quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O fim da ciência?

Apenas um aparte, em tema a ser aprofundado em outro post, algum dia. Apesar de todo o elogio à ciência, será que ela não está em crise? Quer dizer, vivemos em um tempo em que a ciência muitas vezes é mais hype para conseguir verbas do que outra coisa. Segundo um artigo que não consigo agora encontrar, a ciência ocidental atual está ficando perigosamente parecida à ciência soviética, isto é, estudos feitos por razões políticas, mas sem um critério sempre objetivo, como na distorção do "aquecimento global".

Um comentarista em um blog por aí observou que em geral a coisa funciona da seguinte forma, espelhando um caso real que alguns devem lembrar:

1. Notícia em todos os jornais: "HÁ VIDA EM MARTE!!!"

2. Bem, evidência fóssil de vida em Marte.

3. Bem, evidência de algum tipo de bactéria em uma pedra marciana.

4. Na verdade, pequenas marcas que parecem mesmo ser o fóssil de uma bactéria encontrada em uma pedra marciana.

5. Quer dizer, a pedra na verdade foi encontrada na Terra, mas acreditamos que tenha vindo de Marte originalmente.

6. Puff! Verbas obtidas, silencia-se sobre o tema.

Os leitores lembrarão de dezenas de casos similares, como um busto de Cleópatra (ou era César?) encontado no rio Sena, ou previsões de que os oceanos iriam subir de nível no ano que vem.

3 comentários:

Fabio Marton disse...

O engraçado é que a ripaiada tá nessa de Aquecimento Global e não notou ainda que tem tubarão nessa geleira derretida. Muita gente investiu pesado nessa bolha, nessa especulação maluca, no tal mercado de carbono, nas tecnologias e combustíveis alternativos. Eles querem ver seu investimento ter retorno. São capitalistas grandões, e não do tipo que alguém pró-mercado deveria estar defendendo, porque são capitalistas pedindo ao governo que garanta seu lucro sem risco. É a esse tipo de figura que os idiotas úteis estão servindo. Eu não sei exatamente o tamanho desse mercado, mas pode ser a causa de outra crise quando essa bolha estourar - e irá.

Mr X disse...

Bem, o Al Gore é um desses capitalistas do Carbono. E tem muitos mais. É um esquema piramidal, ou Ponzi scheme como chamam por aqui. Afinal os créditos de carbono são como as indulgências, vendem meras promessas.

Gunnar disse...

Ciência e o que sai na mídia sobre "ciência" são coisas bem diferentes, caro X. Você devia saber disso.

A mídia é analfabeta em ciência (e tantas outras coisas).

Veja se em alguma publicação científica saiu a machete "VIDA EM MARTE!".