quarta-feira, 4 de maio de 2011

Em quem você confia?

Pairam dúvidas sobre como morreu Obama: a primeira versão dizia que ele tinha tentado reagir e fora morto. Agora afirma-se que ele não teria arma nenhuma e teria sido executado na cama, indefeso. Como não fizeram autópsia, jamais dará para saber o que aconteceu. Uma das teorias mais interessantes é que Obama seria, na verdade, um prisioneiro dos paquistaneses, que finalmente o entregaram aos EUA em troca de alguma coisa. 

Porém, as dúvidas sobre a morte de Osama não são casuais: são propositais e têm, na verdade, uma grande utilidade. Por exemplo, agora a Casa Branca afirma que além de fotos tem um vídeo e uma série de documentos obtidos no bunker de Osama, mas está aguardando o "momento propício" para liberá-lo. É praticamente uma confissão: está na cara que as informações, por poucas e contraditórias que sejam, vão ir sendo liberadas a conta-gotas para tirar o máximo proveito eleitoral. Isto, no fim das contas, não tem nada a ver com a "guerra ao terror", e tudo a ver com as eleições de 2012.

Como sabemos que Obama realmente morreu, ainda mais agora que a Casa Branca afirmou que não divulgará as fotos do corpo? A única garantia que temos é a palavra do governo americano e da mídia. Dá para confiar? 

Há poucos dias atrás, a dúvida era em relação ao certificado de nascimento de Osama. A questão foi resolvida com a emissão de uma imagem digital do certificado. Resolvida? Na era do Photoshop, imagens digitais podem ser manipuladas, e jamais são 100% confiáveis. 

Mas e se fosse um documento real, mostrado na frente das câmeras em uma coletiva de imprensa? Mesmo assim, haveria quem não acreditaria. Afinal, o Governo está no ramo da produção de documentos. Um documento "falso" seria indistinguível de um verdadeiro.

O que estou querendo dizer é que tudo na vida em sociedade é uma questão de confiança. Mesmo o dólar é apenas um pedaço de papel que só vale enquanto as pessoa confiarem nele. Quando a confiança não existe mais, impérios ruem.

Quando o poder torna-se demasiado secreto ou hermético, passamos a não mais acreditar em suas declarações. Stalin costumava apagar seus desafetos das fotos, mas isso não enganava ninguém. Todo mundo sabia quem estava morto; todo mundo sabia que as estatísticas sobre a economia soviética eram mentiras deslavadas.

Será que o Governo Americano chegou no mesmo ponto? Talvez, mas quem é o Governo Americano? A foto abaixo é bem engraçada:



O comentário da Alt Right reproduzido na Dextra é que "se tivesse um boné, poderia ser confundido com um entregador de pizza". Realmente, a foto de Obama encolhidinho num canto, divulgada pela própria Casa Branca, é estranha. Até Hillary parece mais interessada na operação do que Obama. Além disso, fora Obama, são todos brancos. Que racistas!

Há quem diga que Obama seja apenas um "laranja", um fantoche politicamente correto. Nesse caso, quem estaria por trás dele? George Soros? Os comunistas? O clube Bilderberg?

Um tema que tem estado em voga é o das Sociedades Secretas. Grande parte dos presidentes americanos foram membros da "Skull and Bones". Há várias outras sociedades exclusivas entre os ricos e bem-conectados, como sabe bem quem assistiu o filme "A Rede Social". Estaria o verdadeiro Poder sendo exercidos em tais sociedades, longe dos olhares da mídia e da população? 

Quando você não confia nas fontes de informação oficiais, teorias da conspiração tornam-se a norma. E não falamos apenas do Governo aqui. A própria grande mídia perdeu sua credibilidade, e perde-a cada vez mais a cada dia.

E como confiar, se a mídia dedica-se cada vez mais a esconder, e menos a mostrar? Toda a vez que alguma turba enfurecida de muçulmanos queima algo na Europa, eles são referidos como "jovens", sem qualquer menção à sua origem ou religião. Também nos EUA, em qualquer crime que ocorre, quase nunca há uma descrição física do suspeito indicando sua raça ou origem (salvo que ele seja branco, aí pode). Afinal, se todas as informações fossem dadas, alguém poderia detectar aí um padrão politicamente incorreto...

De qualquer modo, o problema mesmo é que mundo é muito complexo, e, sendo assim, só podemos ter acesso a uma compreensão parcial deste, por mais que nos esforcemos. Todas as informações, mesmo as dos maiores gênios entre historiadores, filósofos ou analistas políticos e sociais, são incompletas e sujeitas a revisão. Talvez por isso as teorias da conspiração atraiam tanto: dão uma explicação coerente e simples para fenômenos muitas vezes incompreensíveis em sua totalidade, transformando em ordem o caos.

25 comentários:

Mr MacColin disse...

De fato Mr X, em quem podemos confiar? Creio eu que podemos sempre confiar nos fatos. Por exemplo, o que tem feito o Mr President após dois anos? Tem seguido os anseios democratas ou é fiel ao poder acima das suas supostas ideologias? Estas respostas são pra mim claras e independem dos comentaristas do JN.
Muito diferente de querer saber se o Obama tem 28% de aprovação como meus amigos americanos dizem ou se tem 48% como a Globo diz. Afinal de contas, qual a diferença ao meu senso crítico que isto faria?

Mr MacColin disse...

Aliás, meus parabéns pelo artigo. Muito superior aos rascunhos do Olavo no MSM sobre o caso Obama.

Mr X disse...

Antes que "alguém" levante o caso das WMDs, observo que também pode ter havido manipulação ali. Porém, no fim admitiram que estas não foram encontradas. Se fossem realmente espertos, diriam que encontraram as armas e as destruíram, talvez "enterrando-as no mar". E a morte de Saddam e seus filhos foi bem documentada.


Obrigado pelos elogios, MacCollin, mas não tenho nenhuma intenção de competir com o Olavo. O MSM é um bom site, mas tem uma ideologia bem definida que este blog não tem. O que, em alguns casos, talvez seja uma vantagem.

Mr X disse...

Realmente, se mataram mesmo o Obama, por que não mostrar as fotos?

Minha teoria é a seguinte: elles vão esconder as fotos, criando propositalmente a maior especulação. Aí, em outubro de 2012, logo na véspera das eleições, liberam as fotos, os vídeos, etc em nome da "pressão popular". Comprova-se a morte de Obama e o assunto volta à tona, desacreditando os críticos. E Obama é reeleito.

Ou isso, ou é mentira, ou estão querendo esconder alguma outra coisa. Não é possível que você tenha fotos provando a morte do maior terrorista da história e não as mostre.

Mr X disse...

Aqui tem fotos de alguns dos mortos na operação. Mas não foto de Osama:

http://www.guardian.co.uk/world/gallery/2011/may/04/osama-bin-laden-compound?picture=374256180

Será que algum dia vai aparecer? Cadê o Wikileaks nessas horas?

maisvalia disse...

Conspiração por conspiração prefiro acreditar em UFOS, até porque já avistei um, ou que Elvis - the pelvis esteja vivo, hehehe

Mr X disse...

O problema mesmo é que o governo Obama é um governo que parece estar empenhado em ESTIMULAR teorias da conspiração. Tem tantos segredos e coisas não mostradas... Pra quê?

Acho que eles QUEREM teorias da conspiração, talvez para distrair dos problemas econômicos? Ou essa é só mais outra teoria da conspiração?

Brancaleone disse...

Confiar? Eu não confio em ninguem. Quando faço a barba é debaixo do chuveiro, sem espelho porque não boto fé no sujeito que ficava me encarando no espelho.
E por acaso dá para confiar?
Na imprensa nem pensar. Imprensa não é tribunal nem é onisciente e como eu sempre digo, um jornal ou uma rede de TV são negócios como qualquer buteco, puteiro ou igreja evangélica e fazem as verdades que mais convem ao caixa
Na justiça? Fala sério. Por qualquer 100.000 voce compra um juiz honrado e ganha uns dois advogados dos bons de brinde...
( se bem que confiar em advogados é o supra sumo do ápice do máximo da ingenuidade...)
Pode parecer paranóia mas não dá para confiar em ninguem. Eu levo na boa. Me cuido, me protejo ( sigo a dieta de dois prozacs, dois lexotans e duas doses de cachaça, tudo em jejum - é uma beleza!!)
Sério agora. Não confie em ninguem e não se incomode com isso. Faz parte de se ser humano e do ser humano.

Anônimo disse...

PS - Nunca, jamais, sob nenhuma hipótese, razão, motivo ou circunstância confie num idealista ( se for de esquerda então, esconda carteira, feche bem a casa e deixe a cachorrada solta...)
Os ideaistas são a pior espécie de humanos. Aliás, defendo a idéia de que idealistas não são humanos.

Anônimo disse...

leia a teoria do REINALDO AZEVEDO sobre as fotos

eu ri muito...

GRAÇA NO PAÍS DAS MARAVILHAS disse...

Segundo Lula, a repercussão global da herança maldita dos anos FHC impedia o presidente norte-americano de se concentrar na captura do terrorista número um do planeta. “Foi só depois da implementação do Bolsa-Família que a CIA pode voltar a trabalhar com seriedade, pois, como eles mesmo disseram num relatório secreto, nunca na história dos serviços de inteligência americanos viu-se um programa de distribuição de renda tão extraordinário.”

Lula disse ainda que o programa Luz para Todos sem dúvida facilitou a pontaria dos soldados americanos que participaram da ação.

Mr X disse...

Gosto do Reinaldo Azevedo, mas às vezes ele tem umas teorias esquisitas. Por exemplo, isso de não mostrar as fotos. Bobagem. Tem que mostrar sim. Digo mais, o ideal mesmo seria o Obama anunciar uma coletiva de imprensa e erguer a cabeça cortada do Bin Laden, assim:

http://www.deccanchronicle.com/channels/world/north-america/italy-statuette-shows-obama-holding-bin-ladens-head-282

Além de convencer todo o mundo, ia apavorar os terroristas. É a linguagem que eles entendem. Mas enfim.

MBSjnr disse...

:: Bom dia, ladies and gentlemen... tá lá preto no branco: EUA sabiam o paradeiros de Obama, no mínimo, desde 2005.

http://www.counterpunch.org/shamir05042011.html

Vocês podem não concordar com todas as abstrações, mas vale o que está escrito - Abottabad era local suspeito desde então.

Anônimo disse...

Mr X,
Especialmente no primeiro e terceiro parágrafos você escreveu OBAMA ao invés de OSAMA rsrs..

Mr X disse...

É verdade, os dois são tão parecidos que confundi. Na verdade me dei conta logo depois de publicar, mas decidi deixar assim.

Edu disse...

Eu confio em padrões: o AN tem um padrão. Eu confio nele.

Chesterton disse...

Osama foi encontrado e assassinado com o auxilio de técnicas de tortura. É moralmente aceitável essa tortura?

Achei que muitos blogs entrariam no assunto, mas parece que não.

Mr X disse...

Se Obama torturou e matou, pode. Se fosse o Bush, não podia. Da mesma forma, guerrilheiros de esquerda podem matar, explodir, assassinar e roubar. Os outros é que não podem. Deu pra entender?

Chesterton disse...

mas fica por isso mesmo? não tem bnem explicação?

iconoclastas disse...

"Todo mundo sabia quem estava morto; todo mundo sabia que as estatísticas sobre a economia soviética eram mentiras deslavadas. "

hummm, pior que não, muita gente boa se deixou iludir pelos números soviéticos, Samuelson inclusive.


;^/

Anônimo disse...

Talvez o Osama tenha sido capturado vivo, e por isso ainda não mostraram as fotos e inventaram essa história do "enterro no mar".

Aldrualdo Silva disse...

E se o tal não morreu e pediu aos EEUU sua aposentadoria? Estaria bem nos conformes com a teoria da conspiração!

Então ele faz uma cirurgia plástica, muda a cara e se manda para um local distante, encerrando sua participação no terrorismo, indo lá cuidar de suas esposas,amantes e netos.

E mais uma vez o povo americano teria festejado a mentira!

Chesterton disse...

O secretário Carlos Minc, chegou pouco antes do início da marcha e vestia um colete feito a partir de fibras cânhamo.
- É uma alegria encontrar essa juventude. Estamos vivendo uma fase maravilhosa no Brasil. O Supremo deu ganho de causa aos homoafetivos e Censo do IBGE mostrou que negros e pardos já são maioria no país. Chegou a hora de dar um basta na discriminação desta substância.


chest- ele chamou os negros de maconheiros ou os maconheiros de gays?

Mr X disse...

Alguém me explica esse negócio de chamar de "homoafetivo"?!? Que termo mais gay!!

Pois é, mas a relação "homoafetiva" agora é sagrada. É mais do que a ultrapassada relação hetero, que só visa a "herança, patriarcalismo e procriação".

De acordo com o governo brasileiro, as coisas mais importantes na vida são dar o rab* e fumar baseado...

É, o Brasil vai ser a grande potência do século XXI!! Pode crer. Uma fase maravilhosa!!

E esse negócio de que "negros e pardos são maioria" também é bobagem; não mudou nada, só a autoclassificação de algumas pessoas ao responder uma pesquisa. Dã.

Chesterton disse...

http://29.media.tumblr.com/tumblr_lkjsa0vvlq1qzu2tdo1_400.gif