terça-feira, 11 de agosto de 2009

Os pobres são importantes

Os pobres são importantes para uma nação. Mais do que isso. Os pobres são uma mina de ouro, como disse uma vez um bispo. (Não, não foi o Bispo Macedo, embora pudesse ter sido ele, mas sim um bispo europeu séculos atrás).

Os políticos demagogos precisam de pobres. Os pobres, afinal, podem ser comprados a preço baixo, dando sustento a qualquer grupo de poderosos, de Chávez a Lula, de Mugabe a Obama. Um bom ditador toma cuidado de jamais acabar com seus pobres: pensem na Cuba de Fidel ou na Venezuela de Chávez. Acabaram com a pobreza? Que nada, aumentaram-na. Mas mantém os pobres na dependência estatal, isto é, eternos súditos do Estado.

Os pobres são tão importantes que alguns países, não tendo produção própria em grande escala, decidiram importá-los. EUA e Europa ocidental, desenvolvidos graças à riqueza do capitalismo, não tiveram mais remédio que importar suas "classes oprimidas" (embora um termo melhor fosse "classes sustentadas") de outros países.

É sabido que o welfare aumenta a pobreza. Por outro lado, alimenta a burocracia estatal. Dá de comer, não tanto aos pobres, como àqueles que trabalham com a suposta missão de "resolver o problema da pobreza". Os pobres são uma indústria. Os pobres dão lucro.

Nos EUA e na Europa, os pobres atualmente são representados principalmente por essa classe de novos imigrantes que, ao contrário das gerações anteriores, não estão ali para trabalhar e subir de vida, mas para ser sustentados e ficar sempre na mesma situação. De fato, estudos indicam que em sua maioria, por uma série de fatores, religiosos, políticos e sociais, tanto muçulmanos na Europa quanto mexicanos nos EUA serão (salvo exceções individuais, que existem em qualquer grupo) sempre uma subclasse inadaptada.

Para que serve isso aos políticos? Simples. De um lado, mantém a classe média na linha, com medo de assaltos e violência. Do outro lado, ganham votos e dependência permanente de uma classe baixa da população. E assim o poder dessa intelligentsia no poder aumenta mais e mais, não obstante um que outro escândalo de corrupção.

Os pobres são uma mina de ouro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acesse o site www.forasarney.com e confira a extensa programação de "homenagens" ao grande lider maranhense no final de semana.

A RECOMENDAÇÃO É QUE TODOS COMPAREÇAM DE PRETO.

São Paulo
Data: 15/08(sábado), l4H
Local: MASP

BELO HORIZONTE
DATA:15/08(Sábado),14H
Local: Praça Sete

PORTO ALEGRE
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: Arco da Redenção

RIO DE JANEIRO
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: EM FRENTE AO POSTO 6 (Orla-Copacabana)

SALVADOR
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: Av. Garibaldi

BRASÍLIA
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: CONGRESSO NACIONAL

GOIÂNIA
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: PRAÇA UNIVERSITÁRIA

MARINGÁ
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: AV. COLOMBO EM FRENTE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)

LONDRINA
Data: 15/08 (Sábado), 14H
Local: EM FRENTE AO BANCO DO BRASIL DO CALÇADÃO

CURITIBA
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: CENTRO CÍVICO (SHOPPING MUELLER)

VITÓRIA
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: EM FRENTE AO SHOPPING VITÓRIA

RECIFE
Data: 15/08 (Sábado) 14H
Local: AV. CONDE DA BOA VISTA, NA FRENTE DO SHOPPING


SÃO LUÍS
Data: 15/08 (Sábado), 14H
Local: PRAÇA JOÃO LISBOA.