quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Ataque dos quilombolas selvagens


O que faríamos sem a Internet? Sem ela, não teríamos a deliciosa ironia de que, no mesmo dia em que um comentarista publica neste blog seu "manifesto quilombola ameríndio", leio uma notícia sobre quilombolas atacando, esfaqueando e estuprando brasileiros no Suriname no recente período natalino (Mais detalhes aqui).

Ao contrário do que ocorreu no Brasil, os quilombos do Suriname não foram efetivamente destruídos, tendo realizado um acordo com os colonizadores holandeses e sobrevivido como comunidades relativamente independentes até os dias de hoje.

No caso em questão, irritados com a morte de um dos seus em uma briga de bar com um garimpeiro brasileiro, os quilombolas surinamenhos saíram em um arrastão, atacando e estuprando tudo o que viam pela frente. Há relatos escabrosos como os de uma mulher grávida que teve sua barriga aberta. Não só brasileiros como chineses e outros estrangeiros foram atacados com facões e machados, e vários estabelecimentos foram incendiados.

[Atualização: notícias mais recentes dão conta que os relatos iniciais foram algo exagerados e não houve mortes. Ver comentários.]

No Brasil, há um grande mito construído em cima da figura de Zumbi e do Quilombo de Palmares. Mas tudo isso é, em grande parte, uma invenção. Em primeiro lugar, não é verdade que os quilombos fossem "sociedades igualitárias", como sonham os comunistas. Eram sociedades que repetiam as sociedades africanas e coloniais da época, isto é, utilizavam escravos. Não só isso: qual era a principal atividade econômica dos quilombos? A plantação? A mineração? A produção de açúcar? Nada disso, tinham uma pequena produção agrícola de subsistência, mas sua principal atividade era mesmo o saque das propriedades vizinhas. Eram uma espécie de pré-MST.

Mas a maior mitologia é a criada em cima de Zumbi dos Palmares, sobre o qual, de concreto, se sabe muito pouco. Pode nem mesmo ter existido. Alguns acham que Zumbi não seja um nome, mas uma mera forma de tratamento entre os africanos; nesse caso, existiriam muitos zumbis. Se um certo Zumbi dos Palmares existiu, é certo que tinha escravos para uso pessoal (que os africanos se escravizavam entre si muito antes que os europeus iniciassem a fazê-lo, é sabido por todos os estudiosos), e em vez de herói, é possível que tenha sido prejudicial à causa negra. Afinal, ele teria selado a destruição de Palmares com seu rompimento do acordo com os luso-brasileiros realizado pelo tio (*) Ganga Zumba, que tinha obtido a liberação de todos os negros nascidos em Palmares, podendo assim ter replicado o que ocorreu no Suriname. Zumbi achou pouco, matou o tio, atacou os inimigos brancos (e índios - não esqueçamos que os índios colonizados e mamelucos lutavam ao lado dos brancos nessa), e perdeu tudo o que havia sido conquistado no tratado. É racista discutir o heroísmo de Zumbi? (ler comentário crítico ao final da página linkada)

O Brasil não é uma sociedade puramente indígena ou africana, e é bem possível que seja melhor assim. Convenhamos, sem o homem branco europeu, o que teria sido destas terras? As sociedades indígenas e africanas terão lá as suas vantagens, mas se os portugueses não tivessem vencido a guerra e ocupado o país à força, hoje não teríamos por aqui nem mesmo a roda, quanto menos a Internet. E os quilombolas ameríndios teriam que publicar seu manifesto em folhas de bananeira, isto é, se tivessem inventado uma linguagem escrita própria.

Atualmente os quilombos são um verdadeiro problema social no Suriname. E - adivinhem! - o governo Lula, sempre copiando maus exemplos, já autorizou o reestabelecimento de quilombos em território nacional. Sim, terras privadas serão desapropriadas para colocar ali uma favela rural de supostos descendentes de escravos.

Em vez de evoluir, estamos regredindo no tempo. Aguardo com ansiedade o decreto reinstituindo o direito aos tupis de devorarem seus inimigos. Suriname, lá vamos nós!

17 comentários:

Anônimo disse...

Só promovendo:

http://www.filecrop.com/search.php?w=:Five_-_The_Plot_To_Kill_JFK_-_The_Cuban_Connection.part&m=1

DD disse...

O que é mais engraçado é que os "materialistas históricos" sempre exigem que tudo seja colocado em seu contexto. Curiosamente, quando se trata de alguém que tenha sido alçado à categoria de herói, todo critério histórico é providencialmente esquecido.

Zumbi foi um homem da sua época e teve a sua mentalidade moldada pela lembrança dos grandes chefes tribais africanos e pelo convívio com a ordem senhorial portuguesa no Brasil. É natural e compreensível que tenha tentado reproduzir, nos seus domínios, tudo o que havia visto e aprendido. Só poderia ter rompido verdadeiramente com isso se fosse um homem de pendores intelectuais extraordinários, que tivesse chegado, milagrosamente, à conclusão de que a escravidão é iníqua, ou se estivesse cercado de humanistas. Sabemos, porém, que a realidade devia ser bem diferente: era um patriarca, mais ou menos tirânico, de indubitável coragem e grande talento militar, como tantos outros que havia por aqui. Querer transformá-lo numa espécie de José do Patrocínio das armas não é apenas um erro histórico, é também uma demonstração de ignorância, quando não de má-fé.

Fernando disse...

Sem querer tomar partido, mas para clarear um pouco as coisas repasso as seguintes informações, que fui recolhendo sobre o ataque no Suriname.

Além do Surinamês morto, não foi confirmada mais nenhuma morte.

Com relação aos 14 mortos e aos corpos boiando no rio, estamos confiando na palavra do padre brasileiro local, responsável pelo alojamento dos garimpeiros e na palavra dos próprios garimpeiros brasileiros, que estão lá ilegalmente.

Mataram, esquartejaram, violentaram e etc., mas não apareceu um único corpo pra ser enterrado. Também não se tem nomes, nem documentos. os mortos e seus pertences sumiram, junto com seus documentos, nomes, amigos e etc.

Ninguém se lembra deles nem pra acender uma vela.

Uhm...

Das mulheres violentadas apareceu uma com uma mordida no braço direito e que entrevistada disse só ter sido agredida.

Dessa vez confio mais na versão oficial.
"Apesar da violência exibida pelos agressores, o ataque não deixou mortos, de acordo com a embaixada brasileira. Dos 14 feridos contabilizados inicialmente, dez já foram liberados pelo hospital. Quatro continuavam internados, sendo dois em estado grave."

Fernando disse...

DD esta certeiro.

Zumbi foi um homem do seu tempo, de sua condição e de seu ambiente e seu mérito foi de se afirmar além disso.

Zumbi tinha escravos em 1600?
Jefferson era escravocrata em 1700.

O homem, o tempo e o ambiente se moldam e não dá para julgar fora desse contexto.

Mr X disse...

Olá Fernando, obrigado pelas informações. Vou corrigir. Abs.

DD disse...

Profundo horror: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-suposto-decreto-dos-direitos-humanos-prega-um-golpe-na-justica-e-extingue-a-propriedade-privada-no-campo-e-nas-cidades-esta-no-texto-basta-ler/

Henrique Lima disse...

Qm não lembra do barraco armado por Lula e Amorim qndo a Paula louca armou sua própria mutilação e inventou estar grávida e perdido "filhos", culpando os skinheads?!! O que Lula disse: a) que a embaixada brasileira fora acionada; b) que no Brasil "nós vivemos em paz, recebemos estrangeiros desde que Cabral aqui colocou os pés e os tratamos bem"; c) que nós queremos “é que eles respeitem os brasileiros lá fora como nós os respeitamos aqui, como nós os tratamos bem aqui".

E sobre o caso no Suriname o que fez nosso presidente ante o ocorrido com quase uma centena de conterrâneos nossos no país vizinho? Subiu nas tamancas? Botou a boca no trombone? Pediu respeito aos brasileiros? Falou sobre como nós os tratamos bem por aqui? Nada!

http://www.midiaamais.com.br/brasil/2096-e-o-surinamente-presidente

Anônimo disse...

Engraçado é que você "esquece" que os brasileiros em questão são garimpeiros criminosos, vivendo ilegalmente em um país para explorar seu Povo. Mas enfim é o velho racismo de vocês: os negros deveriam ter se sujeitado à exploração estrangeira em vez de se defenderem contra o agressor.
Tiago

DD disse...

Tiago:

Você só acusa, nunca argumenta, jamais apresenta fatos.

Se eu fosse o dono do blogue, daria um scan no seu IP e lhe meteria um processo.

Racista é a puta que o pariu.

Scrooge disse...

Grande Tiag@, aspirante a Lavrenty Beria do futuro governo da Dilmona. Inspirando bons posts desde 1917. Recusem imitações.

Anônimo disse...

Vocês dizem que os quilombolas deveriam ter sofrido quietos a agressão estrangeira e que foi bom que o homem branco tenha exterminado os índios, roubado as terras deles e subjugado os negros. Como é que isso se chama?
Tiago

Fernando disse...

Os quilombolas estavam sofrendo quietos ? O morto era amigo dos 300que partiram para o ataque como o MST ?

A estorinha no Suriname é toda ela uma pilantragem. Saqueadores investidos de coitadinhos de um lado, garimpeiros ilegais do outro.

O cara morreu numa briga de bar ? Prenda-se o assassino e leve-o a julgamento.

Atacar supermercado em bando ? Duzentas a trezentas pessoas ?
MST, mst, mst..

Fernando disse...

Prezado Mr. X,

Vamos discutir esse decreto "insultuoso, agressivo e revanchista" do PT, que quer rever a Lei de Anistia, acabar com o estado de direito, tolir o direito a propriedade, liquidar a liberdade de imprensa, liberar o casamento gay, discriminalizar o aborto e etc.

"O decreto dos direitos humanos é um documento único na história do Brasil, de muita coragem. Nun decreto só o governo enquadrou militares, acabou com a propriedade privada, subordinou o que restar de capitalismo aos sinficatos e extinguiu a liberade de imprensa."
http://oqueestamosfazendo.blogspot.com/

"Luiz Inácio Lula da Silva - sim, “O Cara” - resolveu fazer a sua própria Constituição. Ele assinou um decreto que tem o fedor de um golpe de estado branco."
http://grandeprojetobrasil.blogspot.com/2010/01/o-golpe-na-justica-brasileira-decreto.html

Mr X disse...

"garimpeiros criminosos, vivendo ilegalmente em um país para explorar seu Povo."

Explorar?

Eis o que diz o artigo:

Brazilian migrant miners, an estimated 75 percent
of the mining population, often work for Maroons or else pay them fees for the right to mine on their territories


Ou seja, os quilombolas LUCRAM com a presença de estrangeiros garimpando em seu território. Vivem disso. Há também notícia de que cobram pedágio de cada carro que passa pela região.

E aí, por causa da morte de um criminoso deles, arrasam uma cidade. Essa história de coitadinhos não cola mais.

Mas o problema nem é esse incidente no Suriname, é que no Brasil, em nome dos direitos de índios e quilombolas, estão acabando com o direito de propriedade. Qualquer um pode se dizer "descendente de quilombolas ou indígenas" (afinal, a maioria da população tem ao menos uma percentagem de descendência negra ou índia) e pedir seu pedaço de terra. Enfim, é o seu socnho comunista se tornando realidade, Tiago. Espero que aproveite. A felicidade não durará muito tempo; os sonhos comunistas tem a curiosa conseqüência de fazer todo o mundo infeliz.

Silvio disse...

Tiag@ é o Seu Peru do socialismo. Sempre querendo arrastar mais um para a Irmandade.

Feliz 2010.

Anônimo disse...

Isso é bobagem. A terra será entregue aos quilombolas, é só outra forma de propriedade privada dos meios de produção, em nada diferente de uma empresa dividida em ações possuídas por várias pessoas diferentes. No Sociaismo, os meios de produção pertencem ao e são administrados pelo Estado, isto é, a Classe Operária. É totalmente diferente. Interessante que, para quem gosta tanto do direito à propriedade e é tão contrário à abolição da propriedade privada, você não parece dar muita bola para o direito que os índios tinham às terras que ocupavam-tanto que acha bom que eles tenham sido exterminados- ou ao fato de que no Sistema Capitalista, como escreveram Marx e Engels, a propriedade privada já se encontra abolida para nove décimos da população.
Tiago

Mr X disse...

"como escreveram Marx e Engels, a propriedade privada já se encontra abolida para nove décimos da população."

E por isso resolvem aboli-la para dez décimos... Brilhante! Onde assino minha carteirinha de sócio do Clube do Palhaço Comunista?