quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Conspiração!

O leitor DD alerta para um fato curioso: as teorias da conspiração são cada vez mais numerosas. Haveria alguma explicação - ou, quem sabe, conspiração - por trás disso?

Acredito que haja duas razões principais.

Uma é a Internet, que, ao acabar com o monopólio da narrativa única da grande mídia, pulverizou a informação. Não mais há uma só explicação, como muitas, desde as mais aberrantes paranóias às mais interessantes notícias anteriormente ocultas. Não que isso não existisse antes: mas, com a Internet, tanto as paranóias quanto as notícias chegam ao alcance de milhões.

A outra razão é que vivemos em tempos de grande instabilidade. Crise econômica. Conflitos internacionais. Reordenamento mundial. Terrorismo. Governo Obama. Enfim, coisas realmente estranhas acontecendo.

De modo que mesmo eu, às vezes, não sei bem em quem (ou em quê) acreditar.

De qualquer modo, sou partidário da navalha de Occam. Tendo a descartar explicações demasiado fantásticas ou que tenham como pré-requisito um grupo poderoso único (judeus / maçons / extraterrestres) que está por trás de tudo.

Vamos então às várias conspirações e como eu me coloco em frente a elas, ao menos no momento.

1) Os illuminati e os herdeiros de Rothschild governam secretamente o mundo e querem instituir um governo global.
Aqui parece-me que misturam-se coisas reais com delírios. Que há em curso tentativas ou ao menos desejos de instituir um governo global por parte de uma elite, não restam dúvidas. Mas os tais illuminati parecem-me coisa de Dan Brown. E os Rothshcild? A família tem de fato uma história interessantíssima. Em pleno século XVIII, o patriarca da família colocou um filho em cada capital européia, e todos eles subiram ao topo em seu respectivo país. Quase todos os demais descendentes foram gênios das finanças ou destacaram-se em outras atividades. Algum deles foi destacado desportista, roteirista, poeta e produtor de vinho. Mas que estejam por trás de tudo no mundo? Não sei, não. Tal papel parece-me mais adequado aos Rockefeller, que efetivamente - como outro megabilionário, George Soros - colocam muito dinheiro na promoção de causas sociais e políticas.

2) 9/11 foi um inside job do próprio governo americano para justificar uma reação militar.

Incêndio bushiano do Reichstag? Aqui, discordo. Uma conspiração governamental não teria como ser mantida em segredo por tanto tempo por tantas pessoas, que é o que exigiria uma farsa tão monumental. Além disso, os atentados tiveram sucesso; francamente, qual projeto governamental funciona e atinge seus objetivos? Há evidência visual e dados suficientes para incriminar os terroristas sauditas que participaram do ataque. Finalmente, já era sabido há anos que terroristas islâmicos tinham planos de usar aviões como armas de destruição de massa: de fato, não foi nem mesmo sua primeira tentativa ou ameaça. Que houvesse alguns que soubessem antecipadamente do atentado - espiões ou funcionários envolvidos na trama - não me parece de todo impossível, ainda que difícil, mas isso é algo diverso de dizer que foi um inside job. E que haja eventos menores aparentemente inexplicáveis nos atentados (queda vertical das torres, etc.) não me parece estranho. Como não temos jamais acesso a todas as informações, nada pode ser completamente explicado em seus mais mínimos detalhes (ver Hume). Assim sendo, todo evento histórico tem seus mistérios. Ainda hoje há teorias sobre JFK, sobre Hitler, sobre a chegada do homem à lua, e alguns acreditam que Elvis esteja vivo.

3) Obama não é um cidadão nativo norte-americano.

Aqui o que ocorre é o contrário, é pintar de "conspiradores" pessoas que simplesmente pedem que Obama faça o que qualquer outro presidente americano fez, isto é, apresentar seus documentos. Obama nasceu no Quênia? Nasceu no Havaí? Nasceu em Pirapora? Não sabemos. O certificado de nascimento original nunca foi apresentado. O mais próximo de uma "prova" que se tem são declarações de burocratas do Havaí afirmando que viram o documento original e que garantem que Obama nasceu lá. Mas o fato que não mostrem o documento torna as declarações de autenticidade suspeitas. Não seria mais fácil mostrar em vez de falar? Seja o que for, há algo aí que anda mal contado.

4) Vacina contra a gripe suína é um plano de extermínio mundial.

Novamente (para mim) mistura de fatos com informações duvidosas. Sem dúvida que há quem promova hoje o pânico com a gripe suína, assim como antes promovia o pânico com a gruipe aviária, a gripe SARS, e, claro, o "aquecimento global". Mas o motivo parece-me meramente financeiro. Assim como há quem ganhe muito com a fraude do "aquecimento global", também há quem ganhará com a "gripe suína", desde burocratas da ONU a empresas farmacêuticas. Mas daí a concluir que exista um plano para matar dois terços da humanidade, vejo algum exagero. Seriam bem menos impostos para financiar toda essa maracutaia. Por via das dúvidas, não pretendo me vacinar.

19 comentários:

DD disse...

Pô, Mister X. Conheço o seu blogue há cerca de um mês e já mereci duas menções? Uau.

Eu teria muito a dizer sobre conspirações: recolhi bastante material a respeito. Estou até pensando em catalogar suas principais vertentes. Há gente brilhante nesse campo, como o William Cooper e o Lyndon LaRouche, mas eu só me permito segui-los até o ponto da verossimilhança. O Alex Jones, felizmente, vem sendo bem mais pé-no-chão nesse sentido.

Eu acho que, sob certo aspecto, estamos vivendo numa época semelhante aos séculos XVIII e XIX, em que a panfletagem corria solta. O que me preocupa, enfim, não é a circulação de informações - e as notícias sobre os avanços do globalismo são muito importantes -, mas é que se façam acusações virulentas contra pessoas baseadas em fatos contestáveis. Seria odioso se isso virasse uma nova caça às bruxas.

Mr X disse...

Olá DD.

O globalismo não é uma ideologia tão oculta, há quem o promova até bem abertamente. A questão da imigração, por exemplo, diluindo e terceiromundizando as populações nativas de diversos países contra a sua vontade, parece-me claramente uma política que visa acabar com o Estado-nação tradicional.

Mas daí a acreditar nas mais escabrosas conspirações, é um passo maior. Para mim ao menos é difícil levar tudo o que se lê a respeito a sério.

Por outro lado, tampouco dá para levar a grande mídia a sério, já que sua ideologia é bem clara.

Em quem acreditar?

Anônimo disse...

Olha, depois da ocultação do Foro de São Paulo por parte da mídia brasileira, passei a levar a sério autores conspiratórios. Lembro que na época, zombei muito do respeitável filósofo Olavo de Carvalho. Em geral, as teses supostamente conspiratórias provenientes de conservadores e direitistas costumam tender para a verdade, enquanto que as teses vendidas pela esquerda são sempre fantasiosas, com objetivos estratégicos e políticos (pra variar né? ). Veja quantas vezes o Chavez já acusou golpes e assasinatos por parte de espiões gringos. Também duvido daquelas histórias malucas nas quais a CIA tentava matar o Fidel Castro com charutos envenenados. Muito pelo contrário, um documentário alemão defende a tese de que o mandante do assassinato do JFK foi...tchan, tchan, tcham...Fidel Castro! Não é mesmo a coisa mais óbvia do mundo?
Abraços!
Fernando José - SP

Unknown disse...

Poxa, morreu um amigo meu quarta-feira... GRIPE SUÍNA. Um cara tão jovem e forte. O corpo foi enviado para o Instituto Osvaldo Cruz. Agora essa coisa está assustando, sei lá, assim tão perto.

Iconoclasta disse...

esse post foi oportuno. vc podia ter falado da viagem a Lua tb.

outro dia assisti aquele zeitgeist q é um dos materiais mais cretinos ja produzidos. a internet realmente ajuda a proliferar essas porcarias pq as pessoas preferem um monte de TAGS espetaculares e superficiais do q checar a coerencia e a realidade factual.

qt a tentativa de se instituir um governo global é mesmo difícil de rejeitar. acho q ao contrario do q é dito, a grande resistencia ate agora veio exatamente dos EUA. com o atual mandatario, cheio de malemolencia, a coisa pode ficar mais animada. mesmo assim nao creio viavel ainda neste seculo.

@bloggerbrasilis disse...

Tudo bem?

Eu sempre leio alguns sites que falam muito sobre conspirações e acredito que são uma base muita boa para futuros artigos deste blog:

http://umanovaera.com/
http://espada.eti.br/index.htm
http://conspireassim.wordpress.com

Já li muitos artigos nestes sites e são realmente muito bons.

Um abraço e sucesso!!!

Anônimo disse...

No post que refere, mencionei 3 fatos estranhos no 11/09 (sem concluir nada, friso). O problema não é haver teorias conspiratórias mas a ausência de debate nas questões "cinzentas" tal qual refere o problema da certidão do Obama: se a certidão existe qual é o medo de mostra-la?

Mas, já agora, em relação aos maçons eu deixo o desafio:qual é o percentual de maçons na população total ? Ok, compare com a de participação nos governos? Basta observar a diferença gritante para ver que não é possível tamanha coincidência em diversos países.

Repare que não digo que este grupo fez qualquer ação, tem este ou aquele objetivo, apenas que faltam abordagens sérias de análise das práticas, métodos, integrantes, objetivos, conquistas e falhas de deste e outros diversos grupos que participam ativamente na governança da sociedade.

Cfe

Anônimo disse...

Eu concordo plenamente com o Fernando José, quando diz: "as teses supostamente conspiratórias provenientes de conservadores e direitistas costumam tender para a verdade..."
Se vocês repararem bem, as pessoas que tentam desacreditar essas "teorias", são as mesmas que criticam sem apresentar um argumento forte contra os fatos. E entre essas pessoas e as "teorias", eu prefiro as teorias.

Horlando

Anônimo disse...

Eu prefiro acreditar nessas teorias dez mil vezes mais do que qualquer jornal do mundo.

Chesterton disse...

Nesa tuba tem gato...

DD disse...

Vamos com calma, minha gente. Há muito esquerdista contrário à NWO tal qual descrita pelas teorias e que se alimenta do mesmo repertório que anima os conspiracionistas de direita. Uma curiosa e constante diferença é que eles veem todo esquema globalista como algo tingido de sionismo. Para variar...

E não dá para acreditar em toda espécie de delírio que se vê por aí. Se alguém aqui ouviu qualquer programa de rádio do falecido Milton William Cooper, terá notado que, enquanto ele fala de fatos verossímeis, a interpretação que ele lhes dá é tão absurda que é como se você visse a razão do cara ir escorrendo pelo ralo.

A orientação política não dá credibilidade a ninguém. Nem a sofisticação dos argumentos.

DD disse...

Ah, e se alguém gosta de uma boa fraude, não deixe de ler a "carta" de Albert Pike a Giuseppe Mazzini.

Se alguém se impressionar, basta perguntar a si mesmo: mas onde está o documento original?

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

Parabêns pelas informações, na verdade muitas são as declarações e acontecimentos que vem se tornando conspiração, pois a interpretação que muitos pessoas dão a atos e fatos são geradors de tais insinuações conspirativas.
www.vivendoteologia.blogspot.com

Chesterton disse...

Um presentinho para vocês

http://www.reason.com/news/show/31174.html

MariEdy disse...

Houve um momento em que eu também comecei a achar que o Prof. Olavo estava pirando na batatinha. Depois, você começa a prestar BEM atenção e vê que o nergócio é muito mais feio do que parece.
Ah, Mr. X, conta mais! Eu a-do-ro teorias de conspiração.
Pessoalmente, achei que "uzamericanu" se auto-contaminaram, ao eleger o cacau-boy. O cara é de uma estupidez e ineficiência ímpares!

Anônimo disse...

Existe muita polêmica sobre o assunto, mas que são fatos acontecidos, isso são!

Anônimo disse...

Gosto mesmo desse assunto, essa nova ordem mundial é uma parada seríssima

Anônimo disse...

Tem gente que ñ gosta de falar desses assuntos pq ficam com medo das pessoas culparem os judeus ou os americanos....e também pq tem comunistas-socialistas q metem o pau nessa Nova Ordem Mundial, também.
Pois eu falo, divulgo e sempre que posso distribuo filmes e documentários sobre o assunto.Aqui na minha cidade, a coisa já se espalhoou que já está circulando dvds pelas cidades vizinhas.
Vamos vencer essa porcaria Illuminati!

Anônimo disse...

OLA A TODOS

MR X

Você entende o GLOBALISMO como uma IDEOLOGIA? Qual o nome para coletivo de "ideologias"? Desde a leitura ocultista, passando pela religião e outras tantas, eu particularmente vejo uma centrifugação de idéias paradoxas convergindo para um mesmo buraco.
O GLOBALISMO eufemístico de NOM, É como um POLVO, mas lembrem-se que o cérebro tem dois lados "antagonicos", Deus de um lado, e o Diabo do outro.

Paz