terça-feira, 16 de março de 2010

Um bicho às terças?


Nunca mais fiz o bicho às terças. Porém, lembrei que faz alguns dias, no Sea World da Flórida, uma treinadora foi morta por uma orca, que por aqui chamam de "killer whale", ou "baleia assassina". O nome é um pouco exagerado. Na realidade, esses mamíferos marinhos quase nunca atacam humanos, preferem focas ou mesmo baleias maiores. São animais inteligentes, passíveis de serem treinados.

No entanto, vivendo em cativeiro, muitas vezes se estressam. No caso, não se sabe bem o que aconteceu. Aparentemente, a orca puxou-a para dentro da água, sacolejando-a como um brinquedo, até a moça morrer afogada. Stress? Instinto natural? Ou realmente estava apenas "brincando"?

Talvez Tilikum, a orca assassina, seja uma orca psicopata, já que esta é a terceira pessoa com cuja morte esteve envolvida.

Alguns dizem que tais animais deveriam ser liberados, pois mantê-los em cativeiro espaços tão reduzidos seria uma forma de opressão. Direitos dos animais? No entanto, não é tão simples. A orca amestrada que participou no filme Free Willy, por exemplo, chegou a ser liberada por pressão dos ambientalistas. Porém, não adaptou-se totalmente ao meio selvagem: vivia procurando o contato humano, e foi rejeitada pelas suas colegas livres. Morreu poucos anos depois, ainda em um estado de semi-dependência dos humanos.

Curiosamente, as orcas são dos raros animais que tem uma expectativa de vida em cativeiro menor do que na vida selvagem.

2 comentários:

Klauss disse...

Note que o título de baleia assassina contém outro erro: A orca é, na verdade, o maior golfinho do mundo.

Chesterton disse...

http://www.youtube.com/watch?v=xO-h93L-mts