quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Fadas e unicórnios

O presidente Barack Obama e a ONU sonham com "um mundo sem armas nucleares". Parece-me pouco. Acho que deveriam incrementar sua fantasia e prometer um mundo "sem armas nucleares, mas com fadas e unicórnios." E sem mosquitos! E com cerveja gelada saindo das torneiras de cada casa.

Claramente, é impossível desinventar as bombas atômicas. Então, com tais discursos e políticas, está garantindo-se exatamente o contrário, uma proliferação jamais vista.

Quer dizer, se Obama vai cortar as bombas americanas e decidir que os EUA não vão mais ser o "guarda-chuva nuclear" do mundo ocidental, então, só restam duas alternativas para os países que ficaram de repente na chuva: ou buscam outros protetores, ou cada pequeno país constrói sua própria bomba nuclear. A segunda alternativa é provavelmente o que acontecerá, especialmente se confirmar-se que o Irã tem a bomba.

No fim-de-semana que vem, em Santa Monica, há uma "marcha mundial em favor da paz mundial e da não-violência". No programa (leio no folheto que me deram):

* Help construct a giant peace symbol in the sand
* Share your vision of a world without wars
* Enjoy the sunset to the rythm of a drum circle


O que esse pessoal espera conseguir? Digo, eles têm alguma proposta concreta para trazer a paz, ou acreditam que esta magicamente chegará graças ao "símbolo de paz gigante" desenhado na areia?

É a mesma coisa o pessoal que marcha no Rio de Janeiro com camisetas brancas pedindo paz. Eles têm alguma proposta? Ou acreditam que os traficantes ficarão sensibilizados e pararão de matar?

Ou são todas essas manifestações - bem como a fala de Obama - não um projeto concreto de paz, mas simplesmente uma forma de sentir-se bem consigo mesmo, de dizer "ao menos eu sou a favor da paz", ou "bem, eu já fiz minha parte."

Eu não sei. Também eu sou a favor da paz e de um mundo sem armas nucleares. Só não acho que chegará neste século, ou nos seguintes. Como observa J. R. Nyquist, foi já na Idade da Pedra Lascada que ocorreram os primeiros genocídios.

Talvez quando o mundo for habitado por fadas e unicórnios, tenhamos uma chance.

5 comentários:

Anomimo disse...

Équis

Isso é o que mais me irrita nos sonhadores. Essa crença numa justiça absoluta que emana, sei lá, do além, na mesma proporção em que se foge de uma solução concreta.

Anônimo disse...

Enquanto o Capital dominar o Mundo, não haverá Paz. A Burguesia tenta dividir os povos do Mundo com suas religiões e preconceitos.Deus não existe. Todo Poder aos Trabalhadores!
Tiago

Mr X disse...

Tiago, você leu o post? Percebeu que no link fala-se sobre tribos indígenas coletivistas que SE MATAVAM ENTRE SI? Que mesmo na Idade da Pedra (muito antes de qualquer capitalismo ou "burguesia") as tribos já se matavam?

Será que você é tão burro assim? Deixe pra lá essa palhaçada de explicar tudo pelas lentes do capitalismo vs. comunismo, que nem são opostos.

Rick disse...

O pacifismo bitolado aàs vezes parece abrir mão até do instinto de autopreservação.

p.s.: Espero q não me entenda mal, mas acho q tem horas q vc leva essa anta do tiago a sério demais. Conheci alguns parecidos na época da graduação. Isso aí não tem conserto não...

Anônimo disse...

Estou falando do Mundo atual, mais especificamente a confusão Irã-EUA: enquanto não se criar uma união de repúblicas socialistas sob o comando dos trabalhadores, a Burguesia continuará criando crises internacionais e usando a religião para enganar o Povo. Marx tinha a solução para se alcançar a paz mundial!
Tiago