segunda-feira, 5 de outubro de 2009

História de um vira-casaca

É curiosa a história de Charles Johnson e seu blog Little Green Footballs. Após os ataques de 11 de Setembro de 2001, tornou-se o mais celebrado blogueiro anti-jihad dos EUA e, talvez, do mundo.

Oito anos depois, tendo comprado briga com metade da blogosfera, virou obamista e critica quase todos os blogueiros conservadores que antes eram seus aliados, acusando-os de racistas ou teocráticos. Nem Robert Spencer, do Jihad Watch, ou o Pajamas Media, site neocon que ele próprio ajudou a criar, escaparam de sua crítica purista. Hoje, seus maiores inimigos não são mais os jihadistas, mas sim os malvados cristãos criacionistas.

Para quem quer entender a polêmica, este artigo do Gates of Vienna explica melhor o que aconteceu. Mais aqui no Atlas Shrugs. (O respeitável Victor Davis Hanson, ao contrário, saiu em defesa de Charles.)

Polêmica à parte, Charles Johnson, na verdade, nunca foi exatamente um conservador, mas sim um liberal assaltado pela realidade (dos ataques de 9/11). Após oito anos sem atentados, reverteu ao seu estado natural. O mesmo aconteceu com muita gente boa. Outro exemplo é Andrew Sullivan. Passado o susto, passou o conservadorismo.

(Na verdade, o liberalismo e o Islã parecem opostos, mas talvez sejam aliados sem sabê-lo. Assim como o lado B do pacífico flower-power hippie é Charles Manson, o outro lado do multiculturalismo é o conflito tribal e o fundamentalismo islâmico. É a tolerância que permite a chegada dos intolerantes.)

Será que um novo atentado islâmico acordará mais uma vez os liberais? Ou os muçulmanos ficaram espertos e preferem a "jihad lenta" da imigração e da mudança de leis?

3 comentários:

marcelo augusto disse...

Olá!

Talvez o termo mais apropriado seja progressismo e não liberalismo.

Por liberalismo eu entendo um conjunto de idéias a favor do livre mercado, da livre iniciativa, da cultura do trabalho e etc e tal.

Até!

Marcelo

Mr X disse...

De fato, há uma confusão entre os dois termos, e acabo misturando. Nos EUA liberals = progressives.

No Brasil, liberal é outra coisa, o que seria o classic liberal nos EUA.

Enfim, uma confusão. Tentarei usar o termo progressista.

Rodrigo disse...

Lamentavelmente eu também vejo a mudança em LGF. Fazer o quê, meu caro.