segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O significado

Depois de curvar-se ao rei saudita, agora Obama curvou-se ao imperador japonês, de forma curiosamente excessiva. Nenhuma das mais de 50 líderes mundiais que visitaram o monarca nos últimos anos demonstraram a mesma deferência, como pode ser visto neste elegante vídeo. Obama só faltou beijar os pés.

Muitos blogueiros estão se perguntando o significado de tal ato. Acho que os mais possíveis motivos são dois:

a) É um pedido de desculpas pelos EUA terem vencido a guerra jogando duas bombas atômicas no Japão.

b) é a admiração pela realeza: como Lula, que mal disfarçou sua admiração por tiranos africanos há vinte anos no poder, Obama tem o sonho secreto de ser um Rei.

7 comentários:

Anônimo disse...

Alguém já colocou na ponta do lápis quantas pessoas teriam morrido numa guerra "tradicional" contra um Japão que mesmo após levar duas bombas atomicas na cabeça não era unanimente favoravel a rendição?

Anônimo disse...

Interessantemente, os mesmos fascistas que criticam Obama por se curvar diante do rei saudita não se importavam quando Bush e seus capangas se desfaziam em mesuras diante do mesmo tirano. Ninguém então via nenhuma relação entre as relações de Bush com esse rei, responsável pelo financiamento do fundamentalismo islâmico anti-americano na região, e o 11 de setembro, levado a cabo por sauditas, ninguém exigiu dureza, ninguém sugeriu a Bush-tão empenhado na guerra ao terror- que exigisse que o rei parasse de financiar o terror. Mas claro: quem se "curvou" foi só Obama... Onde estava toda essa indignação coletiva dos fascistas quando Bush pai mandou soldados para a Arábia Saudita e, como confessou Colin Powell, restringiu o direito deles de orar para não incomodar seus patrões sauditas? Mas realmente ter "admiração por tiranos africanos há vinte anos no poder" é coisa de amador, profissionais têm admiração por regimes fundamentalistas, instalados há muitas décadas,financiadores do terrorismo. Só amadores se curvam diante do rei saudita, profissionais vendem os interesses e a segurança do seu próprio país e a dignidade dos próprios soldados apenas para assegurar a prospe-ridade dos próprios negócios.
Tiago

Smirnoff disse...

In Soviet Russia, the blog comments on tiago.

DD disse...

Aposto que fez isso apenas para despistar. Assim, um sinal claro de submissão ao rei saudita torna-se uma mera excentricidade de um caráter servil.

Mr X disse...

Tiago curva-se apenas para Stalin e Mao.

Despistar, é? Pode ser. O Imperador e a imperatriz japoneses ficaram com cara de quem não entendeu nada...

Anônimo disse...

Eu só me curvo diante do POVO.
Tiago

Pluto disse...

Se curva, fica de 4 e zurra.