segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Onde foram parar os vilões muçulmanos?

O fim da União Soviética causou um grave problema aos Estados Unidos: a falta de vilões para os filmes de Hollywood.

Os roteiristas até que tentaram com outras alternativas. Vilões colombianos durante a época do Cartel de Medellín. Vilões sérvios durante a Guerra dos Balcãs. Nenhum dos dois teve muito sucesso ou durou muito tempo, talvez porque nem colombianos nem sérvios eram grande ameaça aos USA ou ao mundo, e alguns americanos mal sabiam onde ficava a Sérvia ou a Colômbia. Perdidos como cegos em tiroteio, os roteiristas sempre podiam tirar da cartola os eternos Nazistas, é claro, mas nem todo filme pode ser sobre a II Guerra Mundial. Restavam os palhaços assassinos do espaço sideral, ou então os terroristas muçulmanos.




Os vilões muçulmanos foram bastante comuns nos anos 80 e 90. Delta Force, com Chuck Norris. True Lies, com Schwarzenneger. Bons filmes. Até mesmo no ano 2000 houve mais de um filme com bandidos muçulmanos. Mas eis que, logo após o 11 de setembro de 2001, os vilões muçulmanos sumiram das telas do cinema.

A lógica indicaria o contrário: os EUA tinham sido atacados por terroristas muçulmanos, não deveria haver uma explosão (perdão pelo trocadilho) de filmes com vilões árabes e similares?

Freud explica, literalmente. Um post curioso que li por (em ingrês) comenta a mesma questão e nos informa que se trata de uma reação psicológica natural, algo similar à síndrome de Estocolmo. Quanto mais graves os ataques, maior é a reação de negação da vítima, chegando o sujeito em certos casos a acusar-se a si mesmo na tentativa de aplacar o seu algoz.

De fato, em muitos filmes americanos desde então, observa-se justamente o clichê contrário: muçulmanos que aparentam ser os vilões, mas que na verdade são inocentes seres angelicais: o verdadeiro vilão é um agente da CIA branco e heterossexual. Pouco depois dos atentados em Londres, a BBC saiu com uma minissérie em que um vilão cristão decapitava muçulmanos inocentes. Na versão cinematográfica de Anjos e Demônios, seqüência do Código Da Vinci, o vilão muçulmano do filme (da seita dos hassassins) virou católico e europeu. O único filme recente com vilões muçulmanos que lembro é "Taken", com Liam Neeson, embora não sejam jihadistas mas sim albaneses traficantes de mulheres, e a história ocorra na Europa. O diretor era francês. 

É curioso. Quase dez anos após o 11 de setembro, as coisas mudaram completamente nos EUA, mas na direção contrária à esperada. Os EUA têm um presidente chamado Hussein que foi criado como muçulmano, ao menos por alguns anos. Há planos de construção de uma mesquita a poucos passos do Ground Zero em Manhattan. Um atirador muçulmano matou doze soldados em Fort Hood, e o Exército afirmou que contratará ainda mais muçulmanos.

O mesmo princípio talvez se observe no caso dos mexicanos. Na época dos westerns, estereotipados vilões mexicanos eram comuns. Hoje, com mexico-americanos representando quase 40% da população da Califórnia, os vilões mexicanos não aparecem tanto, muito embora os violentos traficantes mexicanos atuando na fronteira com os EUA poderiam render boas histórias. O filme Julia, de Erick Zonca, é um raro (e ótimo) filme recente com vilões mexicanos. De novo, o diretor é francês. (Os franceses parecem menos apegados ao politicamente correto).

Em todo caso, descontando o ataque em Fort Hood, não houve graves atentados muçulmanos em países ocidentais nos últimos anos (toc, toc, toc), portanto talvez os vilões muçulmanos possam voltar às telas.

Finalmente, a União Soviética pode até ter acabado, mas os vilões comunistas continuam por aí, bem vivos e ativos. Que tal algum filme sobre o Foro de São Paulo?


P. S. Os vilões árabes ou comunistas não precisam ser estereotipados, é claro. Um vilão pode ser um personagem complexo e, de fato, em geral são mais interessantes do que os mocinhos. Não é o Coringa um personagem mais interessante do que o Batman? No clássico "White Heat", o espectador termina torcendo pelo arquivilão interpretado por James Cagney contra o entediante policial, supostamente herói. E o Dick Vigarista e seu cão Mutley eram com certeza os personagens mais bacana de "Corrida Maluca". 

76 comentários:

Anônimo disse...

... e Woland, escreve: Não tenho visto mais desenhos animados ultimamente tirando Os Simpsons, Familia da Pesada(Family Guy) e o South Park sendo que este de vez em quando... mas, realmente, tirando o último, onde aparecem os mulçumanos em situações prá lá de hilárias, desenho animado para criança mesmo, acho que eles sumiram. Acho também que este sumiço se deve aos muitos muçulmanos que vivem nos EUA. É jogo politicamente correto mesmo, agravado com o setembro de 2001. Olha, prá falar a verdade, tem muita "cabeça fraca" pro aí. Tem um cara que eu conheço que não gosta de gato( felino mesmo ). "Apertei" o sujeito uma vez, numa rodada de " um chopps e dois pastel ", em São Paulo, prá saber o por quê de tanta raiva dos bichanos... lá pro final, ele disse issso: " Sei lá meu... deve ser da minha infância... não gostava do Tom e do Frajola...". Bem, desenhos animados infantis e cabeças fracas dão nisso aí... Não adiantou dizer pro cara que os dois felinos eram palhaços trapalhões...

Klauss disse...

Comentando seu P.S., lembro o vilão mais interessante do cinema: Hannibal Lecter.

Aliás, fizeram uma pesquisa uma vez com cinéfilos, e ele foi o ganhador de uma que pesquisava o vilão mais assustador. Eu ainda o acho o mais interessante.

Assim como também é interessante o Iago de Othello!

chesterton disse...

http://www.youtube.com/watch?v=4DzcOCyHDqc

esqueceram o indiana...

Augusto Nascimento disse...

"O homem se agita, a Humanidade o conduz."
Na verdade, essa tolerância para com as minorias é mais antiga do que seria de se suspeitar. Se não me engano, foi James Hilton, o talentoso ficcionista britânico, quem disse a Erico Verissimo, ainda nos anos 40, que os roteiristas não podiam mais usar os mexicanos como bandidos. Não lembro se a ordem era da censura americana-cuja estupidez fica clara para quem quer que leia por exemplo a autobiografia de Chaplin- ou dos chefões dos estúdios. De qualquer maneira, não vejo nenhum motivo especial para que se produzam filmes com vilões muçulmanos,pois o 11 de setembro foi obra de um grupo muçulmano específico, a Al-Qaeda, foi executado por sauditas alinhados com o radicalismo wahhabista-ou como quer que se transcreva isso em português-, radicalismo cuja pregação bárbara é financiada pelo regime saudita, aliado dos americanos. O que o resto do mundo islâmico tem com isso? E por que cobrar de Hollywood, Califórnia, a coerência que não se cobra de Washington, DC? O que os americanos ainda fazem no Iraque se foram atacados pelos sauditas, por que continuar apoiando uma ditadura selvagem na Arábia Saudita enquanto ela ameaça a segurança do Ocidente? Drucker, que estava longe de ser antiamericano ou anti-semita- foi crítico de primeira hora da tirania nazista-, apontava que uma das razões de Truman para apoiar a criação de Israel foi "there are no Arab votes in the Bronx". Hoje há, se não no Bronx, alhures. Não só votos, também consumidores, grupos de pressão, etc. Diria que, comparada com o racismo do cinema americano sob o infame Código Hays, que proibia casamentos inter-racias nas telonas, ou com a pressa com que o cinema americano se tornava instrumento do Estado, a conspícua ausência de vilões islâmicos é um avanço. O pensador papista Teilhard de Chardin já havia ensinado que "tudo o que sobe converge". Abandonar os velhos preconceitos religiosos e políticos é um grande passo para essa convergência e para o fim das animosidades internacionais (basta ver que a Grande República Ocidental, idealizada por Comte, foi uma das precursoras intelectuais da UE.

Mr X disse...

Abandonar os velhos preconceitos religiosos e políticos é um grande passo para essa convergência e para o fim das animosidades internacionais

Acho que entendi, então os positivistas são um pouco como os globalistas, governo único, países sem fronteiras, etc.?

Para os utópicos que acreditam em uma humanidade futura que superará o tribalismo e viverá em harmonia, pode ser.

Eu sou pessimista e acho que não vai dar certo.

O que o resto do mundo islâmico tem com isso?

Tudo. Os muçulmanos querem converter os infiéis e impor a sharia, seja por bem, seja por mal. Aliás, a imigração muçulmana é uma arma pior do que o terrorismo. O terrorismo é mera propaganda, a imigração modifica para sempre a população de um país.

Theo disse...

Mr X,

não sei não mas com uma simples busca na memória eu lembro de O REINO, as CRUZADAS, tem um outro filme russo que eu esqueci o nome agora que conta a guerra entre a URSS e o afeganistão, alguns fimes indianos, sem contar os franceses que metem o pau nos argelinos.

Mr X disse...

No Reino os muçulmanos são bonzinhos, ou ao menos não tão malvados.

Filmes franceses, pode ser, como eu disse acho que eles são mais politicamente incorretos. Mas estou falando de filmes americanos.

Chesterton disse...

"Abandonar os velhos preconceitos religiosos e políticos é um grande passo para essa convergência e para o fim das animosidades internacionais"

chest- acho ótimo, desde que parta deles a iniciativa. Como querem colocar a mulherada na burka, claro que não vai dar certo.

Augusto Nascimento disse...

"Acho que entendi, então os positivistas são um pouco como os globalistas, governo único, países sem fronteiras, etc.?"
Os países podem manter suas identidades nacionais (Comte chega a sugerir que a bandeira positivista francesa faça referência à velha bandeira real francesa, a bandeira brasileira, inspirada pelo positivismo, faz clara referência à velha bandeira imperial e por aí vai). Eles não podem é fazer guerra entre si e não devem se deixar levar por superstições religiosas (entende-se que, enquanto eles não abandonarem voluntariamente o nacionalismo estreito e as superstições religiosas, a união não se processará). A Humanidade será nossa pátria, devemos viver para o "Grande Dia".
"O terrorismo é mera propaganda, a imigração modifica para sempre a população de um país."
O problema não é então o terrorismo, o problema é que algumas pessoas querem ressuscitar o espírito do Ato de Imigração de 1924(já que aparentemente o assunto são os EUA e sua cultura) e querem que Hollywood os ajude e reedite a velha propaganda racista do passado. Vão precisar de outro Código Hays, aquele que deu origem a filmes e mais filmes de paixões frustradas pelo roteiro entre brancos e não-brancos porque seria horrível demais se os americanos vissem um casamento entre membros de duas raças diferentes. Aí, já entramos nas razões do lobo: se não fosse por causa dos atentados terroristas, seria por causa do falafel. Antes, era o "perigo amarelo", que levou à proibição da imigração asiática nos EUA e no Brasil, agora o "perigo" é o crescente. Enquanto isso, os incentivadores, promotores e diretores do terrorismo- o de verdade, que mata pessoas, não o imaginário, que só fere suscetibilidades bobas- continuam livres e financiados pelos aliados dos americanos. Se pelo menos Hollywood fizesse um filme mostrando que a verdadeira ameaça são muçulmanos que imigram, arrumam empregos, não se metem em atos ilegais, têm filhos-bagunçando o sagrado domínio demográfico WASP- e cuidam de suas vidas... Tudo estaria resolvido.

Augusto Nascimento disse...

"acho ótimo, desde que parta deles a iniciativa. Como querem colocar a mulherada na burka, claro que não vai dar certo."
Que eu saiba os EUA- os EUA são o assunto- já têm leis para lidar com este tipo de coisa. Se não têm ou não são capazes de colocá-las em prática, os muçulmanos malvados são o menor dos problemas. Acredite ou não, pode-se ter o império da lei sem se chamar o Dr. Goebbels para dirigir Hollywood.

Klauss disse...

Tem coisa pior que o Dr. Goebbels dirigindo Hollywood, que são justamente os politicamente corretos de hoje -- que o Tiago, ops, Augusto Nascimento parece gostar.

E isso é obra do COMINTERN que foi montado pela União Soviética nos EUA entre os anos 30 e 40, e que tinha entre um de seus membros Bertolt Brecht -- no tempo que alguns consideram que ele ficou "exilado" nos EUA.

O Comintern é que comprou gente pra caramba nos estúdios Hollywoodianos da época e estatuiu algumas diretivas não para fazer propaganda ostensiva, que seria de cara rechada pelos americanos (naquela época muito mais vacinados que os de hoje), mas já ir colocando algumas crenças do partido comunista russo de forma mais indireta, digamos "subliminar", para ir aos poucos influenciando o senso comum americano -- o que, depois do Flower Power sim, pôde ser feito de forma mais ostensiva até chegar ao ponto de os americanos engolirem comunistas nada discretos como Jimmy Carter e hoje em dia o Obaminável.

O cinema contemporâneo é, em 90, 95% engenharia social. No Admirável Mundo Novo de Huxley ele faz uma descrição do cinema em seu mundo, e é curioso como ele descreve exatamente o cinema de hoje...

O Chaplin era muito talentoso mas era um idiota-útil que puxava o saco de comunista. Gosto muito dos filmes dele, mas aquele Monsieur Verdoux já é muito bicho grilo e só leva em consideração um lado da história. Acaba é por endossar, talvez até meio sem querer, a guerra de classes e botar a culpa da Guerra na classe empresarial.

Mais a respeito em http://www.olavodecarvalho.org/semana/02232002globo.htm

Anônimo disse...

Coitadinhos dos cristãos, nunca fizeram nada de mau. São seres angelicais, puros como o próprio Jebuz. Não podem ser vilões em filmes ruins de Holywood, isso é uma calúnia para com uma religião perseguida, maltratada e em vias de extinção, apesar da riqueza e influência dos evangélicos e do Vaticano.

O dia que a Prostituta de Roma desaparecer e levar consigo a Vadia de Teerã, a Vagabunda de Jerusalém e todos os seus assemelhados; esse dia será o início da solução de metade dos problemas da humanidade.

Silvio disse...

X, essa coisa de vilanizar grupos via tela de cinema me lembra uma história. Está no livro 'Devo à Rússia 1.200 Dólares', do grande comediante Bob Hope (falecido em 2003, aos 100 anos de idade).

Depois de uma tremenda burocracia, o Império do Mal deu sinal verde para o humorista visitar o país. Era o período Kruschev. Ele ficou surpreso ao ver que a brutal censura permitia filmes americanos nos cinemas de Moscou. Detalhe: só
viu por lá em cartaz produções tipo 'Wetbacks', 'A Floresta Petrificada', 'Sindicato de Ladrões' e similares. Segundo ele, por trás disso estava o interesse em mostrar os EUA como uma terra de miséria, xenofobia, gangsterismo e caos social.

Mr X disse...

Segundo ele, por trás disso estava o interesse em mostrar os EUA como uma terra de miséria, xenofobia, gangsterismo e caos social.

Sobre isso, tem uma história engraçada. Os Soviéticos decidiram mostrar "As vinhas da ira", para indicar a suposta pobreza dos americanos. Mas aí, como o pobretão do filme tinha uma caminhonete, os russos ficaram espantados: epa, nos EUA até os pobres têm carro? Aqui, só figurão do partido e olhe lá! (o filme é dos anos 40).

Resultado, o filme terminou sendo censurado.

Anônimo disse...

" sem sustentar a minima pretensão de fornecer-lhe uma resposta completa, farei um esforço para indicar alguns aspectos do positivismo que podemos analisar a lume da crítica, a saber:

Como sabemos, o positivismo é a exaltação da ciência como único instrumento de desenvolvimento humano. O conhecimento científico , de acordo com a ideologia positivista, é a forma pela qual a humanidade alcança um estado sublime, livre de crenças, religiosidade, senso comum entre outros.

Ora, a ideologia positiva, cai no erro do cientificismo ao excluir as outras formas de conhecimento como por exemplo o próprio senso comum. Não pode-se descartar um determinado conhecimento única e exclusavente pelo fato de ser menos rigoroso.
O erro está na exata medida de exaltar um dogmatismo sem limites, e justamente por fazê-lo, incorre no desprezo dos estratos menos favorecidos, tal ideologia serve em verdade aos interesses que senão estão vão estar no poder, ocorre portanto uma divisão social acentuada e a imobilidade dos estratos menos favorecidos é legitimada.

Em uma palavra: Se o senso comum tende a ciência e a ciência tende ao senso comum, não se poderia afirmar que tão-somente o conhecimento científico é a única forma de desenvolvimento humano.
Tanto ciência como senso comum são relevântes para o processo do conhecimento.

Espero ter colaborado de alguma maneira a vossa pergunta " Augustão ! Sou eu, o monarquista Woland. E aí, essa não é minha resposta - foi de um certo Bruno M. - mas dá prá voce encarar ? O cara pegou pesado com o Positivismo, não acha ? E bem escrito... Tô com "inveja" dele... Mas o que vale é o debate de idéias. Então. Tõ com o cara. E voce ? Certamente não...

Anônimo disse...

... e Woland, volta: Augustão ! Essa é porreta ! Tipo aquele soco, na pontinha do queixo( uppercut ? ), que faz desabar qualquer Tyson Positivista !http://www.olavodecarvalho.org/semana/060417dc.html ... Nem preciso dize o nome do "pugilista" adversário...

Anônimo disse...

... e Woland, achando que precisa dar um "tira-gosto" prá rapaziada e pro Augustão, particularmente, manda, do texto do Olavão :" Na verdade, o ateísmo, o deísmo e o agnosticismo já não têm qualquer energia própria. Propugnados por saudosistas do iluminismo voltaireano e do cientificismo positivista, tornaram-se instrumentos auxiliares que concorrem para criar a confusão necessária à implantação da nova religião universal, sendo por isso fomentados e subsidiados pelas mesmas fontes que a originam, entidades perfeitamente respeitáveis em aparência que são também as forças propulsoras de movimentos revolucionários e subversivos em várias partes do mundo " . Voltaire ? Voltaire ? Ele... de novo ? Não era ele... jacobino ? Os jacobinos ! Que sentavam à Esquerda..." Por isto mesmo, no Brasil o termo jacobino foi aplicado especialmente nos primeiros anos da República Velha, para designar os republicanos radicais (entre eles, alguns POSITIVISTAS e militaristas) que defendiam um governo forte. Após o fim do governo de Floriano Peixoto, os jacobinos perderam força.

Augusto Nascimento disse...

"Tem coisa pior que o Dr. Goebbels dirigindo Hollywood, que são justamente os politicamente corretos de hoje -- que o Tiago, ops, Augusto Nascimento parece gostar."
1) Boa parte da infiltração começou quando o GOVERNO AMERICANO, depois de ter feito vista grossa ao avanço nazista, incentivou filmes simpáticos aos aliados soviéticos e rejeitou filmes críticos aos soviéticos. Se os americanos tentassem ser mais consistentes filosoficamente, talvez não precisassem ter passado da simpatia aos nazistas nos anos 30- abandonada por causa de Pearl Harbor- para o colo do "Uncle Joe" tão rápido. Ou do apoio aos terroristas muçulmanos no Afeganistão nos anos 80 para bombardear os mesmos terroristas em 2001. Ou financiar o terror saudita- e enriquecer mais ainda os Bushes no processo- e reclamar da imigração muçulmana. Ideias têm consequências. Não se pode adorar o Todo-Poderoso Dólar como o fazem os americanos e achar que tudo acabará bem. Por falar nisso, não deixa de ser engraçado que Olavo de Carvalho tenha restrições ao cinema "comunista" dominado pelos soviéticos (quantos filmes com mensagem pró-soviética foram feitos?), mas não pareça ter restrições ao bom e velho cinema racista que se fazia sob o código Hays. Ele também deve achar o doutor Goebbels era um gênio incompreendido.
2) Seria interessante saber como você chegou à conclusão que o doutor Goebbels era gente boa e os politicamente corretos não são. Precisa ajudar no Holocausto para ganhar o título de gente boa? Alguns totalitarismos são mais iguais do que os outros?
3) O hilário na sua teoria da conspiração, que atribui resultados demais às operações soviéticas, é que ela serve para explicar qualquer coisa que tenha acontecido desde 1930 na América. O fim da segregação? Fruto da propaganda subliminar soviética. O corte de impostos sob Kennnedy? Fruto da propaganda sublimiar soviética. O boicote das Olimpíadas de Moscou pelos EUA-devido à invasão do Afeganistão- e o apoio de Carter e Reagan aos rebeldes afegãos? Fruto da... peraí. Mas se a propaganda "comunista" explica a ascensão de Obama, o que será que explica a ascensão de Bush, com seus défices selvagens e seus atoleiros militares? Ah, lembrei: a vontade de Deus, que, incidentalmente, conversa com o ex-presidente e diz que país não-relacionado à Al-Qaeda invadir a seguir.
4) "Gosto muito dos filmes dele, mas aquele Monsieur Verdoux já é muito bicho grilo e só leva em consideração um lado da história."
Ainda bem que a censura americana estava a postos-como relatou Chaplin em sua autobiografia-para cuidar dos interesses dos cinéfilos e impedir que pensamentos pertubadores chegassem a eles.
5) "Acaba é por endossar, talvez até meio sem querer, a guerra de classes e botar a culpa da Guerra na classe empresarial."
Sua simpatia pelos war profiteers e outros monstros retratos por Chaplin é tocante, tocante mesmo. Comte ensinou que o Capital e o Trabalho devem cumprir suas funções sociais. Comte mostrou que a pregação positivista deve inicialmente ser dirigida especialmente às mulheres e aos trabalhadores, pois eles sofrendo sob o egoísmo das classes dominantes e desejando uma vida melhor para seus filhos não aceitarão continuar lutando pela glória de militares, clero e ricos. Assim sendo, eles preferirão trabalhar para a construção de uma sociedade justa, onde os capitalistas, sob a orientação do clero positivista, governarão atendendo aos interesses das mulheres e dos trabalhadores, garantindo que Capital e Trabalho cumpram suas funções sociais sob o lema "Viver para outrem". Comte já havia avisado que, se o Positivismo não fosse adotado logo, os trabalhadores desesperados acabariam caindo nos braços do comunismo. Algumas revoluções, golpes(para evitar revoluções), guerras e milhões e milhões de mortos depois, vemos que Comte estava certo, que o Positivismo é a única vacina contra o totalitarismo de direita ou de esquerda.

Mr X disse...

o Positivismo é a única vacina contra o totalitarismo de direita ou de esquerda.

Com todo o respeito, o positivismo está morto, não vejo nenhuma chance de uma revolução positivista global. Ainda bem, diga-se de passagem.

Aliás, como disse certa vez o Diogo Mainardi, é curioso que o positivismo só teve algum sucesso no Brasil, único país onde essa coisa virou moda. Nem na França durou! Mas melhor ainda era o humanitismo do nosso amigo Quincas Borba.

Morte às utopias! Por uma sociedade humana consciente de suas limitações, sem opressão mas também sem idealismos extremos. Os pobres e os problemas sempre estarão entre nós.

Augusto Nascimento disse...

Quanta bobagem. Primeiro, afirmar que deísmo e positivismo são a mesma coisa é comportamento que só pode vir de um completo ignorante. Segundo, Voltaire morreu antes da formação do Clube Jacobino. Terceiro, a expressão "jacobinismo" é usada para radicalismos revolucionários de qualquer tipo: os traidores monarquistas acusavam os patriotas brasileiros de estarem seguindo o caminho dos republicanos franceses. Basta lembarar que os trotskystas usam a expressão "Termidor" no contexto da revolução russa, fora do seu contexto francê soriginal. Compare com a expressão "jovens turcos", originada no Império Otomano. Ela passou a ser aplicada no Brasil à juventude militar que fazia reformas-contrárias ao positivismo, aliás. Dizer que o positivismo é "jacobino" porque essa expressão geral foi usada contra eles pelos traidores monarquistas é tão imbecil quanto dizer que seus inimigos-os "jovens turcos" do Exército- nasceram na Turquia. Quarto: Comte rejeitou o Terror Jacobino e a tirania Napoleônica: ainda criança, condenou em sala de aula a invasão da Espanha pels França. Ele fez o elogio de vários pontos do Antigo Regime. Quinto: Todos positivistas brasileiros se colocaram contra o Terror Jacobino (se quiser saber o que positivistas de verdade-não os que só existem na cabeça de Olavo de Carvalho quando ele não toma os remédios- pensam, leia a autobiografia de Rondon, especialmente o que ele diz sobre as posições políticas do Positivismo no seu tempo de cadete). Sexto: ele já ouviu falar na CNBB? Como o alinhamento desta organização papista à esquerda se encaixa na teoria conspiratória olaviana? Ah, o papa-como no caso dos pedófilos- não sabia. A moderna Igreja de Cristo se parece cada vez mais com o Governo do PT. Sétimo: seria interessante descobrir onde ele achou uma relação entre o Positivismo e as ONGs malvadas que ele acha que vivem de baixo da cama dele e estão conspirando para roubar a merenda dos filhos dele.

Chesterton disse...

Anônimo disse...

Coitadinhos dos cristãos, nunca fizeram nada de mau. São seres angelicais, puros como o próprio Jebuz. Não podem ser vilões em filmes ruins de Holywood, isso é uma calúnia para com uma religião perseguida, maltratada e em vias de extinção, apesar da riqueza e influência dos evangélicos e do Vaticano.

chest- o oposto de bem é mal, não mau. Da última vez que os cristãos ofereceram a outra face os maometanos chegaram às portas de Paris

O dia que a Prostituta de Roma desaparecer e levar consigo a Vadia de Teerã, a Vagabunda de Jerusalém e todos os seus assemelhados; esse dia será o início da solução de metade dos problemas da humanidade.

chest- mais um marxo-leninista?

Anônimo disse...

Esse negócio de "positivistas de verdade" lembra muito os socialistas: " Ah não, aquilo não foi socialismo puro, foi um desvio...".

De qualquer modo, o regime nazista foi um império da lei, vide o positivista Carl Schmidt.

Chesterton disse...

O Fato de Lula apoiar as leis iranianas sobre apedrejamente de adúlteras faz dele um positivista?

Augusto Nascimento disse...

Mr X,

O fracasso do Socialismo e o fracasso do Capitalismo farão com que as sociedades procurem novas maneiras de se organizarem. As mulheres e os trabalhadores não vão aceitar que seus filhos morram em guerras para enriquecer os cronies do presidente da hora, não vão aceitar que grupos de interesse continuem controlando suas vidas, não vão continuar aceitando a decadência dos serviços públicos, os défices criminosos e os impostos altíssimos, não vão aceitar continuar se sacrificando para manter a saúde da conta corrente dos tubarões de Wall Street, não vão tolerar um sistema que privatiza os lucros e socializa os prejuízos. A Abolição também parecia impossível; no final, diante das vozes das ruas, da Imprensa, dos militares-em suma: do povo- a própria Regente tentou roubar as glórias da Abolição ou tentaram roubá-las para ela. Como disse o então Presidente do Conselho dos ministros, a Nação quis a Abolição-apesar, acrescento eu, da violência da Coroa e das ameaças dos senhores de escravos. Quando chegar a hora ("o grande dia"), as nações aderirão ao Positivismo, a única doutrina que pode conciliar a ordem e o progresso, o dever e a liberdade.

Augusto Nascimento disse...

" Esse negócio de 'positivistas de verdade1 lembra muito os socialistas: 'Ah não, aquilo não foi socialismo puro, foi um desvio...'".
Lembra muito o Cristianismo. "A Inquisição? Foi um acidente". "A defesa fanática do Geocentrismo? Galileu não tinha que se meter a desmascarar a ignorância dos 'astrônomos' papistas." "Os pogroms? Quem nunca massacrou um monte de judeus que atire a primeira pedra." "O Index? Foi um pequeno desvio" "O fato dos cristãos terem arrastado nua uma matemática para um templo e a terem queimado viva? O líder da turba foi alçado à santidade porque 'amai-vos uns aos outros,etc.'" "Os padres pedófilos? O fato dos dois últimos papas terem protegido os sujeitos não prova que a Igreja esteja envolvida, é tudo coincidência, sabe como é". Dois mil anos de desculpas, desconversas, mentiras...

"De qualquer modo, o regime nazista foi um império da lei, vide o positivista Carl Schmidt."
O regime americano também é um regime de império da lei. Você entende a diferença entre uma coisa não ser indispensável a uma outra ("... sem chamar o...") e uma coisa excluir a outra? Quer dizer que Schmidt era comteano? Você tem uma fonte para essa afirmação? Além disso, falar em "imperio da lei" quando a vontade de Hitler era a Lei é um pouquinho demais. Uma dica: só porque os seus amados nazistas-Schmidt era nazista- dizem que algo é verdade não quer dizer que seja verdade.
"O Fato de Lula apoiar as leis iranianas sobre apedrejamente de adúlteras faz dele um positivista?"
Não, Chesterton, faz dele um católico, dos que comungam e tudo mais, faturam politicamente o apoio da Igreja e vivem de bem com Roma.

chesterton disse...

se você não consegui distinguir a diferença entre o regime nazista e a democracia americana, o diálogo fica difícil.

Augusto Nascimento disse...

"se você não consegui distinguir a diferença entre o regime nazista e a democracia americana, o diálogo fica difícil."
Eu disse que os dois são considerados por alguns regimes de império da lei-ainda coloquei em dúvida a noção no caso do nazismo. Estava apenas mostrando que "império da lei" não pressupõe tirania, pode-se tê-la em uma democracia.

Chesterton disse...

Augusto, com todo respeito, encerro minha participação. Até qualquer hora, quando eu resolver dar mais palpites, opiniões, pareceres e laudos conclusivos, nessa ordem hierárquica.

Chesterton disse...

lei sem graça

agosto 3, 2010 in bizarria, política, sociedade | Deixar um comentário

Os programas humorísticos do rádio e da TV estão manietados pela lei eleitoral. Uma resolução aprovada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no final de 2009 estabeleceu que, desde o último dia 1º de julho, as emissoras estariam proibidas, em sua programação normal, de “usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degradem, ridicularizem candidato, partido político ou coligação, bem como produzir ou veicular programa com esse efeito.

(trecho de editorial da Folha, reproduzido no IM)Mosca Azul

Augusto Nascimento disse...

Certo.

Klauss disse...

"não deixa de ser engraçado que Olavo de Carvalho tenha restrições ao cinema "comunista" dominado pelos soviéticos (quantos filmes com mensagem pró-soviética foram feitos?), mas não pareça ter restrições ao bom e velho cinema racista que se fazia sob o código Hays. Ele também deve achar o doutor Goebbels era um gênio incompreendido."

Isso já é difamação, então não encha mais o saco e vá levantar sua bandeira na casa do caralho!

Fora que o seu comunista entre aspas mostra o nível da sua mendacidade... Eu só converso com gente sóbria!

Augusto Nascimento disse...

A não ser que você ache que os EUA estavam sob ocupação soviética nos anos 40, é comunista entre aspas, sim. Vários dos filmes pró-URSS foram feitos sob os auspícios do governo americano, um deles, pró-stalisnista e defensor dos Processos de Moscou, baseou-se até nas memórias do embaixador dos EUA na URSS. A não ser que você ache que a Política de Boa Vizinhança, Zé Carioca, a vinda de Disney e Orson Wells ao Brasil provam que o DIP getulista controlava secretamente Hollywood. Simplesmente isso: seus amados americanos estavam desesperadamente tentando se salvar do monstro que eles e os oportunistas soviéticos criaram: o nazismo. Fugiram correndo pro colo do "Uncle Joe Stalin" do mesmo modo que, depois de anos apaziguando os soviéticos, entregando a Europa Oriental a Stalin, fugiram para o colinho do Talibã no Afeganistão e agora fogem para o colinho dos chineses no financiamento dos défices. É o que se pode esperar de um povo sem fibra moral, dedicado ao hedonismo mais insano e doentio, ao imediatismo mais míope e suicida e ao egoísmo mais asqueroso e desprezível. O mundo precisa de regeneração moral, não de mentiras totalitárias.

Chesterton disse...

Foram feitos 2 filmes pró soviéticos em Hollywood nessa época.

Chesterton disse...

Antonio Augusto, quanta bobagem....vai ver você acredita que os brasileiros é que tem fibra.

Augusto Nascimento disse...

"Foram feitos 2 filmes pró soviéticos em Hollywood nessa época."
Tudo isso? Só na época da Política de Boa Vizinhança tivemos "Saludos Amigos", "Los Tres Caballeros", a criação do Zé Carioca- por onde anda Ivã Moscovita?-, "It's all true"-filmado com grana do governo ianque e nunca completado por Wells, o sucesso de Carmem Miranda no show bussiness americano, a divulgação do samba, etc. Tudo isso para um país periférico.
"Song of Russia", que mosta uma União Soviética próspera e feliz e foi depois denunciado pelo HUAC, levando ao famoso depoimento de Ayn Rand, foi feito durante a guerra, quando Roosevelt já tinha virado amiguinho de Joe Stalin e estava a ponto de vender a Europa Oriental aos comunistas. "Mission to Moscow"-baseado nas memórias do embaixador americano na URSS foi feito atendendo ao pedido de Roosevelt, era um filme pró-stalinista e defendia a versão soviética dos Processos de Moscou. Também foi filmado quando os americanos já tinham se aliado aos soviéticos. O que se pode dizer é que os "comunistas" de Hollywood estavam a serviço do governo americano, que pediu filmes favoráveis aos novos aliados soviéticos, pois o governo americano tentava desesperadamente escapar da confusão que tinha criado com seu apoio covarde aos nazistas. Depois de vender a Europa Ocidental a Hitler- só entraram na guerra quando atacos pelos japoneses-, os covardes americanos venderam a Europa Oriental, incluindo seus antigos aliados do governo polonês no exílio, à besta stalinista. O que se pode dizer disso?

Chesterton disse...

Zé carioca é pró-soviético onde?

Augusto Nascimento disse...

Eu disse que o Zé Carioca e os filmes relacionados ao Brasil (quando o Brasil ainda era uma ditadura fascista) citados foram produtos da orientação do governo americano no período. O mesmo vale para os filmes pró-soviéticos. Que vocês achem que os filmes pró-soviéticos dos tempos da colaboração entre Stalin e Roosevelt provam que a NKVD ou o GRU ou sei-lá-quem controlava Hollywood, mas não achem que o mesmo valha para o DIP e a propaganda pró-Vargas na América é simplesmente patético. Existe o Zé Carioca, ninguém pensou em criar Ivã Moscovita, mesmo a URSS sendo milhões de vezes mais relevante que o Brasil. Será que a NKVD também controlava os poetas ("Carta a Stalingrado", de Drummond), os animadores ("Russian Rhapsody" é de 1944), os estadistas americanos (a URSS foi o segundo maior recepiente de ajuda sob o Lend-Lease, ficando atrás apenas do Império Britânico)?

chesterton disse...

é tanta conspiração que não consigo seguir o fio da meada de seu raciosímio....

Augusto Nascimento disse...

Qualquer pessoa capaz de raciocínio em vez de raciosímio entende: não "tem" conspiração nenhuma. É esse o ponto: o governo ianque mandou que Hollywood fizesse filmes pró-soviéticos- a essa altura, os vermelhos eram aliados dos EUA-do mesmo modo que mandou que se fizessem filmes pró-brasileiros enquanto se cortejava o regime fascista de Vargas. Assim como Rambo lutou pelos teroristas afegãos em Rambo III-"This film is dedicated to the gallant people of Afghanistan.", é mole?-quando o governo de Reagan apoiava o futuro Talibã contra os soviéticos, aliás. Simples conveniência do governo ianque. Mas claro que é mais lisonjeiro acreditar que todo mundo está sendo manipulado-por Hollywood!- para apoiar Obama-um político medíocre na minha opinião- e que sensatos mesmo são os sujeitos que adoravam os atoleiros militares, défices loucos e restrições às liberdades civis do born-again presidente. Afinal, um cara que ganha a vida vendendo o país para o wahhabistas não pode ser mau, né? E é mais emocionante acreditar que os comunistas debaixo da cama de Olavo Carvalho controlam o mundo do que tentar entender as realidades geopolíticas.

Chesterton disse...

My God, it "only" gets worse.

Augusto Nascimento disse...

É o que eu disse quando eu vi o terceiro filme do Rambo, o dedicado ao proto-Taliban. Um filme só não era o bastante?

Anônimo disse...

...e Woland, escreve: Falô, falô, mas num convenceu, Augusto ! A Religião Posistivista do Iluminado Comte está em franca decadência seu deísta ! HA !http://www.bibliapage.com/deismo.html

Anônimo disse...

http://www.midiasemmascara.org/artigos/governo-do-pt/11302-universidades-do-mal.html ... Leiam, meus amigos... leiam. Com muita atenção.

Woland

Augusto Nascimento disse...

"A Religião Posistivista do Iluminado Comte está em franca decadência seu deísta !"
O Positivismo NÃO é deísta. Isto é uma invenção da igreja Católica para continuar enganando as mulheres e os trabalhadores.
Não te convenci? O Olavo de Carvalho é que te convenceu de que dois míseros filmes pró-Stalin, feitos sob ordens do governo ianque, provam que Stalin dominava Hollywood com mãos de ferro? Pergunta pra ele se o filme do Rambo em defesa da jihad anti-soviética nos tempos de Reagan(que recebeu terroristas afegãos na Casa Branca e comparou-os aos Founding Fathers americanos)prova que o Taliban controlava Hollywood e a Casa Branca na década de 80(http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:j1kKGlfXT2oJ:islamiology.wordpress.com/2009/12/14/reagan-moral-equivalent-of-our-founding-fathers/+%22founding+fathers%22+jihad+reagan&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br). Aproveita e pergunta se é a KGB que obriga o governo americano a contrair dívidas impagáveis com os bancos centrais chinês e japonês, hipotecando o futuro das próximas gerações em troca de ganhos políticos imediatistas.

Klauss disse...

"Isto é uma invenção da igreja Católica para continuar enganando as mulheres e os trabalhadores."

Ué? Não foi ele que diz que não existe conspiração comunista? Que eles estão debaixo da cama de Olavo de Carvalho?

Mas conspiração católica existe! Ahhhh bom!

Ah tá! Não foi Marx que disse "proletários do mundo todo, uni-vos!" Não é Comte, Rousseau, Maquiavel, Gramsci, nem a Escola de Frankfurt que escreveram teorias sobre a dominação, pregaram a destruição da religião, ou botaram a culpa na cultura ocidental!

Claro que não! Quem fez isso foi a Igreja Católica e os católicos! Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, a filosofia escolástica, Dante Alighieri, esses sim, sempre teorizaram sobre dominação mundial! Nas Confissões ou na Súmula contra os Gentios -- estão lá os planos diabólicos da Igreja para dominar, como é?, "os trabalhadores e as mulheres"!

Cara, se interna, na boa!

Augusto Nascimento disse...

"Não foi ele que diz que não existe conspiração comunista? Que eles estão debaixo da cama de Olavo de Carvalho?"
Em Hollywood, eles não estão. Se estivessem, ela não faria propaganda para o governo de turno: para Roosevelt-pró-soviética, para Truman-anti-soviética, para Reagan, pró-mujahedins.
"Mas conspiração católica existe!"
Se você não sabe a diferença entre mentir,o que existe e qualquer político pé-de-chinelo faz, e a Conspiração-Mundial-de-Hollywood-que-controla-as mentes-das-pessoas-para-elas-odiarem-o-desastre-que-foi-o-fundamentalismo-de-Bush-e-votarem-na-oposição, em vez de ler a Súmula contra os gentios você deveria ler uma cartilha. Uma instituição pode mentir sobre outra (os Partidos Comunistas e a Igreja não fazem outra coisa, para manipular e explorar as pessoas). A conspiração que você vê em Hollywood, por outro lado, só existe na cabeça de quem nunca abriu um livro de História e não sabe que a URSS e os EUA eram ALIADOS na Segunda Guerra. Veja a data de exibição dos tais filmes pró-soviéticos e veja que foi o governo americano-não o Kremlin- que encomendou ou pediu os filmes. Certamente, é patente a falta de caráter de quem acha que os mujahedins eram heróis e mereciam homenagens de Hollywood, da Casa Branca e comparações com os Foundinhg Fathers quando faziam o trabalho sujo que os americanos eram covardes demais para fazer, mas acha que todos muçulmanos devem ser perseguidos pelos atos de terror financiados pelos aliados sauditas dos americanos.
Comte nunca escreveu "teorias sobre a dominação". Ele provou que as mulheres e os trabalhadores, sobre a liderança do patriciado orientado pelo clero positivista-livre da ignorância e da corrupção do clero católico- construiriam uma sociedade justa, esclarecida, próspera e livre, vivendo sob o lema positivista "Viver para Outrem". O fracasso do socialismo, cuja inadequação Comte previra pioneiramente, e do individualismo ianque abre caminho para a reformulação da sociedade em bases verdadeiramente científicas.

Klauss disse...

""Mas conspiração católica existe!"
Se você não sabe a diferença entre mentir,o que existe e qualquer político pé-de-chinelo faz, e a Conspiração-Mundial-de-Hollywood-que-controla-as mentes-das-pessoas-para-elas-odiarem-o-desastre-que-foi-o-fundamentalismo-de-Bush-e-votarem-na-oposição, em vez de ler a Súmula contra os gentios você deveria ler uma cartilha. Uma instituição pode mentir sobre outra (os Partidos Comunistas e a Igreja não fazem outra coisa, para manipular e explorar as pessoas)."

Falou falou e não disse nada... Fugiu do assunto, tentou refutar uma coisa com uma teoria que a comprova, falou do que não sabe no parágrafo seguinte... Se o Olavo nunca abriu um livro de história, pior você que parece ter lido só cartilhas e panfletos até agora... É o sujo falando do mal-lavado...

Interne-se, cara, por favor!

Augusto Nascimento disse...

1) Não existiu conspiração comunista em Hollywood, as orientações para fazer os filmes vieram da Casa Branca de Roosevelt, não do Kremlin de Stalin. Entende? Havia comunistas lá, mas eles não tinham o grau de controle que vocês acham que eles tinham, e a prova é que você não pode citar uma mísera obra pró-comunista deles que não tenha sido encomenda ou sugestão da Casa Branca. Mas claro nem Olavo de Carvalho é capaz de dizer que Roosevelt estava a serviço de Stalin, então ele precisa buscar bodes-expiatórios em Hollywood.
2) Partidos-incluindo os comunistas-, igrejas-incluindo a papista- fazem uso da mentira. Entende que isso é bem menos abrangente que a conspiração total para controlar o mundo na qual você acredita?
3) "Se o Olavo nunca abriu um livro de história, pior você que parece ter lido só cartilhas e panfletos até agora..."
Ah, mas ele abriu, ele é-sem ironia- culto e brilhante. Assim, ele engana quem não leu nem a orelha de um livro de história.

Chesterton disse...

"O Olavo de Carvalho é que te convenceu de que dois míseros filmes pró-Stalin, feitos sob ordens do governo ianque, provam que Stalin dominava Hollywood com mãos de ferro? "

chest- peraí, falha neuronal aqui. Asserção falsa e razão que nada tem a ver. Uma coisa pode vir sem a outra. Esse positivista tem um cérebro mei gelatinoso. Por acaso já foi marxista?

Augusto Nascimento disse...

"peraí, falha neuronal aqui. Asserção falsa e razão que nada tem a ver. Uma coisa pode vir sem a outra."
Mas não veio. Olavo de Carvalho disse e a meninada dele repete acriticamente que Hollywood estava nas mãos dos comunas soviéticos na mesma época em que o cinema americano estava cada vez mais submisso ao governo americano.
Primeiro, o Código Hays e o racismo institucionalizado. Depois, filmes pró-URSS quando os covardes americanos se preparavam para vender o povo polonês a Stalin e precisavam convencer o povo americano de que era uma boa ideia. Depois, filmes anti-soviéticos nos tempos do Macartismo. Ainda depois, filmes pró-Islã quando os mujahedins afegãos e os sauditas, bin Laden à frente, estavam fazendo o que os marines eram covardes demais para fazer (invadir Granada e República Dominicana tudo bem, enfrentar os soviéticos quando eles bloquearam Berlim, no entanto, nem pensar.)
"Esse positivista tem um cérebro mei gelatinoso. Por acaso já foi marxista?"
Não, já fui católico, mas Auguste Comte transformou a minha vida e me libertou da superstição.

Mr X disse...

Pera lá, é bem sabido que Churchil e especialmente Roosevelt cooperaram com Stalin, tendo em vista sua condição de "aliados" durante a Segunda Guerra. Mas o que deveriam fazer, lançar outra guerra contra os russos logo após a Segunda Guerra Mundial? Ninguém tinha ânimo para isso, portanto a Guerra Fria e suas guerrinhas proxy na Coréia, no Vietã, no Afeganistão etcétera.

Isso não quer dizer que não houvesse comunistas em Hollywood, e que nem eram tão pró-governo assim, ou então não haveria o macartismo e as tais listas negras.

Augusto Nascimento disse...

Ah, finalmente um argumento sensato.
Sim, havia comunistas em Hollywood-Drucker em sua autobiografia lembra que havia comunistas lá e na Time Magazine, o que o impediu, aliás, de conseguir um belo emprego oferecido por Henry Luce himself- e eles não estavam lá a passeio. Só estou dizendo que eles não tiveram tanta influência na produção de filmes anti-soviéticos quanto os interesses do próprio governo americano. Quanto às listas negras, lembre-se de que a tese de McCarthy era justamente que o GOVERNO americano estava sendo controlado pelos comunistas, que teriam dominado o Departamento de Estado. Os republicanos acusaram os democratas de terem "perdido a China". Tanto é que filmes feitos durante a Segunda Guerra foram acusados só no final da década de 40 e no começo da de 50 de "propaganda soviética". Quando foram feitos, na administração Roosevelt, eles estavam de acordo com a orientação pró-soviética do governo. "Mission to Moscow", uma desavergonhada propaganda stalinista, foi baseado nas memórias do embaixador de Roosevelt na URSS. "Song of Russia", denunciado pelo HUAC, motivou o famoso depoimento de Ayn Rand em 1947, depois da guerra, mas foi produzido em 1944 durante a colaboração entre URSS e USA. E os anos 40, 50 e 60 deram à luz várias pérolas do mais cristalino anti-comunismo, como "I Married a Communist", "Guilty of Treason", sobre a perseguição do arcebispo-primaz da Hungria pelos comunistas, "The Red Menace", "Invasion USA", "I Was a Communist for the FBI", "Red Nightmare" e tantos outros. Onde estavam os comunistas de Hollywood nessa altura do campeonato? Pois é. Desafia minha imaginação essa vontade de vocês de explicar por uma toda-poderosa conspiração o que pode ser explicado pela mudança da situação política mundial. Soviéticos e americanos era alidos, Hollywood reagiu de um jeito; a situação mudou, Hollywood mudou de acordo. Aliás, conservadores cristãos, como Gary North, de quem o MSM até publicou um texto recentemente, dizem que os velhos chefões de estúdio eram judeus, mas, por motivos financeiros, respeitavam os sentimentos cristãos do público americano enquanto os atuais chefões, nominalmente cristãos, não perdem uma chance de enfiar liberalism goela abaixo do público.

Klauss disse...

Argumento sensato eu deixo pra quem tem o cérebro maior que a língua. Não é o caso aqui.

Passar bem, invasor!

Augusto Nascimento disse...

"Argumento sensato eu deixo pra quem tem o cérebro maior que a língua."
Zangado só porque eu destruí sua mitologia particular?

Anônimo disse...

Eu acho que o troll está certo nisso.

Klauss disse...

Hahahaha!

O cara exalta Comte como se fosse um semideus, que anticomunismo é um defeito, mas acredita em conspiração católica. Mas pra dizer que uma não existe e que a outra existe, diz que as duas organizações recorrem à mesma prática.

Depois vem falar que eu que tenho uma mitologia particular?

Bem, uma coisa que descobri observando os trolls na internet é que eles nunca têm espelho em casa.

E SE eu sofresse da mesma patologia, Augusto Nascimento (se é que defecação pode ser chamada de nascimento e se é que um dia ela pôde ser augusta), você teria que comer muito feijão pra destruir alguma coisa por aqui.

Eu só "debato" com quem sabe debater alguma coisa. Chest, X, essas pessoas enxergam o que vêem, não tão aqui levantando bandeira, com eles dá de conversar. Com quem resolveu depositar todas as suas esperanças em mais um revolucionário, nem perco o tempo gastando saliva.

Eu já tive experiência de tentar conversar com quem usa drogas pra que elas busquem ajuda, mas isso nunca adiantou nada. Elas mentem pros outros, mentem pra si mesmas, inventam subterfúgios, se contradizem e depois soltam frases de efeito pra fazer parecer que estão saindo por cima. Pra "destruir" alguma coisa primeiro eu tenho que te dar trela. Mas até agora só falei uma coisa pra você:

"Cai foraaaa, nego!"

Klauss disse...

Aliás, o cara nem sabe ler.

Eu descrevi por alto e de forma compacta ali as diretrizes que os caras usaram pra forjar uma revolução cultural, e o cara vem me dizer que nos EUA eles faziam filmes pró-soviéticos.

Eu não disse isso em somente uma linha!

Prova de que com louco não se discute! Com retardado muito menos!

Quem não sabe ler não pode acusar os outros de não abrirem livros de história, muito menos de possuírem uma "mitologia".

Mas é aquela velha história: "acuse-os do que vc faz, xingue-os do que você é".

Se interna e procura sua turma, homem!

Augusto Nascimento disse...

"O cara exalta Comte como se fosse um semideus, que anticomunismo é um defeito, mas acredita em conspiração católica."
Anticomunismo é uma virtude, achar que há um comunista debaixo de cada cama é doença. Captou a diferença? Auguste Comte foi a maior mente desde Aristóteles, ele, inspirado pela dulcíssima memória de Clotilde de Vaux, descobriu como criar uma sociedade disciplinada, próspera, justa sobre bases realmente científicas, conciliando a pureza espiritual da Idade Média com o progresso técnico-científico do Iluminismo.
Volto a lhe recomendar a cartilha. Partidos mentem, inclusive e principalmente o comunista. Entende que isto é totalmente diferente em tamanho e complexidade da conspiração que você acha que existe? É a diferença entre a Maçonaria e os judeus das teorias conspiratórias, de um lado, e qualquer político vereador ladrão de outro.
"Eu descrevi por alto e de forma compacta ali as diretrizes que os caras usaram pra forjar uma revolução cultural, e o cara vem me dizer que nos EUA eles faziam filmes pró-soviéticos."
Olavo de Carvalho, que VOCÊ citou, escreveu que os stalinistas dominavam Hollywood. Por que você não lhe pergunta o que mais eles poderiam fazer ao dominar Hollywood além de filmes pró-comunismo? Animações da Turma da Mônica? E os filmes anti-comunistas vieram de onde? Bagdá? E o fruto dessa "revolução cultural"-segundo você- foi o pessoal "manipulado" começar achando que a Segregação e a Guerra do Vietnã eram ruins-Black Power e Flower Power- e terminar achando que uma depressão econômica, os maiores défices em tempos de paz, e dois atoleiros militares eram razão para não dar um voto de confiança nos cronies da Enron. Esse povo "manipulado" está preocupado com os próprios empregos e com os americanos mandados para lutar uma guerra inútil e fadada ao fracasso, que insensíveis!
O interessante é que você não pode citar um mísero filme que incorpore "crenças do partido comunista russo de forma mais indireta", nenhum que não se explique pela ação do próprio governo ianque ou pela situação americana da época. Aparentemente, o Comintern, que teria "comprado" um monte de gente, gostava de queimar dinheito.
Se você está com dor-de-cotovelo devido ao chute no traseiro que os eleitores deram na extrema-direita gastadora, fundamentalista, warmonger e chicken-hawk do GOP, não é razão para tentar reescrever a História da Humanidade, coisa comum entre os comunistas, aliás. No final, vocês são como os comunas, mas com sinal ideológico trocado. Eles acham que Fidel não erra (antes era Mao, antes ainda, Stalin), vocês acham que Bush é perfeito. Ambos lados estão doidinhos para criar o Ministério da Verdade e reescrever a História. "We've always been at war with Eastasia" já é demais.

chesterton disse...

cade o post sobre nazismo?

Anônimo disse...

....e Woland, escreve: Isso aqui está mais para a ideologia aberladobarbosiana cuja principal teoria é a da C.P. ( Chácara Pequena - Chacrinha ), com seu principal lema: " Vim para confundir e não para explicar ". E a Dilma, hein ?, foi mal pacas no debate de esquerda da 1ª TV oficial lullista ! E a mídia falada, televisada e comprada nem toca no assunto ! Tão falando do Plínio ! Do Plínio ! Velho e eternamente perigoso.... Do Pinho-Sol ! O partido que desinfetará tudo isso que está aí de ruim no Brasil ! Cai nessa de novo, macacada ! Ramo de arruda atrás das zoeia, Brasil ! Meu Deus, ter que usar de estratégia e votar no Serra... Imagina o Brasil nas mãos da Marina ! Ôh, Augusto ! Voce vai votar em quem ?

Augusto Nascimento disse...

Acho que anularei, anulei na eleição passada. Alguém-alguém que não ache que Rambo e Reagan eram comunistas- consegue ver diferença entre Dilma e Serra? Entre FHC e Lula? É a mesma diferença entre Bush e Obama. Os hipócritas de sempre podem fingir que acham que depressão econômica, défices imbecis, atoleiros militares são maravilhosos em um governo republicano ruim, mas péssimos em um governo democrata. Eu prefiro a Realidade. Bush e Obama, Serra e Dilma são intercambiáveis, não representam nada além de suas próprias ambições mesquinhas e interesses inconfessáveis.

Mr X disse...

"cade o post sobre nazismo?"

estava editando pra mudar algumas coisas, logo recoloco.

Klauss disse...

"Eles acham que Fidel não erra (antes era Mao, antes ainda, Stalin), vocês acham que Bush é perfeito. Ambos lados estão doidinhos para criar o Ministério da Verdade e reescrever a História."

Eita! De novo delirando!

Alguém bota uma camisa de força no cara antes que ele me morda!

Augusto Nascimento disse...

"Alguém bota uma camisa de força no cara antes que ele me morda!"
A ditadura soviética também gostava de mandar para os hospícios os dissidentes políticos. Nada mais parecido com um comunista do que um monarquista.

Anônimo disse...

...e Woland, escreve: Caramba ! Uma perguntinha fácil e o Augusto conseguiu fazer dela uma equação newtoniana-eisteiniana-chaplinana ! Meu Deus... Augusto, anular voto, não. Deixando o Barack, o Bacana e o Rambo- Reagan( os dois estão mortinhos da silva sendo que um o Stallone esqueceu de enterrar), corremos riscos com Plinio, o bufão socialista( o tipo de palhaço mais perigoso), a generalíssima Marina que parece uma soldado falando. Olha, tenho mais medo dela doque da.... "presidenta" "fanposte"( fantoche com poste), Mãe Dilmá, a emPACotadora ! Nossa ! Ela é o poste mais poste que já vi. Mais que os postes de antigamente ! É um poste tipo os do aterro do Flamengo, manja ? Grandão ! Feio pacas ! Se Lullalá conseguir elege-la, é um gênio da polititica ! Serra é o menos pior e precisamos usar de estratégia ! Se queremos a volta da Direita, conservadora, precisamos dele no Pudê ! Em 2014, talvez surja um nome mais a direita. Anulando, voce estará dando voto para Dilmá....

Augusto Nascimento disse...

"Anulando, voce estará dando voto para Dilmá...."
Como eu disse, não vejo diferença entre as gangues que saqueiam nosso país. Precisamos é de uma regeneração moral, não de politicagem.
"Se queremos a volta da Direita, conservadora, precisamos dele no Pudê !"
O verdadeiro conservadorismo é renovador e científico, não baseado em beatices e superstições.

Anônimo disse...

... e Woland, escreve: pô, Augustão( desculpe-me a intimidade mas acho voce um cara legal), a hora é de pensar em estratégias a médio-longo prazo ! 4 anos, no nosso combalido gigante, o eternamente deitado em berço esplêndido e com aquela faixona positivista no peito mas que falta o "Amor" ! - Amor, Ordem e Progresso - é mais ou menos isso, 48 meses a partir de JAN 2011. O Vampiro do Morumbi, reconheço, não é lá essas coisas, esquerdóide light, mas é por aí que a gente precisa maquiavelizar ! Em 2014, teremos um cara mais conservador concorrendo e a coisa começará a se equilibrar novamente. Pode até pintar um positivista... Deixa de ser turrinha ! É só uma tomada de posição extremamente e absolutamente necessária. Pense nisso. Aliás, todos que aqui aportam, pensem nisso. Aí, Mister X, que qui tú achas ? Vamu tucanar ? OBS: Poderia ser Progresso, Orcem e Amor ! Se era por falta de espaço... POA ! I ficava uma homenagem a Porte Alegre ! Bahhhhhhhhhh ! Ou "OPA" ! Ordem, Progresso e Amor ! OPA ! É comigo mermo, mermão ! PAO, não....Aí... o bicho ia pegar...

Augusto Nascimento disse...

Vejam vocês, passaram anos falando mal do Serra (no auge da campanha de 2002, o MSM, por exemplo, publicava textos acusando-o de inimigo das Forças Armadas, etc.), do FHC, e, agora, repentinamente, o Serra é um novo Carlos Martelo, a última esperança da Cristandade diante das hordas islâmicas. Além disso, eleger o Serra seria uma vitória de Pirro, seria empenhar o pouco prestígio que o conservadorismo ainda possui para quê? O que sobrou dos oito anos tucanos? O Plano Real veio do governo Itamar. Tucanos e petistas não fizeram nada pela educação, não fizeram nada pela segurança pública, não fizeram nada pelos investimentos, mantiveram um modelo de Previdência desastroso, mantiveram um sistema tributário enlouquecedor, etc. A Política Externa tucana foi melhor, mas a econômica foi inferior (basta ver o salto que as reservas deram, talvez o maior legado do presidente Lula). Nenhum dos dois blocos atacou os verdadeiros problemas do Brasil, preferiram fazer demagogia em vez de reformas educacionais sérias, por exemplo. O que o Serra pensa sobre a economia? Ninguém sabe, todo mundo sabe o que a Dilma pensa: o que o Lula mandar, que, por sua vez, é o que o Palocci disser. Paris não vale bem uma missa, diga o que disser Henrique IV. Assim, como o positivismo se recusou a aceitar a desculpa da ameaça vermelha e apoiar o "conservadorismo" falso do fascismo de Vargas e da Ditadura Militar, devemos recusar apoiar a direita que levou o país a um estado tal de calamidade que o PT virou uma opção razoável. Tucanos e petistas se equivalem ao meu ver.

Mr X disse...

Tucanos e petistas se equivalem ao meu ver.

Extamente. Que volte a monarquia! ;-) :-P

Orleães e Bragança, cadê você?

Augusto Nascimento disse...

Augusto Comte provou que a monarquia é ruim, embora possa ser tolerável dependendo das circunstâncias.
Só retomando os ideais da Revolução de 1889 poderemos resolver os graves problemas que atormentam nossa nação. A Revolução foi feita para proteger o povo da tirania, defender os direitos dos trabalhadores, resguardar a liberdade de consciência, salvar a dignidade das Forças Armadas, destruir o centralismo imperial, promover o progresso da Pátria e salvar o Brasil de influências estrangeiras nocivas.

Anônimo disse...

..e Woland, cansado, escreve: Voces estão por dentro do que anda acontecendo no Brasil ? Tá, concordo, os tucanos não fizeram porra nenhuma e os ptelhos foram na onda do populismo total geral e irrestrito - aliás, prá tudo que é lado que voce olhe, lá está o tal populismo. Já rompeu as fronteiras da polititica - e eles pensam assim:" a gente controla a patuléia e a inflação( não controlaram porra nenhuma... qualquer continha de luz manda prá pqp a inflação " lavagem cerebral " do Jormal Nacional ) no juro da Selic " " Ah.... a gente engana o povão com o " sem juros", 5 anos prá pagar .... embutidos no valor da mercadoria, mermão ! O que custa 10 a gente cobra 20, HA ! " - mas, pela última vez e de outro modo prá ver se voces entendem - Não dá prá ser governado pelo Pêtê e PêEmêdêBê por mais 4 anos ! PêÉsseDêBunda seá como o Vaticano e o Santo Papa atual... de transição ! O povão aceita o que acontece no país por ser totalmente ignorante ! EUA, Obama, como ele está ? O gigantão do norte já está na pista acelerando as turbinas para decolar novamente ! E estão querendo tirar o piloto pois acreditam que "the guy" é fraquinho ! E estão certos !Aqui, mãe Dilmá e o partido mais corrupto que existe não farão que o Brasil aproveite, mesmo no "vácuo", o crescimento dos norteamericanos pois, quando eles decolam, a Europa, o Japão e a China vão juntos ! Perguntarão voces: " mas o PêÉsseDêbunda e o Demo ajudarão em alguma coisa ? Tolinho ! " Mas é sangue, huuummm, " novo "... Para chegarem na frente em 2014 precisarão fazer algo... Pois serão atacados pelos populistas de esquerda e por nós ! Apesar de tudo, uma briguinha aqui, uma briguinha acolá, acredito, estamos nós no mesmo barquinho da neo-direita, não ? Cês viram como o Serra e a Dilma( mais a Marina) ficam todinhos arrepiados quando se fala da IMENSA carga tributária brasileira ? É de morrer de rir. Pelo menos, no Rio, o pessoal está mais consciente deste monstro que é a carga tributária e seu "pai" o estado brasileiro ! Foi dificil pois somos uma cidade de barnabés mas já tá na boca do "polvo". Melhor o dinheiro na sua mão do que no bolso papai estado corruPTo( ou do sócio estado malandro, para os micro e pequenos empresários...)

Anônimo disse...

..e Woland, cansado, escreve: Voces estão por dentro do que anda acontecendo no Brasil ? Tá, concordo, os tucanos não fizeram porra nenhuma e os ptelhos foram na onda do populismo total geral e irrestrito - aliás, prá tudo que é lado que voce olhe, lá está o tal populismo. Já rompeu as fronteiras da polititica - e eles pensam assim:" a gente controla a patuléia e a inflação( não controlaram porra nenhuma... qualquer continha de luz manda prá pqp a inflação " lavagem cerebral " do Jormal Nacional ) no juro da Selic " " Ah.... a gente engana o povão com o " sem juros", 5 anos prá pagar .... embutidos no valor da mercadoria, mermão ! O que custa 10 a gente cobra 20, HA ! " - mas, pela última vez e de outro modo prá ver se voces entendem - Não dá prá ser governado pelo Pêtê e PêEmêdêBê por mais 4 anos ! PêÉsseDêBunda seá como o Vaticano e o Santo Papa atual... de transição ! O povão aceita o que acontece no país por ser totalmente ignorante ! EUA, Obama, como ele está ? O gigantão do norte já está na pista acelerando as turbinas para decolar novamente ! E estão querendo tirar o piloto pois acreditam que "the guy" é fraquinho ! E estão certos !Aqui, mãe Dilmá e o partido mais corrupto que existe não farão que o Brasil aproveite, mesmo no "vácuo", o crescimento dos norteamericanos pois, quando eles decolam, a Europa, o Japão e a China vão juntos ! Perguntarão voces: " mas o PêÉsseDêbunda e o Demo ajudarão em alguma coisa ? Tolinho ! " Mas é sangue, huuummm, " novo "... Para chegarem na frente em 2014 precisarão fazer algo... Pois serão atacados pelos populistas de esquerda e por nós ! Apesar de tudo, uma briguinha aqui, uma briguinha acolá, acredito, estamos nós no mesmo barquinho da neo-direita, não ? Cês viram como o Serra e a Dilma( mais a Marina) ficam todinhos arrepiados quando se fala da IMENSA carga tributária brasileira ? É de morrer de rir. Pelo menos, no Rio, o pessoal está mais consciente deste monstro que é a carga tributária e seu "pai" o estado brasileiro ! Foi dificil pois somos uma cidade de barnabés mas já tá na boca do "polvo". Melhor o dinheiro na sua mão do que no bolso papai estado corruPTo( ou do sócio estado malandro, para os micro e pequenos empresários...)

Anônimo disse...

..e Woland, cansado, escreve: Voces estão por dentro do que anda acontecendo no Brasil ? Tá, concordo, os tucanos não fizeram porra nenhuma e os ptelhos foram na onda do populismo total geral e irrestrito - aliás, prá tudo que é lado que voce olhe, lá está o tal populismo. Já rompeu as fronteiras da polititica - e eles pensam assim:" a gente controla a patuléia e a inflação( não controlaram porra nenhuma... qualquer continha de luz manda prá pqp a inflação " lavagem cerebral " do Jormal Nacional ) no juro da Selic " " Ah.... a gente engana o povão com o " sem juros", 5 anos prá pagar .... embutidos no valor da mercadoria, mermão ! O que custa 10 a gente cobra 20, HA ! " - mas, pela última vez e de outro modo prá ver se voces entendem - Não dá prá ser governado pelo Pêtê e PêEmêdêBê por mais 4 anos ! PêÉsseDêBunda seá como o Vaticano e o Santo Papa atual... de transição ! O povão aceita o que acontece no país por ser totalmente ignorante ! EUA, Obama, como ele está ? O gigantão do norte já está na pista acelerando as turbinas para decolar novamente ! E estão querendo tirar o piloto pois acreditam que "the guy" é fraquinho ! E estão certos !Aqui, mãe Dilmá e o partido mais corrupto que existe não farão que o Brasil aproveite, mesmo no "vácuo", o crescimento dos norteamericanos pois, quando eles decolam, a Europa, o Japão e a China vão juntos ! Perguntarão voces: " mas o PêÉsseDêbunda e o Demo ajudarão em alguma coisa ? Tolinho ! " Mas é sangue, huuummm, " novo "... Para chegarem na frente em 2014 precisarão fazer algo... Pois serão atacados pelos populistas de esquerda e por nós ! Apesar de tudo, uma briguinha aqui, uma briguinha acolá, acredito, estamos nós no mesmo barquinho da neo-direita, não ? Cês viram como o Serra e a Dilma( mais a Marina) ficam todinhos arrepiados quando se fala da IMENSA carga tributária brasileira ? É de morrer de rir. Pelo menos, no Rio, o pessoal está mais consciente deste monstro que é a carga tributária e seu "pai" o estado brasileiro ! Foi dificil pois somos uma cidade de barnabés mas já tá na boca do "polvo". Melhor o dinheiro na sua mão do que no bolso papai estado corruPTo( ou do sócio estado malandro, para os micro e pequenos empresários...)

Otávio Macedo disse...

Mas eis que, logo após o 11 de setembro de 2001, os vilões muçulmanos sumiram das telas do cinema.

Falso. Há pelo menos um vilão: Steven Arthur Younger (a.k.a. Youssef). http://www.imdb.com/title/tt0914863/

Otávio Macedo disse...

Encontrei mais um: no episódio 13, da primeira temporada de "Lie to me": http://www.tv.com/lie-to-me/sacrifice/episode/1267361/summary.html?tag=ep_guide;summary

Embora tecnicamente não seja cinema e sim uma série de TV), vale perfeitamente como mais um contra-exemplo da afirmação.

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny