quinta-feira, 4 de março de 2010

Por que os judeus são de esquerda?

Como um leitor recentemente observou, há muitos judeus na esquerda radical, como Chomsky, Finkelstein, Frankenstein, etc. Curiosamente, esses judeus são até mesmo anti-Israel. Também são a favor da maioria dos ideais progreçistas, inclusive a imigração ilimitada de seus arquiinimigos muçulmanos. 75% dos judeus americanos votaram em Obama, não obstante apenas 5% dos judeus israelenses acharem que ele é bom para Israel.

É verdade que há uma diferença entre os judeus americanos e israelenses, ainda que também haja esquerda radical por lá (alguns até ajudaram a organizar um hilário protesto com palestinos fantasiados de "Avatars"). Também é verdade que a maioria dos "judeus" radicais de esquerda são, na verdade, ateus. Isto é, são judeus apenas por descendência. (O judaísmo é uma etnia ou uma religião? Ou ambas? Se renunciam à fé continuam sendo 'chosen people'?)

Em todo caso, não se sabe a causa desse esquerdismo. Alguns acreditam que tem a ver com fatores religiosos, outros com o fato de que a direita (uma certa direita) os tenha odiado até recentemente -- ainda que hoje o maior ódio contra eles venha justamente da esquerda e dos muçulmanos. Outros, bem, outros acham que os judeus secretamente controlam o mundo e estão tentando eliminar a raça branca para criar um governo global junto com os maçons. Como não tenho explicações para o fenômeno, nem tanto conhecimento assim, deixo vocês com um artigo interessante sobre o tema.

P. S. Na verdade, há também vários judeus conservadores ou republicanos de renome nos EUA, como Charles Krauthammer, Michael Leeden, Robert Weissberg, e até mesmo o nosso caro colega David Goldman, o genial Spengler. Então esse negócio de judeus de esquerda talvez seja mais um outro estereótipo. Pode ser mais correto dizer que os judeus estão na esquerda, na direita, no centro, acima e embaixo (da cama dos teóricos da conspiração).

12 comentários:

Klauss disse...

"(O judaísmo é uma etnia ou uma religião? Ou ambas? Se renunciam à fé continuam sendo 'chosen people'?)"

De acordo com a Bíblia sim. Só que justamente por serem os escolhidos, eles têm mais responsabilidades. Eles serão os primeiros a ganhar ou a recompensa, ou a pena por suas decisões. Parece que eles até tem menos direito de errar do que o resto do mundo que depois abraçou o Cristianismo.

Claro que li uma merreca sobre isso, mas é o que entendi até o momento, he he...

DD disse...

O único judeu de esquerda de que eu gosto é o Larry David.

c* disse...

todas as opinioes serao consensuais, num post extremamente polemico....bocejos*


tiagoooo !!

Anônimo disse...

Larry David é de esquerda? Nunca me pareceu. Aliás, Seinfeld sempre me pareceu um seriado mais à direita.

Anônimo disse...

Confetti está certa!
Isso aqui vai virar aula de catecismo.
Volta Tiago!!!

Mr X disse...

Huahuahua, Confetti, vamos fazer o movimento "Volta Tiago"? É verdade, criava certa polêmica por aqui.

Larry David, Seinfeld de direita? Não sei, mas acho que indiretamente criticam a esquerda e o politicamente correto também.

c* disse...

( tiago, se eu fosse você nao voltava, rien que pour les emmerder ! :-D )

bitt disse...

Hummm, interessante essa pergunta de "religião ou etnia". Religião, com certeza é, sim: tem um sistema de crenças, uma cosmogonia e panteão; oferecem ao fiel uma perspectiva de vida após a morte e de salvação pela fé. Portanto, acho que ninguém que saiba do que está falando faz tal pergunta. A conversa de "povo eleito" - que seria a tradução correta do conceito (acho gozado essa patologia de ficar usando termos em inglês - pq não, então escrever o texto todo?..). "Povo eleito" o foi pelo Deus de Israel, essa formulação é uma das bases canônicas do judaísmo. Ela só pode existir caso exista o sistema como um todo. É a mm coisa que perguntar se os pulmões continuariam existindo se o resto do corpo desaparecesse. A obediência às regras do Pai é a base para a manutenção na e da comunidade, portanto, deixar de obedecer é deixar a comunidade. O cristianismo mitigou e expandiu esse conceito, que tem seu corolário naquele "Vinde a Mim os q crêem, pois aquele que crê em Mim mesmo morto, viverá." (não lembro se a formulação é exatmente essa). Quanto a etnia, bem... A pergunta é ainda mais tola, visto que uma "etnia" se caracteriza por sua especificidade sociocultural. Alguns autores dão etnia como um cruzamento entre características socioculturais e biológicas, e essa discussão esteve em voga nos anos 50-60, até q Levi-Strauss escreveu sobre o assunto e lançou sobre a discussão outra luz - ou seja, não existe comprovação científica para essa formulação. Enfim, imagino que o bom Mr X ache q um judeu de esquerda deveria ser expulso da comunidade, da religião e do planeta. Tendo a concordar, embora ampliasse o ról dos passíveis de expulsão. Por sinal, mister, vc não chegou a comentar a lanbança q o Mossad fez em Abu-Dabhi, ou comentou? Aqueles judeus deveriam ser expulsos da comunidade, embora, da de informações, e não do povo eleito.

Mr X disse...

Por sinal, mister, vc não chegou a comentar a lanbança q o Mossad fez em Abu-Dabhi, ou comentou?

Comentei sim, há poucos posts atrás, inclusive observando as trapalhadas. Mas não há prova que tenha sido o Mossad, aliás, as últimas revelações - como o embarque de suspeitos para o Irã - indicam que pode não ter sido. Algum dia saberemos... Ou não.

Mr X disse...

Interessante o seguinte também: agentes russos mataram um checheno em Dubai também, sem qualquer repercussão.

Sulim B. Yamadayev was a former general in Chechnya and foe of the republic’s Kremlin-backed president. He was killed in the Persian Gulf emirate of Dubai on March 30, 2009, in what appeared to be an assassination, the police said.

Alguém ouviu falar sobre isso? Somente quando Israel está ou parece estar envolvido, é que ocorre escândalo. Curioso. Se bem que os russos são bons, alguém já prendeu os assassinos da Anna Politkovskaya? E os assassinos daquele rapaz em Londres, com polônio no chá?

chesterton disse...

egito e jordania mataram o cara

Mr X disse...

Bitt,

Nada a ver, mas acho que você vai gostar deste link: imagem do Google maps com omaior cemitério de aviões do mundo. Impressionante:

http://www.popsci.com/technology/article/2010-02/worlds-largest-airplane-graveyard-high-resolution-now-google-maps