sexta-feira, 16 de março de 2012

O progressismo é uma religião

O progressismo é uma religião. Tem até seus santos. Dei-me conta disso vendo um mural pintado no outro dia. Tinha uma mensagem abaixo que não lembro, alguma trivialidade sobre a paz no mundo ou a igualdade humana. Mas as figuras que ilustravam o dizer eram as que formam a Santíssima Trindade Progressista: Mahatma Ghandi, Martin Luther King e Nelson Mandela.

Figuras admiráveis, admito. Nem que seja pela coragem de lutar pelos seus ideais. Não é fácil levar cacete da polícia inglesa ou passar 27 anos na prisão e ainda assim continuar acreditando. Para uma pessoa como eu, um cínico que nem ideais tem, chega a causar inveja. Porém, eram falhos, como todos os homens. Tinham muitos defeitos que nem vale a pena repetir aqui, e nem é esse o objetivo do post. Eu simpatizo com Ghandi. Com King e Mandela, também. King disse uma coisa bacana certa vez:

"A covardia pergunta: é seguro?
A conveniência pergunta: é político?
A vaidade pergunta: é popular?
A consciência pergunta: é certo? 
E chega uma hora em que o sujeito deve tomar uma posição que não é nem segura, nem política, nem popular, mas deve tomá-la porque é certa."

Boas frases.

Os três são não-brancos, naturalmente. Faz parte do ritual de masoquismo diário do homem branco esquerdista ocidental. Mea culpa, mea maxima culpa. É verdade que Che Guevara, o Jesus de Nazaré dos esquerdistas, era branco, mas naqueles tempos ainda não se havia chegado à grande sacada do marxismo racial. Cotas raciais em Cuba? Imagina. Tanto que os líderes da Revolução Cubana eram todos brancos e universitários, assim como era Abimael Guzmán, o canalha líder do Sendero Luminoso, e ninguém nunca se importou. (Por sinal, é interessante a figura da também branca Yoani Sanchez: ela é uma feminista progressista pró-gays e pró-minorias contrária ao comunismo cubano. É a nova geração de esquerdistas contra a velha. Sim, a esquerda mudou.)

Mas também não é disso que eu queria falar. Afinal, se formos classificar por etnia, os piores comunistas foram os asiáticos. Mao matou setenta milhões e Pol Pot e seu grupo torturaram e mataram um terço da população de seu país em três anos. Um terço! Teve gente que morreu simplesmente por usar óculos. Afinal, isso era coisa de capitalista. Se vivêssemos em um mundo são, qualquer sujeito de bem se envergonharia de se dizer socialista, só por causa de Pol Pot.

Bem, mas o que eu queria dizer mesmo é que o esquerdismo é uma religião, e que é por isso que é tão difícil discutir com um esquerdista, ou mesmo tentar fazê-lo mudar de idéia, ou ao menos fazê-lo enxergar as coisas sob outro ponto de vista. Vejam o Sakamoto, por exemplo. Nunca vi alguém que escreva tantos absurdos. Será que acredita naquilo? Tenho certeza que sim. Tenho certeza também que ele jamais mudará. (Augusto Nascimento, de saudosa memória, odiava os japoneses, mas acho que simpatizaria com o Sakamoto.)

Costumava-se dizer que um conservador era um "esquerdista assaltado pela realidade", mas acho que nem isso é mais verdade. Houve recentemente vários casos de esquerdistas que foram literalmente assaltados, e nem por isso mudaram de idéia. Tornaram-se até mais intransigentes na sua defesa de criminosos, na sua idéia (falsa) de que o crime é causado por diferenças sociais inerentes ao capitalismo e blablablá.

Talvez o progressismo seja um culto suicida. Lembram de Jim Jones? Ele era maluco, certo, mas será que as suas crenças eram lá muito mais absurdas do que a de qualquer ideólogo esquerdista radical?

Bem, no outro dia, saiu uma foto do pessoal do MST cometendo a heresia de fazer fila no McDonalds, todos bem bonitinhos esperando sua vez. Consolei-me um pouco. Pareceram-me mais humanos. Se eles podem deixar a ideologia de lado por alguns instantes, nem que seja para um McLanche Feliz, significa que nem tudo está perdido. Talvez até o Sakamoto possa um dia entender que não precisa odiar a classe média para ser cool.


36 comentários:

Chesterton disse...

Sakamoto é um caso psiquiátrico, à beira de ser um caso humorístico.

Autor desconhecido disse...

''Mas as figuras que ilustravam o dizer eram as que formam a Santíssima Trindade Progressista: Mahatma Ghandi, Martin Luther King e Nelson Mandela.

Figuras admiráveis, admito. Nem que seja pela coragem de lutar pelos seus ideais. ''


Admiráveis?????????
Há controvérsias.

c* disse...

( o sakamoto é otimo, espero que nunca mude ! para de detonar ele, t'es jaloux !lol )

Chesterton disse...

Meu Deus, a Conffa definitivamente é "pogreçistia"

Chesterton disse...

O progressismo e suas consequencias

http://www.city-journal.org/html/10_3_urbanities-all_sex.html

Mr X disse...

Admiráveis?????????
Há controvérsias.


Como eu disse, Nem que seja pela coragem de lutar pelos seus ideais Não estou de acordo com muitas coisas de suas lutas, especialmente o Mandela, que cantava "kill the boers".

Mas será que é verdade aquela história que o MLK foi gravado pelo FBI transando com uma prostituta e gritando "Esta noite eu sou um homem branco!"? De qualquer modo, excelente orador.

Mr X disse...

Lol no fundo eu me divirto com o Sakajapa do agreste, também espero que ele nunca mude.

Cerberus disse...

A falta de moderação cria distorções em qualquer linha de pensamento. Tais distorções podem se tornar problemáticas para toda sociedade. Mesmo pequenos grupos extremistas, de qualquer orientação, podem causar danos imensos. Por fim, as pessoas tendem a idealizar os homens que fizeram grandes feitos ou que provocaram grandes mudanças. O homem-mito se impõe sobre a realidade, até se tornar um símbolo para ser adorado. :P

Chesterton disse...

They were not the kind of people to take seriously Edmund Burke's lapidary warning that "it is ordained in the eternal constitution of things that men of intemperate minds cannot be free": on the contrary, just as appetites often grow with the feeding, so the demands of the revolutionaries escalated whenever the last demand was met. When the expected happiness failed to emerge, the analysis of the problem and the proposed solution were always the same: more license, less self-control. By 1994, John Money, perhaps the most influential academic sexologist of the last third of the twentieth century, was still able to write in all seriousness that we live in an anti-sexual and taboo-ridden society. Get rid of the remaining taboos, he implied, and human unhappiness will take care of itself.

Anônimo disse...

Voltando ao assunto do dextra, porque ninguém se preocupou em postar de novo os textos dele? Como o de Roger Scruton sobre a música? Ou o texto dele sobre como eram as carcterísticas emocionais dos ingleses do século passado?

Anônimo disse...

Me lembro também do Retroaggregator que possibilitou o acesso a sites conservadores de outros países, como o View from the Right e Yihad en Eurabia(que infelizmente parou) no qual eu aprendi muita coisa sobre a invasão islâmica na Europa e nos EUA. Alguém tem a lista completa?

Anônimo disse...

Também tinha aquela entrevista e o ensaio sobre música do Scruton que o Dextra traduziu. Além dos textos sobre o gayzismo nos Eua( lembro-me daquele sobre os gays em São francisco e do texto sobre grande parte dos pedófilos serem homossexuais).

Anônimo disse...

A própósito qual é o e-mail do Rovinson? Poque ele está comentando pouco no blog? E ele sabe o e-mail da Bárbara?

Anônimo disse...

O seu blog também é legal Mr.X. Embora eu discorde do seu ponto de vista sobre a questão racial. Também sinto falta do seu posts sobre os animais, eram muito engraçados.

Mr X disse...

Pois é, alguém poderia continuar a traduzir os textos do Scruton e outros. Se a MSM ou alguém me pagasse, eu faria, mas pra fazer de grátis não tenho tempo nem paciência, prefiro escrever minhas bobagens aqui, embora não cgegue nem perto de um Scruton ou Dalrymple ou etc. Sobre os animais, quem sabe volto a escrever. No outro dia li um artigo sobre um inseto gigante que achei interessante.

Mr X disse...

O homem-mito se impõe sobre a realidade, até se tornar um símbolo para ser adorado.

Bem, Ghandi e MLK foram assassinados, o que fez com que se tornassem mártires e símbolos. Mandela teve sua fase de mártir na prisão. Não foi assassinado, mas acho que sua longevidade o transformou em uma espécie de guru. O curioso é que sua ex-mulher, a Winnie, era uma figura extremamente negativa, envolvida até em tortura e assassinato, mas isso não parece ter afetado muito a imagem do Mandela:

http://www.dailymail.co.uk/news/article-1256425/Nelson-Mandelas-ex-wife-accuses-President-betraying-blacks-South-Africa.html


Ela me lembra um pouquinho a Michelle Obama, coitado do Barack se eles um dia se separarem, vai contar todos os podres.... Quem sabe aío finalmente descobrimos onde ele nasceu.

Anônimo disse...

Diagnóstico impecável esse do Dalrymple, postado pelo Chesterton.

Mr X disse...

Estudante que filmou colega gay (que depois se suicidou) condenado, pode pegar até dez anos de prisão. Acho que as pessoas agora vão querer se isolar cada vez mais dos homossexuais para não terem problema. Se a pessoa filmada fosse hetero, será que o resultado seria o mesmo?

http://www.amnation.com/vfr/archives/021890.html

Mr X disse...

Enquanto isso, esquerdista que fez o vídeo viral Kony 2012 acaba de ser preso vandalizando carros e se masturbando em público, sob influência de alguma droga...

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/03/idealizador-de-kony-2012-e-preso-por-se-masturbar-em-publico-diz-site.html

Autor desconhecido disse...

Para o anônimo que quer saber o email de alguns frequentadores do blog,
olha, eu tenho o email da Bárbara mas não estou autorizado a te passar, primeiro vou perguntar pra ela se pode tá ok?

Rovison disse...

O esquerdismo é uma "religião" demoníaca, que mistura todos os males da modernidade: ateísmo, hedonismo, marxismo, ojeriza ao cristianismo, gayzismo, feminismo, anticapitalismo liberal, estatismo, coletivismo, igualitarismo racial, ódio à família tradicional, etc. Ou seja quase tudo que não presta da modernidade se abriga confortavelmente no esquerdismo.

Autor desconhecido disse...

AlexandraK.Weinsenbauer@yahoo.com.br

Aí está, ela autorizou.

Hasta la vista!!!

Chesterton disse...

É o que se chama socialismo moderno, que consiste em tirar de quem não tem para financiar quem tem!


-Reinaldão na mosca!

Autor desconhecido disse...

A situação está ficando dramática na Europa,75% DOS BEBÊS NASCIDOS NA ESPANHA EM 1° DE JANEIRO DE 2012 ERA DE MUÇULMANOS.

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.stonegateinstitute.org/2928/spain-islamization

Brancaleone, o monoglota... disse...

Mr X, o video vale um post...

http://youtu.be/X_Di4Hh7rK0

Ou procurem George Carlin no iutubi.
Pros que falam ingreis é mais fácil...

Mr X disse...

Sakanoto ataca novamente:

http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2012/03/18/por-que-so-pobre-tem-parente-na-cadeia/

Não é possível, o sujeito sofre de classemediofobia. Odeia qualquer um que não seja pobre, e idealiza os pobres a mais não poder. Só pode ser complexo, ou inveja.

DIREITA disse...

Mandela era terrorista matou muita criança explodindo ônibus escolares.no dia de sua prisão acharam em sua casa varias artefatos explosivos e armas de guerra .MLK queria o fim da segregação,só que a mesma só se estabeleceu para proteger os brancos de criminosos negros .

Brancaleone disse...

O esquerdismo não é nada disso.
Um sujeito que se diz esquerdista comenta nos botecos nas mesas com as mulheres que preocupa-se com os famintos, com os sem emprego, com as criancinhas pobres e com isso a mulherada passam a considerar o cafageste um sujeito lindo e sentimental. Não é nada disso. O cara se diz esquerdista só para traçar a mulherada.
Claro, tem os que acreditam nas lorotas do véio Marx, mas estes são casos mais para a medicina psiquiátrica.

Chesterton disse...

Ja fiz queixa de um blogueiro para a VEJA, vou fazer para a UOL tambem.

Autor desconhecido disse...

Pode apostar que esse é o pensamento monocromático comum dos esquerdistas.
É o tal do: ''oooh, só pobre que é preso, filho de rico nunca é''...
É como se, quando na maior parte das vezes um ''pobre'' é preso tem uma justificativa conspiratória marxista.
Concordo com eles que quando um político rouba do dinheiro público na maioria das vezes não é preso. Mas querer insinuar que classe social e/ou raça são justificativas plenas (discriminatórias) para prender certos setores da população é ridículo. Na cabeça dos esquerdistas só podem existir duas categorias sociais: a elite e o proletário. Como no Brasil, é necessário ter cara de pobre pra ser considerado da plebe, os brancos de classe média, se não são ativistas de esquerda (e antibrancos) são parte da z'elite'.

Mr X disse...

É verdade que a corrupção e o crime de colarinho, que também são uma praga no Brasil, são realizados pelos "ricos", enfim, os políticos. Porém, estes raramente causam crime violento, que é o que mais incomoda no fim das contas. (ainda que ambos estejam relacionados, esse sendo o grande Catch-22 do Brasil: como combater o crime na sociedade com tanta corrupção? Como combater a corrupção no governo com tanto crime na sociedade?).

Há muito pobre honesto e muito rico bandido, é claro, mas, no geral, não se trata de uma perseguição aos pobres, mas àqueles envolvidos em crimes violentos (e é ainda pouco, pois segundo aquela tal reportagem da Folha, só 10% ou não lembro quanto dos casos de assassinato no Brasil são resolvidos).

Enfim, deixa pra lá. Só incomoda esse maniqueísmo do Saka, como se todos os pobres fossem bonzinhos e oprimidos, e todos os ricos/classe média uns malvados.

Ana Beatriz disse...

O Sakamoto parece um caso de Poe´s law:

http://rationalwiki.org/wiki/Poe's_Law

Edu disse...

X,

Esquerdismo é religião mesmo! Tentar argumentar com qualquer esquerdista usando de causa e consequência é pedir pra passar raiva!

Do Chest e udiscordo: o Saka é um caso humorístico, casos psiquiátricos são seus comentaristas/seguidores...

Rovison disse...

Essa é para deixar os esquerdistas desconcertados:
http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2012/03/19/vencedora-do-nobel-da-paz-defende-criminalizacao-da-homossexualidade-na-liberia.htm

Anônimo disse...

Não há nada demais em sem-terra ir comer big mac, afinal o big business sempre financiou o comunismo. (Não sei quanto ao Mac, mas a Coca-cola é uma das financiadoras do CFR)

Mr X disse...

Sim, fiquei pensando nisso. Ford Foundation, Apple, Microsoft, Coca-cola, todas dão dinheiro a causas esquerdistas. Mac Donalds, não sei bem, mas é bem possível. Como disse Lenin, são os capitalistas vendendo a corda com a qual serão enforcados.