quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A vitória da esquerda é a derrota da esquerda

Segundo algumas teorias, o pior que aconteceu a Napoleão foi ter conseguido invadir Moscou. Pois foi justamente após a sua vitória que as coisas degringolaram. Na retirada, surpreso pelo inverno russo, o francês perdeu milhares de soldados. A campanha russa foi o início de sua derrocada.

Assim, segundo alguns, seria com a esquerda: tendo conseguido finalmente o seu objetivo maior - a presidência dos Estados Unidos! - não sabe mais o que fazer, e começa a perder terreno. A Europa vota em candidatos de direita, e nos EUA as políticas pró-socialistas de Obama são rejeitadas. A esquerda ainda avança, é claro, mas um pouco como uma barata tonta, desde a palhaçada em Honduras à incompetência de Obama em aprovar um plano de saúde pública, mesmo tendo maioria no Congresso.

Por outro lado, a ameaça de uma crise econômica total gerada pelos crescentes débitos americanos ainda existe.
Wretchard anda meio apocalíptico, acreditando que nos avizinhamos a uma crise mundial, que poderá ser bélica, econômica, ou as duas coisas ao mesmo tempo. E tudo isso graças à vitória das políticas de esquerda a nível global. Observa Richard "Wretchard" Fernandez:

They used to say about the USSR that it got better every year until it finally collapsed. The moral authority of “Communist Party” collapsed, and its associated nomenklatura. Ultimately Pravda became a joke. In the end very little worked. But the USSR had one invaluable thing going for it — the rest of the world was working: a source of free energy to give them CPR when the Leninist heart stopped beating. There was a life ring to hang on to when they finally decided they were drowning. “I give up, now give me money”. East Germany had the West; North Korea has South Korea. In general socialism had the West to feed them and then they could pretend it was because they “learned the lessons of socialism” and became more “humane”. At first the self-deception seemed merely amusing. Now we see it’s not just self-deception. It’s madness which is having an actual effect. But if the US goes down, who’s going to bail it out? What happens if the lender of last resort goes bust? If Cuba goes under, there’ll be relief from the West. If the West goes under, will Africa save it? No. The West has to save itself. That or nothing. This is why a left wing victory in the West is ultimately far more catastrophic than the USSR was for the world. It’s rot at the core of the system.

Se a esquerda vencer, a esquerda perde - e todos perdemos. Pois a política da esquerda resume-se a uma espécie de parasitismo: como Robin Hood, tira dos ricos para dar aos pobres. Mas, e quando não houver mais ricos? Os países comunistas, depois do desastre, tiveram quem os ajudasse. A Europa, depois da guerra, teve quem a ajudasse. Mas se EUA implodir, quem poderá ajudá-lo? O Chapolim Colorado?

21 comentários:

C disse...

A fabula do escorpião e da rã cabe bem aqui.

"Pq é a minha natureza", responderia a esquerda

marcelo augusto disse...

Olá!

Robin Hood não tirava dos ricos para dar aos pobres. Ele pegava de volta, majoritariamente, o dinheiro confiscado pelos coletores de impostos e o devolvia às pessoas.

Até!

Marcelo

Anônimo disse...

"Os países comunistas, depois do desastre, tiveram quem os ajudasse."
Esses países não eram verdadeiramente comunistas. Eles tinham abandonado o comunismo depois da reinstalação do capitalismo por Khruschev. Países verdadeiramente comunistas-na verdade, socialistas- nunca precisaram da ajuda de ninguém. Basta ver o enorme crescimento da URSS sob Stalin e a tranformação da China, graças à liderança do Presidente Mao, de um país pobre,dominado pelos outros países, educacional e tecnologicamente atrasado em um dos países mais poderosos do Mundo, desenvolvido e independente. Sempre que foi tentado, o Socialismo funcionou!
Tiago

Vitor disse...

Tiago, não foi a "liderança do presidente Mao" que transformou a China,e sim o sangue e a pele de milhões de chineses que foram esfolados no chicote pelos comunistas. Trabalho escravo gera grandes lucros.

E a China está longe de ser "desenvolvida". Só começou a ter alguma relevância econômica quando Xiaoping liberou as "zonas capitalistas", que atraíram empresas estrangeiras. Sem essas zonas a China seria um grande produtor de arroz cuja população passa fome.

Vitor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mr X disse...

Marcelo,
É verdade, Robin Hood não era comunista (não estava interessado no poder), mas libertário.

Vitor,
Não adianta dialogar com comunista, eles não escutam, para eles a resposta é sempre mais comunismo.

DD disse...

Vamos deixar uma coisa clara, Tiago:

Quando não há defesa de valores tradicionais e/ou liberdades essenciais, não é direita. Veja bem que falo de "defesa", porque essas coisas vêm sendo atacadas há mais de 200 anos. Eu não penso como você, que acha que a esquerda é apenas aquilo que foi crismado pelos comitês bolcheviques na sua fase áurea (tingida de sangue). Será que os comitês bolcheviques teriam sido crismados pelo próprio Marx? Será que Marx será crismado pelo fim da história? Você já pôs a si mesmo essas questões? De esquerda são todos aqueles que se comportam de forma contrária, suspeita ou nebulosa face aos referidos valores e às citadas liberdades.

É indescritível a sua má-fé nesses casos. É uma coisa esquizofrênica. Lembre-se de que você fez sua estreia aqui defendendo a social-democracia europeia. Denfendeu-a porque ela é a mais autêntica manifestação da direita? Ora, conte outra! Você e eu sabemos muito bem quanto a social-democracia deve a Stalin. Você e eu sabemos que a esquerda light destruiu muitas mais coisas no Ocidente do que todas as tropas do Exército Vermelho.

Agora, os seus discursos autocontraditórios espantam-me muito menos do que a sua obsessão com o expurgo simbólico. É impressionante como os marxistas CONTINUAM FAZENDO EXPURGOS COM AQUILO QUE NÃO LHES INTERESSA. Desta vez, no plano simbólico, declarando que as propostas de esquerda que não interessam são de direita, sem nenhuma referência objetiva, apenas pela vontade de santificar-se a si mesmos. O que Stalin fez na prática, mandando multidões aos gulags, vocês continuam fazendo por meio da retórica, condenando propostas esquerdistas pouco mais ou menos suavizadas à infâmia de compactuar com o inimigo. Curiosamente, relembram-se da velha solidariedade esquerdista quando há algum direitista verdadeiro com chances de chegar ao poder. É um maquiavelismo rasteiro e patético.

Vou repetir o que já disse: você dialoga muito mais conosco, esses direitistas inveterados e meio falidos para o seu gosto, do que com os seus próprios camaradas. Só que não nos faz - e nunca fará - a cabeça.

DD disse...

E chega: não perco mais o meu tempo com você.

Anônimo disse...

"Sempre que foi tentado, o Socialismo funcionou!"

De qual galáxia veio esse Tiago?

Anônimo disse...

Depois de ler o comunistoide tiago, saquinho por favor!

Anônimo disse...

"Eu não penso como você, que acha que a esquerda é apenas aquilo que foi crismado pelos comitês bolcheviques na sua fase áurea (tingida de sangue)."
X não falou apenas em "esquerda", falou também em países socialistas precisando de ajuda. E Marx nos ensinou o que é e o que não é socialismo: aqueles países não eram socialistas. O Socialismo, SEMPRE que aplicado, funcionou!
Tiago

Anônimo disse...

Tá bom Tiago, e onde vc acha que o socialismo, o de verdade, foi aplicado e funcionou?

Chesterton disse...

Eu nem li o texto, mas já vi o título se comprovar uma duzia de vezes.

Anônimo disse...

Na URSS, sob Stalin, as desigualdades sociais, a exploração da mulher, o analfabetismo, as más condições de saúde e educação foram vencidas e um país semi-feudal se tornou próspero e industrializado. A China deixou, sob a maravilhosa liderança do Presidente Mao, de ser um país dominado pelos outros, sob os senhores de terra e atrasado para ser um país livre, independente, soberano, com ciência de ponta (um dos primeiros países a conseguir a Bomba e lançar um satélite com sucesso), serviços sociais de alta qualidade e uma grande potência militar. A Rússia e a China foram transformadas pelo pensamento de Marx, e o Brasil também pode!
Tiago

DD disse...

Será que o Tiago ganha algum dinheiro para vir vociferar as suas fantasias pueris aqui?

Agora, de uma coisa eu tenho quase certeza: ele é funcionário público.

Chesterton disse...

Tiago é um disco 78 rpm riscado.

Mr X disse...

O Tiago deveria ir fazer um estágio estudantil na Coréia do Norte.

Anônimo disse...

O socialismo não deu certo por ser gerido por capitalistas enrustidos em busca de tirar vantagens pessoais a custa do poder que lhes foram atribuidos.
O capitalismo também está fazendo água rapidamente.
Basta ver a crise econômica e as medidas necessárias de cunho "socialista" que foram empregadas para não levar a economia mundial ao caos.
É muita ingenuidade achar que a saida para o mundo é o Deus Mercado.
Só os ingênuos pensam assim hoje.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
||REDE|BLOGO||| disse...

Até concordaria se a premissa não fosse falsa.

A esquerda não é parasita, a direita que é parasita.

:-)

Mr X disse...

E o que a esquerda faz para PRODUZIR riqueza, em vez de ficar pensando em distribuir a dos outros?