sábado, 3 de março de 2012

Andrew Breitbart e a guerra cultural

Ele não era conhecido no Brasil, e mesmo nos EUA não se pode dizer que fosse uma figura famosa. Trabalhou com Matt Drudge no Drudge Report, e depois criou uma série de sites de notícias e comentários de orientação (neo?) conservadora. Como Steve Jobs, era uma criança adotada, irlandês étnico criado como judeu. De direita, sim senhor. Sua principal realização foi ter conseguido trazer à tona denúncias de malversação de fundos e assim acabar com o ACORN, organização esquerdista americana envolvida em uma série de mutretas.

O mais interessante sobre ele, no entanto, é que usava "técnicas esquerdistas". Xingava os esquerdistas nos mesmos modos, usava de artifícios para filmar vídeos escandalosos e depois colocá-los online. Com um vídeo, conseguiu a demissão de uma negra racista que comandava a Secretaria de Agricultura. Depois descobriram que o vídeo fora editado e tirara algumas declarações do contexto. Anti-ético? Talvez. Eficiente? Com certeza.

Com a publicação de fotos pornográficas, conseguiu a renúncia do deputado Democrata Anthony Weiner, acusado de mandar fotos do próprio pênis para estagiárias. De mau gosto? Pode ser. E daí? Fez o serviço.

Recentemente ele tinha anunciado que tinha um vídeo novo sobre Obama que poderia destruir suas intenções de reeleição. Hoje, poucas semanas depois, morreu de forma inusitada: no meio da rua, caiu morto no chão. Causas ainda desconhecidas. Tinha apenas 43 anos, aparentemente saudável. Coração? Talvez. Alguns estão suspeitando de assassinato por causa dos vídeos, o que parece pouco provável, mas nunca se sabe.

Além das eternas perguntas sobre a brevidade da vida e o inesperado da morte, o debate que surge é: deveria a direita imitar a esquerda nos seus métodos? Por vezes, os conservadores são demasiado bem-comportados, ficam em um chove-não-molha e acabam cedendo cada vez mais espaço ao movimento esquerdista.

Eu não sei bem na realidade, nem faz parte do meu interesse virar ativista. Só fico pensando cá com meus botões. Qual seria a melhor técnica de combate? Em uma de suas últimas entrevistas, Breitbart disse algo bem interessante: "A Direita tem focado sua energia e seu dinheiro no processo político, achando que isso é suficiente. Simplesmente deixou a cultura de lado. Mas a cultura é tudo e a mídia é tudo, e quando você chega no campo político, você já perdeu."

É isso aí. Talvez o que seja necessário é uma "longa marcha através das instituições", mas ao contrário.

23 comentários:

Autor desconhecido disse...

A direita está lidando e forçando algo totalmente novo na história humana, a popularização da intelectualidade...em outras palavras,espera que o ''mainstream'' se torne culto assim como parte deles (perceba que até mesmo dentro do movimento não existe uma maioria absoluta de intelectuais, é só adentrar em alguns sites e perceberá o que estou querendo dizer).
Durante a maior parte da história das civilizações, uma minoria intelectual tomou o poder e as instituições culturais enquanto que uma maioria foi mantida (e se deixou manter)como massa de manobra.
Talvez exista um fator genético como influência (no passado a maioria das pessoas tinham qi baixo, logo não seria problemático uma minoria que saiu diferente conseguisse manter as ordas sem muita dificuldade).
A esquerda, em meio a todos os seus devaneios, lida de maneira mais realista com essa realidade do que a ''direita'' (leia-se, que direita? existem várias hoje em dia).
Eu li faz algum tempo em um blog, um escritor americano que disse que ''deveríamos voltar para trás e não esquecer do público desinformado, não esquecer de usar um linguajar muito menos sofisticado, desacelerar para com eles''.
O fracasso parcial da direita nesses últimas décadas tem se dado justamente por causa de nossa crença que qualquer pessoa ''mainstream'' é capaz de enxergar com clareza o que para nós é extremamente óbvio.
Mais uma vez,talvez ocorra algum fator genético embutido aí.
Talvez os conservadores façam parte de um futuro próximo, talvez sejamos especiais em relação ao resto, porque é complicado ver uma pessoa vendo globo ou cia ilimitada e acreditar em tudo o que eles dizem sem ao menos se questionar. Tem de ter uma explicação do porquê que eu me tornei assim, mas não o meu vizinho. Será que é questão de tempo para que ele acorde? ou será que mesmo que ele acorde, será somente se as massas acordarem?( comportamento de ovelha)
Eu vejo o nosso movimento como no caso dos peixes que vão em direção contrária do cardume, enquanto que o último segue direto para a barriga do tubarão, nós seguimos em direção oposta.

GRAÇA NO PAÍS DAS MARAVILHAS disse...

Mister X, OBAMA é blindado pela MAÇONARIA UNIVERSAL...O que o sr me diz sobre a avó de OBAMA que insistia em dizer que ele nascera no QUENIA, e inexplicavelmente, morreu na véspera dele tomar posse como presidente

Esqueceu-se disto?

Rovison disse...

"A Direita tem focado sua energia e seu dinheiro no processo político, achando que isso é suficiente. Simplesmente deixou a cultura de lado. Mas a cultura é tudo e a mídia é tudo, e quando você chega no campo político, você já perdeu."

É o que vem dizendo há anos Olavo de Carvalho. Sem a retomada de espaço na mídia e no meio cultral não há a menor chance de os conservadores virarem o jogo contra os esquerdistas.

Melo disse...

Ou: "nada está na política de um país que primeiro não esteja na sua literatura"

Chesterton disse...

A Direita tem focado sua energia e seu dinheiro no processo político, achando que isso é suficiente. Simplesmente deixou a cultura de lado. Mas a cultura é tudo e a mídia é tudo, e quando você chega no campo político, você já perdeu."
chest - quem fala isso há décadas é o Olavão...

Chesterton disse...

dá para começar aqui

http://townhall.com/columnists/johnhawkins/2012/03/02/20_obvious_truths_that_will_shock_liberals/page/2

Rovison disse...

http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/12862-porque-a-direita-sumiu.html

Mr X disse...

Por que será que agora estão falando em relações "homoafetivas" em vez de "homossexuais"? Eis outro neologismo novolinguïstico, são esses pequenos detalhes que fazem a diferença na vitória da esquerda. Vejam esta reportagem, só fala em "homoafetivos":

http://oglobo.globo.com/pais/nasce-primeira-crianca-brasileira-com-dupla-paternidade-4128160

E quem vai dar de mamar pra criança?
Como diziam naquele programa de TV, "Não é a mamãe"... Kkkkk.

Rovison disse...

Homoafetivo passa a ideia de que as relações sexuais entre dois homens ou duas mulheres são mais baseadas no afeto, no carinho do que as relações entre heterossexuais. Como esses esquerdistas e gayzistas são pilantras, vigaristas, safados.

Chesterton disse...

Lembram do Obama? CHANGE! O cara quebrou o país para haver CHANGE, e agora me sai com essa:

"The change we fought for in 2008 hasn't always happen as fast as we would have liked. After all that's happened in Washington, sometimes you look and see the mess and it's tempting, I think, to sometimes say, 'You know what, maybe change isn't possible. Maybe that spirit that we had, maybe we were naive.'

chest- mas que fdp!

Chesterton disse...

Mr, porque homoafetividade é normal, e homosexualidade é um desvio da normalidade (notem que a Norma - estatística- não é invenção minha), daí se rpoliticamente mais palatável. irmãos e pais e tios tem homoafetividade assim com oheteroafetividade.

AF disse...

Mr. X,

Muita gente se pergunta ou até se impressiona como a esquerda e minorias conseguem, com sucesso agir e mandar no povo e como há tantas organizações de esquerda assim.

Essa questão envolve um dos principais combustíveis da ação da esquerda, o ódio que precisa ser alimentado constantemente para que eles tenham ação, pois isso é uma das coisas que faz a esquerda agir.

Esse combustível não faz muito parte da direita e muita gente pode até achar que a direita tem que agir com ódio também, sendo que a direita pode agir pelos seus verdadeiros ideais, em nome do seu povo, da defesa dele, contra a esquerda e contra as mentiras da esquerda.

No movimento negro por exemplo, é muito falado que a sociedade tem uma dívida com os negros, que o branco é opressor malvado e que o negro é coitadinho, mas se o movimento negro contasse que os negros tiveram uma sólida colaboração na escravidão e até escravizaram, que a sociedade atual não tem nada haver com cosias que aconteceram a mais de dois séculos e que muitos brancos lutaram pelo fim dela, aí ele já não fomentaria esse ódio.

Por um lado a gente vê como a esquerda é burra, vive de rancores, falácias e mentiras para agir. A direita não, ela é realista, vive da verdade e dos fatos.

E é por lutar pela população, pelos fatos, pela verdade que a direita / cristãos tem que agir contra esquerda.

Por exemplo, o Luciano Ayan, abordou uma estratégia da esquerda que está passando desapercebida por muitos da direita: a guerra de processos judiciais, com um claro objetivo de intimidar pastores, pessoas que são contra o movimento homossexual, contra cotas, contra o aborto e contra os ideais da esquerda. Some isso com a indústria de danos morais já existente no Brasil.

Por isso que vemos pastores, sendo acusados injustamente de serem homofóbicos, pessoas sendo acusadas injustamente de serem racistas e até comerciais.

AF disse...

Em 2010, por exemplo, o apresentador Datena foi preconceituoso com os ateus e os ateus o xingaram e lançaram o processo contra ele e teve um que ganhou R$ 10.000 reais na primeira instância!

Agora, existem ateus que são preconceituosos contra os cristãos e publicamente disseram coisas até piores na internet, por exemplo:

PC Siqueira, que falou: "Basicamente o que eu acho que as pessoas religiosas são mais hipócritas do que as pessoas que não são religiosas é porque o fato das pessoas religiosas acreditarem de fato que estão trabalhando por uma causa melhor, sendo que elas são idênticas a todas as pessoas do mundo. São tão falhas, tão é... egoístas, tão estúpidas e tão... mesquinhas, quanto, todas as outras pessoas que não são religiosas. Nesta altura você deve estar pensando em me xingar já, em falar que eu tô me achando, que eu sou, sei lá, arrogante em falar todas essas coisas, que eu estou generalizando, e de fato eu estou generalizando sim."

Imagine que o PC Siqueira diga a mesma coisa, mas substituindo pessoas religiosas por negros, por juízes, gays, por mulçumanos (também são pessoas religiosas, mas pessoas religiosas para os ateus são os cristãos, mulçumanos já não podem ser criticados e em alguns casos os ateus até servem de idiotas úteis para eles).

Dráuzio Varella - que mentiu descaradamente e disse absurdos sobre os cristãos.

Cauê Moura - que também mentiu e disse: "Hoje eu vou falar sobre você, que é um cristão hipócrita que não vale o ar que respira."

Imagine a mesma coisa: ele tivesse falado de negros, juízes, gays, mulçumanos, ou qualquer outra "minoria" protegida pelos idiotas úteis da esquerda.

Daniel Fraga - sem comentários.

Até comentei que nesse caso muita gente da direita desanimaria, pois poderiam comentar e com razão que os nossos tribunais já estão bem contaminados por ideologias da esquerda, sendo que não custa tentar, pois pelo menos iriam ver que estamos processando, podemos tentar outros meios, lançar campanhas contra uma pessoa assim, qualquer coisa, pois em certos casos, a direita tem sim que por a boca no trombone.

Dom Moleiro disse...

Realmente acredito que a direita mundial está dormindo em berço esplendido sem se importar não somente com a cultura ,mas com outras coisas também ,tais como o combate às investidas da esquerda e até a luta armada ,que é no meu entender a única maneira de derrubar tiranos .
A cultura á primordial para a formação política de um povo .Sem ela este mesmo povo fica à mercê de aventureiros .Tem um pais na Amérdica latrina chamado brazil (em minúscula sim) onde isso ocorre à décadas ,e a direita passou a ser apenas um outro braço da esquerda .
Abraços

Mr X disse...

Acho que usam "homoafetividade" para não indicar tão diretamente que eles gostam é de tomar no fiofó... Parece que é só afeto e carinho, nada de mais. Por outro lado, jamais ouvi alguém falando em "heteroafetividade"... ?

Essa do Obama é hilária. Change, indeed.

Anônimo disse...

deveria a direita imitar a esquerda nos seus métodos?

Definitivamente não.

E não usar os métodos da esquerda não significa abandonar a guerra no âmbito cultural.

Engraçado, pois pensar o contrário disto é uma demonstração de já estar infectado com o pensamento esquerdista: ou você luta a guerra cultural desonestamente, da maneira esquerdista, ou não luta. Hahaha... quer dizer, ou você se rebaixa ao nível miserável deles, de modo a tornar-se exatamente igual a eles, ou não luta.

Como se não existisse a possibilidade de ocupar os espaços culturais de forma honesta.

Brancaleone disse...

Deixem a esquerda mandar um pouco. Dura pouco e a situação acaba ficando tão ruim, mas tão ruim que acabam entregando o poder de novo para a direita.
Lembram da Revolução Francesa?? Pois é, virou, mexeu (e se guilhotinou) que acabaram entregando o poder a Napoleão para que consertasse tudo...

AF disse...

Brancaleone,

Boa observação, mas a esquerda apesar de ser burra, em certos pontos ela não é boba. São pontos por exemplo que muita gente de direita dá bobeira, como ir em frente.

O que me preocupa, é que a esquerda também tem meios de se manter, arrisco dizer: eternamente no poder.

Aqui no Brasil ela pode contar sempre com o bolsa família se manter com os votos do Nordeste, Minas e Rio.

Sem contar também o apoio das minorias cada vez mais fortalecidas pela esquerda.

Já li também no mídia sem máscara, que a esquerda até procura dar alguns incentivos a certas empresas e diminuir certos impostos para que elas ajudem a sustentar o governo e eles se mantenham no poder.

O apoio da mídia nem se fala (apesar de muita gente mesmo está perdendo a cada dia a confiança nela).

Imagina o dia em que virarmos uma ditadura e o povo se revoltar a desculpa que a mídia vai dar e chamar todos de rebeldes, extrema direita, nazistas, retrógrados, etc?, e o dia que a Europa estiver quase virando um califado e as poucas forças que restarem se revoltarem contra os mulçumanos? Imagina o que a mídia vai dizer?, e não tenha dúvida que ela ficará do lado dos mulçumanos / esquerdistas.

Chesterton disse...

Tem uma tese por aí que diz que de 30 em 30 anos o povo pira e coloca um palhaçõ esquerdista no poder, como se fosse um wishfull thinking coletivo. Aí, 10 anos depois, a economia em pandarecos, a direita, ou melhor , a racionalidade retorna e joga a utopia para lá. Sabendo desse ritmo é possível juntar uma grana comprando na baixa.
As vezes os povos tem sorte, como parece ser o caso da Venezuela, outras vezes não tem, como é o caso cubano.

Mr X disse...

Inglaterra islamica?

http://www.christian.org.uk/news/well-mock-jesus-but-not-mohammed-says-bbc-boss/

Bem, que se f...!

DIREITA disse...

"Imagina o dia em que virarmos uma ditadura e o povo se revoltar a desculpa que a mídia vai dar e chamar todos de rebeldes, extrema direita, nazistas, retrógrados, etc?, e o dia que a Europa estiver quase virando um califado e as poucas forças que restarem se revoltarem contra os mulçumanos? Imagina o que a mídia vai dizer?, e não tenha dúvida que ela ficará do lado dos mulçumanos / esquerdistas."

a Europa não vai virar um califado pois europeus não estão se convertendo ao islamismo. ademais albaneses e kosovares são pessoas relativamente européias sobre total islamização ,e o que vemos é esta gente seguir o islão de um modo diferente dos médio orientais ,norte africanos e hindustânicos!europeus adaptaram o cristianismo a suas capacidades intelectuais e comportamentais e certamente,se for o caso, faram o mesmo com o islão!

DIREITA disse...

X,me responda uma pergunta; quem esta na frete nos comentários censurados ,eu ou o autor desconhecido?

Mr X disse...

Acho que estão empatados... Se a Bárbara e o AN voltassem, haveria concorrência.