domingo, 4 de março de 2012

Quem tem saudade da ditadura?

O Sakanoto teve um texto faz pouco querendo trazer de novo a discussão sobre a Lei da Anistia, e já começa falando em supostos direitistas que estariam com "saudade da ditadura".

Saudade da ditadura? Nunca conheci ninguém que tivesse, até porque somos de outra geração. Isso é história velha e enterrada. O próprio Sakamoto tem 33 anos, portanto nem viveu o período. Eu peguei o finzinho do governo Figueiredo quando criança. Não lembro que fosse um tempo tão horrível quanto dizem. Lembro vagamente que havia mais hinos cantados na escola, mais paradas militares, mais patriotismo. Fora isso, era um tempo como qualquer outro, para aqueles não metidos em política. Eu lembro mesmo é que podia jogar bola de gude e andar de bicicleta na rua sozinho a tarde inteira sem que meus pais sequer se preocupassem. Acho que isso seria impossível hoje em dia.

Quem parece ter "saudade da ditadura" são os esquerdistas, em especial os petistas no poder. Não perdem ocasião de falar dos "anos de chumbo". Talvez seja saudade da juventude, ou do tempo em que eram (no seu entender) heróis rebeldes. Não fossem eles, a tal ditadura já teria sido esquecida há muito tempo, até porque nem foi um período tão diferente a tantos outros. Será que o Estado Novo de Getúlio era menos ditatorial?

No entanto, um comentarista no blog do Sakoloko, um certo EPG, comenta algo que me parece lícito repetir aqui:

Parece mesmo que o Sr. vive em outro país... e talvez viva mesmo, dentro da sua cabeça. Recentemente o mesmo jornal que abriga seu Blog, noticiou que desde 2007, cerca de 150.000 processos de homicídio no país estavam inconclusos e que em apenas 3% de todos os casos, o criminoso era identificado. Não vejo uma linha sequer de "pensadores" como o Sr. exigindo ou meramente se indignando com as 150 mil vidas perdidas de cidadãos comuns, trabalhadores, estudantes, enfim gente! Porque não instaurar imediatamente uma Comissão da Verdade para apurar estes casos ? Acelerar as investigações ? Garantir a punição dos verdadeiros bandidos que ameaçam a sociedade ?Não ! Vocês se calam de uma forma vergonhosa, como se não fosse com vocês... afinal somos nós, gente comum e não terroristas armados, que estamos ameaçados diariamente de morte. Saudosismo da ditadura ? Parece que vocês é que não conseguem esquecer algo que aconteceu há quase quarenta anos atrás e que tirou a vida de no máximo 400 terroristas, mesmo tendo, na atualidade, uma quantidade equivalente a duas guerras do Iraque de mortos anualmente no Brasil, de pessoas que nunca tiveram uma arma na mão e que só estavam no lugar errado na hora errada. Isso é realidade, caro cientista político, está acontecendo conosco HOJE ! Qual é a sua proposta ? Acabar com os militares e com toda a polícia , porque o Sr. não gosta de farda ? Como o Sr. pensa em manter a ordem e a segurança ? Ou o Sr. também tem ojeriza a isto também ? Penso que se tem essas fobias, deveria procurar ajuda psiquiátrica. Ora Sr. Sakamoto, infelizmente o Sr. não é sério !

De fato, se a esquerda tanto quer punir torturadores, por que não começa punindo estes aqui. Ou estes. Torturador é o que não falta neste Brasilzão!

É claro que Bokirroto vive num mundo de fantasia. No seu mundo delirante, jovens de classe média  brasileiros falam assim no bar:

"Enquanto isso, entre amigos da classe média…
- Uma puta! Alguém pega o extintor para jogar nessas vadias.
- Um índio! Alguém pega gasolina para a gente atear fogo nesses vagabundos.
- Um mendigo! Alguém pega um pau para a gente dar um cacete nesses sujos.

- Umas bichas! Alguém pega uma lâmpaga (sic) fluorescente para bater nessas aberrações."

Jamais encontrei alguém que falasse desse modo, mas talvez ande freqüentando as pessoas erradas. Nos bares em que vou, os jovens não pensam em bater em pobre ou gay algum: ao contrário, celebram o gayzismo e estão acostumados a ser achacados por flanelinhas e assaltados por marginais. O fato é que, no Brasil, não é a classe média que oprime os pobres, é o contrário: é a classe média trabalhadora que é oprimida pelos pobres! Desculpem-me os pobres honestos, mas é verdade. Se houvesse menos assaltantes e vagabundos, o Brasil seria um ótimo lugar para se viver. (Nada contra os pobres, mas detesto bandido e flanelinha).

De qualquer modo, não tenho saudade da ditadura, nem acho que seria um bom sistema de governo. O que nos leva à pergunta: qual seria um bom sistema? Sinceramente, não sei. A democracia tem com certeza os seus problemas, porém ditaduras os têm em dobro. E os leitores, o que acham?

Jamais pensei muito sobre o assunto, pois sempre considerei que Churchill tinha razão. Porém, confesso que ultimamente vejo até que com certa simpatia um retorno à monarquia: não uma monarquia absolutista, mas acho a figura de um rei interessante, nem que seja como mero símbolo da nação. O Brasil foi o único país das Américas a ter uma monarquia, e durante esse período teve maior estabilidade política do que muitos outros países. Chamem-me de louco, mas eu não veria como de todo ruim uma monarquia parlamentarista. O povão e as revistas de fofocas também gostariam. Win-win.

E você: tem saudade da ditadura?!?




39 comentários:

Autor desconhecido disse...

Esse japa pensa que não pertence a classe média, deveria se mudar então para a favela e confraternizar com seus ''manos''.

Esses esquerdistas tem graves problemas psicológicos.

maisvalia disse...

O Sakanomoto é o perfeito idiota!

maisvalia disse...

Eu errei.
Não existe perfeito idiota, pois nada é perfeito neste mundo.
Eu comentava com bastante frequência no blog esquerdista dele, até ser permanente censurado pelo olhos puxados.
Agora mudou a area de comentários e eu texto em que ele metia o pau na Eliana Tranchesi,pois ela na opinião dele foi elogiada no seu passamento, o que não vi.
Bandido por bandido citei o adorado Che, que matou criança na frente da mãe, roubou rolex de executado e odiava negros e gays.
Foi o que bastou para uma esquerdopata me confudir com o Gunnar, arrotar o tal de contexto histórico e ao mesmo tempo condenar os bandeirantes, hehehehehe
Dos fatos que eu disse do porco fedorento, nada nadica, hehehehe

Mr X disse...

Falando nisso, cadê o Gunnar?

É, o sistema de comentários do Saka ficou ruim de vez. Não dá nem pra ler, muito menos pra escrever.

Dom Moleiro disse...

Meu caro MrX ,eu realmente tenho saudades do governo militar ,que não foi exatamente uma ditadura ,mas um governo forte que impediu que este páis mergulhasse no abismo onde agora se encontra
Como você mesmo disse ,naquele tempo podia ficar na rua sem que seus pais se preocupassem ,pois a vida era mais
segura e bandidos e traficantes iam para a cadeia não sendo endeusados pela mídia esquerdista estúpida como é feito hoje .
Este país formado por homens covardes e cordeiros precisa de uma mão forte para funcionar ,pois o brasileiro típico da atualidad é uma pessoa que só pensa em pequenos prazeres imediatos ,não se impórtando com seu futuro ou o de seus filhos .
Sou moinarquista convicto ,desde que este monarca mande realmente pois a democracia sempre foi uma falácia ,mesmo nos áureos tempos da Grécia Antiga .Democracia não serve para povos incultos e ignorantes como o nosso .A única maneira de lidar com brasileiros é
com firmeza e justiça forte .
Um rei que fosse o único a mandar seria uma solução interessante ,pois quando se divide o poder a anarquia se instala facilmente .
É isso .

Mr X disse...

Dom Moleiro,

Quanto ao crime, os americanos descobriram uma coisa incrível: quanto mais bandidos na cadeia, menos crime. Os intelectuais acharam um escândalo.

Porém, dos anos 70 pra cá, apesar da cultura progressista em outras áreas, no crime eles não bailaram: os EUA endureceram as leis e aumentaram em muito o número de criminosos atrás das grades. Resultado: queda geral nos índices de crime.

http://en.wikipedia.org/wiki/United_States_incarceration_rate

Não é incrível? No fundo, é bem simples. Lugar de bandido é na cadeia. Sim, tem um gasto maior com prisões e tal, mas e os gastos que são causados pelos criminosos na sociedade?

Ótimo texto do Thomas Sowell aqui sobre o assunto:

http://townhall.com/columnists/thomassowell/2008/03/11/the_costs_of_crime/page/full/

AF disse...

Sakamoto é um exemplo do que rola na mente de um esquerdista, mas tem mais exemplos também:

Este socialista ateu chamado José Neto que veio criticando nós conservadores / cristãos por mostrarem muitas verdades sobre o islã e soltou várias pérolas como "a terra do islã é a África", "o imperialismo-europeu-genocida-cristão destruiu a África e até hoje causa confrontos", "que os europeus destruiram a África culturalmente", "que os africanos foram domesticados pelos europeus", "que os ateus sempre atacam religiões em conjunto, nunca somente o cristianismo".

Ele também nos critica por sermos contra a burca islâmica, pois é da cultura deles, mal sabe também que a escravidão contou com a imensa ajuda dos próprios negros e no final ele soltou uma frase de um "padre" que elogiou o socialismo, no qual o dono do blog apenas disse:

Diz isso aos MILHÕES QUE PERDERAM A VIDA DEVIDO AO SOCIALISMO NOS GULAGS, NOS CAMPOSO DA MORTE, NAS CAMARAS DE GAS, E POR FUZILAMENTO SUMÁRIO.

Palhaço. Voltas a glorificar uma ideologia assassina como o socialismo e levas logo a resposta.


No final ele não aguentou a argumentação, falou que somos fanáticos, sem comprovar e caiu fora.

E as pérolas não terminam por aí:

Em seu blog ele faz aqueles velhos discursos esquerdistas de sempre (trabalhador perseguido, direito a propriedade, igualdade, etc.), faz apologia aos comunistas revolucionários, que os Estados Unidos e a Europa foram racistas com os pobres negros do Haiti no decorrer dos séculos.

Isso também é mais uma amostra do quanto a esquerda cega, desorienta, emburrece, não entende nada de história e de sociedade, é burra e corrói uma pessoa, assim como o mundo.

AF disse...

Em relação a monarquia no Brasil e no mundo tem surgido vários sites que pregam a monarquia e o retorno dela em países que tiveram a queda sem a vontade da população, como Portugal, Brasil e Rússia.

Um exemplo interessante é o site Matutando, que desmente muitos mitos sobre a repúlica brasileira e mostra algumas coisas que ninguém diz sobre a monarquia. O site faz críticas também a ao PT, a política brasileira atual, aos luxos da república do Brasil, etc. Um detalhe é que o criador desse site é judeu.

Arrisco em dizer que do mesmo jeito que muita gente no mundo está cada vez mais enxergando a burrice da esquerda política, muita gente no mundo está cada vez mais (embora em um rítmo bem mais lento) enxergando as vantagens da monarquia.

(com tudo isso dito agora o Augusto Nascimento vai ficar puto...)

Também vejo a monarquia como algo positivo, no entanto, em alguns países, como a Inglaterra e Bélgica, confesso que às vezes até torso para que a monarquia desses países caia e sejam substituídas por repúblicas parlamentaristas, afinal, a Inglaterra e a Bélgica são países que estão avançadíssimos em processo de islamização... e o que as monarquias desses países tem feito por lá?

Absolutamente nada, pelo contrário, na Inglaterra, até a monarquia lá (que muita gente pensa ser composta por illuminatis, serem os donos do mundo, etc.) segue a tendência de islamização, sem conta, que o príncipe Willian é um banana.

Se continuar assim, as monarquias restantes da Europa, se não se submeterem ao islã, vão ser deposta por uma república islâmica bem ao estilo dos czares (ou até pior, dependendo do islamismo).

Brancaleone disse...

Péra aí!!!
Muita carma nessa hora!!!
A Dilma avalizou a ditadura quando esteve naquela fazendola falida de açucar e fumo, cujo capataz é um tal de Fidel e não deu nenhuma pelota para os presos políticos cubanos (que como ela na juventude, só querem votar...) Ou seja, é tudo relativo, muuuuiiito relativo...
A direita não pode prender ninguem, isso é crime, mas a esquerda pode...

Rovison disse...

Não vivi a época do regime militar, mas sei que a imensa maioria da população brasileira que viveu aquele período tem uma avaliação muito positiva daquele regime. Apenas intelectuais, políticos esquerdistas, professores universitários, alguns jornalistas e sindicalistas descrevem aquele período da história do Brasil como terrível, como "anos de chumbo". Claro né, queriam implantar uma ditadura socialista e foram barrados pelos militares. Até hoje não se conformam.

Chesterton disse...

Na verdade o Sakanomoto é o rei do Straw Man, não do red hering, como havia dito.
O período militar tinha defeitos, mas não era tão ruim como a situação que passa a América Latina hoje, o Brasil, menos que os outros países.
Acontece que a tortura não foi algo gratuíto, foi uma reação ao recrudescimento de ataques terroristas que visavam desorganizar o apoio civil aos militares (da ordem de 80%, por baixo). Explode dali, tortura para entregar o autor de lá. Os próprios torturados eram torturadores, não hesitariam em matar, arrancar as vísceras do inimigo na paranoia revolucionaria que mergulharam.
Ainda digo, esse troço vai virar contra a Dilma, Aloisios, et caterva. Se o povo se dá conta do que eles tentaram, os militares saem dessa mais uma vez por cima. Por isso querem fazer essa comissão nas internas.

Cfe disse...

Discordo quando afirma que uma ditadura tenha o dobro dos problemas duma democracia.

A julgar pelos relatos escutados de duas pessoas presas pelo regime militar duvido muito que fosse essa selvageria toda que alardeiam por aí. Os dois foram interrogados exaustivamente mas em nenhum momento encostaram um dedo sequer neles.

Mr X disse...

Esta entrevista aqui é bem interessante...

http://oglobo.globo.com/pais/general-duvida-que-dilma-tenha-sido-torturada-na-ditadura-4120865

Autor desconhecido disse...

''Em seu blog ele faz aqueles velhos discursos esquerdistas de sempre (trabalhador perseguido, direito a propriedade, igualdade, etc.), faz apologia aos comunistas revolucionários, que os Estados Unidos e a Europa foram racistas com os pobres negros do Haiti no decorrer dos séculos.

Isso também é mais uma amostra do quanto a esquerda cega, desorienta, emburrece, não entende nada de história e de sociedade, é burra e corrói uma pessoa, assim como o mundo.''

Esquerdopata é caso de internação, essa gente não é normal.
Eles vivem num mundo a parte, interessante o perfil dos manifestantes da USP que pediam o ABSURDO do fim do policiamento na universidade: branco, classe média e média alta, será que alguns deles vivem em favelas???

Gunnar disse...

Estou aqui, X, mais vivo do que nunca e cada vez mais CS (conservative shithead), hehe.

O Sakamoto é um péssimo jornalista, tem uma redação horrível, argumentação sofrível e defende o esquerdismo do tipo mais simplório. Chega a ser quase engraçado. Os textos poderiam perfeitamente ser publicados no Vanguarda Popular.

E pior: tudo isso pra bater em adversários que só existem no seu próprio mundinho de faz-se-conta. Ou seja, além de tudo, é intelectualmente desonesto.

Ah sim, e tem o tal do verme que confunde todo e qualquer comentarista minimamente letrado como mais um personagem meu, hahahaha. Divertidíssimo!

maisvalia disse...

Ah sim, e tem o tal do verme que confunde todo e qualquer comentarista minimamente letrado como mais um personagem meu, hahahaha. Divertidíssimo!
Caro Gunnar
Não foi o verme, foi a Cora.
Abraços.

Rovison disse...

Mr X e demais leitores deste blog, que avaliação vocês fazem do sistema político de um país no qual a quase totalidade dos políticos eleitos não está nem aí para os interesses reais da população, onde a corrupção tornou-se um elemento estrutural do estado, onde a impunidade é a regra geral, onde o eleitor é obrigado a votar em político esquerdista ou aliado de esquerdista (entre o ruim e o péssimo), os quais não representam os verdadeiros anseios da maioria dos eleitores e onde o domínio esquerdistas sobre a cultura e o sistema escolar é total?
É possível chamar para um sistema político desse de democracia?

Microempresário disse...

O que eu ia falar o Rovison falou primeiro: Para chamar o Brasil de democracia é preciso muita, mas muita boa vontade.

Dom Moleiro disse...

Caro Mr X , o Rovinson no seu comentário de 04/02 esqueceu de botar na lista os baianos profissionais Caetano e Gil e o lixo dos lixos o Chique Buarque de Holnada
(era Holanda quando nasceu )
Abraços

Mr X disse...

Eu diria que no Brasil temos uma Cleptocracia.

Anônimo disse...

Comentário destruidor aquele, hein?

E fala apenas obviedades, senso comum, coisa que todo mundo sabe.

Tristes tempos em que comentários que só falam o óbvio ululante são "destruidores"...

Rovison disse...

Perfeito, Mr X. É isso mesmo.

Mr X disse...

"baianos profissionais Caetano e Gil e o lixo dos lixos o Chique Buarque de Holnada"

Calma lá, não falem mal do Caetano que a confetti me mata...

Rovison disse...

Agora imaginem a seguinte situação: políticos de péssimo caráter têm o monopólio de criar, modificar e revogar leis. Obviamente, esses políticos farão leis que refletem suas ideias iníquas e o povo terá que obedecê-las sob pena de sofrer algum tipo de punição. Que opção o povo tem para se livrar do jugo desses ordinários? Se dependermos de legalistas, como Reinaldo Azevedo, jamais sairemos dessa situação, a não ser que ocorra um mudança miraculosa na mentalidade dos políticos e dos eleitores? Como abolir leis injustas, absurdas, antiquadas com políticos do nível que temos aqui no Brasil?

João disse...

É interessante essa charge do general-caveira sangrento, porque o verdadeiro esquecimento é de que foi a esquerda que clamou pela anistia "ampla, geral e irrestrita", não os militares.

Os socialistas, como sempre, querem reescrever a história.

ANDRE LUIS disse...

Olá

Para inicio de conversa, o nome pelo qual um regime de governo é tratado não deve ser base para julgá-lo autoritário ou liberal. Já está na hora de largar estes conceitos furados.

A discussão em torno da ditadura militar brasileira é exemplo de uma operação de despiste muito bem sucedida.

A opinião dominante nos empurra pela goela há 30 anos que aquele era um regime ditatorial, e hoje graças a Deus, temos um regime democrático, então não temos mais o que nos preocupar, certo?

Quem vier argumentar sobre outras formas muito mais nefastas de autoritarismo praticadas debaixo do nosso nariz, dentro do nosso lindo regime democrático, deve antes remover a imagem que todo brasileiro tem da "ditadura espantalho", que o impede de manter um mínimo de senso das proporções. Daí surgem as questões tais como a levantada pelo leitor do Sakamoto.

Até quando vão nos cozinhar, com a agua a cada dia mais quente, na panela chamada democracia?

Gerson B disse...

Olá X. Desculpe o off, mas soube de um vídeo interessante, talvez você já o conheça:
http://www.youtube.com/watch?v=dzJwEg6SFfA

http://extra.globo.com/noticias/mundo/tumulos-de-guerra-britanicos-italianos-sao-violados-na-libia-4199828.html

Pro seu próximo post sobre o Islã.

AF disse...

Rovinson,

Avaliar um país assim, como o Brasil, é como avaliar doenças em estágios iniciais... no começo sintimos os sintomas que só vão piorando e com o tempo ela toma a pessoa completamente e a mata.

Agora estamos sentindo os sintomas do PT no poder, mas será questão de tempo para isso virar uma Cuba ou URSS.

Lula uma vez falou que o DEM (um partido quase de centro) tem que ser estirpado do Brasil, mas com o tempo ele (ou outros idiotas da esquerda) vai falar que um partido assim ou alguém de direita terá que ser fuzilado. Sempre foi assim nos países em que a esquerda foi se alastrando.

AF disse...

O Mr. X vai fazer um post sobre o islã???

Oba!!!!!!

Também quero colaborar e com mais uma notícia vinda do Britanistão... oops, quero dizer, Inglaterra: http://perigoislamico.blogspot.com/2012/03/esquerdismo-e-mais-importante-que.html

Mr X disse...

O Brancaleone mencionou Cuba, de fato, se os petistas tivessem problema com ditaduras, nao seria tempo de denunciar Fidel e cia?

O fato e' que eles nao tem problemas com ditaduras, se estas forem de esquerda. E' tudo manipulacao. Nao e' ditadura vs democracia como querem fazer crer, e' direita vs esquerda.

DIREITA disse...

democracia= a vontade da maioria sendo respeitada.creio que esta premissa se valia mais no regime militar do que nos dias atuais!

Mr X disse...

Eu me pergunto se o Sakamoto realmente acredita nas coisas que escreve...

Anônimo disse...

A questão não é o "sistema", mas sim o engajamento popular, pesamento coletivo e mais comunitario, coisa que povo brasileiro esta a anos luz de atingir!!!

Anônimo disse...

O Brasil na teoria é uma democracia, na pratica a sociedade é dividida em nobres e servos, Os politcos e ricos que interferem nesta sao a nobreza, os servidores publicos sao nobres de segundo escalão e o povao forma os servos.
Esses dias vi uma mulher brasileira que vive nos EUA falando que la ela trabalha fazendo faxina em casas. No inicio ela se sentia inferiorizada por isso pois no Brasil empregada domestica é discriminada, mas segundo ela la nos Eua trabalho é trabalho!
No Brasil quanto mais duro é o trabalho menos respeitado é trabalhador.Isso vem de uma sociedadew arcaica visto que antigamente um individuo podia ganhar um titulo de nobiliarquico desde que nao tivesse sangue infecto e jamais tenha realizado trabalho manual!!
eu percebo isso pois trabalho numa fabrica em SC e fico no escritorio num serviço simplorio parece que sou um nobre pelo tratamento bem superior que recebo em relação aos funcionarios do chao de fabrica. O interessante é que muitos deles tem mais qualificação e ganham mais do que eu mas sao, no entanto tratados como cachorro pela preopria empresa e sociedade por que fazem um serviço que suja ou pelo menso nao permanece cheiroso!!

GRAÇA NO PAÍS DAS MARAVILHAS disse...

Sem o ódio, o PT morre, por esta razão estes vadios re-alimentam o ódio da militancia

Rovison disse...

Anônimo, isto é uma das principais heranças da colonização portuguesa na América. É o oposto do que ocorre na áreas de colonização anglo-saxônica (Canadá e EUA). É uma mentalidade pré-capitalista.

Mr X disse...

Isto é verdade. Existe uma mentalidade anti-trabalho no Brasil, independentemente da classe social. O trabalho especialmente manual ou mais humilde é visto como degradante e coisa de gente inferior. Mas mesmo o empreendedorismo não vinga muito, é quase sempre atrelado a favores políticos. Temos uma classe parasitária de políticos, que são os que realmente se dão bem, e uma classe de empresários que vivem uma relação simbiótica com esses políticos. Pobres fazem trabalhos domésticos ou manuais sendo desprezados, e os da classe média fazem concurso para virarem funcionários públicos e não precisarem trabalhar de verdade. E eis aqui o Brasil.

Aqui outra do Olavo:
http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/12871-recordacoes-inuteis.html

Rovison disse...

É isso mesmo, X. Comentário perfeito. Tu descreveste em poucas palavras a estrutura social brasileira. A ética do trabalho e o espírito do capitalismo ainda são coisas pouco enraizadas no Brasil. Aqui quem trabalha de verdade, bota a mão na massa é pouco valorizado, agora o parasita que não faz absolutamente nada de útil mas tem um diploma de nível superior ganha bem e tem status. Vejo isso diariamente nas escolas onde trabalho. Pedagogas que são pagas simplesmente para cumprir horário na escola sem fazer absolutamente nada e isto ocorre em quase todas as escolas aqui na minha cidade. Serviço público no Brasil é um imenso cabide de emprego.

Rovison disse...

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1061396-procuradoria-vai-ajuizar-1-acao-criminal-contra-agentes-da-ditadura.shtml