sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O futuro já passou

Um curioso artigo do contra afirma que o progresso científico é um mito. Ele diz que a grande era das invenções foi de 1880 a 1959 e que, nos últimos 50 anos, não houveram reais inovações, isto é, inovações radicais que tenham mudado o mundo. Segundo ele, em 1959 já havia computador, televisão, avião, telefone, etc. Tudo o que ocorreu desde então foram meros aperfeiçoamentos das mesmas tecnologias. Algumas chegaram mesmo a regredir, como a tecnologia nuclear ou de viagens ao espaço.

Teríamos chegado a um platô tecnológico? Foi inventado tudo o que há para inventar? Pessoalmente, discordo, mas é possível que tenha havido uma desaceleração do progresso científico. Seja como for, quem imaginava nos anos 50 que "no ano 2000" andaríamos em carros voadores e passaríamos o fim de semana na Lua, enganou-se redondamente.

12 comentários:

chesterton disse...

ta bom, mas onde estão as fronteiras?

Lefebvre disse...

Ora, as Fronteiras continuam no mesmo lugar. Experimenta tentar atravessa-las para ver o que é bom pra tosse.

ehhehehehhhehe

Chesterton disse...

pois é, faltam idéias, antes elas sobraram, agora é só "justiça" social.

Mr X disse...

Acho que é o seguinte, o progresso realmente gigantesco que houve entre o fim do século XIX e as primeiras décadas do século XX deram a impressão de que seria para sempre assim mas na verdade foram uma relativa exceção. Continuam havendo inovações tecnológicas, mas não em escala tão revolucionária como durante a Revolução Industrial, que por algo se chamou assim.

Dito isso, tem outra coisa, e vou fazer um post a respeito mais adiante: acredito que, apesar do discurso cientificista, hoje a Ciência está em crise. E a razão é a total dependência de verbas, o que gera uma politização excessiva da própria Ciência. Veja a questão do Aquecimento Global, clara pseudociência mas que recebe muita verba pois há interesses políticos por trás dessa jogada.

Já verdadeiras revoluções tecnológicas que contrariam Grandes Interesses (i.e. uma alternativa realmente viável ao petróleo) não são interessantes de financiar para os grupelhos e governos de hoje.

Fabio Marton disse...

Gente, vocês estão lendo e escrevendo onde que a tecnologia parou nos anos 50?

Mr X disse...

Não é que parou, é que desacelerou, que são inventos menores.

Ou vai comparar o invento do iPhone com o do avião ou da bomba nuclear?

Mr X disse...

Ou o twitter com o telégrafo?

Etc.

(Mas, tem nano e biotech. Esperemos pra ver se algo sai daí.)

Mr X disse...

Marton, comentei lá embaixo sobre o seu Jesus helenístico.

chesterton disse...

eu quero é teletransporte....

Anônimo disse...

Se não me engano, Drucker escreveu algo desse tipo, comparando à Era Heróica dos Inventores com tempos mais recentes. Ele alegava que, recentemente, tinha havido mais ajustes e aperfeiçoamentos e que a maior parte das tecnologias de destaque que marcavam a economia (automobilística, eletricidade, computadores, etc.) já eram bem antigas quando ele estava escrevendo o texto e só tinham sofrido aperfeiçoamentos e sido popularizadas.
Tiago

Anônimo disse...

Tá bom, existe politização da Ciência, vozes dissidentes podem ser abafadas, etc., mas há uma enorme quantidade de cientistas de alta qualidade em instituições de alto nível defendendo a ortodoxia (Aquecimento Global, por exemplo). São todos eles mercenários e estão vendendo a alma e a verdade científica por verbas e aprovação. Quase todos os mais importantes em quase todas as melhores instituições?
Lorena

DD disse...

Curioso será o dia em que a tecnologia começar a involuir. Acho que o Windows Vista já é um sinal.