terça-feira, 7 de julho de 2009

Dr. Housebama

Obama agora quer brincar de Deus. Em um pronunciamento, afirmou que, para conter os gastos de saúde, as famílias não devem tentar prolongar inutilmente a vida de seus familiares velhos e doentes (vídeo aqui). "Talvez seja melhor não fazer a cirurgia e só tomar o remédio contra a dor," disse Doutor Barack Housessein Obama.

Bem, se for a sogra, tudo bem. Mas se for algum bem-amado que está muito grave, você não vai querer tentar todos os meios possíveis antes de desistir?

Mas já começa a entrar - ou melhor, ser inculcada na mente do público a idéia de que certas vidas valem menos do que outras, de que velhinhos, doentes terminais e deficientes causam gastos exagerados para a contribuição que dão à sociedade, que é preciso ser menos egoísta e pensar mais no social, isto é, nas contas públicas. Na Itália hoje há um termo chamado "accanimento terapeutico", que poderia ser traduzido como "obstinação terapêutica", isto é, o exagero de médicos que fazem tudo para salvar vidas, isto é, seguem o ultrapassado juramento de Hipócrates. Ultrapassado, sim, afinal, proíbe o aborto e a eutanásia... Há quem queira hoje modificá-lo, tirar aborto e eutanásia das proibições e ainda incluir cláusulas colocando a "justiça social" como função do médico. Outros acham que essas são idéias nazistas, mas certamente devem estar enganados.

Ah, Obama está preparando um monstruoso plano de saúde pública, com o qual o Governo (Deus dos progressistas) vai decidir quem nasce, quem vive, e quem - para conter os gastos - morre.

28 comentários:

John Sidney McCain III disse...

O Barack está precisando relaxar, o cargo é estressante. O bom seria uma caçada na companhia do "Dick" Cheney.

Anônimo disse...

"Na Itália hoje há um termo chamado "accanimento terapeutico", que poderia ser traduzido como "obstinação terapêutica", isto é, o exagero de médicos que fazem tudo para salvar vidas, isto é, seguem o ultrapassado juramento de Hipócrates. Ultrapassado, sim, afinal, proíbe o aborto e a eutanásia..."
Ultrapassado mesmo: na sua forma original, proibia cirúrgia para retirada do cálculo. Talvez, seja por isso que o Povo- como apontou um de vocês, desvairados- abandone a Tradição(com "t" maiúsculo, que chique!): para não ter que sofrer com cálculo. Levando-se em conta que é a Sociedade que paga pelos programas médicos-com o MEDICAID eo MEDICARE, só para citar dois exemplos-, a Sociedade tem o direito de decidir quanto pode ser desperdiçado com pacientes irrecuperáveis. Ah, mas eu esqueci: Obama é mau porque está tentando defender o Tesouro Público; se ele estivesse usando o Exército para faturar uma graninha extra, ele seria legal. Como eu disse: a Direita brasileira só se preocupa com dinheiro, nunca com o sofrimento das pessoas, incluindo aquelas que poderão não receber tratamento médico porque certos malucos querem tentar a ressurreição de Lázaro usando o dinheiro do Povo!

Chesterton disse...

Quando for a vez dele, essa frase será lembrada.

Cláudio disse...

Isso soa cruel mas, num sistema de saúde público, estes fatores são mesmo levados em conta na hora de decidir entre dois pacientes, qual deles receberá um coração, por exemplo. Velhos dançam porque, segundo o critério, o jovem tem mais a dar para a sociedade, e assim vai. Como eu disse, parece cruel mas, na hora de decidir, algum critério tem que ser usado.

Chesterton disse...

Claudio, esse dilema já assisti em hospitais carentes, do SUS, e pode ocorrer em casos de catástrofes, por exemplo, em qualquer hospital. Um médico, 2 pacientes, o mais grave primeiro. As vezes morre o que esperou na fila.
Mas isso não está na lei, não é doutrina médica nem muito menos é sugerido por autoridades de saúde como algo lícito a fazer.
O caso Obama é bem mais sério, pois pretende tornar a eutanasia uma opção do médico. Aí, já viu né?

http://www.youtube.com/watch?v=aclS1pGHp8o

Chesterton disse...

junta o incentivo aos transplantes e a eutanasia e mkédicos começam a ter "idéias". Médico com idéia é um perigo.

Honório Salgado disse...

É a recriação da cultura profunda das américas. Os maias sacrificavam crianças na posse dos seus reis. Com a vitória do bolivarianismo sacrificaremos nossos pais e avós no altar do deus estado. Brindaremos o novo mundo obâmico sacrificando nosso dinheiro - principalmente - e nossos inúteis. É realmente um admirável mundo novo.

E aí, Cláudio, você tem algum avô, ou tio, ou pai para imolar no altar da adminstração obama?

DD disse...

Começo a achar que esse Tiago não existe. Trata-se de um software chamado Indignati-O-Matic Plus. Está em versão beta: os desenvolvedores não garantem nada.

É spam. Não perceberam que ele vende coisas tão ilusórias quanto métodos de aumento peniano?

Anônimo disse...

"Com a vitória do bolivarianismo sacrificaremos nossos pais e avós no altar do deus estado. Brindaremos o novo mundo obâmico sacrificando nosso dinheiro - principalmente - e nossos inúteis. É realmente um admirável mundo novo."
Ou em vez de tentar parasitar os outros, você pode pagar pelos seus próprios pais e avós em vez de querer que os órfãos do Mundo paguem pelos seus pais e os pobres-sem acesso a auxílio médico básico-paguem por pacientes irrecuperáveis. Ou peça dinheiro para o Bush pai: ele ganhou um monte trabalhando para os sauditas.
Tiago

Rolando disse...

Nem tanto ao céu nem tanto à terra.

sinceramente não vejo sentido em prolongar a vida de um vegetal como no caso da Schiavo nos EUA ou da Eluana na Itália. Mas tampouco penso que se pode obrigar por lei a desligar o aparelho. Creio ser um direito individual o caso do vice-presidente, que se submete a todo tipo de tratamento e cirurgia para manter-se vivo. Mas não me parece indigno aquele que não quer passar os últimos meses se debatendo em quartos hospitalares.
Tampouco me parece certo colocar todos os gastos da Saúde na conta dos fumantes. O maior problema de saúde hoje é sedentarismo, diabetes e pressão alta. Mas para os pacientes brasileiros médico que não receita remédio não serve. Coitadismo e atestado médico para não trabalhar é o que mais empaca os nossos Postos de Saúde.

Honório Salgado disse...

Anônimo, quem terá a morte decretada, para economia de recursos, não é quem pode pagar por assistẽncia médica, é quem usa o sistem público de saúde.

Mas, na sua mente binária, a questão toda não vai além de um arranca-rabo de classes: quem pode pagar por assistẽncia médica e tem um parente em estado terminal interna este parente no sistema público com o único fito de impedir que um parente de um "órfão do Mundo" possa ser tratado.

E, por óbvio, a pessoa capaz disto sou eu. Foi o jorjibuxi que me ensinou a ser tão malvado, não foi?

Mr X disse...

Ou em vez de tentar parasitar os outros, você pode pagar pelos seus próprios pais e avós em vez de querer que os órfãos do Mundo paguem pelos seus pais e os pobres-sem acesso a auxílio médico básico-paguem por pacientes irrecuperáveis.

É o contrário, Tiago. Os órfãos e os pobres sem-acesso é que tem sua conta paga pelos "ricos" que pagam imposto.

Fora isso, é isso mesmo. Se eu tenho dinheiro, vou pagar por um sistema de saúde melhor. Se não tenho, contento-me com o serviço medíocre do Estado.

O problema mesmo é que Obama quer criar um sistemão de saúde pública para todos, gerando inchaço, descontentamento entre os médicos, piora geral para a população, etc. O que vai acontecer aí é que a grande maioria vai ter um sistema de merda, e só uns poucos MUITO ricos (ou com amigos no Partido Democrata) vão poder ter cirurgias de luxo. O resto, na fila. É, é mais "igualitário". É o que a esquerda quer, no fundo, sofrimento para todos, menos para o pessoal do Partido.

Quanto aos velhinhos, pode apostar que, quem não tem pena em matar bebês, não vai ter pena alguma em matar idosos e doentes. Eutanásia serve literalmente para a eliminação de parentes incômodos. Sorry.

Mr X disse...

É óbvio que, quando tem mais gente sendo atendida num sistema público, maior tem que ser o racionamento, por isso é claro que os velhinhos e tais (que além do mais nem pagam imposto) vão ser os primeiros a dançar. Depois dos bebês abortados, é claro.

Se você quer dar tudo pra todos, termina não conseguindo dar nada a ninguém.

c* disse...

a informaçao é que kal penn, o dr lawrence kutner de dr house, é agora r.p. de obama....

o resto é interpretaçao livre de chose...

Cláudio disse...

Thomas Sowell diz que a primeira lei da Economia é "Recursos são escassos" e a primeira lei da política é "Ignorar a primeira lei da Economia."

Um sistema universal de saúde para cobrir quase 300 milhões de habitantes? Já se fala em forçar "os que podem" a ter seguro de saúde e taxar estes serviços para financiar (a retórica é sempre linda: os "ricos" devem pagar que os pobrs tenham o mesmo nível de serviço médico). Vamos ver no que isso vai dar... Algo me diz que quem sairá mais arrombado desses 4(8) anos de governo Obama será a classe média que vai bancar essa farra toda. Mas, bem, queriam mudanças. Disso não poderão reclamar...

Chesterton disse...

O velho discurso de aumentar os impostos dos ricos sempre leva a uma maior taxação dos pobres. Saiu no Globo um artigo mostrando que os pobres levam duas vezes mais tempo de trabalho pagando impostos que os ricos.
Saída lógica? Diminuir os impsotos
Saída política? Dizer que vão aumentar os impsotos dos ricos.
Que certamente em matéria financeira são bem mais espertos que os pobres e os políticos, senão não seriam ricos (bem, as vezes...).
Na saude a mesma coisa. O SUS é herdeiro do INPS (isto não pode ser)que é herdeiro das caixas de assistência de diversas profissões que contribuiam. Aí o governo resolveu universalizar o atendimento, isto é incluir os que não contribuiam. Qual o resultado? Todo mundo passou a receber um atendimento "de mierda". Bem feito, fazer caridade com o dinheiro dos outros é roubo.
A beleza do socialismo está aí, nunca dá certo.

Gunnar disse...

Honório Salgado

A alusão aos maias é bem oportuna...
Quantas crianças e idosos sacrificamos todo ano no altar do Deus Automóvel?

Gunnar disse...

Tem até uma charge: http://img44.imageshack.us/img44/5315/chargekillingchildren.gif

Chesterton disse...

Gunnar agora é neoludita?

DD disse...

Daria uma tese antropológica...

Gunnar disse...

Chesterton

Querer salvar crianças é ser neoludita?

Mr X disse...

Agor eu tenho um carro (usado) aqui. :-)

Espero não atropelar nenhuma criancinha. :-(

Chesterton disse...

Gunnar, eu pensava que você não fosse tão idiota assim. Que que tem a ver o cu com as calças? Só crianças sofrem acidentes?

Mr X disse...

Talvez o Gunnar tenha razão. Meu carro véio tá dando mais despesas e problemas que alegria. Hoje furou um pneu em plena estrada. E tá cheio de leis e imposto e tal, custa caro ter um carro por aqui. :-/

confetti* disse...

qual seu carro chose...um subaru 1997 ? :))

pq nao continua de bike ?

Mr X disse...

Não, é um sifu 89... :-(

Bike pra certas distâncias, aqui em LA, não tem como...

Bruno disse...

Mr. X, eu costumo gostar de seus comentários, mas esse em particular provocou-me asco. O caso é que o juramento de hipócrates diz que o médico aplicará os remédios para o bem do paciente. O que significa que, se não houver proveito, não irá aplicá-los.

Agora, eu tenho alguns amigos médicos. É bastante comum entre eles a afirmação de que deixaram um moribundo morrer - sim, mesmo contra a lei. A verdade é que, em muitos casos, simplesmente não há mais possibilidade significativa de recuperação, e a prudência então pede que se deixe que a natureza tome conta da situação.

Normalmente, nesses casos, a família se agarra a todo e qualquer tratamento por mais insignificante que seja. Não raro, gastam rios de dinheiro para manter um ente querido em estado vegetativo, sendo mantido a base de aparelhos caros, ligados 24h por dia, por meses, até anos a fio.

Essa declaração de Obama nada mais é do que um apelo ao bom senso.

Mr X disse...

Olá Bruno,
Talvez você tenha em parte razão. Suponho que a não-aceitação da morte seja outra característica de nossa cultura, e portanto casos como esse que você cita. Porém, cada caso é um caso. Sou contrário à eutanásia.
Abraços,