segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Televisão, rednecks e etnias européias

Estou sem saco de falar de política, queria falar um pouquinho sobre televisão. Quase não assisto à TV americana, na verdade, mas fico sabendo do que rola pela Internet e pelo Youtube. Parece que uma das modas ultimamente por aqui é um "reality show" sobre uma família de rednecks, "Honey Boo Boo".

Assistindo o clipe, pergunto-me se a raça branca americana estaria devoluindo, ou se trata-se apenas de degeneração causada pela endogamia e pela dependência do estado de bem-estar. É verdade que em parte o objetivo midiático talvez seja o de ridicularizar os brancos pobres ou da classe trabalhadora, mais ou menos como "Jersey Shore" ridicularizava os ítalo-americanos. Porém, apesar do politicamente correto, existem também programas que ridicularizam os negros, os mexicanos, enfim, toda raça de gente pobre. O fato é que rir das classes baixas parece ser uma das grandes diversões da televisão americana, e quem mais se diverte com isso são as próprias classes baixas. Acho que acontece no Brasil também. O roto ri-se do esfarrapado...

Do outro lado do espectro, estão os seriados americanos bem produzidos e narrativamente originais assistidos pela classe média e alta. São bem dirigidos e bem escritos, não duvido, mas o problema aqui é outro, muitas séries americanas ultimamente parece que só pretendem mostrar extremos. Um seriado é sobre um professor que fabrica e vende drogas, outro sobre uma família de criminosos, outro sobre um psicopata que mata outros psicopatas... Tá bom, mas e séries sobre gente normal, não existem mais? (Bem, me disseram que "Mad Men" e "Girls" eram bons e politicamente incorretos, mas nunca assisti). Já os sitcoms de hoje em dia estão tão repletos de propaganda gay, que nem dá mais para assistir por medo de se pegar AIDS. Prefiro ver as reprises do Seinfeld...

Por sorte, tem na TV digital um canal de televisão internacional que passa algumas séries européias, que às vezes são mais digeríveis, ou, ao menos, algo diferente do usual. Minha série preferida é a italiana "Don Matteo", sobre um padre católico em uma cidadezinha do interior que se mete a investigar crimes, um pouco como o Padre Brown do velho Chesterton (o G.K., não nosso comentarista). Padre católico como personagem positivo em uma produção ocidental? Pois é, incrível, mas verdadeiro. A série, pra quem capisce italiano, pode ser vista toda online no site da RAI. 

Bem, mas o que achei interessante é que nesse canal passam também outras séries estrangeiras, aí no outro dia assisti uma série policial sueca. Bem feitinha, mas, comparando com a série italiana, chamou atenção uma coisa --- sua total falta de humor. Os suecos realmente não são famosos pelo humorismo: de Strindberg a Bergman, eles gostam é de histórias depressivas. Também gosto, na verdade, mas achei interessante esse contraste cultural entre suecos e italianos.

Isso me levou a pensar nas diferenças entre os povos europeus, tanto psicológicas quanto físicas. Anos atrás, o antropólogo Carleton Coon fez um estudo sobre as diversas "raças européias", medindo os crânios das pessoas e identificando vários tipos, de acordo com as medidas. Você pode medir a sua cabeça também. Hoje em dia seus estudos são considerados racistas, mas não entendo o porquê: ele estava apenas medindo e catalogando as pessoas de acordo com o conhecimento da época. Tá, é um pouco datado na sua terminologia. Porém, é curioso ver que, mesmo hoje em dia, parece que muitas de suas classificações fecham com o que se descobriu posteriormente sobre a genética.

Se as diferenças biológicas estão ligadas às diferenças culturais entre os diversos povos europeus, não sei e não sabemos, mas acho interessante especular sobre o tema. Gosto bastante da cultura italiana; há alguns "nordicistas" de nariz empinado que desprezam tudo que não for norte-europeu. Acho-os uns imbecis, mas tudo bem. O belo da Europa é (ou era) a sua diversidade - diversidade que, em nome da própria "diversidade", pode estar acabando, já que segundo alguns o futuro da humanidade é este aqui:


Acho que não vai se chegar neste ponto, a idiocracia vai progredindo mesmo sem a ajuda da imigração e da multiculturalização. "Honey Boo Boo" que o diga. E olhem que eu até que simpatizo com os rednecks, ao menos mais do que com os branquelos progressistas andando de carro híbrido, mas tudo bem. E nas novelas da Globo, o que está rolando? 


8 comentários:

Fabio Matias disse...

Mr.X.

Nem queira saber o que acontece nas novelas da Globo. A novela das 9 -Avenida Brasil- tem um executivos com 3 esposas, uma mulher dividindo a mesma casa com dois jogadores de futebol, a principal vilã da novela se passa por católica.

AF disse...

Mr. X,

Só uma sugestão: não sei se você já ouviu falar de uma pesquisa que diz que em sites de buscas a maioria das pessoas vê só os três primeiros resultados, mas parece que o mesmo se aplica em blogs.

Posts como esse poderiam render bons debates, no entanto, por ter publicado mais posts, a maioria não vai vê-los e / ou nem comentar.

Sem contar que uma outra vantagem de não publicar vários posts de uma vez é que, salvando os textos no computador e publicá-los quando já esgotarem os debates em outros posts, você terá um texto para publicar quando não tiver muitas ideias.

É só uma sugestão.

Abraços.

autor desconhecido disse...

Mas esses rednecks da foto que vc postou tem umas caras de idiotas, se vê de longe.

direita disse...

mrx,muitos pardos como estes da foto leiem seu blog.conteha-se por favor!

direita disse...

estas avaliações cranianas são furadas ,foram atraves delas que atropologos do seculo 19 classificaram norte africanos e indianos como caucasianos.
com o advento da avaliação genetica ficou-se provado que indianos não eram caucasianos; mas uma mistura de caucasiano,mongoloides e negroides

Mr X disse...

"mrx,muitos pardos como estes da foto leiem seu blog"

E daí? Nada estou falando contra os pardos, mas não vejo porque deveriam tornar-se a maioria mundial, como o artigo diz.

Quanto aos indianos, você se engana. Aliás, acho que essa classificação entre "caucasianos negróides e mongolóides" está batida e deveria ser atualizada. Os indianos são um povo a parte, apenas isso. Não tem nada a ver com a mistura latinoamericana, por exemplo.

direita disse...

me pareceu que voce estava de alguma forma desdenhando da condição "racial" do sujeito da foto.

quanto aos indianos ;os haplogrupos presente na mistura autossomica dos mesmos não deixam duvidas sobre suas origens.

o conceito racial de 3 grande raças foi a mais difundida ,mas houve antropologos que dividiu os humanos em 27 raças.

Anônimo disse...

não entendi do porque porto riquenhos interpretaram italianos em Jersey Shore.