidor. Hoje os "transgêneros" parecem ser a nova moda que precisa ser empurrada para o povo através da mídia e dos "formadores de opinião". Está funcionando. Um dos comentaristas da notícia acima até se invocou ao ler que a filha de Beatty era chamada de mulher, e não de homem:
Wow, whoever wrote this article is incredibly insensitive. Did you even do research about transgendur people? Stephen is not a “she”, so referring to him as a “she” throughout this article is insulting and rude. Beatty is devastated about his SON having gender reassignment surgery, not his daughter. Stephen does not identify as female. You refer to him as a male, with male pronouns.
I’m shocked and appalled that you are disrespecting Stephen’s gender by referring to him by his birth name with female pronouns.
Absurdo? Que nada. Esse é o admirável mundo novo dos progressistas, em que o "gênero" depende unicamente da escolha, em que as coisas são de um certo jeito só porque as queremos assim.

Eu não sei como este filme vai terminar, mas acho que não vai ter um final feliz.

15 comentários:

Gunnar disse...

Lendo os comentários no vídeo do(a) filho(a) da Cher, aprendi que agora temos 3 âmbitos diferentes de sexualidade:

1. Seu gênero (que está na sua cabeça);
2. Seu sexo (corpo e genitália);
3. Sua opção sexual.

E todos totalmente independentes uns dos outros.

Klauss disse...

É, Gunnar - ao menos é isso o que tentam nos passar...

Outro caso famoso é o do David Palmer (agora chamado Dee Palmer), que era maestro do Jethro Tull nos anos 70. O mais bizarro é que ele era um cara barbudo que até que ficava bem de fraque!

Antes: http://www.chiffandfipple.com/cf1-27-04/palmerMALE.jpg
Depois: http://www.nndb.com/people/964/000082718/deepalmer-sized.jpg

Engraçado que pelo título do post e das ilustrações, achei até que se tratava do que hoje em dia é considerado beleza por essa galera. Meu Deus, cada plástica monstruosa! Fora essa coisa de botox e silicone nos lábios, que deforma de vez a face das criaturas.

Sério, alguém consegue ver alguma beleza na Elza Soares? http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2010/02/146_928-alt-site-elza1x.jpg

Eca!

Anônimo disse...

...e Woland, escreve: O meu filho não... o seu, Mister X ! Tô de brincadeira. Nem filho tenho... Só um cabeça gelada segue esses cabeças geladas. E não adianta. Virou celebridade, vai aprontar a sua cagadinha mais cedo ou mais tarde. Até Einstein aprontou das suas. O Papa, escondendo os pedófilos... Sarkozy... O Dmitry aprontou uma Medvedev recebendo o Iphod ou Iphone da celebridade Steve Jobs ! Quem mais, quem mais... Lullalá ! Ah, esse já cansou de se deslumbrar e fazer das dele... Clinton, na Copa, junto do Mick, a lombriga mais famosa do Rock ! É lumbrigaychion ! É lumbrigaychion ! Michael Jackson... fez história ? de que ? Onde ? Como ? Mais uma piada ? Quere rir ! Quero rir ! Já viu, em plena avenida Paulista, uns 10 executivos de multinacionais, atravessando a mesma dançando o "moonwalker" ? Eu já vi... Rááááááá ! lumbrigaychion Prá mim, só diversão pura ! Não levo a sério nenhum deles ! Nem Beatles ! John Lennon morreria de amores pela japinha mais feia do planeta não é prá ser levado a sério... era amor doentio... E ela metia galho nele ! Não é prá rir ? Tinha gente que "pegava" ela! Rááá ! E Saramago, cê não vai falar nada ? O cara, quando falava dos amigos ditadores, eu morria de tanto rir... cê nem imagina ! E não prenderam o Roman Pedófilansk. Por quê ? E tem gente que apóia o cara !Não levo essa gente a sério. Quem leva é que está com sérios problemas. Até dou um refresco se a pessoa for jovem mas, com mais de 25 anos, tá ficando doente. Aí, se vier com um papo desses, cai na gargalhaaaará rá rá rá rá rá ! Então, quem é o garotão, filha do Warren ? Tu tá por dentro do mundo das celebras, hein ? Voce é paparazzi ? Quero rir ! Estão ricos, não aguentam "a onda" e só fazem besteiras ? Viraram palhaços, por isso, quero rir !

Carlos Eduardo da Maia disse...

O primeiro caso de celebridades que trocou de sexo foi o/a maestro/a e compositor/a Wendy Carlos que antes se chamava Walter Carlos. http://www.wendycarlos.com/

Leonardo Vieira disse...

Cara, os artigos estão muito bons, gosto muito de ler seu blog, não querendo censurar nem nada, mas quando começou a falar apenas de direita e esquerda deixei de frequentar esse espaço tão legal, mas ultimamente você voltou as escrever as coisas simples que todos gostam de ler, claro, você escreve o que você quer, só estou manifestando minha satisfação por esse "retorno".
Sinceramente, espero que os ilustres 'analistas politicos' não mudem o tema da discussão para a velha e conhecida ladainha de sempre.

Mr X disse...

Não conhecia o caso do Jethro Tull e Wendy Carlos, músicos de renome até. Hum. É curioso. O que levaria uma pessoa já bem adulta (quase todos esses casos são de pessoas com mais de 30 e até 40 anos) a "trocar de sexo"? Acho que são pessoas que tem problemas psicológicos, e acham que vão resolver com essa troca.

Houve um jornalista esportivo em Los Angeles que, aos quase 50, decidiu mudar de sexo e passou a assinar os artigos como mulher. Alguns anos depois, sem dar explicações, passou a assinar de novo como homem.

Ano passado se suicidou.

Não digo que todos os "transgêneros" sejam infelizes, afinal a nossa Roberta Close parecia bem resolvida, mas acho que o problema é mais "embaixo" do que a troca de sexo meramente.

Mr X disse...

Aqui um link sobre a história:

http://articles.latimes.com/2009/nov/29/local/la-me-mike-penner29-2009nov29

Chesterton disse...

Antigamente isso tinha CID....

Klauss disse...

O mais "legal" com essa história de troca de sexo, é que aqui o governo já apóia que isso seja feito pelo SUS.

Em compensação tem um tio da minha noiva que tem pedras nos rins -- isso dói pra caramba e, como ele é autônomo, ele fica dias sem trabalhar (e portanto sem ganhar dinheiro) por causo da dor --, e o SUS fica enrolando dizendo que não dá e não pode fazer a cirurgia dele, que deveria ser um caso de emergência!

Mas daí a gente entra em outra questão. Enfim, sei que essa coisa de troca de sexo é decorrência de uma doença psicológica grave, na verdade é uma falsa solução pra um problema mais profundo. Como tudo o que depende dos psiquiatras hoje em dia...

Chesterton disse...

http://www.datasus.gov.br/cid10/v2008/webhelp/cid10.htm

Alias, ainda tem CID.

Chesterton disse...

cliquem em F64

Chesterton disse...

Aqui a diferença

"F66 Transtornos psicológicos e comportamentais associados ao desenvolvimento sexual e à sua orientação

Nota:

A orientação sexual por si não deve ser vista como um transtorno."

Chesterton disse...

para Mr X,..

http://wikilivres.info/wiki/Gilbert_Keith_Chesterton

Anônimo disse...

Criaram monstros.

Anônimo disse...

Isso em uma coisa demoniaca. Já repararam quando essas pessoas vivem da carne e para a carne, comecam usar botox,silicone,operacoes, etc.acabam como monstros...O diabo tem forca e apodera dessas pessoas,aí está o resultado. A ilusao.Vivem num mundo de ilusao.Demoniaco.