sábado, 10 de outubro de 2009

Blogueiro interrompido

No filme "Garota interrompida", Winona Ryder interpretava um garota que era internada em um hospício. Ela estava uma gracinha no filme, mas depois, na vida real, revelou-se também uma maluquete. Apesar dos milhões que ganhava, era cleptomaníaca e roubava roupas de marca em lojas de Beverly Hills. Também utilizava drogas tarja preta sem receita e dizia-se "aquafóbica". Foi internada em uma clínica. A vida imita a arte, e vice-versa.

Depois do Nobel para Obama e outras ignobilidades recentes, o blogueiro aqui também anda em dúvida se foi ele ou o mundo que enlouqueceu.

Por outro lado, será que essa loucura do mundo é novidade mesmo? A contemporaneidade nos faz pensar que esta época seja mais bizarra do que as anteriores, mas talvez isso seja só um efeito ilusório. Temos muito mais informação sobre o presente, enquanto do passado filtramos só alguns fatos que permaneceram e foram registrados pelos historiadores.

Mas a verdade é que não é de hoje que o comitê de noruegueses apronta. Em 1929, um outro político americano, Frank B. Kellogg, ganhou o prêmio Nobel da Paz. Não por ter inventado os sucrilhos (esse foi outro Kellogg), mas por ter criado o Pacto Kellogg-Briand, documento que "abolia a guerra como instrumento de política nacional". Infelizmente, esqueceram de avisar a Hitler, Hirohito, Mussolini e Stalin, bem como o próprio Roosevelt, e as boas intenções perderam-se na noite dos tempos.

Tudo bem. Mas uma das definições da loucura é "repetir os mesmos erros esperando um resultado diferente". Temo que, a julgar pelo ocorrido em situações similares no passado, nos encaminhemos para uma nova guerra mundial ou coisa pior.

Esta época pode até não não ser a mais maluca da História, mas tem o agravante de ser a época na qual estamos vivendo. Como disse uma vez Jorge Luis Borges, "le tocó, como a todos los hombres, malos tiempos en que vivir."

Mr X vai se internar por alguns dias e volta depois. Ou não.




8 comentários:

Chesterton disse...

Que que é isso, Mister, esses tempos são uma comédia. Acaba mal, sempre, mas a hora é de atenção.

DD disse...

Ih, X:

Estou lendo muito a respeito do final do Império Romano e descobrindo que aquele mundo se parece com o nosso em vários aspectos. E estou tirando disso uma lição que acho importante compartilhar: um dos maiores problemas que existem, já desde aquela época, tem sido o excesso de idealismo dos indivíduos das classes intermediárias. Isso, ao que parece, foi muito mais determinante para a queda do Império do que o estado de "corrupção desesperadora" de costumes - algo muito mais duvidoso do que se supõe.

Pense um pouco nisso. E veja como tem a ver com os tempos que estamos vivendo.

Abraço e bom feriado.

Mr X disse...

Quando a própria BBC admite que o tal "aquecimento global" acabou e o planeta está esfriando (há 11 anos), quer dizer que certas mentiras já estão ficando difíceis de manter. A mesma coisa com o Nobel do Obama, foi tão over que até seus fãs ficaram envergonhados.

Mr X disse...

Não sei sobre o Império Romano, mas mais que "excesso de idealismo", eu diria que nossos tempos atuais são marcados por tremendas sacanagens feitas em nome do idealismo, mas que em si nada mais são do que deslavadas buscas de poder e atenção.

DD disse...

Não seja tão idealista, Mr. X. Ou você acha que o despertar conservador neste país também não renderá umas boas sacanagens, depois do colapso do progressismo chique? O conservadorismo está tomando as feições de um arrivismo. Eu tenho certeza de que uma parcela considerável dos blogueiros de direita brasileiros (que são mesmo os melhores) só está esperando o momento de arranjar uma boa teta.

Chest., pronuncie-se a esse respeito, hehehehe.

Abraço aos dois.

Chesterton disse...

Kumékié?

Anônimo disse...

I will not concur on it. I assume warm-hearted post. Specially the appellation attracted me to study the sound story.

Anônimo disse...

Good fill someone in on and this enter helped me alot in my college assignement. Gratefulness you as your information.