segunda-feira, 23 de maio de 2011

Mocinhos e bandidos

Uma matéria sobre o "comércio solidário" chamou minha atenção para todas as picaretagens que existem em nome do social. Basicamente, o pequeno fazendeiro africano ou guatemalteco pobre planta lá o seu café ou seu cacau, mas precisa pagar para conseguir o tal certificado de "comércio solidário" e vender o café a um preço maior. O lucro, no entanto, não vai exatamente para o seu bolso.

Quem ganha? O consumidor, que se sente todo superior crente que está ajudando os infelizes africanos e guatemaltecos que jamais ajudaria na vida real. O Starbucks, que vende o seu café a um preço maior para os otários. A ONG alemã, que tem o monopólio da certificação e recolhe a taxa de todos os pequenos fazendeiros que seguem sua cartilha.

Qual a explicação para isso? A mesma que se encontra no apoio aos palestinos, e na maioria das grandes causas progressistas. O tradicionalista americano Lawrence Auster, em bom post traduzido pela Dextra, dá a dica:

A resposta se encontra no "roteiro" do esquerdismo moderno, no qual todos os fenômenos da sociedade esquerdista são automaticamente encaixados. Como já expliquei antes, o roteiro esquerdista tem três personagens: (1) o esquerdista, que representa o princípio da bondade, definida como compaixão para com e inclusão dos não-brancos/não-ocidentais e outras vítimas; (2) o não-esquerdista, que representa o princípio do mal, definido como ganância, discriminação e intolerância para com não-brancos/não-ocidentais e outras vítimas; e (3) o não-branco/não-ocidental ou outra vítima, que não é ele mesmo um  ator moral, nem mesmo um ser humano totalmente formado, porque sua função no roteiro não é fazer nada, mas sim ser o recipiente passivo ou da bondade do esquerdista ou da maldade do não-esquerdista. Se o não-branco/não-ocidental fosse um ator moral, então suas próprias ações, inclusive suas más ações, teriam que ser julgadas. Mas julgá-lo negativamente seria discriminá-lo, o que viola o próprio significado e propósito do esquerdismo -- a eliminação de toda a discriminação contra não-brancos-não-ocidentais como as vítimas históricas da maldade não-esquerdista. Portanto, o não-branco/não-ocidental não pode ser visto como um ator moral -- como um ser humano que age e é responsável por suas ações.

A explicação é tão boa, que serve para quase qualquer coisa. Por exemplo, para o caso "dos livro do MEC" é a mesma. Eis um trecho do famoso livro:
A classe dominante utiliza a norma culta principalmente por ter maior acesso à escolaridade e por seu uso ser um sinal de prestígio. Nesse sentido, é comum que se atribua um preconceito social em relação à variante popular. 

Os intelectuais e políticos de esquerda são os bonzinhos que não querem que os manos da perifa sofram "preconceito linguístico" e lhes ensinam que seu jeito de falar também é "correto". A classe dominante é formada por preconceituosos malvados que tem preconceito contra quem fala errado. Enquanto isso os pobres continuam sempre ignorantes, mas quem se importa?

Uma vez que você entende esse mecanismo, já não consegue mais levar a sério a preocupação dos progressistas com os pobres, os desvalidos, os gays, os maconheiros, os índios, as populações ribeirinhas, etc. Eles são apenas peões nesse jogo.

30 comentários:

Anônimo disse...

Você está ficando iluminado, mano.

Chesterton disse...

isso deriva da mania dos negros americanos chamarem os negros que querem estudar de (fingir de branco".

Mr X disse...

Aqui também já teve uma moda de querer considerar o "ebonics" uma língua própria. Mas não deu muito certo. Quem não se comunica, se trumbica.

Brancaleone disse...

Péra ai Mr X!!!
Pra que um texto destes? Ainda existe "esquerda"? Essa idéia de jirico não acabou lá por outubro de 1917?
Fala sério.
Ser de esquerda já era, saiu de moda faz um tempão. De fato, os que ainda se intitulam "esquerda" são uns românticos, uns sujeitos sem sorte na vida, sem competencia e que querem que os que tiveram sorte e competencia dividam seus lucros com eles...
Mas falando sério mesmo o seu texto é primoroso. De fato, a esquerda age como as lombrigas. Precisam da m..., da pobreza e da miséria para existir e reproduzir.

Mr X disse...

Agora não chama mais esquerda, nem socialistas. São "progressistas".

Muda o nome, porém...

Mr X disse...

Gente, o AN sumiu mesmo, né? :-(

Chesterton disse...

ontem me preocupei com ele, será que ficou doente?

Anônimo disse...

Não aconteceu o fim do mundo.

Mas ocorreu o fim do AN!

Será culpa do OC?

Maisvalia

Anônimo disse...

No seu último artigo, "O Futuro que a Russia nos Promete", o Prof. Olavo de Carvalho cita negativamente o positivismo. Agora o Nascimento vai ter um piripaque...

Mr X disse...

Uma boa discussão aqui sobre a função do status social no progressismo:

http://www.amnation.com/vfr/archives/019442.html

Só para quem entende inglês e não tem medo de se ofender.

Xi... Será que foi esse texto do OC que acabou com o AN? :-(

maisvalia disse...

Foi a pá de cal do OC no AN, hehehe

Augusto Nascimento disse...

Para ser honesto, só li o texto de O.C. há pouco. Ele ficou tanto tempo sem atualizar o site (será que o Diário do Comércio criou juízo?), acabei parando de frequentá-lo.
Pois é, enquanto os positivistas malvados combatiam a Escravidão e expulsavam os escravocratas do seu meio, a Igreja e o "Rei" defendiam a nossa "instituição peculiar" e até possuíam escravos-a primeira até o fim, o último durante muitos anos. Não bastava o Brasil ser o último país do Ocidente a abolir a Escravidão, tínhamos, segundo o "neto de Marco Aurélio"-se vocês também fossem netos de D. João, prefeririam ser netos de Marco Aurélio- que libertar os escravos só no Século XX... se fosse realmente indispensável. O Brasil tinha uma "democracia" com escravos (oh! éramos uma verdadeira Atenas, quem diria?), sem eleitores, com eleições feitas a bico de pena e golpes dos capoeiras, que se dedicavam a matar dissidentes às vistas de todos na própria Capital do Império. Tudo isso com a aprovação do nosso imperador democrata! Mas nosso amigo monarquista é assim mesmo. Estamos falando do homem que elevou Adams a guardião da Constituição Americana, fingindo ignorar que-como denunciara Jefferson- Adams queria derrogar a Constituição e implantar a monarquia na América e que, na presidência, Adams fez descer um reino de terror como não haveria igual no país até a Guerra Civil-a ponto de ser necessário à Virgínia, último refúgio da democracia americana, oferecer asilo àqueles que caíam na antipatia do chefe federalista. Ele deve achar que todos leitores dele são como nosso velho conhecido, o homem que sabia javanês, que cita livros "indispensáveis à discussão" dos quais só conhece o link para a Amazon. Nosso amigo monarquista e astrólogo é esperto, mas precisa aprender que, quando é muita, a esperteza acaba devorando o esperto.
Mas eu estou curioso mesmo é com essa relação de amor-e-ódio do Astrólogo com a Rússia. Ele adorava os pan-eslavistas, vivia gabando Dostoiévski, mas, agora, só para fazer birra com Duguin, ele elegeu a Rússia e os pan-eslavistas como responsáveis por todos os males do mundo, do comunismo ao nazismo. É mesmo uma metamorfose ambulante...

Augusto Nascimento disse...

"... jogaram o país numa sucessão de golpes e ditaduras que só acabou em 1988 para dar lugar a uma ditadura modernizada com outro nome."
Quem diria: o regime em que as pessoas podem eleger livremente seus representantes é uma ditadura "modernizada" (e não só com o PT no poder, mas desde 1988 segundo o astrólogo). O regime em que pessoas eram escravizadas e em que os cidadãos não podiam escolher seus representantes era..."a única democracia que havia no continente" (os EUA não fazem mais parte do nosso continente, eu imagino). Olavo de Carvalho não quis escolher entre Aurélio, Houaiss e Aulete, resolveu usar o Dicionário de Novilíngua.

Chesterton disse...

ufa...tá vivo.

Anônimo disse...

Caramba, o AN ainda não leu o livro do Benjamin N. Morris. Faz questão de permanecer fora do debate para poder continuar disparando suas opiniões ignorantes sobre a história da política norte-americana. E ainda quer passar pito no OC, que está debatendo com o Duguin...ai ai ai, ô dor de cotovelo. Vai estudar rapaz! Pare de continuar se humilhando dessa maneira na frente dos outros.

O Homem que sabia Javanês

Mr X disse...

Ele voltou. :-)

Quer dizer que o AN concorda com o Duguin? Estranho. Tudo para derrotar OC...

maisvalia disse...

Além de voltar, retornou afiado conta a vítima preferencial, hehehehe

Anônimo disse...

fazendeiros africanos que são em sua maioria brancos sendo cassados no zimbabue e na africa do sul .
.
quanto a israel :é um estado criado em cima do genocidio do povo arabe arabes foram expulsos de suas casas ,deixaram seus comercios e plantações para traz ,porque os judeus ,apesar de ja terem um territorio no extremo leste da russia, só pra eles ( presenrte dos soviéticos),queriam mais e mais !

Vitor disse...

Anônimo, o senhor está falando uma gigantesca asneira.

Soviéticos não dão presentes, não era muito do feitio deles.

Os árabes abandoram suas terras porque 1 - Foram atraídos com promessas falsas pelos líderes sírio, egípcio e Jordaniano; 2 - No reboco da guerra genocida que promoveram contra Israel os judeus aumentaram suas terras por motivo de segurança.

Lembrando que 30% da população de Israel é árabe.

Anônimo disse...

Vocês vão gostar dessa:

http://oglobo.globo.com/blogs/moreira/posts/2011/05/24/casal-canadense-decide-criar-bebe-sem-definir-sexo-382370.asp

Augusto Nascimento disse...

"Quer dizer que o AN concorda com o Duguin? Estranho. Tudo para derrotar OC..."
Eu acho que os dois são loucos furiosos. Como dizia Emmanuel Todd, não precisamos escolher entre campos de copncentração comunistas e campos de concentração fascistas; também não precisamos escolher entre o maluco que quer que a Rússia domine o mundo e o maluco que quer que o Departamento de Estado domine o Universo, temos é que mandar os dois para um manicômio judicial. É Olavo de Carvalho quem mudou de ideia-novamente!- ele já renegou Cristo, Marx, Maomé, o sheik maluco e, agora, os pan-eslavistas. Que vocação para Judas!
"Faz questão de permanecer fora do debate para poder continuar disparando suas opiniões ignorantes sobre a história da política norte-americana."
O homem que sabia javanês tornou-se o homem que tinha um link- e só isso! Quando eu ouço falar nos livros "essenciais"-como os dos "astrônomos" jesuítas que "provaram" que o Sol girava em tornoda Terra- da trupe de Olavo de Carvalho, eu levo a mão aos Federalist Papers e à biografia de Jefferson por Francis W. Hirst, já ouviu falar? Ah, Olavo de Carvalho ainda não citou tais livros heréticos(nem estas, nem "fonte primária alguma", fonte primária talvez seja coisa de comunista...)
"Vai estudar rapaz! Pare de continuar se humilhando dessa maneira na frente dos outros."
Sei, grande figura está fazendo o homem que sabia javanês, que absorveu seu imenso conhecimento da Constituição Americana de um link do Olavo de Carvalho-ler o livro também já seria demais! Também recebeu todo seu conhecimento astronômico de O.C., o homem que calculava mal, o homem que superou Galileu e Newton a golpes de Escolástica. Se Lima Barreto estivesse vido teria que escrever um novo livro: "Triste Fim do Homem que Sabia Javanês".

Anônimo disse...

O AN ficou muito bravo com o link para o livro do Morris, ele não fala de outra coisa, ele não quer nem saber do conteúdo, só valem os livros que ele citar. O AN nasceu sabendo tudo, ele é o logo divino encarnado, ele nunca mudou de idéia, sempre soube quem são os melhores, os piores, os certos e os errados. Em suma: é um rematado e arrogante idiota, que agora se coloca olimpicamente acima do OC e do Deguin, afinal quem são esses dois merdas perto dele? Tá parecendo o Marcelo Coelho na Folha, que paira sublime acima das ideologias, da direita e da esquerda. Que comédia, que comédia. É o homem que sabe javanês e só fala groselha também nesse idioma.

Anônimo disse...

Anônimo, o senhor está falando uma gigantesca asneira.

Soviéticos não dão presentes, não era muito do feitio deles.

...................................
Republica Socialista Sovietica Judaica de Birobjan

Uma das fontes é a wikipedia em português:http://pt.wikipedia.org/wiki/Birobidjane em inglês, mais completo: http://en.wikipedia.org/wiki/Birobidzhanhttp://www.morasha.com.br/conteudo/ed29/birobidjan.htmhttp://www.morasha.com.br/conteudo/artigos/artigos_view.asp?a=790&p=0
...................................
...................................
Os árabes abandoram suas terras porque 1 - Foram atraídos com promessas falsas pelos líderes sírio, egípcio e Jordaniano; 2 - No reboco da guerra genocida que promoveram contra Israel os judeus aumentaram suas terras por motivo de segurança.
...................................
mentira,desde 1918 a população judaica começou a aumentar na atual israel ,ao mesmo tempo arabes
vitimas de atos de terror eram forçados a deixar sua sociedades para traz!

Mr X disse...

Olha só, uma coisa que nunca entendi foi essa peninha toda que os nacionalistas brancos tem pelos palestinos. Ainda se fossem arianos! Não, são os mesmos muçulmanos árabes que estão acabando com a Europa.

Só o ódio aos judeus explica.

No mais, as terras da região faziam parte do império turco por centenas de anos e depois estiveram sob domínio britânico. Ao mesmo tempo em que é possível que alguns habitantes tenham sido expulsos, também é verdade que muitos mais árabes vieram para a região assim que ela começou a se desenvolver.

O que chamam hoje de "refugiados" são na verdade descendentes de descendentes de pessoas da região, alguns dos quais eram apenas trabalhadores temporário. É o único caso de "refugiados" que atravessam gerações.

Vitor disse...

Certíssimo, X.

Anonimo, você acha que a República Soviética da Ucrânia era um PRESENTE? Reflita sobre isso. Uma dica: 3 milhões de mortos de fome.

E o fato da população judaica ter aumentado entre 1918 e 1947 não tem nada a ver com o êxodo árabe. Houve violência entre os dois povos, mas ambos se atacavam mutuamente. Só depois dos árabes tentarem uma guerra genocida que os palestinos foram expulsos. 750 mil palestinos foram expulsos. Só que...1 milhão de judeus foram expulsos dos países arabes tambem, mas disso ninguém fala, porque não é politicamente correto.

Augusto Nascimento disse...

O homem que sabia javanês não sabe nem escolher as próprias ofensas, tem que repetir as minhas! Nem isso ele aprendeu com o falastrão discípulo do sheik.
"O AN ficou muito bravo com o link para o livro do Morris, ele não fala de outra coisa, ele não quer nem saber do conteúdo, só valem os livros que ele citar."
Realmente, quem precisar ler livros quando se tem um link? Eu tinha esquecido: fontes primárias só podem ser exigidas dos comunistas! Por que Olavo de Carvalho foge das fontes primárias como as olavettes fogem dos livros? Por que ele se recusa a citar as palavras dos criadores da Constitução? Por que ele se recusa a citar a doutrina da Igreja com relação ao movimento dos astros? Mas a olavette não é o divino encarnado, é o terreno abobalhado mesmo..., mas ele tem um link (ler o livro já seria esforço demais para a cabecinha dele). Tremei James Madison, tremei Jefferson, tremei Hamiltom, tremei Newton. Pobre Galileu: "Cesse tudo o que a Musa antíga canta,
Que outro valor mais alto se alevanta."
Quer dizer que eu tenho que escolher entre Duguin, cujas ideias o próprio Olavo de Carvalho rejeita radicalmente, e o empregado do Departamento de Estado? E você escolheu entre nazismo e comunismo ou se dá o direito de "pairar olimpicamente" sobre as duas porcarias? Quer dizer que eu tenho que apoiar o maluco russo ou então o canalha que atacou a Sagrada Bandeira e a República? Lamento, mas sou um patriota, amo a Sagrada Bandeira, pavilhão da Justiça e do Amor, e não quero nem os russos nem o Departamento de Estado mandando no Brasil, obrigado. Se Olavo de Carvalho, agora, quer usar o samba do russo doido para justificar sua traição, o problema é dele e de seus sectários, os homens que sabem javanês.

Anônimo disse...

Ai gente, como é feia a inveja do AN. O OC debulhando o Duguin e o AN arrotando auto-elogios! AN vai pra casa dormir ou troque o fornecedor da sua cocaína. Você precisa de ajuda. É sério, cara, sua burrice e ignorância estão lhe fazendo mal. Você vai acabar somatizando esse ódio.

Augusto Nascimento disse...

Sei, ele está debulhando o sujeito que defende as mesmas coisas que ele defendia depois: os pan-eslavistas eram maravilhosos, a vitória do marxismo foi culpa do Ocidente, etc, etc. Para quem acha que Rumsfeld é um gênio militar e debulhou os adversários iraquianos e afegãos dos EUA...
Quanto a autoelogios, eu cito o que OC-em período mais lúcido da vida dele, quando ainda não tinha sido transtornado pelas olavettes- respondeu a Rubem Alves, que o acusou do mesmo: o fato de alguém não se considerar tão ruim quanto um certo idiota não significa que esse alguém tenha uma ideia muito alta de si, significa que tem uma opinião muito baixa do referido idiota.
"É sério, cara, sua burrice e ignorância estão lhe fazendo mal."
Ignorante como Newton e Galileu, que não previram o advento do homem que calculava mal e da Física Olaviana ou ignorante como Olavo de Carvalho, analista político da Revista Amiga, que acha que Lacerda foi cassado por ser "bonitão"?
"Você vai acabar somatizando esse ódio."
Ah, tá, saudável só o ódio contra o Brasil e contra a Sagrada Bandeira. Os gritos de Olavo de Carvalho ofendendo todo mundo que não faz as vontades dele são sintomas de uma saúde de ferro...

Marcio B. Silva disse...

Senhores, talvez vocês não tenham percebido, mas desde que Ernesto Laclau ensinou para os estrategistas de esquerda que;

O "saber público" não atua apenas como uma espécie de juiz ou observador, mas, como um CRIADOR DE DEMANDAS.
Para Laclau, a formação de demandas que orientam movimentos sociais apóiam-se sempre em significantes flutuantes, ou seja, significantes suficientemente ambíguos e polissêmicos capazes de atrair para si uma diversidade de significados, reduzindo a diferença e consolidando a identificação necessária para a ação."
Ou seja, não importa se haverá aquecimento ou resfriamento, e é muito menos importante provar cientificamente qualquer coisa, o importante é criar um "saber popular" que qualquer idiota, criança ou político demagogo possa repetir, quando quer explicar ou reivindicar qualquer coisa. Essa massa de idiotas falando os mesmo termos, mesmo que para assuntos diferentes é que criam uma DEMANDA. Essa demanda será preenchida pela criação de novas instituições exigirá injeção de recursos públicos, funcionários públicos, ou seja, novas burocracias e novos poderosos.
Os "significantes flutuantes" que Laclau define, são significantes vazios, como "sustentabilidade" , "justiça social" ou "igualdade social" ,termos que podem ser usados a qualquer hora para qualquer coisa, por qualquer idiota , para explicar pseudo-cientificamente qualquer ação política.

Quando as questões ambientais começaram a ser usados politicamente como "significantes flutuantes" o improvável (ainda não provado) aquecimento global antropogênico empurrou para a margem da discussão questões importanes como o uso de enegia nuclear, poluição das águas, poluição do solo, lixo no mar, desmatamento das florestas, tráfico de animais, biopirataria , mineração em áreas de floresta , pelo simples fato de que se essas questões reais fossem resolvidas, as demandas cessariam acabando como o problema, ao passo que acreditar por fé que que as mudanças climáticas globais são absolutamente antropogênicas geram demandas que jamais acabam. O mesmo ocorre com as demandas criadas pela tal da "igualdade social" ou " justiça social" , onde só cessariam as demandas para essa causa quando a musica "imagine" do John Lennon se concretizasse.
Por isso vemos dirigentes de ongs ou de movimentos sociais cheios de idiotas, ditando regras, assumindo governos e ministérios, criando leis internacionais e cobrando Royalties por selos verdes, selos azuis , selos da tolerancia e biodeversidade.

Augusto Nascimento disse...

Antigamente, Olavo de Carvalho dizia que a Igreja era oprimida pelo Império e que a República foi obra da ala católica fiel a Roma e trouxe a liberdade religiosa. Agora, a República é obra dos positivistas malvados e trouxe a tirania. Antes, Kepler era bom, e os pan-eslavistas, melhores ainda. Agora, bons são os "astrônomos" jesuítas, os pan-eslavistas eram monstros- e a Rússia é a própria morada do Capeta, que deve ser consagrada ao coração de Nossa Senhora de Fátima!
As opiniões de Olavo de Carvalho dependem de quem assina os cheques. "Prefiro ser essa metamorfose ambulante..."