segunda-feira, 13 de julho de 2009

O Povo é incompetente

Muitos reclamam da pobreza de vastas camadas do Brasil e acreditam que a culpa seja do Governo. Alguns creditam a pobreza à inação governamental; outros a políticas equivocadas e nocivas; outros ainda a políticas que protegem apenas a elite sem se preocupar com o restante da população, e assim por diante. Varia apenas o motivo, mas a culpa é sempre do Governo.

De fato, o Governo é incompetente. Mas o Governo, salvo raros casos, é em geral apenas um microcosmo do Povo. Lula tem 80% de aprovação entre o Povo brasileiro: o Povo (escrevo propositalmente em maiúsculas, como um de nossos mais recentes leitores) claramente se vê refletido neste homem semianalfabeto, ignorante, malandro, mas alegre, cordial (?) e beberrão.

O Povo brasileiro é corrupto e venal como seus políticos. Um artigo do Pedro Sette Câmera no Ordem Livre mostra como nem a classe média discute o princípio da "boquinha", apenas ressente-se de não ter uma parte maior do bolo.

Muitos culpam o Governo pelos males da sociedade, ao mesmo tempo em que desejam que este solucione os mesmos problemas. Ora! A culpa não é do Governo, ou não é exclusivamente do Governo. A culpa é do Povo mesmo. Afinal, cada um é responsável pela sua própria vida: quem credita toda a responsabilidade pelo seu sucesso ou fracasso ao Governo, boa coisa não é. Da mesma forma, grande parte das sociedades fracassam em maior ou menor grau devido às suas próprias qualidades intrínsecas, e não meramente àquelas de sua elite governante.

Alguns pensam que basta um Governo ou um Sistema eficiente para resolver todos os problemas, mas isso é ilusão. Deveríamos mesmo é trocar de Povo. É o Povo, não o Governo, que gera o caráter de uma nação. Afinal, tudo indica que um EUA com cada vez mais mexicanos vai ficar cada vez mais parecido ao México, com todos os seus defeitos e qualidades. Uma Europa com cada vez mais muçulmanos vai ficar mais parecida ao Paquistão ou Iraque.

O Brasil tem solução? A educação melhora um Povo? Talvez. Só não dá para ficar sentado, esperando tudo do Governo.

7 comentários:

Chesterton disse...

Falta educação financeira, o Povo vive como se não houvesse amanhã....

Cláudio disse...

"O Brasil tem solução?"

Como diria aquele garotinho do comercial, "claro que 'dão'!"

Mr X disse...

Não sejamos tão pessimistas...

Gunnar disse...

Mr X

O ponto principal é: o governo É do povo... ou os caras que estão lá vieram do espaço? São GENTE DO POVO eleita por GENTE DO POVO.

Reclamar do governo é cuspir no próprio olho.

Sim, o governo é corrupto. MAs justamente porque o "povo"não é menos.

E "povo" são todas as classes sociais. Todo dia na empresa presencio diáologos sobre como encher a cara e fugir das blitz no trânsito (malvados são os policiais, que tentam prender - olha só que barbárie - quem infringe a lei), truque pra sonegar imposto (e burro é quem paga corretamente), e por aí vai...

Chesterton disse...

Gunnar, leia de novo o texto.

Gunnar disse...

Chester

eu entendi o texto, estava apenas concordando.

Diogo disse...

Muito bom X. Excelente.

O comentário do Chesterton, tb.