domingo, 13 de junho de 2010

O direito de não viver

Viver é (muitas vezes) sofrer. Dito isso, podemos dizer que estar vivo é um mal? Que seria melhor não ter nascido? A pergunta é ilógica. Para poder sequer pensar nisso, temos que ter nascido. Podemos então decidir se continuar a viver ou não. O suicídio é um tema filosófico desde os antigos gregos, passando por Shakespeare e chegando a Camus. O direito de não nascer... não tanto.




No seu último artigo, o idiota profissional Peter Singer sugere que esta deveria ser a última geração humana. Que as pessoas não deveriam mais ter filhos, pois a humanidade destrói o planeta, os seres humanos sofrem, etcétera -- portanto o caminho melhor seria a extinção voluntária humana (A idéia original nem é dele, mas do colega utilitarista David Benatar, cujo livro ele comenta).

Curiosamente, Singer têm três filhas e três netos, então não fará parte de nenhuma última geração. Apóia a eutanásia, mas para a sua avó doente pagou o melhor serviço de saúde que o dinheiro pode comprar. Apóia o infanticídio, mas preferiu não estrangular nenhum de seus netos. Diz que as pessoas dos países desenvolvidos deveriam doar uma grande parte de seu salário aos pobres da África, Índia e Cazaquistão (demostrando que entende tanto de economia quanto de filosofia) mas ganha um vultuoso salário como professor de Princeton, sem contar o que recebe como palestrante e demais.

Peter Singer não é um filósofo. Seu objetivo não é o de debater idéias, mas simplesmente o de jogar bosta no ventilador. Irritar, incomodar, chocar os otários. Não acredita em uma única palavra que diz. Eu nem deveria dar atenção a esse filho da puta, mas é domingo e não tenho mais o que fazer.

De qualquer modo, me chama a atenção este trecho do seu artigo, pois é a única razão que ele encontra para ser contrário à extinção humana:

I am enough of an optimist to believe that, should humans survive for another century or two, we will learn from our past mistakes and bring about a world in which there is far less suffering than there is now.

Singer não entendeu nada. Não vamos "aprender com nossos erros", pois isso jamais aconteceu ao longo de cem mil anos de história humana, e não vai acontecer nos próximos cem. Não vai haver um mundo "com menos sofrimento", pois o sofrimento faz parte da vida. É pegar ou largar.

Nada contra os filósofos pessimistas, houve alguns muito bons ao longo da história. Mas Singer não é filósofo, é animador de auditório.

De todos modos, o problema não é Singer. O problema é ele ser tão celebrado pelos bacanas e ter um cargo de professor de "ética" em Princeton. Esse é que é o problema. 

12 comentários:

Harlock disse...

Salve.
Definindo a abordagem contemporânea dos problemas filosóficos nas grandes universidades inglesas, segundo Paul Johnson:
"Na Realidade somos herdeiros de uma tradição secular de banalidade filosófica, excentricidade e obscurantismo".
"Com toda a certeza, ele (Wittgenstein) sabia muito bem que o modo de atingir os corações da educada classe média alta, tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos, é proporcionando-lhes
um novo jogo para as tardes chuvosas".
Dentro do que se convencionou ser a Filosofia contemporânea e seu total descompromisso com os problemas objetivos da humanidade, Singer é, afinal, um seu muito digno representante. Se piorar mais um pouco poderá até se transferir para Cambridge...

Lyra disse...

Cara, crie um twitter para esse blog, é legal receber atualizações instantaneas de conteudo via twitter(tenho uma conta basicamente pra isso, com uma ajudinha disso https://destroytwitter.com). Outra coisa, um email, um maldito email de contato para que não precisemos tratar de tudo via comentarios.

Obrigado.

Chesterton disse...

Algumas vezes penso que esses caras deveriams er submetidos a um teste de realidade.
Como naquele episódio do Monty Piton onde o doador de órgão é visitado pelo departamento responsável pela coleta:
- vamos colher seus órgãos.
-mas como, era para ser doador apenas depois de morto
-não é o que está escrito aqui..
E passam a destrinchar o sujeito.

Se daria mais ou menos assim:
_Somos do departamente executivo da fada madrinha cósmica (DEFMC), seu desejo foi realizado.
Aí mostrariam filmes de toda descendência dele morta e enterrrada. Tétrico, não?

Anônimo disse...

..e Woland, escreve: Tema dificil ! Se o cara quer morrer.. que morra ! Se o cara quer viver, que viva ! Não, não é assim... deixa eu ver... Bom, adoro a vida !Pô, viemos das pedras ! Dos mares ! Somos irmãos das estrelas ! Caramba ! Botar a vida em perigo ? Tirá-la ? Prefiro ser um cagão a vida inteira a ter coragem por alguns segundos... ou minutos ! Mas, se eu estiver numa guerra e for pego pelos uranianos mulçumanos socialistas... E, se sou um coronel e tenho muitos detalhes do meu exército serrista e católico ? Ou sofro com a tortura e me matam ou viro delator( e me matam também, sou um covarde ) ou... a cápsula de cianureto de potássio no meu bolso e me mato... e viro herói ! Se tenho uma doença gravíssima, sem solução e, para me manter, levarei a minha familia a miséria...Não fiz um plano de saúde ! Mereço morrer por que sou burro ! ! E dói pacas ! A dor da doença e ignorância ! dificil, não ? Já o aborto... No futuro saberemos todas as possíveis doenças antes dos nossos filhos nascerem. Claro que nem todas poderão ser corrigidas ao mesmo tempo:" Olha, o seu filho terá alergia à pelo de gato ! " " Dá prá corrigir isso ? " " ainda, não... Já conseguimos eliminar quem nasce com um chulé danado, quer dizer, só o chulé ! O pé fica limpinho ! Mas é fácil... a solução pros senhores é não terem um gato em casa !" " Mas nós temos um gato há 5 anos ... o Zequinha !" " Teu filho vai ficar todo empolado... " " Mô, dá prá tentar outra vez, não ? O Zequinha é o nosso xodó !" " Mas ... o senhor não comprou um gato sem este problema? Mais de século que inventaram um bichano para alérgicos amantes dos felinos ! O senhor é bem desinformado, hein ?" E a mulher, tupa da vida, responde: " Não, o Jacinto é pão duro ! Vê aí se o meu filho vai nascer mesquinho feito o pai ! O Zequinha dança ! Ou voce ! " É.... dificil questão.

Roberto disse...

Uai, parece que isso é pessoal. O que foi que o cara te fez?
A extinção voluntária está na Internet! http://www.vhemt.org/pindex.htm

Mr X disse...

É verdade, o Peter Singer me irrita profundamente, acho que exagerei.

Klauss disse...

Exagerou nada, X!

Já diria o Olavão, que quando um cara fala uma bobagem muito, muito, mas muito absurda, levar o argumento dele a sério é um insulto! Nesse caso em particular, um insulto a todos os que estão vivos -- e mais ainda àqueles que estão vivos e ainda tentam fazer um pouquinho de bem para os outros.

Filho da puta é pouco pra esse Pedro Cantor. Se ele cantasse mesmo o vexame seria menor!

Anônimo disse...

Olha, X:

Militantes islâmicos decapitam 3 lenhadores filipinos

www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2010/06/13/AR2010061300177.html?hpid=moreheadlines

A Pátria disse...

"Militantes islâmicos decapitam 3 lenhadores filipinos"
Já quando os vampiros sionistas bebem sangue "gentio", está tudo bem, né? Por que o MOSSAD assassina cristãos? É pela "causa" também? Fora com os sionistas, Brasil para os brasileiros!

Klauss disse...

O Pária rides again!

(esse apelido ainda vai pegar!)

Laurindo Neto disse...

Sob a perspectiva cristã que é baseada em fatos, a redenção em Cristo que será plenamente consumada retirará o sofrimento deste mundo através da restauração de toda criação. Portanto temos que ter paciência (cristãos sinceros) e também temos uma base totalmente realista e não romântica para sermos bem otimistas.

Abraço! www.laurindoneto.blogspot.com

c* disse...

esse blog parece aquelas pracinhas de centro de cidade, onde os caras chegam com o livrinho na mao, sobem num caixote e ficam pregando, vituperando, declamando, transmitindo "ideologia"...

eu gosto