quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O crepúsculo dos deuses ateus

Sou agnóstico e não sei se existe o Deus ou o Diabo. Mas uma coisa é certa: se Deus existe, Ele deve estar rindo da cara do Richard Dawkins.

Um curioso artigo - escrito pelo que parece ser um ateu mal-humorado - observa que, embora Dawkins acredite que a religião seja um "erro da evolução", o fato é que, em termos estritamente evolutivos, os religiosos são mais bem-sucedidos do que os ateus. As famílias religiosas têm muitos filhos; espalham seus genes e transmitem sua religião pelo mundo. Os secularistas ateus preferem viver no presente e não costumam ter muitos filhos. Adivinhe qual grupo é mais apto para sobreviver? É curioso, aliás, que a nova campanha publicitária de Dawkins seja para que a religião não seja transmitida pelos pais aos filhos. Quais filhos? Aqueles chamados Maomé, hoje o nome mais popular entre os bebês de Londres?

Conclui o artigo:
Even if it was granted that the modern world, with its feminism and secularism, produced all the happiness one can imagine, it cannot last. A baby born today may live to see the extinction of the Lithuanians (projected to be a population of 760,000 by 2100, possibly all assimilated into other ethnicities). Any philosophy that guarantees that those that adopt it will be gone within a few generations can only be embraced by nihilists. The patriarchal and god-fearing will inherit the earth, one way or another.
Eu não sei se Deus existe, mas, se as leis da Evolução de Darwin beneficiam os religiosos, Deus realmente deve ter um apurado senso de ironia.

17 comentários:

Fabio Marton disse...

É bom lembrar também que QI baixo tem um efeito similar >:]

Fabio Marton disse...

Especulação de um ateu conservador: A Darwinian outlook might increase fertility among elites?

Anônimo disse...

"As famílias religiosas têm muitos filhos..."
"Os secularistas ateus [...]não costumam ter muitos filhos."
O que não é novidade, foi até tema de um filme chamado Idiocracy. Viver no presente impede de ter filhos? As mães solteiras, as grávidas precoces, as famílias africanas e asiáticas que têm mais filhos do que podem alimentar e as populações de países cujo crescimento econômico é todo devorado pelo crescimento populacional vivem onde? No futuro? Desde quando irresponsabilidade e imprevidência não são "viver no presente"? Já os católicos, que têm um monte de filhos porque o Papa é contra o planejamento familiar, realmente não estão vivendo no presente. Aliás, estão há uns 500 anos de distância do presente.
Tiago

Anônimo disse...

Errata: estão a uns 500 anos de distância do presente.
Tiago

Silvio disse...

X, breve off-topic em homenagem ao dia da "consciência negra": http://tinyurl.com/lcg7rj

Mr X disse...

Olá Silvio,
Bacana o vídeo. Curioso: hoje, se alguém fizer piadinhas desse tipo na TV, provavelmente é demitido na hora e vai preso no dia seguinte.

Mr X disse...

Já fiz um posto sobre a questão QI também tempos atrás. Deus tampouco gosta dos muito inteligentes? ;-)

Fabio Marton disse...

Acho que o problema é o que são os valores mais comuns em pessoas inteligentes hoje, que são niilistas. De quantas obras-primas da evolução não foi que eu ouvi "nunca vou ter filho"? :D

"Mas então 100 mil anos de vida até você são lixo, dona?"

Fabio Marton disse...

Tenho mais uma teoria: os religiosos acreditam que "Deus proverá", os céticos ficam esperando para ter certeza que tudo está garantido antes de ter filhos. Claro que vão perder.

Fabio Marton disse...

Em todo caso, équis, agnosticismo é o PSDB do ateísmo. Eu considero a sociologia conservadora a respeito do valor do cristianismo, em parte aceito, em parte vejo também problemas em nossa cultura de origem cristã.

Mas, pela simples razão que não é mais provável YHWH que Tupã, eu sou ateu mesmo. Por que, afinal, eu não me digo "agnóstico" em relação a Posêidon, Rá e Mitra mas tenho que ser em relação ao duo unificado El-Yahweh, que você igualmente pode ver quando surge na história? Esse "deus único" tem certidão de nascimento e ninguém pensava nele em 3000 a.C. Portanto, não, não é um caso em especial e não, não vou achá-lo mais provável que outros seres mitológicos só porque a religião que venera a essa entidade sequestrou a filosofia por alguns séculos, tentando relacionar um ser com personalidade humanizada - um deus - a fatores da natureza.

Chesterton disse...

só não me venha com Gaia....

Chesterton disse...

só não me venha com Gaia....

Anônimo disse...

E o que isso tem a ver com a existência ou não d'Ele? Como bem disse o Marton, mesma teoria foi feita com relação aos mais burrinhos...Fábio, essa do tucanato do ateísmo foi demais, mas acho que o Équis está mais pra Gabriel Chalita. Explicar-me-ei: por enquanto, ele tá no PSDB do ateísmo, mas veladamente sempre nutriu o desejo de passar para o lado dos crentes, descendo do muro e tornando-se membro d'O Indivíduo, filiando-se ao petismo dos que têm fé. Só falta m pouco mais de estímulo... ;)

Kbção

Marcus disse...

Totalmente off-topic consegui localizar pelo Google maps onde fica esta placa.
Onde o poder da internet irá chegar?

Mr X disse...

Incrível. Achei agora também, dá até pra ver com o Street View. Quer dizer, agora trocaram a placa, tem outra coisa. Deus deve ter ficado zangado.

http://tinyurl.com/ydo9snq

Marcus disse...

O mais engraçado é que no terreno ao lado, no stree view há uma propagando da campanha do Obama.

Chesterton disse...

Mr X, wo bist du?