terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O que é o mercado?

O Lula falou no outro dia uma coisa assim:

Eles venderam a lógica de que o Estado não prestava para nada, de que o Estado não podia nada e que o ‘deus mercado’ é que iria desenvolver os países, é que iria fazer justiça social. Esse ‘deus mercado’ quebrou. Quebrou por irresponsabilidade, quebrou por falta de controle, quebrou por causa da especulação.

Não sei quem são esses "eles" a quem o Lula se refere, provavelmente os banqueiros loiros de olhos azuis. E não acredito que ninguém tenha jamais dito que o "mercado" faria "justiça social", afinal não é sua função. Tampouco "quebrou", pois empresas - ou governos - podem quebrar, mas o "mercado" em si não quebra. Mas não importa o que o Lula falou porque ele é muito inguinorante. O problema mesmo é que muitas outras pessoas - mesmo pessoas com estudo e até PhD - tampouco têm a menor noção dos fundamentos mais básicos da ciência econômica.

Observo que isso ocorre especialmente na esquerda. Às vezes tenho a impressão que os esquerdistas acham mesmo que o mercado é uma espécie de deus. Na sua primitiva ignorância, acreditam que dinheiro cai das árvores, que é possível ter um almoço grátis, e que princípios tão básicos como a lei da oferta e demanda respondem a desígnios divinos impossíveis de compreender pelos comuns mortais.

Ora, mas o que é o tal "deus-mercado" de que tanto falam? Estou muito longe de entender de economia, mas, como serviço de utilidade pública, coloco aqui alguns breves vídeos de animação que achei no Youtube explicando alguns princípios básicos que toda criancinha de oito anos deveria saber.

O primeiro é uma breve explicação sobre o livre mercado, comparando com o Estado autoritário. Também há um cartoon bacana de 1948 explicando a diferença entre o capitalismo e o socialismo. E uma instigante versão em quadrinhos, também dos anos 40, explicando "A Road to Serfdom" do Hayek em 5 minutos. E ainda tem esta série mais longa que dá toda uma aula de economia em forma de cartum para crianças. Finalmente, o pessoal do South Park explica a recente crise econômica.)

Se uma criancinha de oito anos pode entender, porque Lula e Obama - que está novamente propondo aumento de impostos e gastos trilionários do governo - não podem?


4 comentários:

DD disse...

Chest, X:

Blogue esquerdista tosco:

http://blogentrelinhas.blogspot.com/

Anônimo disse...

Foi o mercado que deu toda aquela grana pro "Ronaldinho" do Lula.
Foi o mercado, através de empreiteiras e outras empresas, que deu o dinheiro pra campanha dele.
Foi o mercado que proporcionou e ainda proporciona o nosso desenvolvimento, apesar de toda a má vontade e má administração de governo de m.
É o mercado que faz a Petrobras e o BB valerem tanto, apesar da má gestão. Se bem que a Petrobrás age em uma reserva de mercado.
Engraçado como esse pessoal de esquerda é tão seletivo. O que tá bom foi deus Lula quem fez, o que tá mal e culpa do bicho-papão do mercado.
Que falta que o estudo faz. Depois quando se diz que o Lula não tem estudo acham que é preconceito.
Ale

Chesterton disse...

para algum algum alento. Escutem aguitarra da metade para o final.

http://www.youtube.com/watch?v=Q6mHMPdbb6g

Klauss disse...

Ches,

Que musicaaaaço!

Eu não conhecia John Mayer!!!

Mandou bem pra caramba, meu!!!!

E olha que ouvi um minuto do solo até agora!!!!! Tou na parta da ovação da galera !