sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A política do wishful thinking

A Academia surpreendeu o mundo dando o Prêmio Nobel da Paz para Obama. Não que ele não fosse o candidato ideal para esse grupo de velhotes que já premiou criaturas obscenas como o terrorista Yasser Arafat e a picareta Rigoberta Menchu. Mas é que Obama, fora belos discursos, não fez ainda NADA digno de nota na sua administração. Zero, zilch, nulla, nada. O próprio Saturday Night Live, dominado por escritores esquerdistas, fez um esquete observando a curiosa falta de acomplishments do presidente-celebridade.

Qual famoso acordo de paz Obama celebrou em seus oito meses de governo? Qual ação de sua administração poderia ter sido usada como desculpa para o prêmio? E notem ainda que, de acordo com as próprias regras da Academia, as ações que contam para o prêmio teriam de ocorrer antes de 1 de fevereiro de 2009. Ou seja, para o comitê sueco norueguês (ao contrário dos outros Nobel, o prêmio da paz é escolhido por um comitê norueguês), a grande ação de paz de Obama foi mesmo se eleger presidente.

Como mesmo seus discursos - um no Egito bajulando o povo muçulmano, outro na Europa pedindo um mundo sem armas nucleares - tiveram resultados negativos, isto é, resultaram apenas em posturas mais agressivas de inimigos "países incompreendidos" como Coréia do Norte e Irã, só podemos concluir uma coisa: para o Comitê Nobel, resultados não contam. Nem mesmo acordos de paz contam. Contam só belos discursos, só o wishful thinking. Se eu amanhã subir em um caixote e disser em praça pública que desejo um mundo de paz em que todos vivam de mãos dadas, corro o sério risco de receber um Nobel na cabeça.

Isso é perigoso. É perigoso para Obama, pois gera expectativas que não serão cumpridas: temo que, daqui por diante, vai ser só ladeira abaixo para o rapaz.

É perigoso para o mundo, pois a idéia de que as palavras e as (supostas) boas intenções sejam mais importantes do que as ações, embora seja um firme dogma da esquerda, não funciona no mundo real. Em breve teremos um Irã com armas nucleares e uma possível proliferação por todo o Oriente Médio, e não há discurso de paz que possa resolver esse pepino.

Mas talvez o comitê tenha escolhido Obama agora justamente por essa razão: em um ano, quando a situação mundial pegar fogo, mísseis voarem e a popularidade do presidente estiver rastejando, será tarde.

Isso nos leva também a uma certa teoria da conspiração. Quer dizer, Obama é um mistério. Praticamente tudo o que ele conquistou foi menos por mérito do que por sorte ou indicação. Vejam bem: depois de ter feito um college medíocre e viver em meio a drogas e dissolução, de repente começou uma ascenção vertiginosa. Foi aceito em Harvard. (Não se sabe quais notas teve, pois ninguém divulga.) Ganhou um contrato para escrever duas autobiografias, sem ter escrito previamente um panfleto sequer (há quem diga que Bill Ayres seja o ghost-writer desses livros). Virou Senador antes de ter tido qualquer emprego. Foi eleito Presidente na base da esperança. E, agora, ganha o Nobel antes de ter feito qualquer coisa para merecê-lo.

Só há duas explicações: ou ele é apenas uma marionete de um poderoso grupo globalista internacional, ou ele é mesmo o Anticristo.

O villain, villain, smiling, damned villain!
My tables,—meet it is I set it down,
That one may smile, and smile, and be a villain;
(Hamlet, Act I, Scene V)



24 comentários:

DD disse...

Obama Nobel da Paz? MEU DEUS DO CÉU, PELO QUÊ?

Acho que Obama abriu caminho para que indivíduos que não tenham feito nada de notável sejam agraciados pela Academia Sueca. Penso em me candidatar ao prêmio, já no ano que vem. Apartei umas brigas e ajudei uns casais na reconciliação. Acho que basta, não?

DD disse...

Pelo Comitê Norueguês, melhor dizendo.

c* disse...

chose com tanta raiva que entrou em cena gritando hamlet ! kkk*

ficou maneiro mas a bit too much...=)

Mr X disse...

Raiva, eu? Não, de quê? Jamais esperei que alguém decente ganhasse esse prêmio politiqueiro. Mas que estou surpreso, estou.

Acho que o Spengler tem razão:

http://www.firstthings.com/blogs/spengler/2009/10/09/peaced-off/

DD disse...

Mister X e Chest.:

Se vocês tiverem sangue-frio e paciência para esse tipo de coisa, sugiro que deem uma lida no "Breve conto sobre o Anticristo", que é a parte final de um livro de diálogos do filósofo russo Vladimir Soloviev (ing.: Solovyov), publicado em 1900. É uma espécie de profecia, e é IMPRESSIONANTE a quantidade de acertos do barbudão. É um texto meio longo e merece ser lido com calma.

Aqui, ó: http://web.archive.org/web/20060112121614/http://www.praiseofglory.com/taleantichrist.htm

O livro inteiro, se tiverem interesse, está no Internet Archive.

Mr X disse...

Aliás, acho que o prêmio nem é tão ruim para a reputação de Obama quanto para a reputação do prêmio Nobel em si. O comitê "jumped the shark", como se diz por aqui. Quem é que pode levar esse prêmio a sério agora?

Um incrível número de 73% dos americanos (incluindo os que votaram em Obama) acham que o prêmio não foi merecido, e que o comitê Nobel deveria ter esperado mais.

c* disse...

esse nobel va atrapalhar obama mais do que ajuda-lo ...
guantanamo nao foi encerrado, a américa anda de pires na mao completamente broken, afghanistan continua um pesadelo - sera que obama envia ou nao envia mais 40 mil marines ? - a implantaçao de colonias nos territorios ocupados continua firme e forte, netanyahu faz-se de surdo, etc...

pq nao esperar 2012 para premia-lo ? suas boas intençoes teriam talvez se concretizado...
wishful thinking, sim.

Mr X disse...

Obama se ferrou. Agora mesmo se atacarem os EUA não vai poder começar qualquer guerra, o pessoal vai dizer, "epa! Queisso, Obamis! Vosmecê não é o Nober da Paz?"

Aliás, Obama I já está preventivamente tirando os soldados do Iraque e aceitando a possibilidade do Talibã governar o Afeganistão.

"Política sem medo" disse...

Eu tambem fiquei atonita com a premiacao pois nem imaginei que ele fosse candidato. Afinal as tendencias vermelhas estao se concretizando mais rapido do que eu imaginava e nos ja nao teremos mais em quem nos apoiar. Estamos quase orfaos de Democracia!

Anônimo disse...

"Não que ele não fosse o candidato ideal para esse grupo de velhotes que já premiou criaturas obscenas como o terrorista Yasser Arafat..."

Pois é, esse mesmo grupo de velhotes também premiou criaturas mais que obscenas como Beguin, Rabin e cia!!!

Mr X disse...

Begin e Rabin ao menos assinaram acordos de paz. Que foram logo desrespeitados pelos terroristas pastelinos, é verdade, mas ao menos assinaram acordo de paz. Obama assinou o quê, além de autógrafos?

Mr X disse...

Mais valia terem dado o prêmio para Michael Jackson, que ao menos pacificou várias criancinhas...

Chesterton disse...

Mr X, você tem razão. Nobel é uma espécie de "auto"biografia escrita pelos outros: só se faz em final de carreira.
A carreira do OBAMA acabou!?

Chesterton disse...

D.D. realmente impressionante o texto.
Finalmente descobri porque Obama ganhou o Nobel (quer dizer, com o apoio financeiro de quem os velhotes concederam ao Obama o premio.

http://www.youtube.com/watch?v=A5XXL5IrvVA&NR=1

Anônimo disse...

Isso,

Begin e Rabin assinaram acordos de paz e, depois, continuaram a demolir casas de palestinos, prender mulheres e crianças (palestinas) inocentes e coisas piores.

DD disse...

Chest.:

Você leu, né?

Um "benfeitor", não um "reformador".

Chesterton disse...

aí é que mora o perigo....

Mr X disse...

Anônimo,
Pobres pastelinos... Não admira que se dediquem a explodir bombas e lançar mísseis, tadinhos.

Chest,
Eis aqui o comitê que selecionou Obama para o Nobel: quatro mulheres feministas (apenas uma ligada a um partido nominalmente conservador, as outras a partidos progressistas) e um político bem socialista.

http://nobelpeaceprize.org/en_GB/nomination_committee/members/

Chesterton disse...

Analistas já dizem que ele deve ganhar o Miss América tambem....

marcelo augusto disse...

E o Miss América Negra também Chesterton!

Daqui a pouco me chamam de racista e coisas tais.

Chesterton disse...

o miss america negra é um concurso racista

marcelo augusto disse...

Olá!

É interessante notar que pessoas que mereciam ganhar um Nobel nunca o obtiveram. Exemplo disso é o geneticista Craig Venter. Pelo menos ele fez muito mais do que o Obama. :-)

Ate!

Anônimo disse...

BBC (sim, a BBC!) pergunta: "O que aconteceu com o aquecimento global?"

http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/8299079.stm

Dá uma olhada, X.

Parece que o global warming esfriou de vez.

Anônimo disse...

Pois é, pobres palestinos, mesmo.
Primeiro foram obrigados a abandonar suas casas e aldeias (abandonar é pouco, dezenas e dezenas de aldeias e cidades destruídas!) para dar lugar aos corajosos invasores sionistas.
De trinta anos para cá, do pouco que lhes restou, aos poucos, e na base da "porrada" está sendo incorporado ao estado de Israel.