quarta-feira, 12 de maio de 2010

Nota noturna

Há um pássaro que costuma começar a cantar às duas da madrugada, atrapalhando meu sono. Parece que ultimamente isto anda ocorrendo muito aqui em Los Angeles, assim como em outras grandes cidades. Pássaros diurnos que cantam à noite. Uma das explicações possíveis é que, durante o dia, o ruído do trânsito impede que suas "serenatas" sejam ouvidas. Por isso a mudança para a noite.

Pode ser.

Uma outra coisa que não dá para fazer nas grandes cidades é ver estrelas, muito menos meteoros. As luzes da cidade ofuscam o céu.

Eis abaixo o mapa da Terra em versão noturna. Nas regiões claras, luz e progresso. Nas regiões escuras, subdesenvolvimento, céus estrelados, e pássaros diurnos que só cantam de dia.


As megacidades modernas são, quem pode negar, maravilhas do engenho humano. Mas também têm seus problemas. Não há quem, após um engarrafamento monstruoso ou um dia pleno de trâmites burocráticos, não pense em abandonar tudo, como Gauguin, e dirigir-se para uma remota ilha do Pacífico.

São os selvagens mais felizes do que nós? Antes que alguém pense que estou virando um ludita ou um rousseauiano elogiador de bons selvagens, me corrijo. Viver na selva ou no campo, só se rodeado com todas as benesses da tecnologia moderna, como a raquete mata-mosquitos

(Outra curiosidade sobre cidades é que - ao menos nos EUA - nas megacidades, em geral a maioria dos eleitores vota Democrata; no campo, a população rural ou de pequenas cidades é essencialmente Republicana. Alguém tem alguma teoria a respeito?)

Os filmes de ficção científica quase sempre mostram um futuro cheio de megacidades, que às vezes cobrem todo o planeta. Mas e se o futuro fosse diverso? Uma das possibilidades das mais recentes tecnologias é justamente permitir a possibilidade de viver longe das cidades e seus problemas. Nos EUA ocorre cada vez mais uma migração dos ricos para os subúrbios; em alguns casos, para zonas quase que totalmente rurais. Se a economia piorar e a sociedade se desintegrar, comunidades rurais high-tech poderiam se tornar a nova moda, equivalentes modernos dos fortes medievais.

De qualquer modo, devido à superpopulação do planeta, salvo epidemia ou guerra atômica (Deus não queira), as megacidades continuarão entre nós.

8 comentários:

Anônimo disse...

...e Woland, escreve: Vamos por partes: No Rio, já escuto os pássaros "boêmios" competindo com os morcegos de frutas e seus "radares". Realmente, estranho. São poucos mas já se fazem notar. Barulhos de todos os tipos e luzes, também acho que estes sejam os problemas dos nossos amiguinhos alados. Morar no interior... Seria uma boa. Aqui, Rio, escolhem Itaipava, Petrópolis ou Teresópolis. A violência nas estradas e trânsito está fazendo muita gente mudar de idéia. Mas, sem dúvida, idéia interessante e sonho di$tante para cariocas como eu. Sobre ruralistas/ republicanos e citadinos/ democratas... Aqui acontece o mesmo. Diria ruralistas conservadores e citadinos "progressistas". Mal sabem eles( ou fingem que não sabem ), os citadinos, que a agricultura é o berço da civilização... Acho que trabalhar com a terra traz mais amor ao país. São mais nacionalistas os ruralistas. Já os citadinos, como eu e voce, recebemos gente de tudo que é canto ! Perdemos a noção de "defesa" da terra. Nos tornamos mais tolerantes, cosmopolitas. O Rio é o Rio devido a familia real ! 201 anos atrás. E quase que foram para Santos ou ficaram em Salvador... E, assim, no geral, mais "progressistas" nos tornamos. Mas sou do seguinte lema: " Bairrista sem ser provinciano ". Novaiorquino é assim. Parisiense, também. Carioca, não. Zona total ! Hoje, com a internet, a coisa anda se misturando, campo/cidade, nos EUA, é beeemmmm High Tech ! Aqui, passos de tartaruga, estamos indo... Mas, em suma: Os ruralistas são mais conservadores porque amam mais a terra, consequentemente, o país. Por isso mais nacionalistas e republicanos são. Mas sem generalizações. Sou um conservador e, aqui, Brasil, acho que está tudo uma bos... Megacidades: Um erro de planejamento incrível ! Mas, será um erro ? Muita gente ganha com essa "monstruocidades" ! Paulistanos têm orgulho, passada por mídia malandra, de ser a cidade deles maior da América Latina. Junto, a corrupção só aumenta e a qualidade de vida, óóóóó ! Toc ! Toc ! Toc ! O Rio, é a fama do cosmpolismo sem responsabilidade. Forasteiro pode chegar aqui e fazer o que quiser ! Maraviiilha...

Mr X disse...

Eu não sei, ultimamente estou um pouco de saco cheio de cidades. Sim, tem muita "vida cultural" etc e tal, mas isso é pros jovens, eu agora prefiro ficar em casa mesmo. Eintão, talvez melhor seria uma casinha nas montanhas, ou em algum vilarejo perdido no interior de Cavaquinho do Sul.

Chesterton disse...

e o Gremio, hein, hein?

Armando Oliveira disse...

Sempre sonhei com aqueles campos verdes no interior da Inglaterra, Suíça, França, com banda larga, aquecedores, poços com sistemas de purificação, carro, tv por satélite, telefone, kit de primeiros socorros, uma dispensa enorme, gerador, uma pistola .44 Magnum na gaveta, uma shotgun embaixo da cama e um bom arsenal no porão.

Mr X disse...

Sou Inter... :-(

Anônimo disse...

... e Woland escutou essa: Moraria em qualquer lugar tranquilo mas, no estado do Rio de Janeiro, só se for em Visconde de Mauá ! Bem escondido mesmo e cheio de bicho grilo. Os gáuchos comeram os meninos da vila ! Não é caso de polícia ? HA ! Piadas, piadas... Mas na Vila Sésamo, quer dizer, Belmiro, a coisa será braba ! E Neymar, o Peter Pan do Gonzaga, estará lá... Eu sou tricolor das Laranjeiras. Depois da LDU( 2X), estamos traumatizados. Até apendicite( dupla apendicrise - Fred e Alan . Os 2 atacantes ! ) ronda o Fluzão. Perdemos roubados pro Vovô. E estamos na.... zona de rebaixamento ! Na 1ª rodada ! Maraviiiiilha !

Gunnar disse...

Bicho, se tem uma coisa que dificilmente eu abriria mão é justamente o trânsito doido e engarrafado da cidade grande... no campo jamais daria pra fazer [url=http://www.youtube.com/watch?v=6nAjPWnWyUg]isso[/url]!

Gunnar disse...

Fuck! BBCode não funciona aqui? Bom, o link é http://www.youtube.com/watch?v=6nAjPWnWyUg.