terça-feira, 27 de abril de 2010

Arizona

Escrevo hoje sobre uma questão complexa, a imigração ilegal aos EUA. Como todos devem saber, o estado do Arizona criou uma nova lei contra os imigrantes ilegais. Ou melhor: a única coisa que fez foi tomar para si o cumprimento de uma lei que deveria ser responsabilidade federal: considerar os ilegais como... ilegais.

É claro que, nestes dias que correm, quase todos os preferem chamar de "indocumentados" e os consideram vítimas de "preconceito", como se fosse apenas a maldade dos Republicanos que os impedisse de ter os mesmos direitos que qualquer outro cidadão. Em recente protesto nas ruas contra a medida, um estudante de Ciências Políticas afirmou: "essa lei criará um estigma contra os indocumentados!". Lamento informar ao rapaz, mas há tempos que existe um estigma contra eles. Todos os que pagam imposto, bem como os imigrantes legais, não estão nem um pouco contentes com quem fura a fila, não paga nada e ainda assim recebe os mesmos direitos do que os outros.

Sim, é verdade que a maioria desses imigrantes são apenas pessoas que desejam melhorar de vida, que saem de um país pobre e terceiromundista em busca de maiores oportunidades, e não há como não ter simpatia em alguns casos. Por outro lado, se todos têm o direito de chegar e se estabelecer no país, quando é que a coisa pára? Afinal, há seis bilhões de pessoas no planeta...

Em recente pesquisa feita no México, 50% da população afirmou que desejava emigrar para o país do norte. Nesse caso não seria mais fácil anexar o México? Ao menos os EUA aumentariam seu território e teriam acesso a praias de água mais cálida.

Tem mais. Se alguém chega ilegalmente, que já desde a entrada burla as leis do país, que tipo de cidadão será no futuro? Acrescente ainda que muitos ilegais estão envolvidos em (outros) crimes, e tem-se uma receita para o caos social.

Obama, curiosamente, não gostou da lei. (Obama é presidente dos EUA ou do México?) Muitos outros políticos Democratas tampouco gostaram. Os muçulmanos não gostaram. Nem a The Economist gostou, para não falar do New York Times.

A lei ilustra ainda uma outra tendência: os Estados querendo cada vez mais legislar em causa própria, contra o que veêm como tirania federal. Vem mais por aí. O Estado da Flórida quer repelir nas suas fronteiras a obrigação do Plano de Saúde de Obama. E o mesmo estado do Arizona instituiu uma outra lei, esta exigindo que os candidatos à presidência apresentem seu certificado original de nascimento. O que complicaria as coisas para Obama em 2012. (Arizona parece estar na vanguarda da luta anti-Obama.)

Simpatizo mais com os mexicanos do que com os muçulmanos, e, como estrangeiro, não posso ser um nacionalista xenófobo. Além disso, acho a cultura popular americana um pouco vazia (prefiro a cultura européia). Mas, por mais que se queira distorcer as palavras, imigrantes ilegais... são ilegais. E em épocas em que não há dinheiro ou empregos, não há como convencer a população local a recebê-los de braços abertos.

12 comentários:

Chesterton disse...

ser a favor das leis em geral não pode ser confundido com xenofobia. os mexicanos não tem o direito de cruzar a fronteira sem licensa.

Cláudio disse...

Já teve a curiosidade de ligar a TV em Paris? Eu tive. E não se via concertos ou peças de teatro. Era a mesma cultura pop que existe nos canais dos EUA e do Brasil. Até mais tosco, eu diria. Cultura pop é cultura pop em qualquer lugar.

Anônimo disse...

...E Woland escreve: Tô com o Cláudio. Isso mesmo ! Aliás, é algo interessante dos franceses, e, particularmente, os parisienses. Jazz e Blues em toda a cidade ! Música pop americana em todos os lugares ! Na TV, filmes americanos ! Hollywood, Holíudi e Róliude ! Róliudê... Ahhh... amor e ódio andam juntos... Eles amam a cultura americana ! Mas metem o pau nos yankees ! Algo como aqui, em Pindorama. Em Nova York, numas cadeiras em frente da envidraçada Apple, em frente ao edificio da GM, esperava ver a novaiorquina Julianne Moore passando e, azr meu, quem eu vejo saindo da Apple, do elevador da loja que fica no subsolo ? O homem de esquerda, socialista, contra todas as coisas americanas, Ciro Gomes ! Aliás, como tem esquerda brasileiro em N.Y... Por quê não vão para Havana ? O Ipod( americano ! ) salva a cultura... O meu tem Beethoven do lado de Bezerra da Silva. Edith Piaf pertinho do Mick Jagger ! Chic Buarque( apê em Parrí !) ao lado do Sting e SuperTramp ! Cazuza e Elvis ! Fleetwood Mac do lado do Legião Urbana. Adoniran Barbosa... Arnesto, cê ainda mora no Brás ? Com Kleiton e Kledir na Maria Fumaça deles... " Ela é virgem, só que morou no Rio... Se por acaso eu não casar alguém vai ter que indenizar. E é o presidente dessa tal R.F.F.S.A...R.F.F.S.A. R.F.F.S.A...R.F.F.S.A. R.F.F.S.A...R.F.F.S.A.
". E, se cavuvar na rede, encontram-se tesouros que seriam esquecidos não fosse a "culturinha tecnológica de merda" americana... Sobre os imigrantes ilegais. México e Brasil vivem do POPULISMO ! Os mais pobres não entendem isso. Educação rala... Os americanos fariam bem melhor se usassem e abusassem da técnica da Segunda Guerra Mundial, a de jogar panfletos de seus aviões, no caso, atualmente, sobre cidades mexicanas e brasileiras ! " Seu politicos são todos populistas ! O jornalismo de voces É POPULISTA ! Atendem aos podersosos e não a população "! Ou então, já que são ricos, pegar uns 100 moradores de favelas e levar para passar um ano lá. Sem demagogia... pobre cá, pobre lá ! Se a moradora da Rocinha é caixa no Pão de Acúcar será caixa no Wal Mart ! Se é garçon de um bom restaurante em São Paulo será um garçon num restaurante em Nova York. Depois, um anos depois... ele voltará e espalhará sua experiência para a comunidade... Poderiam fazer na França também ! Inglaterra, Suécia... Alemanha... Mas tem que voltar ! Seria um belo antidoto anti-populismo ! Claro, uma geração para surtir o efeito.

Klauss disse...

É... Depois dessa eu que não quero saber daquele filme Arizona Nunca Mais.

Já entra na lista dos Estados que eu visitaria (se tivesse grana), assim como o Alabama, o Texas e a Virginia!

Mr X disse...

Concordo na verdade, em parte, com o Cláudio. Os franceses são os que mais criticam os americanos e sua suposta falta de cultura, e no entanto são os mais americanófilos de todos.

No outro dia, conversando com um grupo de europeus, todos comentavam sobre a suposta superioridade cultural européia, como a Europa tinha mais História, etc e tal. Aí depois, sem contradição alguma, passaram a discutir sobre as suas séries de TV americanas preferidas, e logo mais foram ao cinema assistir "Date Night", mais cinemão americano pipoca impossível. Depois de comer um "frozen yogurt", é claro (não existe na Oropa).

E a TV francesa não conheço, mas a TV italiana é provavelmente a mais tosca do mundo. Sim, bem mais do que a brasileira.

DD disse...

Porra, eu vejo RAI o tempo todo. É sensacional. Hahahahaha.

Vocês podem até achar a TV italiana um lixo, mas o debate político, por lá, parece-me muito mais franco do que no Brasil. O Berlusconi está sempre na TV sendo atacado e tentando se defender. Por aqui, o Lula monologa.

Mr X disse...

A RAI é divertida, especialmente aquelas vedetes ("veline") que aparecem em quase todos os programas.

Concordo no entanto que há programas de discussão política bem mais francos do que jamais haverá no Brasil.

Mr X disse...

Por falar em mídia, uma coisa curiosa é a seguinte:

a mídia americana aqui está todo o tempo falando como esta lei é "polarizante", "polêmica", "divisiva". Só que, segundo pesquisa, tem apoio de 70% da população do estado.

O Obamacare, ao contrário, tinha quase 70% de rejeição. No entanto, jamais foi citada pela mídia como uma medida "polêmica" ou "divisora".

É a mídia contra o povo.

DD disse...

Woland:

Constatei que boa parte da oposição anônima a Dilma, ao PT, à esquerda que existe na Internet é capitaneada, justamente, por brasileiros que vivem no Exterior. Aliás, antes disso, eu nunca tinha reparado na quantidade absurda de brasileiros que há vivendo fora do País: são numerosíssimos e, parece, importam-se com a situação brasileira, mesmo longe.

Embora eu não tenha coragem de largar tudo e ir tentar a sorte num lugar melhor, tenho uma dívida de gratidão para com a Internet e as excelentes editoras americanas e europeias (além de algumas argentinas e mexicanas), que me ajudaram e me ajudam sempre a me tornar um homem menos bruto, a mim, que jamais pus os pés num país desenvolvido. São impressionantes a defasagem e o provincianismo do Brasil na área de publicações. Felizmente, hoje o acesso aos bons livros foi muito facilitado.

Isto soará horrendamente piegas, mas vá lá: acho que o meu lugar é aqui. Discordo daqueles que acham que o Brasil passou da barbárie à decadência diretamente: acho que ainda nos encontramos, no geral, num estado pré-civilizado; os vícios da nossa população não são aqueles que caracterizam os povos decadentes, oriundos do excesso de educação e de refinamento, mas de uma carência elementar de ambas as coisas. Há muito a se fazer por aqui, e, se formos espertos, poderemos ver onde os outros falharam e tentar corrigir esses erros.

Há que surgir uma elite digna do nome por aqui. Responsável, honesta, não disposta a vender tudo por feijões mágicos.

Klauss disse...

Estou com DD e não abro!

Quanto a essa coisa dos brasileiros que moram no exterior e que se preocupam com a situação, é curioso que do lado do pessoal cubanista/socialista a coisa é o contrário.

Uso mesmo o exemplo mais notório o do Chico Buarque. Tanto quis comunizar o Brasil, tanto achava que a solução era copiar aqui o Regime Cubano, tanto fez propaganda direta pro PT, que quando consegue o que quer, não abandona a França pra vir pra cá ou morar em Cuba e viver seu paraíso!

Complementando o que DD disse, o brasileiro que sai daqui e vai pra EUA ou Europa, quer condições dignas de crescer na vida... Quando está lá quer ver as coisas melhores por aqui porque não necessariamente gostaria de ter saído da terra natal caso as condições aqui fossem melhores. Faz todo sentido!

Anônimo disse...

... e Woland, escreve:

DD,

Não é pieguice querer morar aqui, no Brasil. Ficar no Brasil grande parte da vida ou ela toda. Eu moro aqui também ! Eu, sou meio "gato". Gosto de conforto. Só iria prá lá, "pro estrangeiro", no conforto. Não me arriscaria a atravessar a fronteira do México com os E.U.A., nunquinha na vida ! Rico fosse, arriscaria morar lá por uns anos. Se gostasse... mas ricos riquíssimos moram aqui. Morumbis, Jardins, Vieiras Soutos espalhados pelo país. Porsches, Ferraris, Mercedes, Audis, Chryslers, Lexus passam prá lá e prá cá nas ruas... Jatinhos trocados sempre por melhores. Os ricos( e uma boa parte da classe média brasileira ) tem casas ou apartamentos fora dos grandes centros. Ricos ríquíssimos, em N.Y e Paris... Minha idéia estapafúrdia foi mais desabafo, talvez, até, um pedido de... socorro ! Vai que um brazilianist americano e louco leia e goste da idéia... Num país que passa o " sou brasileiro, não desisto nunca " ou " ... eu sou guerreiro..." fazendo a cabeça de muitos desavisados que ganham 3 salários mínimos mensais( ou menos ), que só pensam futebol, carnaval e BBB, não veem que os anos passam feitos F1s e que acabam caindo feito moscas no mel nesta propaganda melada e ilusória que é feita por uma elite( politica e intelectual ) canalha, esta só enriquecendo, empobrecendo financeiramente e intelectualmente uma gigantesca população, "anestesiando-a", um pedido de "ajuda" assim, sinceramente, passa até a não ser tão estapafúrdia... Não considero o nosso jornalismo provinciano e sim populista - apaniguado e teleguiado - assim mesmo, como o irmão jornalista do Millor, Hélio, "amorosamente" referia-se a parte de nossa imprensa " escrita, falada e televisada..." como Odorico Paraguassú dizia. E agora, também, internetizada ! Muitos, como nós, buscam na internet, hoje, para se informar melhor. Tarefa dificil( Mister X é de direita mesmo ? HA ! ). Buscar a MELHOR informação é dificil. E depende de cada um. Busca da verdade...E "verdade" como Sá e Guarabira escreveram bem: " Responda depressa quem se acha esperto
Quem sabe de tudo que é certo na vida
Porque que a cara feroz da mentira
Nos pode trazer tanta felicidade
Porque que na hora da grande verdade
Às vezes o povo se esconde se esquece ....". Os Jornaões e TVs buscam o que o povão gosta.

Anônimo disse...

E enquanto isso aqui no Brasil, o governo regularizou a situação de milhares de imigrantes ilegais bolivianos...e qual foi a contrapartida da Bolívia? Aplicou a sua lei e repatriou brasileiros em situação ilegal de volta para o Brasil, ainda que com alguma indenização, depois de uma vida construída por lá. Se fôssemos nós a aplicar a lei, aparecia um monte de gente falando de 'preconceito', 'discriminação', 'imperialismo brasileiro', e por aí vai...