sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Serenity now, insanity later

A frase é do seriado Seinfeld, o maior sitcom de todos os tempos, criado por Jerry Seinfeld e Larry David (cujo alter-ego é George Costanza).

Às vezes, confesso, sinto-me assim ao observar a loucura do mundo atual. Talvez isso tenha se refletido nos últimos posts. Mr X is getting frustrated!

Eles venceram, e o sinal está fechado para nós, que somos joooveeeens (ou nem tanto).

Oito anos após o 11 de setembro, em plena América terroristas são perdoados e agentes que lutaram contra o terrorismo islâmico são castigados.

Michael Moore prepara um filme contra o capitalismo, ao mesmo tempo em que engorda sua conta bancária em mais alguns milhões. (Quero ver o canalha realizar esse truque em Cuba.)

Noam Chompsky e Oliver Stoned, dois outros grandes defensores das políticas distributivas da Venezuela chavista e da Cuba fidelista, recebem Chávez com abraços mas têm o cuidado de permanecer nos EUA e investir seu rico dinheirinho de modo bem capitalista. Socialismo sim, mas no quintal dos outros.

Por que a Elite Cultural gosta dos tiranos comunas (ou dos terroristas)? É simples. Porque podem se sentir Bem, sem pagar o preço. Ao contrário dos otários venezolanos ou cubanos, não precisam viver em Caracas ou Havana (ou Gaza). Não pagam por suas opiniões imbecis.

Estou cansado desse pessoal. Jamais conheci um único socialista que distribuísse seu próprio dinheiro e propriedade aos pobres. Mas o capitalismo é que é impopular, afinal nesse sistema o intelectual e o "artista" tem que trabalhar em vez de bolar esquemas para comandar as massas. (Se bem que, nos regimes comunistas linha-dura, o intelectual é o primeiro a ser fuzilado, e o artista o primeiro a ser censurado, mas idiotas não aprendem).

Richard Fernandez faz um ótimo post sobre o tema, indicando como o socialismo é o último refúgio dos canalhas (o patriotismo é o penúltimo).



Este blog não é trabalho, é diversão. Lamentavelmente, às vezes preciso também trabalhar em coisas que dão dinheiro. Culpa do maldito capitalismo. Volto em breve. Até lá.

12 comentários:

DD disse...

Eu ainda era esquerdista quando li o Curzio Malaparte e entendi o que leva uma pessoa a tornar-se comunista. Foi um choque saudável, que me ajudou a tomar juízo. O José Dirceu, pelo que fiquei sabendo, também leu o "Kaputt" e não curou-se. Antes, talvez se tenha tornado pior.

Mr X disse...

Durante o discurso do presidente, um deputado Republicano interrompeu Obama quando este afirmava que a plano de saúde pública proposto não cobriria os ilegais. "Mentiroso!", ele disse. Ficou por isso mesmo. Hoje há varios artigos comentando o inusitado momento, mas nenhum deles explica o porquê da acusação de mentiroso, e se ela procedia ou não. De fato, ela procede: o plano de saúde pública de Obama cobre os ilegais. Mas isso não pode ser dito, tem que passar como mentira. Aí quando virar lei se justifica, pobres ilegais etc e tal.

Obama, mentiroso.

Zé Dirceu, mentiroso.

Lula, mentiroso.

Tarso Genro, mentiroso.

Para a esquerda, a mentira é um truque fácil.

Orlando Tambosi disse...

Lamentável, X.

Mas o mundeco está mesmo se aprontando para o pior.
Mas será que isto é lamento de velho?

Abs.

Mr X disse...

Uma outra coisa da esquerda é a seguinte: eles podem dizer uma coisa um dia, e o seu contrário no dia seguinte, e tudo bem. Ninguém vê contradição.

Hoje houve um protesto contra o governo em Washington D.C. com a participação de 1.5 milhões de pessoas.

http://www.youtube.com/watch?v=_sjvc6baor8

Fora a Fox News, não saiu nada a respeito na grande mídia (obamística) americana.

Mr X disse...

Os comunistas estão no poder na América. Obama é da mesma laia que Lula, não tenho mais dúvidas.

Mr X disse...

Vocês perceberam uma coisa curiosa? Os comunistas têm medo do povo.

Sério; embora finja falar em povo, o socialismo é sempre um movimento de elite. Depois faço um post a respeito.

Cláudio disse...

Todo movimento revolucionário começa na elite e usa o povo apenas como bucha de canhão. No livro "The True Believer: Thoughts on the Nature of Mass Movements", Eric Hoffer faz um perfeita análise desse fenômeno.

Imperdível.

Pra quem mora nos EUA, uma pechincha: US$ 9.35.

Chesterton disse...

Comunismo é movimento de elite, fascismo, de massa.

Mr X disse...

O Chest tem razão. E olhem o que diz o socialista equatoriano:

"Cuando yo critico a un medio de comunicación es atentado a la libertad de expresión. Entonces cuando critican al presidente de la República es atentado a la democracia." - Rafael Correa

O conceito de que o governante eleito deva responder ao público não entra na cvabeça dessa gente.

A mesma coisa para Obama: no mesmo dia em que 1 milhão de pessoas marchava em Washington contrao seu plano de saúde, ele disse "Eles não vão nos deter". Eles quem? O povo americano? Você está governando para quem, cara pálida? (perdão pelo trocadilho infame).

Cláudio disse...

Mesmo movimentos aparentemente de massa têm alguma elite por trás (uia!). Seja criando um fundamento intelectual para o movimento, ou fomentando a idéia de que tudo está muito ruim ou ainda insuflando rachas entre grupos sociais.

DD disse...

Esse fato que vocês notaram - o comunismo como um movimento de elite - aparece nos romances do Malaparte, e de diversas formas. Mas o mais importante, a meu ver, são as observações que ele faz quanto às conversões políticas a partir da porção final da 2a Grande Guerra. Ele, um dândi tardio, acredita que as guinadas políticas que presenciou estavam intimamente implicadas com mudança de padrões estéticos - uma análise curiosa, no mínimo.

Ainda hei de separar esses trechos, transcrevê-los e comentá-los algum dia.

Mr X disse...

DD,

Uma coisa curiosa sobre a qual li recentemente é como nesse período (anos 30/40) muitas pessoas viraram a casaca radicalmente, isto é, ex-comunistas que viraram nazistas, ou ex-fascistas que viraram comunistas, etc. Prova que o radical muitas vezes só quer abraçar uma causa radical, qualquer que ela seja. Hoje Carlos o Chacal virou islamista.