terça-feira, 25 de maio de 2010

Quem é Maomé?

Uma das coisas curiosas sobre a fúria dos muçulmanos com os cartunistas é que ninguém sabe como era realmente o rosto do profeta islâmico. Então as supostas "imagens blasfemas" só o são quando alguém identifica um certo desenho como sendo "Maomé". Afinal, homens com turbante há milhares por aí.

Jesus, ainda que tampouco se saiba como ele era realmente, possui uma iconografia histórica criada ao longo dos séculos, sendo facilmente identificável. Não é o caso de Maomé, justamente em razão da proibição (muito embora tenham sim existido gravuras de Maomé feitas por muçulmanos - ver algumas aqui no Mohammed Image Archive). 

Toda essa discussão lembrou-me da velha confeitaria Maomé, de Porto Alegre: terão que trocar de nome? Ainda por cima o slogan é "doces bárbaros", insuniando que Maomé seria um "bárbaro". Ou um urso:




Outra coisa curiosa é que a proibição de reproduzir a imagem de Maomé seria para impedir que ele fosse "idolatrado" pelos fiéis, já que segundo eles se deveria adorar apenas a Alá. Mas ora, um cartum negativo jamais vai ser "idolatrado" por ninguém, muito menos por um fiel muçulmano.

Isso sem falar que a proibição se aplicaria apenas a locais muçulmanos como mesquitas ou centros religiosos, ou então a países muçulmanos. Afinal, os protestantes também estão proibidos de reverenciar imagens de santos, mas não é por isso que saem a atacar as igrejas católicas (fora um que outro que chuta uma imagem da Virgem). Por que os muçulmanos deveriam ser diferentes?

Há poucas décadas atrás, não havia qualquer proibição no Ocidente de representar a figura de Maomé, tanto que na Suprema Corte americana há uma escultura em baixo-relevo que inclui a figura de Maomé. Tudo isso mudou com a imigração massiva de muçulmanos aos países industrializados. 

O fato de que queiram impedir cartunistas ocidentais de se expressarem significa, basicamente, que os muçulmanos estão querendo jurisdição religiosa sobre o Ocidente.


37 comentários:

Chesterton disse...

porque Obama tem um social security do estado de Conecticut?

http://pt-br.facebook.com/topic.php?uid=63811549237&topic=19572

DD disse...

Engraçado. Enquanto no Islã há a proibição de se retratar Maomé, denominar os filhos com o nome do Profeta é grande prova de distinção. No Cristianismo, em que a imagem do Cristo é comum, não existe o hábito de dar aos meninos o nome "Jesus" (só nos países hispânicos e, ainda assim, não é coisa corrente).

Pergunto-lhes: o que é possivelmente mais infamante? Retratar o iniciador da doutrina para fins de culto ou atribuir o seu nome a qualquer um?

Diogo disse...

Mudando um pouco de assunto Mr X, o que me diz do projeto de lei do "Candidato da Educação", Cristovão Buarque, que obriga as escolas brasileiras a exibirem filmes nacionais para seus alunos?

Chesterton disse...

Buarque é um imbecil bem intencionado, daqueles que tem iniciativa, os mais nefastos.
Eu lembro da Maomé de POA.

Mr X disse...

Diogo,
A meu ver, o principal problema dessa lei que quer obrigar as escolas a passar filme nacionár, fora a obrigatoriedade, é que 90% dos tais filmes nacionais tem sexo ou palavrão ou violência demais (quando não os três juntos, mais imagens chocantes de miséria), não sendo portanto muito aptos para crianças.

DD,
Interessante a observação sobre o não-uso do nome de Jesus e o uso de Mohammed. Sim, há alguns poucos "Jesuses", e nenhum Cristo (corretamente, já que não era realmente um nome). Por outro lado, há muitas Marias, Pedros, etc.

Chesterton disse...

Mas tem Cristianos e cristianas a valer...Jesus não é nome judeu?

Mr X disse...

O nome verdadeiro de Jesus era na verdade Yeshua, que era uma variação de Yoshua, que (acho) seria entre nós o equivalente de Josué.

Jesus (Iesous) era uma tradução grega do nome original hebraico. (ou seria aramaico?)

Não sei se existem muitos Yoshuas ou Yeshuas hoje. Mas Josué tem vários, até algum que aparece às vezes por aqui no blog.

Chesterton disse...

"Há mais coisas que nos ligam ao Bolchevismo que nos separam dele. Há, acima de tudo, sentimento revolucionário genuíno, que está vivo em todo lugar na Rússia exceto onde há marxistas judeus. Eu sempre permiti na circunstância de, e dei ordens para que ex-comunistas fossem aceitos no partido imediatamente. O Social-Democrata pequeno-burguês e o líder sindical nunca darão um Nacional-Socialista, mas os comunistas sempre darão."
-- Adolf Hitler

Klauss disse...

X,

Quanto a essa história de os muçulmanos quererem jurisdição religiosa sobre o Ocidente, o Olavo de Carvalho já cantou essa pedra há anos, também!

Chest, quanto ao Christóvam Buarque, ele é um imbecil mal-intencionado mesmo!

Depois mesmo de filmes como Carandiru, Olga e agora o filme do Lulla, mostrar filme nacional é querer fazer proselitismo ideológico mesmo. É fazer lavagem cerebral nas crianças...

Sempre que comunista se "preocupa" demais com educação de crianças é porque, no fundo, ele quer que elas se tornem "cidadãos críticos" (leia-se comunistas ou filocomunistas) no futuro.

Aliás, esse é o motivo pelo qual em muito blog e fórum de discussão por aí, muito moleque de 15, 16, 19 anos diz que "socialismo/comunismo é uma linda idéia que na prática não dá certo"... E sempre batem boca com quem é francamente anti-comunista.

Já não sabem sequer o que socialismo/comunismo queira dizer, em que consiste, quais suas conseqüências, etc. Ah, e não sabem discutir também! Mas apesar disso, sua arrogância e sentimento de superioridade moral e intelectual são coisas megalômanas!!! E normalmente não sabem sequer escrever uma linha sem que ela contenha, no mínimo, 4 erros de português!

Chesterton disse...

Eu gosto muito de artigos como esse..

http://article.nationalreview.com/434943/death-of-the-postmodernist-dream/victor-davis-hanson?page=2

c* disse...

tbm gostei chesto...

Chesterton disse...

não acredito! Você é pós-moderna.

c* disse...

os anos passam e vc nao muda, sempre cobrando coerencia...abraços, caro carinha


( olha, caiu nas minhas maos "hérétiques" de um certo gilbert keith c.....estou descobrindo...)

Mr X disse...

Coerência não é coisa de pós-modernista...

E isto o que é, pós-modernismo em ação?

http://blogs.kansas.com/haveyouheard/2010/05/24/wal-mart-employee-foils-a-shoplifter-and-loses-her-job/

Chesterton disse...

Heretics é necessário para ler após Orthodoxy. Tem gratis em ingles na internet, só tem que procurar.

Anônimo disse...

...e Woland, escreve: E assim se "compram" os cineastas e/ou produtores... Filmes nacionais, quase todos umas porcarias, são de dar dó ! Com o material farto que temos para ótimos filmes, proporcionados por gente como o senadô, ou uma elite porcalhona, nada se faz, nas últimas décadas, de importante com medo deles e do governo mas a grana corre solta... né, senadô ? Puxa-saquismo e grana fácil vindo deles, por outro lado ! Filminhos prá fazer a cabeça da patuléia, geralmente esquerdóides, sem crítica ao desgoverno. Claro, o dindin é o alvo ! E com a vantagem de não ter prejuízo ! Curta metragem então... nem se fala. Pobrologia só ! Bom, sobre Maomé: Acho que, se é "norma" deles não mostrar o rosto do profeta, eu os respeito. Fico com Jesus. Não o de olhos claros. Discovery já fez estudos e o Homem tem feições bem fortes, pelo mais escura, olhos escuros, cabelos encaracolados... lembrando as pessoas que são mesmo daquela area, do oriente médio.

Mr X disse...

E se Jesus fosse afro?

http://www.lillyofthevalleyva.com/BlackJesusMontage(c)BarzoniARTCOM10055775.jpg

Mr X disse...

Ele certamente não era este loirinho pálido aqui, naquele Oriente Médio cheio de sol:

http://static.open.salon.com/files/jesus_blond31246138290.jpg

DD disse...

Puta merda, muito engraçado: http://www.youtube.com/watch?v=Ew6-587yziU&feature=related

Carlos Eduardo da Maia disse...

Não, eles não vão jurar de morte o dono da Maomé em Porto Alegre, onde o pop presidente apoia as causas de seus amigos.

Anônimo disse...

...e Woland, voltando: afro, não. Talvez, alguns sacerdotes ou faraós do Egito... Jesus, não. Quando filmam uns menininhos morenos correndo, os que aparentam ser mais pobres ou de classe média, sei lá, em Jerusalém ou até na Faixa de Gaza, lembro dele.

Anônimo disse...

...e Woland... Dele !

Mr X disse...

Uôu. Pior que ele tem razão. Precisamos aceitar que "life sucks", a vida é maiormente trabalho e sofrimento com algumas pontadas de felicidade.

Bom, my life sucks, anyway. :-P

Mas o Savage é muito engraçado, viu aquele que ele entrevista a Jo from Florida?

http://www.youtube.com/watch?v=RMK9zxb5HyE

Chesterton disse...

Conffa, diz aí, é verdade que as mulheres cortam o rabinho de seus cachorros de estimação porque não suportam sinais exteriores de felicidade alheia?

http://www.telegraph.co.uk/science/7746472/Married-men-be-warned-being-happier-than-your-wife-could-end-in-divorce.html

Theo disse...

Querido Mr X,

muito bom seu blog, não comento mas estou sempre conferindo.

bom ler o Chesterton tmb.

abraços

Anônimo disse...

... a história é a seguinte: O Godofredo Pinto e seu cachorro, um pastor alemão de nome Zeca, chegam ao boteco. Agitado e louco por várias ampolas, Godô dá de cara com o amigo Armando Tragaarégua. Tragaarégua começa a conversa: " Como vai cara, tudo bem ? Tá sumido... " " Mais prá menos ! " " Como assim, Godô ? " " Minha sogra tá vindo aí, de Minas ! " " Pô, ela não é gente boa ? " " Tutámaluco ? Sogra, boa ? " " Ué... que qui houve com o teu cachorro, que qui houve com o rabo do Zeca ? Todo enfaix... ele perdeu o rabo ???? Como ? " " Fui, anti-ontem, ao veterinário dele... não quero contar a história, não... o Zeca sofreu mas foi necessário... " " Conta, Godô !, porra..." " Tá... Mas não espalha, Tragaarégua, não espalha ! Quando a minha sogra está prá chegar, eu vou ficando tão puto da vida... tãããão puuuuuto da viiiiiida, que, num momento de loucura, lembrei que o Zeca gosta dela. Aí tive uma ideia de... não quero NENHUMA demonstração de afetividade para com a bruxa lá em casa !"

Gunnar disse...

Life sucks, que novidade.

Reconhecer que a vida é uma merda e viver de acordo, sem se iludir, mas também sem deixar de procurar a felicidade dos MOMENTOS, é o primeiro passo para olhar a vida nos olhos e ser sincero consigo mesmo.

Aliás, sem essa percepção, não dá nem para viver plenamente as (pequenas) felicidades que eventualmente aparecem. Porque não saberá reconhecê-las.

Chesterton disse...

já imaginaram se aquele vazamento do petroleo fosse na gestão Bush, a barulheira que seria?

c* disse...

( chose, que historia é essa de "my life sucks" ?
chego dia 5 de julho...vamos resolver essa merda !)

:-))

Anônimo disse...

http://www.olavodecarvalho.org/semana/100525dc.html ...

Woland

Bachmaníaco disse...

Ei M.r X, esse comentário não tem nada a ver com Maomé, mas como percebo que você fica mais à vontade falando da política nacional, bem que você poderia escrever algo sobre como a fauna política norte-americana não se restringe somente a Republicanos e Democratas, conservadores e liberais. Poderia ser um artigo sobre os outros animais políticos como o Jesse Ventura. Eu acho o cara um doido varrido, mas como ele conseguiu se eleger governador de Minnesota...

http://www.trn1.com/amn-audio

na faixa 35

Klauss disse...

X, Chest, DD!!!

Desconfiança de que a morte do presidente polonês em abril NÃO foi um acidente!!!

http://www.youtube.com/watch?v=GHHov-Us1wU

Essa Jane Burgermeister anda com uma série de investigações em outras áreas também, e está processando a ONU por causo dessa história da vacinação contra a Gripe H1N1.

DD disse...

Klauss:

Estava na cara, né? Eu, como muita gente, pensei nessa possibilidade dois segundos depois de saber do acidente.

"A Polônia ainda não morreu..."

Chesterton disse...

essa conspiração é um poucod emais para mim. Grandes afirmações precisamn de grandes provas.

Mr X disse...

Vem aqui Conf? Fazer o q? Tourisme ou trabalho?

c* disse...

visitar pessoas,ir a praia com vc...

Mr X disse...

Então vamos confetti. Minha vida sempre sucks, I lost my heart somewhere in the past.

Mais, c'est la vie.