segunda-feira, 29 de março de 2010

Você está preparado para o caos?


"You are about to enter a world of pain." A frase é do filme "The Big Lebowski", dos irmãos Coen, que assisti apenas recentemente. (É bem bacana, e é um filme que só poderia ter sido rodado em Los Angeles. Esses personagens excêntricos não caberiam em nenhum outro lugar.)

Mas voltando à frase: acho que resume como poucas o sentimento que percorre grande parte do mundo civilizado hoje em dia.

Ou, parafraseando Marx. Há um fantasma rondando o mundo. O fantasma do colapso global. Não, não uma mera crise: um colapso total.

Ei, não gosto de ser apocalíptico, mas é o que está no zeigeist. A passagem do Obamacare nada mais é do que o último baile da ilha fiscal. Après Obama, le deluge.

Em recente post, Richard Fernandez observou que vem uma tempestade aí. Coisa séria. Desvalorização da moeda, guerra e tudo mais. A crise não é apenas americana, é mundial. Se os EUA estão gastando o dinheiro que já não têm, a Europa (leia-se Alemanha e França) está para emprestar o dinheiro que tampouco tem à Grécia, para que esta não entre em bancarrota e puxe o euro junto. A China? Não se iludam: também enfrenta uma housing bubble particular. Os países árabes? Vejam o caso da crise em Dubai. Isso sem falar nos vários conflitos que ameaçam pipocar aqui e ali, dos quais os atentados em Moscou são um mero lembrete. Ninguém se salva tão facilmente dessa.

Mas é possível que quem fique pior sejam os EUA, simplesmente devido ao velho ditado: quanto maior a altura, maior a queda.

Em um artigo extremamente interessante, um russo fez uma comparação entre o colapso soviético pós-comunismo e um hipotético colapso americano. Segundo ele, os russos estavam bem melhor preparados do que os americanos, e por isso sofreram menos do que os americanos irão sofrer.

O raciocínio é simples. Os soviéticos estavam acostumados à fila do pão, à falta de combustível, ao racionamento, ao cortes de luz. "In Soviet Russia, you don't go to party, the Party goes to you."

Mas a América? Os EUA vivem um grande sonho, e ainda não acordaram. Sempre digo que o grande problema dos EUA foi a excessiva prosperidade. Só esta pode explicar tantos e tão absurdos gastos, a ilusão de querer dar "saúde grátis para todos" em um momento que não há dinheiro nem empregos.

Imagine então quando o colapso vier. Não digo uma mera crise passageira, digo uma crise geral, total, como ocorreu na Rússia após o fim do comunismo ou em Berlim nos anos 20. Quebra das instituições. Moeda desvalorizada. Hiperinflação. Falta de comida. Falta de água. Falta de eletricidade. Falta de Internet. Imagine uma multidão de gordos, que até ontem estavam brincando com seus iphones, andando pela cidade como zumbis, em busca não de uma conexão wifi, mas de água e comida. Vai ser o caos.

Multiculturalismo? As diversas culturas juntas enfrentando unidas as ameaças? Não creio. Gangues de negros e mexicanos lutarão entre si pelo direito de assaltar brancos e asiáticos. Não espere solidariedade entre árabes e armênios, ou entre indianos e judeus. Vai ser cada um por si.

Alguns poucos estarão bem preparados. É bem verdade que os EUA também são o país dos survivalists, e que as pessoas aqui desde pequenas vão se acostumando à idéia de um apocalipse vindouro. Quase todo blockbuster americano que se preze tem cenas de destruição, cataclisma, morte e horror. E, depois, 9/11, Katrina e os riots de 92 ainda estão presentes na memória coletiva. Mas a sensação é de que algo ainda pior virá.

Essa sensação só aumentou no governo Obama. Que a venda de armas e munições bateu todos os recordes não é segredo. Alguns vão além e estão construindo bunkers, com mantimentos de água e comida. Eu mesmo estou pensando em estocar água e alimentos, o que sempre é útil, mesmo em caso de terremotos. Nunca se sabe o que pode acontecer.

Os analistas apontam uma reprise da crise de 29 em escala global. Possivelmente seguida de guerra também. Ou o contrário, guerra seguida de crise. Basta o Irã atacar Israel, ou Israel atacar o Irã, ou a Coréia do Norte atacar a Coréia do Sul, ou a China atacar Taiwan, ou algum novo terrorista atacar os EUA com uma dirty bomb. Não só explode a guerra, como o preço do combustível sobe as alturas, o comércio mundial é interrompido, e inicia a escassez.

E não pense que o Brasil escapa dessa. Essa não vai ser uma mera "marolinha" não.

A questão não é mais se a crise global vai acontecer. A questão é apenas quando.

Você está preparado?

26 comentários:

Carlos Magno disse...

Boa X!

Somente com uma crise mundial às portas, profetizada por homens de formações acadêmicas, para essas hostes de céticos e intelectuais do dia a dia (leia-se com antolhos e viseiras) começar a entender que místicos e esotéricos não são nenhum pouco idiotas como cansaram de acusar.

Muitas vezes fui ignorado ou ridicularizado quando falava de uma terceira guerra mundial em preparação e a previsão de um caos total no mundo por conta de tempos apocalípticos. Fome, sede, desemprego, miséria eram indicações de que as coisas tomavam vulto, mas a mídia idolatrada não permitia à visão justa e correta, e os intelectualóides só ficavam no bla, bla, bla, consertando o mundo com suas sapiências.

Os EEUU não cairão assim, com certeza, mas a crise vai pegar todos até que chegue o momento de tirar a moeda de circulação e fazer prevalecer os biochips, ou seja, o sinal da besta. Aí fudeu-se!

Eu acredito, tu acreditas? ele acredita? Não importa, as coisas por si sós se demonstrarão, mas espero que a humanidade reaja e dê um final nisso antes do tempo.

Aliás, você pegou na veia, pois um grupo de fanáticos religiosos foi agora preso nos EEUU acusado de planejar atentados contra políciais e no próprio enterro deles, explodir com as autoridades. A finalidade? Iniciar um fuduçu internacional contra o anticristo!

Chesterton disse...

e alguem está?

http://www.monitorinvestimentos.com.br/download/Os%20Axiomas%20de%20Zurique.pdf

DD disse...

Você não está sozinho, X.

Faz anos que quero ir para o interior.

Mr X disse...

"um grupo de fanáticos religiosos foi agora preso nos EEUU acusado de planejar atentados contra políciais"

Estou aguardando mais notícias sobre este tema. Parece-me que possa ser uma armação das autoridades. O governo Obama não gosta de militantes antigovernamentais, muito menos cristãos. Não creio que as "milícias" sejam uma ameaça nem de longe comparável aos terroristas muçulmanos - ou ao próprio Governo Obama. Mas mais sobre isso, depois.

Mr X disse...

Plano de saúde aumentará gastos dos jovens saudáveis em 17%:

http://www.newsobserver.com/2010/03/29/413005/health-premiums-could-rise-17.html

Mr X disse...

DD,

Eu quero uma casa no campo
Do tamanho ideal, pau-a-pique e sapé
Onde eu possa plantar meus amigos
Meus discos e livros
E nada mais

DD disse...

Pois é. Uma casa que fique perto de onde a comida é produzida.

Chesterton disse...

esse alarmismo é uma bobagem, essas ocasiões são excelentes oportunidades.

Unknown disse...

Sr. X, o sr. já teve uma sensação de estar pensando sobre algum assunto específico e "voilá" aquele assunto aparece na televisão ou no jornal... Isso não é coincidência, é uma propaganda utilizando uma técnica subliminar chamada de efeito de priming subliminar...

http://www.youtube.com/watch?v=ZyQjr1YL0zg&feature=related

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/viewFile/1506/2794

http://ibict.metodista.br/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=825

É claro que o idéia generalizada de fim do mundo é pura propaganda globalista para impor-nos um governo global que nos salvará da idéia do fim do mundo...

Anônimo disse...

Nunca li um texto tão vázio...

Diziam que Jesus iria voltar em 1800...

Depois em 1960...

O mundo acabaria no ano 2000...

Agora em 2012...

Envergonhados, os cristãos querem acabar com o mundo de qualquer jeito para dizer eu não falei...

Se acontecer alguma desgraça, não dúvido que pode ser algum jesuisinho por aí...

Fabio Marton disse...

...como Karl Marx previu, o capitalismo desaba sobre si. The End.

Mudando de referências, X?

Chesterton disse...

Jesus? Onde|?

Leonardo Barbosa disse...

Sim, os globalistas enfiaram na cabeça das pessoas o "fim do mundo" pelos desastres naturais provocados pelo aquecimento global (que é uma farsa).
Mas o tema do artigo não se trata disso, o fato é que essa crise econômica foi causada pelos mesmos globalistas, pois distorceram todas as leis econômicas com seu estatismo, altos impostos, economia verde e outros absurdos que abalaram os fundamentos econômicos mundiais.
Os EUA correm um grave risco de implosão sim, ou isso ou de se transformarem em uma ditadura ao estilo soviético, de qualquer forma, isso não vai ser nada bom para o mundo.
Guerras, sempre aconteceram, e vão continuar acontecendo, só que desde o advento de tecnologias tão destruidoras no século XX guerras entre grandes potências ficou, como eu diria, "inviáveis", porque ameaçam a sobrevivência de todos e de da civilização, como quase aconteceu na segunda guerra mundial. Não duvido que a terceira guerra acontecerá um dia, não sei quando, mas isso é certeza, faltam apenas as condições propícias, e olhem só, quase todas já estão presentes, quem viver verá.
E quanto ao senhor anônimo notadamente anticristão, fique com sua aversão a Cristo, e quando chegar o dia do seu julgamento vá se entender com ELE, quero ver onde ficará toda a sua soberba.

Carlos Magno disse...

Como sempre a soberba!

Tap!tap!tap!(piparotes nas cabecinhas). Vão assim filhinhos, quando crescerem vão ser gente mui esperta, mas não se esqueçam de colocar nos narizes arrebitados os óculos de graus, porque a miopia é uma desgraça.

Carlos Magno disse...

Por falar em soberba, as vacinações da gripe do porco já mataram quatro grávidas aqui no Brasil.

Por que será?

c* disse...

"Envergonhados, os cristãos querem acabar com o mundo de qualquer jeito para dizer eu não falei...

Se acontecer alguma desgraça, não dúvido que pode ser algum jesuisinho por aí.."



kkkkk

DD disse...

Essa união entre conspiracionismo e milenarismo é muito esquisita. Acho absurdo teorizar nesses termos.

De minha parte, limito-me a notar certa "tensão" no ar. Mas paro por aí.

Unknown disse...

A queda será da ética e da moral ocidental, que foi construída nos pilares dos 10 mandamentos e dos ensinamentos do evangelho. Não há como negar que o multiculturalismo historicamente sempre trouxe violência, narcotráfico e doenças, porém, economicamente nem sempre foram desastrosas, embora culturalmente destruisse civilizações inteiras. A elite globalista é o anti-cristo, sua engenharia social está poluindo nosso imaginário com falsas ideologias para substituir a moral religiosa ocidental (que funcionou por 2 mil anos), pela falsa moral do politicamente correto, ecologicamente correto e controle populacional (casamento gay,aborto,esterilizaçao em massa e pandemias de doenças de laboratório).
Transformaram os homens da geração passada em covardes e os dessa geração em estúpidos que enxergam o estado como um novo deus que pode e deve ser responsável por tudo. A única esperança da civilização ocidental são os conservadores dos EUA, pois a europa e a america do sul estão de quatro diante dos globalistas.

Iconoclasta disse...

bad trip hem, X?!

jaja passa...


;^(

Fábio disse...

Da última vez na qual isso aconteceu, Mr. X, as coisas foram resolvidas com o New Deal e uma guerrinha básica, que recolocou as coisas no lugar.

Pode ser que seja esse o caso.

Marcelo disse...

Rapaz, o que o Márcio B. falou sobre o priming subliminar é mesmo para nos deixar pensando.

Vou estudar o assunto. Gostei do blog, véi.

Chesterton disse...

Será que o fato de nenhum gay ter ganho o BBB mostra que a
sociedade (!)brasileira se cansou do politicamente correto ( ou é wishfull thinking de minha parte?).

R M B disse...

Saudações! Gostei do seu estilo de escrever, e me identifiquei com a abordagem dos temas. Pode ser uma afirmação precipitada a julgar pelo pouco que li, mas até o momento creio que posso dizer que partilho de sua visão do mundo indo pra merda.

Você mencionou o zeitgeist. Estava se referindo ao filme?

Unknown disse...

Pois é Marcelo... Na sua pesquisa sobre o Priming Subliminar, inclua também, Framing ou Enquadramento, Teoria do Agendamento ou Agenda-setting theory , Midiologia Subliminar, Inteligencia Intuitiva e Espiral do Silêncio...
Eu ainda estou em "choque" com o que venho descobrindo sobre o tema mas estou compreendendo como se formam coisas como esses medos generalizados e essa sensação coletiva de fim-do-mundo... É o priming (preparação e condicionamento) das nossas mentes para aceitar e suportar, inermes, toda loucura propagada pela mídia.

Unknown disse...

Recomendo a todos que leiam mais sobre Sobrevivencialismo em:

http://sobrevivencia.50webs.com/

Anônimo disse...

Mr X, Chest e demais conhecidos...

Esse post é providencial, saí de Sampa a quatorze anos não só por conta da violência (e a história da minha vinda para Goiás foi contada por mim umas duas vezes no finado PD).

Pois bem, já falei várias vezes para meu pai e mãe venderem tudo no litoral e mudarem pra cá (uma região produtora de alimentos, em caso de "caos", pelo menos não passaremos fome.

Faltou uma coisa no post do Mr X: os EUA tem uma população armada, em caso de caos é Guerra Civil certa...

Tenho cá na minha cabeça um "plano de emergência" caso o extremo chegue: enquanto todos correrão aos supermercados para comprar ou saquear eu irei ao paiol d'uma instituição próxima (que estará "às moscas" - suponho). Lá monto uma mochila com armamento conhecido e muita munição quiçá algumas minas e material de demolição e me mando pr'uma fazenda relativamente longe da área urbana onde resido atualmente e, onde já há muito mantimento estocado.

Bom, é isso, recomendo a todos sempre ter um "plano B" em mente, mesmo que seja só como exercício de raciocínio...

:-)