terça-feira, 7 de setembro de 2010

A fórmula de Deus

O cientista Stephen Hawking encontrou Deus. Não, não virou um born-again Christian depois de ser curado da sua paralisia por um pastor evangélico, ao menos até onde sei. Mas desenvolveu uma teoria.

Segundo Hawking, a ciência estaria próxima de encontrar uma espécie de Grande Teoria Unificadora, isto é, uma teoria que explicaria a origem do universo e o comportamento de todas as partículas. Trata-se da M-Theory, que os físicos de plantão (Bruno?) talvez possam explicar para os leigos já que eu não entendo patavinas.

De qualquer modo, o aspecto físico é o que menos importa. O aspecto metafísico é que dá pausa para reflexão.

O que eu sempre me perguntava desde criança era o seguinte: ou-quei, o Universo segue certas leis, por exemplo a lei da gravidade que informa que os objetos na Terra caem a uma velocidade (aceleração) de 9.8 m/s2. A questão é por quê? Por que tal aceleração e não outra? Aliás, por que existe a gravidade? Por que as coisas não podem flutuar? Por que o Universo tem essas leis e não outras?

Aparentemente, segundo Hawkings, as leis do universo são essas simplesmente porque não poderiam ser outras. Uma fórmula matemática perfeita demonstraria que as coisas são assim porque é o único modo em que o Universo poderia existir. Para Hawkings, Deus não está morto como sugeria Nietzsche: Ele apenas jamais nasceu. O Universo criou-se a si mesmo. Ou, melhor dizendo, o Universo é seu próprio Deus.

Tal idéia é bizarra para a nossa mente, que não consegue conceber conseqüências sem causa. Como assim, o Universo criou-se a si mesmo? Como? Por quê? Se nada existia antes, por que algo passou a existir? O Universo tem consciência?

O argumento de Hawkings parece aproximar-se um pouco do panteísmo dos antigos gregos. Ou seja, não há nada de novo sob o sol. Mas é uma boa desculpa para continuar com o velho mas sempre interessante debate entre ciência e religião.

E afinal, Deus existe ou não? Saberemos em breve, amigos. Muito em breve.



57 comentários:

Cláudio disse...

Li um livro um dia (não lembro o nome nem o autor) que era basicamente um filósofo e cientisticas divagando em torno do assunto. Lembro que a propabilidade, calculada pelos cientistas, de haver uma combinação aleatória de elementos para formar uma única molécula era de uma em um petagazilhão. Outro dado que os cientistas comentaram era de que se houvesse uma varição mínima em uma das três constantes universais, a vida já não seria possível. Eles não falavam em Deus ou coisa parecida, apenas relatavam os dados que indicavam a possibilidade de Universo ter um propósito. Não sei da respeitabilidade dos tais cientistas (não chequei suas credenciais) mas esses dois dados ficaram marcados na minha memória. Confesso que pensar nisso dá um nó na cabeça então é mais fácil escolher um lado e seguir em frente sem fazer mais perguntas. Só creio que, crente ou ateu, todos na hora H devem se perguntar "Now what?

Augusto Nascimento disse...

"Tal idéia é bizarra para a nossa mente, que não consegue conceber conseqüências sem causa."
Qual a causa de "Deus"? Ou melhor, por que "Ele" pode ter existido desde sempre (mas segundo a Bíblia só começou a trabalhar nos últimos 6000 anos mais ou menos), mas o Universo não? Comte ensinou que o Universo é regido por leis naturais-as quais devemos procurar conhecer: "Saber para prever, a fim de prover"-, não pela vontade de seres sobrena-turais. O selvagem,limitado por sua ignorância, acha que as forças da Natureza são deuses ou espíritos ou estão sob o controle de espíritos. Essa é a origem do pensamento religioso, correspondendo ao primeiro estado no desenvolvimento dos indivíduos e sociedades, que será superado pelo desenvolvimneto da filosofia e da ciência.

Roberto disse...

Esse seu "saberemos em breve" é de botar medo. Como diz minha mãe, o mundo acaba pra quem morre.

Klauss disse...

"Mas é uma boa desculpa para continuar com o velho mas sempre interessante debate entre ciência e religião."

Olha, eu discordo em dois pontos: esse debate nem é tão velho, tampouco interessante.

Quanto ao primeiro ponto, esse debate tem entre 200 e 400 anos.

Quanto ao segundo, aí é questão de opinião, heuehuehue...

Chesterton disse...

quem gostava desse assunto era a Maria do blog do tambosi.

Anônimo disse...

...e Woland: Não é Deus e sim a Morte ! Morte com "M" maísculo ! Tudo é criado em torno dela. Graças aos cientistas, médicos e engenheiros( sim, engenheiros ! ) teremos uma morte mais digna que aquele homem da caverna que teve um pulmão perfurado por um mamute enfurecido qualquer ! Agonizou por um dia... todo ! Deve ter sido um horror para aquela gente toda - parentes de voces, viu ? Menos do morto, coitado que não tinha filhos... um jovem de 14 anos... o macho alfa do pedaço não deixava ele carcar uma... - Bom, o que eu estou a dizer ? Ahhh, aquela gente toda a ver o menino, lá, estrebuchando, e não poder nada fazer e aí, um malandro... " Então, moçada, vamú rezá pro trovão ! " " Fazê o quê ? E prá quem ?!?!?, sabichão " ! " Já disse ! Meu nome é Homo... Homo Sapiens ! Rezá, Orá... É algo transcendental, neanderthal ! Tú num téim cerébro prá estas paradas ! Prá quem ? Ouviu o barulho lá fora... a claridade ? Prá ele !" " Vi a claridade primeiro... Ele quem ? " " Sei, lá ! Dá um nome aí, raios ! Thor, Zeus, Tupã... Temo qui rezá e aí, no futuro, teremos até filme rolando sobre um lugar onde ninguém sofre... Cê vai vê porquê ocê tará nesse lugar, Nean ! " " Num entendi... voce é um Sapiens Nostradamus ? " "Tú é burro pacas, hein ? Não à toa qui tu é o último das parada... Fuma um aí qui tú vai entendê ! Despois virá o Positivismo " !

Anônimo disse...

maiÚsculo !
Homo Sapiens Rapidus...

Anônimo disse...

Deus Existe ? Não sei... Mas a Morte existe e apavora ! O medo, aproximidade dela, então... vamos rezar !

Homo Sapiens Rapidus

Anônimo disse...

A proximidade...

Anônimo disse...

... e Woland, escreve mais uma vez: A Morte ! Com "M" maiúsculo ! Imaginem um homo sapiens morrendo, agonizando, depois de ter um pulmão vazado por uma presa mamute ! As maiores chegam aos 2 metros ! Mas foi só de raspão... rasgou feio, ui ! Aquela gente toda do lado, por 2 dias... um nobre guerreiro... Precisavam de algo transcendental, Neanderthal ! Era um líder do seu bando. Um rei... sangue azul ! Augustão, vamos acelerar no tempo. E o Rei inglês que ficou mais de semana agonizando porque levou uma varada no olho, que atingiu o cérebro, hein ? Nostradamus pediu a Rainha, antes da peleja, para que o Rei não fosse "brincar" naquele esporte tão perigoso. Cavalinho, armadura e varão ! Dançou e só Deus e Cristo para amenizar as coisas. Médico ? Que médico ? É por aí... Com 110 anos, Augustão precisará de um padre do lado dele. " Quero que o Positivismo se exploda ! Reza aí !". Eu também.

Mr X disse...

"Com 110 anos, Augustão precisará de um padre do lado dele. " Quero que o Positivismo se exploda ! Reza aí !". Eu também."

Kkkk. Será que até Comte vacilou na hora e quis chamar o Papa? ;-) Aliás acaba de passar o aniversário de sua morte.

http://www.infidels.org/library/historical/george_foote/infidel_deathbeds.html#1.18

Anônimo disse...

... e Woland, passeando pelo universo da internet como um cometinha metidinho e perdidão, volta: Olha, temos de dar graças à Deus... aos médicos, aos cientistas e aos engenheiros( sim, engenheiros !) de termos, hoje, uma morte "tranquila". " Quero morrer dormindo...". Quem não ouviu esta ? Augustão pode nos dizer como Comte morreu... Assim teremos uma idéia - sou da antiga, com acento agudo no é. E sou carioca ! "É" e não "Ê" ! - se o nobre... huuummm, o genial Comte precisou de um padre ao seu lado. Ou seja, de uma ajudinha num momento assim tão, digamos, "complicado".

Augusto Nascimento disse...

"Será que até Comte vacilou na hora e quis chamar o Papa?"
Nunca. Comte deixou a vida objetiva-sua morte chegou a ser descrita como o pior desastre que a Humanidade já sofreu- do mesmo jeito que a viveu: em sagrada comunhão com o Grande Ser, abençoando nossa espécie com seu amor e sua sabedoria, rejeitando superstições. Suas últimas palavras, antes de seguir o caminho da nobilíssima Clotilde de Vaux até o Undiscovered Country shakesperiano, afirma-se, foram: "Que perda irreparável!". Rondon, outro grande positivista, morreu recitando palavras de ordem positivistas, inclusive: "Viva a República". Aliás, como alferes, ele participou da Revolução, que instalou nossa amada república e redimiu nossa pátria da vergonha de uma monarquia. Que todos nos miremos no exemplo que nos legaram tais homens diante da vida e diante da morte.

Chesterton disse...

é, quem tem cu, tem medo..

ditado popular

Chesterton disse...

"Que perda irreparável!"

chest- uma pessoa falou isso de si mesma na hora da morte?

Augusto Nascimento disse...

"chest- uma pessoa falou isso de si mesma na hora da morte?"
Acho que essa é a interpretação mais ortodoxa e comum. Como eu disse, há quem ache ter sido a maior tragédia da História havia tanto ainda por fazer, ele foi a maior mente desde Aristóteles, era o maior homem de todos os tempos. Dando-lhe o benefício da dúvida, no entanto, pode ser que ele estivesse se referindo à perda da vida, uma perda irreparável, etc., não me lembro de como era a frase em francês.

Augusto Nascimento disse...

Errata: "maior tragédia da História havia tanto ainda por fazer, le foi a maior mente desde Aristóteles, era o maior homem de todos os tempos."

Augusto Nascimento disse...

Deveria haver uma vírgula entre "História" e "havia". Só agora vi que a tecla está com problemas, ora funcionando, ora não.

Anônimo disse...

O problema não era, então, se Comte acreditava ou não em Deus, mas sim que ele se achava o próprio.

Chesterton disse...

O problema então não era se Comte acreditava ou não em Deus, mas sim que ele se achava o próprio.

-Segurança, traga a camisa de força.

Augusto Nascimento disse...

"O problema não era, então, se Comte acreditava ou não em Deus, mas sim que ele se achava o próprio."
Não, ele não se achava o próprio "Deus". Ele ensinou que o Universo é regido por leis naturais, não pela vontade de seres sobrenaturais. Ele tinha, entretanto, consciência da grande tarefa de regeneração moral e intelectual da Humanidade a que ele tinha dedicado sua vida e do quanto ainda havia por fazer quando ele morreu. Como eu disse, há quem garanta que sua morte foi o pior desastre a ter acontecido à Humanidade.

Anônimo disse...

- Segurança, 2 camisas de força, rápido.

Anônimo disse...

...e Woland: Floreou, floreou... Morreu ele, Comte, com uma ÚNICA testemunha, Augustão ? E que frase... Chesterton está certo... Morreu com 60 anos. "Jovem". De que ? Durou a agonia ? Olha, tô tendo dificuldades de encontrar como foi a morte de Comte. Isso me faz pensar que escondem algo... Achei algo interessante que passarei prá voce.

Anônimo disse...

" Na realidade a doutrina e o termo sociologia foram criados por Claude-Henry de Rouvroy, CONDE de Saint-Simon do qual Auguste Comte foi secretário de 1817 a 1824, quando rompe seu relacionamento com Saint-Simon.
Auguste Comte na realidade foi professor de matemática, e é o fundador do "positivismo", doutrina que consiste, em sentido estrito, na absoluta negação da filosofia, ou seja, não deve ser uma doutrina no sentido tradicional, isto é, não deve apresentar um corpo próprio de saber.
Movido pela vontade de estar à altura da intelectualidade, DESCARADAMENTE PLAGIA de Saint -Simon a célebre lei dos três estados, segundo a qual o espírito humano passa sucessivamente pela idade teológica, pela idade metafísica e, finalmente, pela idade positiva, na qual não conhece nenhuma verdade diferente das verdades esclarecidas pela ciência. Dentre outras aberrações das teorias de Comte, destaca a que o homem é SUPERIOR à mulher, e esta deverá sempre ocupar uma posição SUBORDINADA na sociedade, a raça branca é superior às raças de cor( xiiiiii... isso é meu ), só um pequeno número de indivíduos, que formam a escol, são capazes de ascender à vida intelectual. Portanto não me espanta que HITLER( aí pegô ! Eu de novo... ) tenha sido grande apreciador, divulgador e doutrinário da obra de Auguste Comte ". A pessoa que escreveu isso aí estava muito fula da vida, Augustão ! Botou a sua religião lá embaixo...



Woland

Anônimo disse...

..e Woland, escreve: Pô, tô procurando ! Mas tenho o que fazer ! Ó aí: " .... forja divisas "Ordem e Progresso", "Viver para o próximo"; "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", funda numerosas igrejas positivistas (ainda existem algumas como exemplo no Brasil). Ele morre em 1857 após ter anunciado que "antes do ano de 1860" pregaria " o positivismo em Notre-Dame como a única religião real e completas.".... ??????? Notre Dame ? Ele e o Corcunda... Blá blá blá e mais bláááá e nada sobre o que ele sofreu e como morreu. E quem estava próximo à ele quando disse a terrííííível frase. Com foi o enterro e onde está enterrado, Augustão ? Cremaram o corpo ? Seria o certo neste caso.

Anônimo disse...

http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=2216 .... Lendo isso aqui, me pareceu que estava ficando louco... Desculpe Augustão, mas, loucos com grande capacidade de persuasão conseguem muitos adeptos. Achei a causa da morte dele escrita por um de seus adpetos. GRIPE ! Óbvio, podemos desconfiar até por que a última frase dele é de um megalômano daqueles. Mas uma gripe mau curada, uma bela pneumonia, naqueles anos... Agora, quem estava lá com ele, onde está enterrado ( êpa ! Cremado seria o certo...). O bicho vai pegar ! Mas, com paciência de um monge tibetano, procurarei...


Woland

Anônimo disse...

...e Woland, escreve: DESCOBRI !http://www.igrejapositivistabrasil.org.br/ac_11.html ... Augusto Comte em seu Leito de Morte - A 5 de setembro de 1857, apesar de todos os cuidados de Sofia e de seus discípulos Dr. Robinet e Dr. Lonchamp, falecia Augusto Comte inesperadamente, deixando inacabada sua obra. Foi a maior das catástrofes que a humanidade até hoje sofreu. Enterro de Augusto Comte - O enterro de Augusto Comte no dia 8 de setembro foi simples, tocante e respeitoso. Pequeno cortejo, vizinhos, alguns convidados e os discípulos que se achavam em Paris. Os cordões do carro fúnebre fora segurados por Fabien Magnin, Augusto Hadery, Martins Tomaz e Robinet, tendo este último feito o discurso de despedidas. Entre as mulhers que acompanharam seu enterro, encontrava-se a insígne abolicionista brasileira Nisia Floresta Brasileira Augusta. Túmulo de Augusto Comte no Pére La Chaise - O túmulo de Augusto Comte no Cemitério Pére Lachaise fica perto da grande poetisa Elisa Mercouerm conforme seu desejo. Todas as prescrições estatuidas pelo filósofo em seu Testamento foram rigorosamente observadas, com excessão da Comunidade de sepultura com seus três anjos da guarda. O lema Positivista - O amor por princípio e a Ordem por base; o progresso por fim - em cima sua lápide. Com a imporntantíssma palavra, Augusto Nascimento. " Para um bom entendor, um pingo é letra", diz Woland, o Barão do Humaitá.

Augusto Nascimento disse...

Quanta mentira, quanto desespero dos fascistas!
a) Comte condenou o Imperialismo, incluindo as guerras napoleônicas, e o Colonialismo, sugerindo que a França devolvesse a Argélia aos argelinos. Comte morreu em 1857, a Argélia foi devolvida aos argelinos em 1962 depois da França ter sido derrotada em uma guerra sangrenta, a população lealista ter sido aterrorizada pelos revoltosos, um golpe militar ter sido tentado e o exército francês ter se empenhado em uma guerra suja, que antecipou o pior das ditaduras latino-americanas dos anos 60 e 70. Comte estava, então, mais de 105 anos à frente de seu tempo.
b) Comte defendeu que TODOS os povos deveriam se unir em condições de igualdade à medida que fossem desenvolvendo suas filosofias de vida. Qualquer pessoa que leia seu Sistema de Política Positiva verá que ele defendia que os povos africanos e asiáticos (tão tarde quanto 1946, São Paulo tinha um governador que chamava os japoneses de raça inferior), incluindo os ainda hoje odiados maometanos, poderiam viver juntos em harmonia com os povos brancos. Comte estava mais de um século à frente do seu tempo! Sob a inspiração moral de Comte, Rondon defendeu os direitos dos índios contra invasores brancos e contra os sacerdotes papistas, que exploravam o trabalho índio.
c) Comte dedicou um dia de seu calendário ao fundador do Islã, Maomé, e dedicou um mês a Moisés em um tempo em que não havia ecumenismo, politicamente correto, e os judeus ainda eram desprezados pela Igreja Católica. Enquanto isso, os iluminados "cristãos" acham uma gracinha queimar o Corão e proibir que os maometanos criem um lugar para oraçãos onde eles bem entendam na propriedade deles.
d) Comte defendeu o a abolição da escravidão. Os positivistas, no Brasil, estiveram na linha de frente da luta pela abolição, sem compensação aos senhores de escravos (o Império só queria abolir a Escravidão no Século XX) e na luta pela criação de direitos trabalhistas. Ah, a Igreja, claro, possuia escravos porque amai-vos uns aos outros, mas negócios à parte. Nabuco acusou-a de não se empenhar pela Abolição mesmo depois da sociedade civil da época ter se atirado de corpo e alma na defesa dos escravos.
e)Comte foi um dos primeiros defensores da instrução feminina, foi professor da feminista brasileira Nísia Floresta e disse que cada mulher é um símbolo do Grande Ser e que as mulheres presidem o crescimento moral da Humanidade. Rondon, positivista ardoroso, disse que elas são a "melhor parte de todas pátrias". O que talvez confunda você seja o fato de Comte ter sugerido que as mulheres se dedicassem VOLUNTARIAMENTE ao aperfeiçoamento moral do homem e à criação dos filhos. Lembremo-nos de que ele escreveu isso no Século XIX bem antes da Revolução de costumes dos anos 60. Ah, ele recomendou que as mulheres fossem postas ao abrigo da necessidade física e da violência. No Brasil, maior país católico do Mundo, uma mulher é espancada a cada 15 minutos.

Augusto Nascimento disse...

f) Comte sugeriu a possibilidade de a raça branca, àquela altura mais desenvolvida tecnicamente, ser intelectualmente mais dotada do que as outras, mas que, com o tempo todas as raças alcançariam o desenvolvimento intelectual. Ele acusou a raça branca de usar sua vantagem para oprimir a raça negra (é, estou falando de Comte, não de Malcolm X) em vez de ajudá-la a progredir. Chamou esse comportamento de monstruosidade. Para termos uma base de comparação, revisionistas racistas americanos se divertem caçando demonstrações de desconfiança quanto à raça negra vindas de Lincoln, que morreu depois de Comte e emancipou os negros americanos. Aparentemente, certas pessoas acham que as únicas pessoas isentas de preconceito racial eram os escravocratas papistas do Brasil e sulistas dos EUA, que só escravizavam os negros para o bem dessas pobres crianças.
g) "Ele morre em 1857 após ter anunciado que 'antes do ano de 1860' pregaria 'o positivismo em Notre-Dame como a única religião real e completas.'...."
Às vezes, as profecias dos homens mais sábios falham porque eles são humanos afinal de contas. Houve um sujeito que prometeu voltar antes que a geração de seus ouvintes se extinguisse, mas até agora não deu as caras. Paulo, o criador do Catolicismo (homenageado com um mês no Calendário Positivista), sugeriu aos cristãos que não tivessem filhos porque logo, logo o mundo iria acabar. Ainda bem que não deram ouvidos a ele, não é?
h) Quer dizer que Hitler era positivista? Ele deve ter lido as obras de Comte na base dele na Antártida, para onde foi levado, segundo ufólogos, por alienígenas.

Chesterton disse...

cerveja foi fonte de antibioticos para os Nubios.

Research team discovers medicinal effect of ancient beer
by JESSICA JONES - EMORY WHEEL on SEPTEMBER 7, 2010

Two Emory lead researchers discovered that ancient beers may have possessed antibiotic properties, according a University press release published last Monday.

As part of an ongoing study, Goodrich C. White Professor of Anthropology George Armelagos and medicinal chemist Mark Nelson have found evidence that ancient Nubians, who lived in present-day Sudan between A.D. 350 and A.D. 550, regularly consumed tetracycline, most likely in their beer.

Tetracycline is a broad-spectrum antibiotic used to treat a variety of bacterial infections, including acne inflammation and respiratory tract infections.

Armelagos said he accidentally discovered tetracycline in ancient Nubian bones when analyzing bone density using fluorescent microscopy in 1975.

Initially, he was not convinced of his discovery but later received affirmation from a graduate student.

“My heart stopped,” Armelagos said of his initial reaction.

This class of tetracycline antibiotics was first discovered in 1948. But beer-making and antibiotics have been around since the ancient Nubians’ time period, Armelagos said. He added that such knowledge has been supported by evidence found among the ancient Wadi Halfa population in Northern Sudan.

Read the full story at the Emory Wheel.

Anônimo disse...

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081030094511AASxQJF


http://www.igrejapositivistabrasil.org.br/ac_11.html ...

Bem separadinho. Ninguém é dono da verdade. Se a pessoa, lá no Yahoo, acredito que seja mulher, escreveu aquilo, por quê não dar crédito ou, pelo menos, o exercício universal da dúvida ? Mentirosa ? Se teve, Comte, seguidoras mulheres, gostaria que soubesse que existem mulheres machistas( diferente de lésbicas...) que aceitam a figura do homem em 1º lugar; caem de pau, com os sorrisos das perdedoras recalcadas, nas que conseguem " guerrear " palmo a plamo conosco, homens. Hitler pode ter lido, sim, Comte. E na leitura, se entusiasmado com o matemático frances. Era um homem - e seus seguidores - que adora religiões... e a que mais se assemelhasse com o nazismo e seus cultos... A suástica, voce a vê, boazinha, no Oriente. Acho que na India, com os hindus... O outro endereço é da PRÓPRIA IGREJA POSITIVISTA DO BRASIL ! Nos desenhos está lá a cruz da Igreja Católica ! Ele foi enterrado em cemitério ! Omissão e dissimulação estou de saco cheião ! Claro ! Deve ter recebido a extrema unção, obviamente, apagado por seguidores habilidosamente dissimulados ! E lá se vão 153 anos da morte. Tempo suficiente para muitas mentiras...


Woland

Augusto Nascimento disse...

"Se a pessoa, lá no Yahoo, acredito que seja mulher, escreveu aquilo, por quê não dar crédito ou, pelo menos, o exercício universal da dúvida ?"
Ai, ai, o velho relativismo bobo, não existe verdade, todas as opiniões são igualmente válidas, minha paciência. Porque ele/ela está errado/errada. Porque eu citei fontes primárias incontestáveis quanto às ideias de Comte: as próprias obras dele.
"Existem mulheres machistas( diferente de lésbicas...) que aceitam a figura do homem em 1º lugar; caem de pau, com os sorrisos das perdedoras recalcadas, nas que conseguem"
Também quanto a isso, citei as fontes primárias, fora disso é invenção. A posição de Comte quanto às mulheres é clara, conhecida e é muito menos reacionária que a de Paulo de Tarso, Moisés e Maomé se você realmente quiser fazer um campeonato religioso de respeito às mulheres.
"Hitler pode ter lido, sim, Comte."
E de que parte será que ele gostou mais? Da que dedica um mês a Moisés, da que defende a integração dos judeus à sociedade da Europa, da que diz que os brancos devem respeitar e ajudar as outras raças ou da que condena o Imperialismo, as conquistas militares e o racismo?
"Ele foi enterrado em cemitério !"
Ele foi enterrado no Père Lachaise, que também recebeu um monte de outros ilustres defuntos (a Wikipedia tem uma lista enorme de ilustres residentes do Père Lachaise). Eu estou curioso, você queria que ele tivesse sido enterrado onde, em uma maternidade?
"Deve ter recebido a extrema unção, obviamente, apagado por seguidores habilidosamente dissimulados !"
O ônus da prova é seu, claro. Sabe-se que Machado, um antipositivista, aliás, recusou a extrema-unção e mesmo assim foi enterrado no Cemitério São João Batista-mesmo de Rondon- antes de ter seus restos mortais transladados para o Mausoléu da Academia, também no São João Batista. Goste você ou não, alguns homens não são covardes.

Mr X disse...

Que há de errado em queimar um corão? eles não queimam bandeiras americanas toda hora? Tá certo, melhor seria reciclar o lixo, mas perde-se o espetáculo.

O que é estranho mesmo é que haja milhares fazendo passeata no Lálongistão pelo que um maluco qualquer decide fazer na Flórida...

Quanto a Comte, ele não era nenhum deus, nem mesmo próximo de ser uma das "mentes mais brilhates", apenas um pensador de terceira ou quarta categoria e realmente é verdade que copiou muito do Saint Simon. Mas enfim, criou o positivismo, que foi uma nota de rodapé importante na história do Brasil, e nos deu o lema da bandeira.

Augusto Nascimento disse...

"Que há de errado em queimar um corão?"
"In his 1821 play, Almansor, the German writer Heinrich Heine — referring to the burning of the Muslim holy book, the Qur'an, during the Spanish Inquisition — wrote, 'Where they burn books, so too will they in the end burn human beings.' ('Dort, wo man Bücher verbrennt, verbrennt man auch am Ende Menschen.')"
Mas, sério, é até bonitinho, como se a Idade Média não tivesse acabado. Ou era o III Reich que queimava livros? Enfim, um desses aí. Na sua tentativa de se igualar aos radicais islâmicos-e outros não tão radicais que calham de ser vítimas das agressões americanas-, você pretende aderir também à burca, à poligamia e à extirpação do clítoris?
"Quanto a Comte, ele não era nenhum deus, nem mesmo próximo de ser uma das 'mentes mais brilhates', apenas um pensador de terceira ou quarta categoria e realmente é verdade que copiou muito do Saint Simon."
Não, ele não era um deus. Nem ele, nem Moisés, nem Maomé, nem Paulo. Só lunáticos acham que a religião deles foi fundada por um deus. Comte, certamente, se inspirou em ideias econômicas de Saint Simon-exatamente por que ele não poderia se inspirar em seus predecessores, como todos cientis tas fazem, está além do meu entendimento-, mas praticamente todo o resto, incluindo a Religião da Humanidade, vem de Comte mesmo. Mesmo as ideias econômicas dos dois-com relação ao papel do Patriciado na Sociedade, por exemplo- foram suficientemente diferentes a ponto de colaborar para o rompimento entre os dois. Digamos isso: Comte "roubou" menos das ideias de Saint Simon do que os cristãos, dos judeus.
"Mas enfim, criou o positivismo, que foi uma nota de rodapé importante na história do Brasil, e nos deu o lema da bandeira."
O Positivismo colaborou na Abolição da Escravidão, enquanto a Igreja se opôs; na derrubada da tirania imperial e no estabelecimento da liberdade de religião enquanto Roma apoiava a tirania imperial e se aproveitava da falta de liberdade religiosa. Não fosse pelas ideias geniais de Comte, viveríamos ainda sob o guante dos traidores monarquistas e papistas.

Diogo disse...

"Que há de errado em queimar um corão?"

Pois não seria nada de errado se ele quisesse queimar a própria ROSCA, e não botando a dos outros na reta.

O tal pastor que organize uma cruzada e vai caçar muçulmanos no Paquistão, ao invés de querer aparecer.

Muito ajuda quem pouco atrapalha.

Mr X disse...

Como assim, botando o dos outros na reta? É só um livro.

É verdade, o tal pastor provavelmente quer aparecer e divulgar sua igreja, mas a Constituição Americana permite a queima do Corão tanto quanto permite a construção de uma mesquita a duas quadras do maior atentado islâmico da história. Mas o primeiro é só um ato simbólico que dura alguns minutos e não prejudica DIRETAMENTE ninguém, o segundo é um prédio que vai ficar lá por anos.

Dito isso, concordo que seja uma bobagem que não ajuda muito. E não gosto da idéia de queima de livros, que realmente recorda alguns períodos bem lembrados pelo positivista da casa.

Anônimo disse...

e Woland, volta: O mais engraçadop do Augustão é que ele foge da discussão, DEUS EXISTE ? Comte disse, em seu leito de morte : " Que perda irreparável !" Para quem o megalomano disse tais palavras ? Já descobrimos. Depois, o cortejo para o cemitério. Depois o enterro... práticas cristãs. E aqui, repito as palavras do endereço ipsis litteris ...

http://www.igrejapositivistabrasil.org.br/ac_11.html ...


" O túmulo de Augusto Comte no Cemitério Pére Lachaise fica perto do da grande poetisa Elisa Mercouerm CONFORME O SEU DESEJO. Todas as prescrições estatuidas pelo filósofo EM SEU TESTAMENTO foram rigorosamente observadas, com excessão da Comunidade de sepultura com seus três anjos da guarda. O lema Positivista - O amor por princípio e a Ordem por base; o progresso por fim - emcima sua lápide. " Dá para "pescar" algo de interessante : "... com excessão da Comunidade de sepultura com seus três anjos da guarda..." seus seguidores, hummmm, acharam por bem não mexer com... DEUS ? Se recebeu extrema unção, realmente, tenho que que voltar no tempo e ir até a leito de morte do matemático. Mas com todos esse "trajeto" aí descrito, meu amigo, posse sim especular da presença de um Padre próximo à Comte. Quanto ao BRUXO do Cosme Velho( 21 de junho de 1839 — 29 de setembro de 1908 ), viveu 70 anos. Seus livros, para época... " bem arrojados ". Até hoje não se sabe a real história escondida no triângulo amoroso Escobar - Capitú - Bentinho em "Dom Casmurro". Alguns acham, até, que Betinho amava Escobar que comia Capitú que amava Escobar que não amava ninguém... Talvez, o genial escritor, sabedor de sua própria vida, e CORAJOSO, pediu para não receber a extrema unção. " O túmulo onde Machado de Assis foi enterrado, no dia 29 de setembro de 1908, não tem nenhuma identificação. Agora, ele está vazio. O escritor ganhou um merecido destaque no alto do cemitério, dentro do mausoléu da Academia Brasileira de Letras. “Eu me sinto bem, cuidando do Machado”, afirma Francisco Pinheiro, funcionário do cemitério " ... Foi sepultado no Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro. Acho que oBruxo não era megalômano. Não era de araque !

Diogo disse...

Como assim, botando o dos outros na reta? É só um livro.

Então pergunte para os soldados da coalizão como é bom patrulhar em meio a uma população hostil, e em escalada crescente de violência.

Anônimo disse...

Voce, Augusto, mistura passado e presente. Péssimo negócio, meu amigo. Quando Comte morreu, se realmente acreditasse na sua crença, NUNCA se deveria ter consentido um enterro em cemitério cristão ! Isso, escrito em seu testamento ! Aí está o cerne da questão ! Era inteligente ! Sabia de rituais de cremação, com certeza ! Mas... e o medo..." Será que a Igreja Católica... Os cristãos- católicos estão corretos ? Vou pro inferno " ? Alguém aqui disse: " Quem te cú, tem medo " ! Isso mesmo ! Chulo mas verdadeiro ! Machado de Assis, me parece, muito mais corajoso em não querer a extrema unção em 1908. 102 anos atrás ! O apelido "Bruxo", não à toa ! Então foi CORAJOSO ! Sua vida pregressa. " Segundo o catolicismo, a extrema unção é um meio de conferir graças aos enfermos, anciãos e moribundos, ajudando assim no perdão dos pecados ! Normalmente é ministrado pelo “sacerdote” a pessoa que está à beira da morte. O “sacerdote” unge os olhos, nariz, mãos e pés enquanto recita uma “oração especial” em latim. Este ritual visa diminuir a quantidade de pecados da pessoa devendo o restante ser “pago” pelos parentes através das missas.

Em nenhum lugar das Escrituras vemos a recomendação para a realização desse ritual.

O sangue de Cristo é suficiente para perdoar os pecados e não precisa de “óleo sagrado” para aperfeiçoar este. Na Bíblia, existe a recomendação de orar pelo enfermo com o uso do óleo (sendo o óleo apenas um símbolo do Espírito Santo), mas não para o perdão dos pecados, e sim, para cura do corpo. (Tg 5.14-16) ". Entendeu, Augusto ? Sabe onde voce " peca " ? Hoje, todos dão uma "banana" prá tudo isso ! Quianto mais jovem, maior a banana ! O ato de Comte, em seu testamento, covarde ! " Só não quero os anjinhos da guarda "! O ato de Machado de Assis, em seu testamento, corajoso !" Não quero extrema unção ! Vô pro pau " ! O primeiro deu "bananas" para a Igreja enquanto vivia bem ! E está enterrado com anjinhos em cemitério católico... O segundo, respeitou a Igreja Católica mas, na sua cabeça 2010, Augusto, voce acha que Machado mandou a Igreja às favas ! Errado ! Ele, em vida, sabia que não merecia a extrema unção. Vai por mim , se "cavucar" mais, acha-se um padre ao lado de Comte em seu leito de morte.

Woland

Augusto Nascimento disse...

"Para quem o megalomano disse tais palavras ?"
Para uma velhinha que estava em Mossoró, Rio Grande do Norte. Eles conversavam todos os dias por telepatia, trocavam receitas de bolo....
"Se recebeu extrema unção..."
Se ele driblou a defesa toda da Inglaterra na final da Copa de 86, ele era Maradona. Infelizmente (para você!), não há prova nem de uma coisa nem de outra.
"O túmulo onde Machado de Assis foi enterrado, no dia 29 de setembro de 1908, não tem nenhuma identificação"
Exatamente o que eu disse, depois ele foi transferido para o Mausoléu da Academia no mesmo cemitério. Ele rejeitou a extrema-unção.
"Mas com todos esse 'trajeto' aí descrito, meu amigo, posse sim especular da presença de um Padre próximo à Comte."
Você pode especular o que quiser, há quem especule-a sério!- que alienígenas reptilianos controlam os governos do mundo todo. O que você não tem é uma evidência.
"com excessão [sic] da Comunidade de sepultura com seus três anjos da guarda..." seus seguidores, hummmm, acharam por bem não mexer com... DEUS ?"
Se o seu deus acha que a comunidade de sepultura de um homem com as pessoas que ele amou e que o amaram em vida é um pecado (mas aparentemente, a escravidão, a pilhagem e o genocídio não são, a julgar pela frequência com que seus crentes se dedicaram e dedicam a tais atividades), o seu deus tem um problema!

Mr X disse...

Então pergunte para os soldados da coalizão como é bom patrulhar em meio a uma população hostil, e em escalada crescente de violência.

Eles são SOLDADOS! Devem estar acostumados à hostilidade... Se querem uma população que os receba com flores, que invadam o Complexo do Alemão!

Dito isso, não sou mais a favor de "nation-building". Ou coloniza mesmo, ou então mata os inimigos e cai fora. Mas querer transformar Afeganistão em próspero país democrático é, parece-me, furada.

Dito isso, concordamos que o pastor quer aparecer, mas seu argumento é o mesmo da mesquita 9/11.

Mr X disse...

Pra falar a verdade, a principal vítima de qualquer repercussão da queima do Corão (se esta ocorrer) serão o pastor e seus fiéis... Não duvide que algum maluco decida decapitá-lo... Mas os protestos lá no Afeganistão não me preocupam, aliás isso só acontece neste mundo midiático globalizado em que um espirro na Flórida tem repercussões lá na pqp...

Mr X disse...

Ou seja, concordo com o Spengler:

http://www.firstthings.com/blogs/spengler/2010/09/07/where-does-it-stop-gen-petraeus/

Augusto Nascimento disse...

"Dito isso, não sou mais a favor de 'nation-building'" Não desista, Charlie Brown. http://www.colbertnation.com/the-colbert-report-videos/87159/may-16-2007/formidable-opponent---peanuts

Mr X disse...

Apoiei as invasões do Iraque e do Afeganistão (não que meu apoio valha alguma coisa), mas acho que nation-building é uma coisa complicada e não se faz de um dia pro outro. Menos em países islâmicos. Não vejo porque os EUA tenham que servir de polícia para todo o sempre.

Diogo disse...

Meu argumento, X, é puramente militar.

Quando o próprio Pentágono acha por bem "censurar" imagens de soldados mortos, talvez desconfie-se que a sociedade americana em geral ainda não é adepta do martírio jihadista de seus filhos.

Anônimo disse...

...e Woland, escreve: Acabo de ter um contato internetico-vidente com Comte. Ele desautorizou o Grão-Duque Augusto do Positivismo Perdido(P.P.) a falar sobre ele. Disse que o céu é um paraíso e que não volta prá cá nem por um calcildis ! Nem com Buda e Ganesha pedindo, juntos ! Pediu ainda, se o Augustão quer se redimir da últimas tolices que escreveu( 8 de setembro de 2010 18:44), atitudes esquerdóides de querer humilhar o adversário Woland pois não tem mais palavras para se defender, que vá ao cemitério, em Paris, e coloque uma Cruz em seu túmulo ! E disse que o Fluzão NÃO será campeão porque tá tudo arma... pô, sacanagem ! O Corinthians será campeão do Brasileirão. Por último, Machado passa bem. Foi ao Limbo( alguns chamam de Mezzanino do Inferno.. maldades, não é bem assim... êpa !) mas agora, goza de grande prestígio por aqui. Humildemente digo, maior que o meu. ZZZZZZ... desconectando... Tóim !

Anônimo disse...

http://www.midiasemmascara.org/artigos/eleicoes-2010/11408-terrorista-marxista-e-a-proxima-presidente-do-brasil.html ... leiam, com atenção. Ia me esquecendo, falamos de morte e Deus, Comte... Machado... Augustão e eu... Mas, vou falar de uma nova neo- populice - esquerdóide( neo populismo e idiotice socialista/comunista ) a fazer a cabeça de moralistas bocós que acharão o desgoverno certíssimo ! A "Lei da cadeirinha". Boechat, um comunista, quem diria !, viu o absurdo pois vê que o estado anda se metendo demais na vida do cidadão com suas leizinhas dissimuladas e só quem tem a cabeça funcionando nota o perigo bem à frente. Um reporter, acho que da Bandeirantes mesmo( praticamente demitido, óbvio, pois posso desconfiar, como o tal padre no leito de morte de Comte, Boechat saiba que o comunismo que defende seja uma farsa mas, já que tá no jogo faz tempo... que o aviso do ancora comunista da Band possa também ser " um cala boca, camarada- repórter, ou tú vai dançá ! " ), viu um guardinha de transito, o tal repórter, parar um carro de passeio, tirar a mãe e a criança do veículo e mandar o pai seguir viagem pois estava sem a tal cadeirinha de segurança. Multinha na certa. Bom, é a leiZINHA. O que foi flagrado pelo reporter "inocente" foi a mãe e a criancinha serem colocadas num... táxi ! Sem a devida e "santa" cadeirinha ! Ora, o táxi é mais seguro... não bate... não sofre acidente ? E os onibus com um monte de criancinhas de colo ? E as vans com criancinhas sentadas nos colos das mamães ? Acho que é "topics" prá voces, fora do Rio. E os trens terão cadeirinhas ? Haja cadeirinha ! Augustão, vamos montar uma fábrica ? Grão Duque Comte Cadeiras Para Veículos Particulares, Vans, Táxis e Coletivos L.T.D.A. ! Rapidinho chegaremos a S.A. ! E tem as motos ! Já vi em 125cc o trio - papai, filhinho e mamãe, Cadeirinha em motos também ! Aquelas motos antigas com o uma caçambinha do lado.. será seguro ? Bom, a gente fabrica também, né, Augustão ? Só para crianças menores de idade ! Será que a lei alcançará a todos e as multas serão dadas para todos ? Bom, é uma lei "anti-burguês", socialista, que atinge a classe média. Otário é quem aceita está lei. E outras ! Não sou fumante, nunca fumei ! Ne mamconha , nem cachimbo ! Nada... meu pulmão só com a poluição nossa de cada dia. Mas já tenho raiva desta lei anti-tabagista. Agora, conheço uma pessoa que sofre com baile funk em favela até as 5 da manhã de domingo. O prédio deleestá uns 2 quarteirões dessa erro urbanistico que só serve para os populistas fazerem seus novos currais eleitorais... Lá a lei não chega. Vou eu dar uma festinha do arromba no meu apê... Lei da cadeirinha, " a sacaninha "... É o estado perdulário, elefante branco nas costas do povo idota e anestesiado, o estado neo populista socialista, mais uma vez, se metendo na vida do cidadão classe mérdia, cordeirinho e empobrecido, que paga os seus impostos, cada dia mais escorchantes ... e vamu de Dilma ou Serra... Mas o Serra anda muito educadinho... desconfiado estou... Põ, é dificil até traçar uma estratégia eleitoral prá daqui a 4 anos...

Woland

Augusto Nascimento disse...

Uma tia minha, espírita e enterrada em cemitério-mesmo que você ache que só católicos podem ser enterrados em cemitério-, costumava me garantir que boa parte desses espíritos que se apresentam com nomes famosos são obsessores, que gostam de brincar com as mentes fracas. Em todo caso, se encontrar "Comte" de novo, diga, por favor, que mandei lembranças a Clotilde de Vaux.
"... atitudes esquerdóides de querer humilhar o adversário Woland pois não tem mais palavras"
Que é isso! Assim como a crase, eu não fui inventado para humilhar ninguém. O que será esquerdóide? Apontar que você não tem evidência nenhuma para seus ataques contra Comte?

Chesterton disse...

Oiaki, mister équis, até o Fidel parece ter medo do encontro com o criador

http://pajamasmedia.com/ronradosh/2010/09/08/jeffrey-goldbergs-scoop-of-the-year-the-castro-interview/

Mr X disse...

Curiosidade, Comte era gay? Qual sua opinião sobre o casamento homossexual?

Li também que ele teve um período de loucura e chegou a ser internado no hospício. Tentou duas vezes o suicídio.

Sacanagem, não vão mais queimar o Corão:

http://pajamasmedia.com/richardfernandez/2010/09/09/koran-non-burning-day/

Augusto Nascimento disse...

"Curiosidade, Comte era gay? Qual sua opinião sobre o casamento homossexual?"
Não, não era. Ele foi casado. Além disso, é possível que tenha se apaixonado por sua inspiradora, a dulcíssima Clotilde de Vaux, mas eles não poderiam se casar devido à situação legal dela, que continuava casada a um sujeito que fugira da França. Depende do que é ser contra ou a favor. Achar não-recomendável, querer proibir ou querer matar os homossexuais, como faziam os judeus do Antigo Testamento? Sou contra o casamento gay do mesmo jeito que sou contra o divórcio e as segundas núpcias: acho que eles degradam a família e a sociedade. Comte, entretanto, advertia que as mulheres deveriam escolher voluntariamente a perpetuidade do casamento e a viuvez perpétua; as não-positivistas continuariam vivendo suas vidas como sempre o fizeram. Acho PROVÁVEL que o mesmo se aplique ao casamento gay, que, evidentemente, não era uma questão política nos tempos de Comte: é certamente vedado aos positivistas, mas é uma questão de escolha para os não-positivistas. Confesso que não penso muito no assunto, pois, como positivista, acredito em transformação pacífica da sociedade, não em ficar usando o Estado para forçar o resto da Humanidade a fazer o que eu quero. Na América, por exemplo,a cada ano, para cada dois casamentos, há um divórcio; não acho que o tal casamento gay-para os não-positivistas-possa degradar a família americana mais do que ela já está degradada. Por que será que os fundamentalistas brasileiros e americanos toleram o divórcio, que destrói as famílias, prejudica as crianças e envena a sociedade, e estão tão preocupadinhos com o que metade de um décimo de um por cento da população faria se o casamento gay fosse permitido? Também acho que muitos opositores do tal casamento estão menos preocupados com a família e a sociedade-preocupações máximas do positivismo- do que com suas superstições tribais. Lembram-se de quando Jerry Falwell disse que o 11 de setembro tinha sido culpa do aborto e dos gays? Pois é. Fico feliz de não precisar escolher entre a orientação moral de libertinos malucos e a de selvagens raivosos, pois Comte já nos legou um código moral perfeito. O casamento gay é uma questão que só interessa aos "gentios", eles que a resolvam.
"Li também que ele teve um período de loucura e chegou a ser internado no hospício. Tentou duas vezes o suicídio."
Só me lembro de uma tentativa. Em todo caso, Comte chegou a perder a razão em virtude da infelicidade doméstica trazida pela infidelidade de sua esposa, Caroline Massim. O que não invalida sua filosofia mais do que o fato de Saulo de Tarso ter participado do apedrejamento de Estevão e da perseguição de dissidentes do judaísmo invalida o Cristianismo, fundado por Paulo. O período de loucura de Comte, pelo menos, não matou ninguém.

Mr X disse...

Quer dizer que além de louco, era corno? (brincadeirinha, na verdade tudo isso o torna mais humano)

O curioso é que as posições de Comte em relação ao casamento são bem parecidas ao do odiado Catolicismo, inclusive a questão do divórcio.

Quanto a Fidel, não tinha já morrido essa criatura? Parecia-me que apenas haviam esquecido de enterrar.

Augusto Nascimento disse...

"O curioso é que as posições de Comte em relação ao casamento são bem parecidas ao do odiado Catolicismo, inclusive a questão do divórcio."
Curioso, sim, surpreendente, não. Comte, em muitos aspectos, inspirou-se no Catolicismo e admirava a espiritualidade da Idade Média, apenas apontando para o fato de que a Igreja se tornara incompatível com o progresso científico e que a crise do feudalismo, incluindo a Revolução Francesa, tornara necessária uma reformulação da Sociedade (conservar, melhorando). Ele afirmava que o papismo era mais digno que o protestantismo, chegando a sugerir que os crentes em Deus se convertessem ao catolicismo e a convidar o Geral dos Jesuítas a se mudar para Paris e liderar o poder espiritual junto com ele.

Anônimo disse...

Um filósofo pré-socrático dizia que se os homens fossem leões, Deus teria juba. Os "deuses" que existem por aí são antropoformóficos. Se Deus existe, antes de mais nada ele é um grande cientista, um grande matemático. Tudo o que está na Bíblia é linguargem figurada, para uma humanidade infantil. O confronto entre ciência e religião é criação da mente do homem...Deus está muito além disso. A mais evoluída concepção de Deus que conheço é a visão monista do pensado italiano Pietro Ubaldi. Ao lermos o livro A Grande Síntese, podemos entender o que nos diz a física moderna sobre Deus. E podemos entender que esse nosso universo mergulhado na dimensão espaço/tempo não é a criação original de Deus lendo dois de seus livros: O Sistema e Deus e Universo. Não existem argumentos racionais que derrubem a visão ubaldiana. É claro: armado de dogmas é possível rejeita o que Ubaldi nos diz sobre Deus e o Universo.

Ratapulgo disse...

Spinoza

Gunnar disse...

Se deus morreu, eu não sei, e pouco me importa. O que podia morrer de uma vez é esse "debate" ciência X religião.

Venho de uma família religiosa, devo muito da minha educação à tradição religiosa dos meus pais (e seu povo, os Mennonitas) e respeito profundamente suas crenças.

Sou também ateu e defensor incorrigível da ciência. Não vejo conflito.