quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Off the grid - Fugindo do sistema

O título deste post parece de um filme de ficção científica (com tradução à moda brasileira), e talvez seja mesmo.

Vivemos em um mundo em que a liberdade - econômica, social, política - é cada vez menor. Governos socialistas ou liberais progressistas (dá na mesma) aumentam cada vez mais seu poder e avançam sobre quase todas as áreas do planeta, impondo cada vez mais regulamentos, impostos, taxas, obrigações, burocracias, controles, e obrigando o cidadão de bem a sustentar toda uma corja de políticos bem como massas de votantes "excluídos" que não pagam imposto.

Para onde fugir?

Europa? Tá tudo dominado. EUA? Obama é apenas a última pá sobre o caixão da suposta "land of the free". Latinoamérica? Não brinquemos com coisas sérias.

Não, há hoje apenas três fronteiras possíveis. Uma, a autonomia total em algum canto rural esquecido. Novas comunidades poderiam se isolar o máximo possível do governo. Como quakers ultratecnológicos, essa nova geração de pioneiros produziria sua própria eletricidade com minireatores nucleares, não dependendo da rede de eletricidade pública. Poderia naturalmente produzir seus próprios vegetais, e até mesmo seus próprios produtos industriais através do revolucionário conceito nanotecnológico de desktop manufacturing.

A segunda alternativa é o espaço sideral. A tecnologia ainda é demasiado cara e não é ainda possível chegar tão longe. Mas a iniciativa privada está avançando onde a NASA já não quer se arriscar. A colonização da Lua é uma possibilidade concreta para o futuro.

A terceira opção de fuga é o chamado seasteading. Isto é, a criação de comunidades autônomas no meio do oceano, que não obedeceriam a qualquer jurisdição senão a própria e seriam independentes de qualquer governo. Pati Friedman (não por acaso neto de Milton Friedman) é o fundador e diretor executivo do Seasteading Institute, e o primeiro financiador é Peter Thiel, a mente por trás de fenômenos da Internet como PayPal e Facebook, e um defensor da autonomia total.

Utopia? Delírio libertário? Talvez. Mas, em um momento em que o governo Obama tenta impor por bem ou por mal um sistema de saúde público altamente impopular que custará trilhões, e no Brasil qualquer juiz de quinta categoria tem direito de censurar o que bem entender, são idéias inspiradoras.

12 comentários:

Fabio Marton disse...

My name is Andrew Ryan and I'm here to ask you a question: is a man entitled to the sweat of his brow?

Anônimo disse...

Lembrei de 2 coisas ao ler o post: BioShock, que o Fábio até já colocou um link, e a Terceira Onda do Alvin Tofler.

Mr X disse...

Cool.

c* disse...

putain...quel delire...

Anônimo disse...

Na verdade não são exatamente soluções e sim adiamentos. Como até mesmo acontece em Bioshock, qualquer comunidade assim eventualmente acontece que não se pode mais diferenciar quem é porco e quem é homem...

Gerson B disse...

X, mini reatores nucleares são uma péssima ideia. Pra começar eles mantem a dependência do exterior, já que obtenção do chamado combustível nuclear é algo caro e dispendioso. Requer mineração e tecnologia de refino. E há a questão dos dejetos radioativos, que tem que ser mantidos isolados por milênios. Uma comunidade pequena e isolada não tem como lidar com isso.

E se se permitir que haja várias fontes de produção radioativa as consequências sociais podem ser terríveis. Imagine criminosos e terroristas tendo acesso fácil a esses materiais.

O espaço é uma ilusão. Comunidades lunares por muito tempo são uma utopia. Lembra da Biosfera 2(http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Biosfera_2)? Não funcionou, mesmo na Terra. E o estabelecimento delas provavelmente exigiria participação governamental.

Anônimo disse...

No futuro... ei... Mr. X!!! O papel do futurista crente na tecnologia é meu!!!!

Chesterton disse...

é fácil...geradores impulsionados por motores MB Diesel...qualquer petroleiro encosta e enche o tamque. A ilha toda pode se mover para um local que venda mais barato. A descarga vai sob a água até bem longe.

Orlando Tambosi disse...

Colonização "lá fora" será ótima se não levarem nenhum grotense.

Mr X disse...

Brasileiros no espaço, por que não?

Orlando Tambosi disse...

Só com passagem de ida...

Anônimo disse...

ownership minty predictably postingsonly benefited constructed leder routing consistently listinfo scriptb
semelokertes marchimundui