segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Convite para um apedrejamento

Não sei se alguém assistiu o filme "O apedrejamento de Soraya M." Assisti ontem. Bom filme. Triste, baseado em fatos reais: uma moça acusada falsamente de adultério porque o marido quer livrar-se dela termina sendo executada islamic-style. A cena do apedrejamento é de fato impactante.

Não é ficção: acontece toda hora no Irã. Outra mulher, Sakineh, mãe de duas filhas, está para sofrer o mesmo castigo. (É possível assinar uma petição contrária aqui, ainda que eu ache que petições só servem pra elevar o ego moral de quem assina sem muitos resultados práticos). Devido à repercussão internacional, talvez ela seja apenas enforcada em vez de apedrejada, o que é um poquinho menos bárbaro, mas não deixa de ser chocante.

Porém, na realidade, o que me chamou mais a atenção no filme não é tanto o apedrejamento, como o fato de que a cultura muçulmana seja tão diferente da ocidental. O conceito básico da sociedade não é a justiça, mas a honra. Pais matam as próprias filhas, às vezes apenas por vestir-se de um certo modo. Os costumes são totalmente diversos. 

Alguns dirão que também os judeus ortodoxos têm costumes diferentes, e é verdade; porém a diferença é que os judeus não tentam converter ninguém, ao contrário. Já a missão máxima dos muçulmanos é expandir sua fé por todos os cantos do planeta. 

A submissão total da sociedade aos líderes religiosos também é curiosa. No filme, mesmo os defensores da apedrejada jamais questionam os mulás ou o Corão ou os desígnios de Alá, apenas divergem na interpretação. Alguém poderia afirmar que o mesmo ocorria na idade medieval com o Cristianismo (não sou historiador e não tenho condições de afirmar se é verdade ou não), mas enfim, para que cairmos sempre no relativismo moral? Talvez nós (ou ao menos eu) prefiramos o cristianismo simplesmente por ter crescido em meio a uma cultura cristã, mas não é suficiente? Mesmo que eu não seja muito religioso, tenho várias memórias associadas ao cristianismo, e não gostaria de perdê-las.

O Islã é uma religião do Oriente Médio e, no que me concerne, poderia ter ficado por lá mesmo. Não tem, ou não deveria ter, lugar na Europa e nos EUA e na América Latina, a não ser em números reduzidos. Afinal, já existem 57 países islâmicos: realmente precisamos mais?

10 comentários:

Chesterton disse...

O problema do Islã é a tendência teocrática. Eles, os chefinhos islamitas, não tem a menor intenção de separar a mesquita do estado. parece-me que judeus e cristãos fizeram isso há algum tempo.

Chesterton disse...

descoberta a causa dos problemas mentais dos islamitas: consaguinidade há 50 gerações.

http://pajamasmedia.com/blog/the-disastrous-consequences-of-muslim-inbreeding/2/

Klauss disse...

"Alguns dirão que também os judeus ortodoxos têm costumes diferentes, e é verdade; porém a diferença é que os judeus não tentam converter ninguém, ao contrário."

Na verdade, não há nada de errado na tentativa de tentar converter em si mesma. O problema são os modos.

Historicamente a religião que mais converte as pessoas espontaneamente é o Cristianismo. É só ver o número de conversões que acontecem quase que diariamente mesmo em países como Índia e China, onde os cristãos são perseguidos.

Augusto Nascimento disse...

"Eles, os chefinhos islamitas, não tem a menor intenção de separar a mesquita do estado. parece-me que judeus e cristãos fizeram isso há algum tempo."
Foram forçados a fazer, você quer dizer. No Brasil, foram necessários uma Revolução, um projeto de lei apresentado por um positivista e o combate à revolta de Canudos para Roma largar o osso. Na Itália, Roma apoiou o fascismo em troca dos privilégios que havia perdido com a unificação da Itália. Nos EUA, uma das principais funções do ensino público era evitar que os bárbaros vindos dos países católicos europeus tornassem a América uma republiqueta latino-americana.

Anônimo disse...

...e Woland, escreve: Para com isso, Augustão ! racionalismo italiano.... tô sentindo cheiro de posit... tá ali, pertinho... Foi preciso os americaaaanos, os yankees !, "investirem" no Brasil na Cê.Éssê.Enê !, para o fascista mas querido dos socialistas - e do povo ignaro - largasse o " osso dos romanos "! Ou seria " Um ossão cercado com vários ossinhos finos " ? Aliás, continuamos com um fascismo light... o povo bundão é que não vê. Ministério do Trabalho, Justiça eleitoral, voto obrigatório eeee o supra-suma para o povão ! Desfile de Escola de Samba ! Enfase no "Desfile" ! Deixa de culpar os monarquistas ! Não se bate em cachorro morto, Barão ! Olha, o que os caras lá não querem fazer é largar antigos "costumes". Um lida na Bíblia e veremos coisas mui esquisistas. Práticas que, graças à gente mesmo, e Deus parece NÂO ter gostado, abolimos. Não acredito que o Salim do Kibe, lá do SAARA( aqui no Rio), ache que jogar pedras em mulheres adúlteras( ou não, não sei o que leva a esta selvageria) seja algo moderno e ele aceite isso tranquilamente. Não se envergonhe com tal prática. Tal " justiça ". Tinha um carinha que aparecia por aqui de vez em quando, que é muçulmano. Ele não aparecer, quer dizer, escrever algo sobre, já mostra a vergonha que um grupo( acredito sua maioria ) sente com imagens como essa aí: homens jogando pedra na cabeça de outro, indefeso. Imagine uma mulher... agora, pegar os filhos do Saddam, aqueles tarados, estupradores, diria até, psicopatas, e o próprio Saddam tem polititicamente curreto, tem um monte de esquerdóide debilóide delirante que fica tristinho... Invadiram um país... o pvoo e seus costumes... Aí, se escuto essa dá voltade de pegar uma pedra... HA !

Anônimo disse...

" Um tópico controverso é o relacionamento entre os movimentos fascistas e o Cristianismo, particularmente a Igreja Católica Romana.

Tem sido alegado por alguns autores [carece de fontes?] que a encíclica do Papa Leão XIII de 1891, Rerum Novarum antecipou a doutrina que se tornou conhecida como Fascismo. Na referida encíclica, dizia-se no entanto em flagrante contradição com a doutrina fascista acerca do papel a desempenhar pelo Estado: "não é justo que o indivíduo ou a família sejam absorvidos pelo Estado, mas é justo, pelo contrário, que aquele e esta tenham a faculdade de proceder com liberdade, contando que não atentem contra o bem geral, e não prejudiquem ninguém." e "O Governo é para os governados e não vice-versa"[40] " Mais do mesmo, Wikipedia ! Se virem ... E não deixe o Barão Augustão de Pindamonhagaba fazer-lhes as iluminadas( epa !) cabeças ! Ou seria o nobre de Itaquaquecetuba ? E não joguem pedra em ninguem. Nem dê bengalada em ptelho algum...... Principalmente...
Duque Woland da Barra da Tijuca

Augusto Nascimento disse...

Roma, que havia rejeitado a unificação da Itália, ordenado a seus fiéis que não apoiassem o estado italiano e cujo papa se declarou prisioneiro no Vaticano, apoiou a ditadura fascista em troca dos benefícios-controle da educação, por exemplo- que o povo italiano havia tirado da Igreja. Se a história de Roma a condena, o problema é dos papistas e de seus apologistas, nunca daqueles que tem coragem de denunciar o fascismo papista.
O mesmo vale para o Judaísmo. Quem se der ao trabalho de ler a Bíblia saberá o que os judeus faziam com as adúlteras, incluindo o uso de provas forjadas-basta ler o Livro de Daniel- até que a civilização lhes foi imposta à força pelos europeus. Que selvagens usem as reformas que foram obrigados a engolir como prova da superioridade de suas religiões é outra evidência da desonestidade dessas pessoas e de que elas tem agendas secretas eincompatíveis com os interesses de um estado democrático, civilizado e justo.

Chesterton disse...

Vamos para uma aula prática. Com ela jamais acontecerão dúvidas sobre o tema. Altamente esclarecedora...

CURSO RÁPIDO DE ANÁLISE SINTÁTICA

Filho da puta é adjunto adnominal (ou paronomástico), se for "Conheci um juiz filho da puta".

Se for "O juiz é um filho da puta", daí é predicativo.

.Agora, se for "Esse filho da puta é um juiz", daí é sujeito.

Porém, se o cara aponta uma arma para a testa do juiz e diz: "Agora nega a liminar, filho da puta!" - daí é vocativo.

Finalmente, se for: "O ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, aquele filho da puta, desviou o dinheiro da obra pública tal" - daí é aposto.
.
Que língua a nossa, não?
FANTÁSTICA, HEIN...!

Augusto Nascimento disse...

Espero que você tenha aprendido.

Mr X disse...

Na boa, os muçulmanos estão loucos. Agora um sujeito na Flórida decidiu que vai queimar um Corão no 11 de setembro, e multidões de idiotas por todo o mundo árabe estão protestando... Esse pesoal não tem mais mesmo o que fazer!!

http://www.youtube.com/watch?v=lne0NoxEoz8&feature=player_embedded#!

E esse é o povo que os europeus querem importar, bom, boa sorte!