terça-feira, 30 de novembro de 2010

Leite derramado

Uma mera curiosidade: alguém aí experimentou o leite derramado pelo Chico Buarque?

Confesso que li Estorvo e Budapeste. Do primeiro não gostei. (Depois ainda assisti o filme, que é pior ainda.) Budapeste era mais interessante, embora pouco memorável, tanto que nem lembro da trama. Porém, não era ruim.  

Leite derramado, no entanto, pelo título e pela descrição não me impressionou muito. Velho moribundo de uma elite em decadência... Cronologia desordenada... Revisão da história do Brasil... Sei lá, tudo tem um ar de já visto -- e já feito melhor. Das críticas que li, esta aqui me parece a mais equilibrada, colocando tudo no seu contexto. 

Entretanto, não vejo muito motivo na polêmica sobre o Jabuti. É, de fato, um pouco estranho o método de escolha do vencedor, mas se o regulamento é assim, paciência. As pessoas já deviam saber quando inscreveram.

É verdade que muitos também reclamam que o prêmio dado a Chico Buarque (e não só o Jabuti, como também o Portugal Telecom) tenha sido político. Com certeza -- só que grande parte dos prêmios literários tem algum motivo político por trás. Mesmo - ou especialmente - o Nobel.

Pessoalmente, não entendo essa mentalidade. É como se os jurados estivessem dizendo que escrever bem não é suficiente, que o escritor deve também ter algum tipo de posicionamento político engajado... Bobagem. Boa literatura e política raramente se misturam. Shakespeare e Homero eram de direita ou de esquerda? Pouco importa.

E então, alguém leu?

9 comentários:

Chesterton disse...

não

Mr X disse...

aposto que a confetti leu. e gostou

o augusto nascimento está neste instante lendo um almanaque a respeito ah ah ;-)

e o klaus não leu, não gostou e tem raiva de quem leu. :-)

Augusto Nascimento disse...

"o augusto nascimento está neste instante lendo um almanaque a respeito ah ah ;-)"
Na verdade, não. Acho que foi Mário de Andrade que, de tanto Fernando Sabino encher sua paciência por ele não ter lido um livro que estava na moda, respondeu que ele não tinha lido ainda por ter estado ocupado lendo Goethe (ou algo do gênero) no original. Por enquanto, não vou chorar pelo leite derramado.

Chesterton disse...

O Reinaldão esculhambou um livro dele lá no blog dele....

Mr X disse...

É, o Bundapeste.

Vou lá ler Goethe no original...

c* disse...

putz chose,

eu te amo, mas nesse blog rola muita bobagem, muita opiniao tendenciosa, trash pra caralh**

duvido que de perto vc seja anormal...

(tenho visto umas coisas de arrepiar aqui na bahia...)

Gunnar disse...

Nunca li nem pretendo, tem coisas mais interessantes na fila. Tenho me ocupado com a escola austríaca; mas pra ficar na literatura pop, estou lendo "O Verdadeiro Che Guevara - e os Idiotas Úteis que o Idolatram" do cubano-americano Humberto Fontonova. Recomendo.

Mr X disse...

Oi confa!
Não era seu amado Caetano que dizia "de perto ninguém é normal"? Pode ser o contrário também, de perto ninguém é anormal.

O que você viu de arrepiar aí na Bahia ó minha nega? Quero ir aí, comer acarajé.

DD disse...

Cheguei a abrir o livro numa livraria.

O trecho que li dizia algo mais ou menos assim (tirem as crianças da sala): "Oh, quantas vezes melei os lençóis pensando nela". Fechei o volume e o deixei ali. Abstenho-me de comentar a coisa.