sábado, 6 de outubro de 2012

Os falsos deuses do progressismo

Muita gente, eu incluído, se pergunta: se o "progressismo" é tão ruim e está acabando com o pouco que resta do Ocidente, porque tantos seguem essa ideologia?

Alguns acreditem que se trate de mera "lavagem cerebral" imposta contra a vontade, mas eu não acho. Temos que admitir que, se tantas pessoas seguem uma idéia, é porque acreditam naquilo como algo bom, e talvez o progressismo  seja meramente uma forma deturpada de coisas que, em menor escala, são mesmo boas.

Por exemplo, a caridade, ajudar o pobres e os desvalidos, não é um mal. Mas daí a transformar isso na escravidão dos trabalhadores frente aos desocupados, na "redistribuição de renda" dos que têm para os que não tem, vai uma longa distância. A caridade é (e sempre deve ser) voluntária, se não não é caridade, mas roubo.

A tolerância com os desconhecidos também pode ser um bem. Aceitar que os povos têm costumes diferentes é a base para o convívio civilizado. Mas daí partir para a invasão forçada de países inteiros por hordas de culturas estranhas, e querer que o convidado seja quem manda na casa do hóspede em nome do "multiculturalismo", aí é demais. Se alguém está morando de favor na sua casa e começa a querer ditar as regras, você  logo vai encher a paciência, certo?

A liberdade individual também é uma coisa boa. Porém, quando desprovida de valores morais, quando não se aceitam nem mesmo os limites do bom senso, torna-se um vício. A liberdade, penso, deve ser guiada pela idéia básica de que existem escolhas boas e escolhas más, e que devemos tentar privilegiar as escolhas boas. Todos erramos, eu mais ainda, mas isso não quer dizer que certo e errado não existam e que tudo seja igualmente válido, como o progressismo quer nos fazer crer.  

A crença numa dignidade básica humana é também uma boa característica, que nos eleva além do tribalismo mais primário. Porém, isso não quer dizer que devemos ser ingênuos e achar que todo mundo é exatamente igual a todo mundo independente de como age, que bandido tem os mesmos (ou até mais) direitos que sua vítima, que quem mata e rouba deve deixar de ser punido.

A grande tragédia do progressismo é que deturpa bons valores, transformando-os em vícios destrutivos. São falsos deuses que nos levam à desgraça e à perdição.

"Cuidado com os falsos profetas, pois eles se apresentam a vós em peles de cordeiro, mas por dentro são ferozes lobos. Pelos seus frutos os conhecereis!"

21 comentários:

Chesterton disse...

" Pediram que investigássemos as razões para a (...) supremacia do ocidente em todo mundo (...)Primeiro pensamos que era porque vocês tinham armas mais poderosas do que nós. Então pensamos que era porque voc~es tinham o melhor sistema político. depois focamos em seu sistema econômico. Mas, nos últimos 20 anos, percebemos que o cerne de sua culturaé sua religião: o cristianismo. É por isso que o Ocidente é tão poderoso.A base moral cristãda vida social e culturalfoi o que tornou possível o surgimento do capitalismo e então a transição bem-sucedida para a política democrática. Não temos dúvida alguma quanto a isto."

Zhuo, Academia Chinesa de Ciencias Sociais, "The significance of Christianity for the Modernization of Chinese Society", pg258, citado por Nial Fergusson em "Civilização", p. 333.

Chesterton disse...

He got a sweet gift of gab, he got a harmonious tongue
He knows every song of love that ever has been sung
Good intentions can be evil
Both hands can be full of grease
You know that sometimes Satan comes as a man of peace

Bob Dylan

KRZ disse...

Caro Mr. X,

Apenas uma pergunta...

Desde quando o progressismo defende as liberdades individuais? [confuso]

Com o progressismo é aquela estória do "Não toleraremos os intolerantes", um verdadeiro delírio coletivista.

Chesterton disse...

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/marta-suplicy-ja-deixa-a-sua-primeira-marca-na-cultura-um-edital-so-para-negros/

chest- hilário.

Mr X disse...

KRZ,
Bom, o progressismo defende amplamente a liberdade sexual, por exemplo, ou a liberdade de você "escolher seu sexo" (sic), ou a liberdade de você tomar drogas e ficar doidão.

Mas fora isso, concordo que o pensamento é mais de manada, coletivista.

Na verdade, isso se vê mesmo na suposta "manifestação do individualismo" deles: todo mundo com tatuagem, camiseta do Che ou do Obama, leituras de Foucault, enfim, eles se acham "alternativos" mas são todos iguais, e todos robozinhos.

Mr X disse...

Da matéria sobre o "edital negro":

Para o autor de “Cidade de Deus”, Paulo Lins, a medida anunciada pela ministra Marta Suplicy é boa e necessária. ”O negro tem que ter privilégio e inclusão em tudo. Ele foi sacrificado durante 400 anos de escravidão no país.”

Em tudo?! Tá certo. Então, que tal falarmos dos direitos, deveres e responsabilidades dos negros? Ou os brancos de classe média vão começar a pedir indenização pelas "décadas de assaltos" que vem sofrendo na mão de uma maioria de afro-descendentes?

KL Jay, do Racionais MC’s, concorda com Lins sobre a dívida que o Brasil tem com os descendentes de escravos. “O país me deve muito mais.”

Pelo que parece na foto da Wikipedia, o KL Jay é pelo menos 50% branco. Ou seja, em teoria ele pode ser metade descendente de escravos, e metade descendente de donos de escravos. Talvez ele deva pagar reparação a si mesmo.

Mr X disse...

Sobre o cristianismo e os radicais (hoje progressistas), leio em "Os Demônios" de Dostoyevsky o seguinte diálogo:

"Aquele que conquistar a dor e o terror se transformará em Deus. Então haverá uma nova vida, um novo homem; tudo será novo... Então dividirão a História em duas partes: do gorila à aniquilação de Deus, e da aniquilação de Deus..."

"Ao gorila?"

KRZ disse...

[a liberdade de você "escolher seu sexo" (sic), ou a liberdade de você tomar drogas e ficar doidão. ]

Mr. X,

Na verdade eles não defendem a liberdade de homem dormir com homem e de mulher com mulher, isso sempre existiu, e não há nenhuma lei no Brasil ou no EUA proibindo tais atos, o que defendem é que esses que escolhem um rumo sexual antinatural sejam aceitos socialmente e moralmente por todos, ou seja, delírio coletivo. Para os progressistas, não se pode discordar de tais grupos em nenhuma hipótese. Sobre as drogas, o mesmo.

Para os progressistas nenhum homem têm o direito de procurar a salvação individual. A salvação coletiva será atingida quando todos fizerem conforme a cartilha.

Anônimo disse...

Para os estatistas de plantão...

http://vimeo.com/50210131#at=1025

autor desconhecido disse...

http://islamversuseurope.blogspot.pt/2012/10/we-love-genocide.html

Os podrecistas adoram o genocídio e odeiam a Alemanha (Itália, Grécia,França,Suécia...)

Será que o povão ainda vota nesta gente perigosa???

Anônimo disse...

very good!

AF disse...

Autor Desconhecido:

Será que o povão ainda vota nesta gente perigosa???

Em um post atrás haviam pessoas perguntando se o Sakamoto realmente acreditava no que ele falava e você disse que sim, o que é a mais pura verdade e como você falou também qualquer pessoa com um pouco de experiência na esquerda vê gente assim no cotidiano, vemos também na internet e vemos pessoas até piores do que o Sakamoto.

Muitos de nós vemos tanta idiotisse na esquerda, mas tanta, que a gente faz perguntas assim e gostaríamos até de achar que a pessoa não acredita no que diz e está só trollando, mas infelizmente há pessoas iguais ou até piores do que o Sakamoto... e como existe.

Mas do mesmo jeito que existem pessoas assim existem sim eleitores que votam em gente perigosa, acreditando nas falsas promissas dessa gente (ou até mesmo quando as intenções são explícitas como aconteceu nas últimas eleições da França), gente que só quer welfare e está se lixando para os rumos que o país está tomando, gente que não questiona, nem nada.

O povoão está assim no mundo e como alguém disse, são poucos (uns 5%) que não se iludem.

Uma coisa engraçada, é que é só aparecer alguém dizendo asneiras (e das grandes) e no final começa a gritar e gesticular, como se estivesse lutando por uma causa suprema, que o povo aplaude e aplaude, sem se questionar.

autor desconhecido disse...

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=m-AKXQHd0v0

Parece que nem tudo está perdido.

Af,
como já foi dito aqui, o igualitarismo totalitário se transformou legitimamente numa religião, pq pra fazer algum sentido que pessoas, vá lá, relativamente inteligentes acreditem nisso, só pode ser baseado mesmo em um conjunto de crenças tais como as vemos nas religiões, não faz lá muito sentido no mundo real mas faz parte da cultura em que o fulano foi submetido.
Como vc confirmou e volto a dizer, eu vejo isso a toda hora, inclusive tenho parentes que são assim. Uma outra provável característica dos esquerdistas é a raiva pessoal dos demais, eles são favoráveis aos ''oprimidos'' porque eles não tem a capacidade de entender além disso, logo eles não odeiam os bem sucedidos por causa dos oprimidos, mas por eles mesmos, eles é que se sentem os derrotados, os oprimidos, e tentam a partir disso desconstruir a sociedade onde não são os vencedores. Tudo tem um pouco de interesse pessoal. Outra coisa que passa batido nos trabalhos de Lynn e cia, será que os testes de qi podem medir o nível de sabedoria de uma pessoa???
Dos esquerdistas abobalhados que eu conheço eu poderia apostar dinheiro alto que eles apresentam qi mais alto que eu,mas sabedoria é algo muito mais complexo do que saber fazer conta. Não sei se posso me definir como um sábio (certo que não) mas com certeza eu enxergo bem mais longe quando me comparo às pessoas que convivo (muitas delas com diploma e doutorado).

autor desconhecido disse...

Af,
sobre a minha pergunta, eu fiz esta pergunta pq em países como França ou Suécia a situação chegou num ponto grave de ruptura da ordem e digo mais, já não era sem tempo.
Como você demonstrou no teu comentário, existe um nicho da população que segue a onda, que vai de acordo com as circunstâncias. As pessoas que eu relatei aqui não representam a maioria, mesmo dentro da ideologia deles existem muitos fakes que por alguma outra razão estão relacionados ao movimento.
Um exemplo clássico da fragilidade do progressismo é a participação maciça dos afro americanos no partido democrata, acha mesmo que eles estão preocupados com direitos humanos, gayzismo e política aberta pra imigrantes???
Os negros assim como os vários grupos de imigrantes que vivem agora nos EUA usam o maquinário político do país para causa própria, os únicos que estão trocando gato por lebre são os brancos democratas que pensam que estão conseguindo conquistas para ''todos''. Esta palavra não é cabível nas populações não-brancas politicamente organizadas naquele país.
Outro detalhe importante é, será realmente que a maioria da população francesa é esquerdista??
Eu começo a compreender um padrão interessante, os esquerdistas, uma minoria em todas as sociedades ocidentais tomam o poder e passam a emanar seus ditames à maioria, que por ex, nos EUA é de conservadores.
Maioria conservadora ou não-esquerdista apática e passiva, minoria esquerdista ativa e agressiva. Isso é em todo mundo ocidental. Se algum dia uma sociedade se tornar totalmente esquerdista ela se auto destruirá em uma geração. Os esquerdistas sempre dependeram da tolerância monetária e espiritual da maioria conservadora. O fato é que a maioria está cansada.

autor desconhecido disse...

''Para o autor de “Cidade de Deus”, Paulo Lins, a medida anunciada pela ministra Marta Suplicy é boa e necessária. ”O negro tem que ter privilégio e inclusão em tudo. Ele foi sacrificado durante 400 anos de escravidão no país.”

Quem disse que as lesmas esquerdistas não acreditam em genética???
Paulo Lins parece ser um homossexual que adora um jango game, já marta, não precisa de apresentações da sexóloga que mudou a vida de milhões de mulheres ingênuas que agora só relaxam e gozam, enquanto a madama casou com empresário rico e continuou a sua prole. Nem um pouco charlatã a ''moça''.
O negro então deveria ter o privilégio de morar no mesmo bairro onde os dois ''descansam'' (depois daquele trabalho duro de todo o dia), o privilégio de desposar os filhos dos dois, de estudarem nos mesmos colégios caros de elite, temos de tirar os sem-teto do centro de São Paulo e botar no morumbi, bem do lado da casinha da marta.
Eu não sabia que escravidão é doença, além de ebola, nova versão da aids dentr'outras cousas, agora o negro também padece da ''síndrome adquirida do legado da escravidão'',
só pode ser genético mesmo pq não existe uma única alma negra que ainda esteja viva para nos relatar suas experiências terríveis do passado distante.
Acho que os ingleses também deveriam pedir indenizações pelos dois a três séculos de escravidão proporcionada pela industrialização, os seus vizinhos hiperbóreos irlandeses também deveriam lutar pelos seus ''direitos''.
Acho que todos deveriam pedir a conta para o patrão capitalista, internacional.

AF disse...

Autor Desconhecido:

Exatamente: os esquerdistas tem raiva de tudo e odeiam quem é bem sucedido. Muitos esquerdistas são até "bem sucedidos", mas formaram em universidades já dominadas pelo vírus do esquerdismo, com professores esquerdistas e cursos vagabundos.

Sabe, muitos cientistas vão para esse caminho de certo modo no esquerdismo. Miguel Nicolelis, que é um cientista que, reconhecemos, faz grandes pesquisas sobre paralisia, declarou ser de esquerda.

Temos também os ministros do STF, que são muito inteligentes na área de direito um currículo invejável (e salário também), mas são eles que tomam também medidas esquerdistas que prejudicam o Brasil.

É como diz a bíblia: "Dizendo-se sábio, tornaram-se loucos".

E sobre o esquerdismo: sim, não vai durar para sempre e de um certo modo, como o Mr. X, até demonstrou, eles não vivem sem nossos impostos (não é atôa que até usam o capitalismo). Resta saber quando e como vai acabar e em blogs como esse, sempre trocarmos idéias, nos orientarmos e nos protegermos dessas coisas, para ficarmos sempre atentos.

autor desconhecido disse...

Af,
bem depende do caso, como por ex de cientistas de renome, pq essa gente pertence ao espectro mais elevado da pirâmide, pra eles se declararem como esquerdistas tem mais a ver com política do que com ideologia, quanto mais alto um suposto esquerdista é, mais desconectado da ideologia pura ele se torna. Os idiotas ''úteis'', conheço muitos, são provavelmente os únicos que em sua maioria acreditam nas besteiras rasas que a esquerda solta.
Vendo o vídeo do Luís Pondé, que foi gentilmente enviado para mim pela nossa colega de debate, a Bárbara, eu notei o quão inútil e idiota esta ideologia é em sua essência (na verdade neste tipo de ideologia de tábua rasa não existe profundidade). Pondé resumiu em uma frase a importância do marxismo
''o viagra fez mais pela humanidade do que 200 anos de marxismo''
concordo plenamente.

AF disse...

Autor Desconhecido:

b em depende do caso, como por ex de cientistas de renome, pq essa gente pertence ao espectro mais elevado da pirâmide, pra eles se declararem como esquerdistas tem mais a ver com política do que com ideologia, quanto mais alto um suposto esquerdista é, mais desconectado da ideologia pura ele se torna.

Ah, não sei se depende, pois é raro ver um cientista falar sobre raças e os que falam são, naturalmente linchados pela mídia.

A maioria adora dar uma de esquerdista e falar sobre coisas que não são da área deles, como religião, sobre Jesus e adoram negar a existência de Deus, usando o naturalismo e a teoria da evolução. Falam que a ciência não prova que Deus não existe, mas usam ela, junto com as duas coisas mencionadas para “provar” que Deus não existe.

Como por exemplo, Miguel Nicolelis pode falar sobre essas coisas, se ele é de uma área diferente da teologia, arqueologia e história?

Uma coisa que acho estranho é um efeito psicológico que a ciência causa. Quem já viu vídeos científicos, canais científicos no youtube, o jeito que os cientistas agem, percebe que há algo nisso e que isso sempre leva a discussões sobre a existência de Deus (e uma negação / achismo por parte dessas pessoas). Quando estudei também e usava o método científico em trabalhos e pequenos artigos que fazia notava isso e passei até a me achar e acreditar mais em mim mesmo, mas me toquei.

E sobre a frase do Luiz Filipe Pondé, amei e é verdade. Que ele continue o seu trabalho em desmascarar o esquerdismo.

autor desconhecido disse...

Af,
estamos num processo de seleção, quem viver verá...

Não sou fã ardoroso do Pondé e acho que ele pode ter exagerado, admito, também adorei a frase, curta e direta.

autor desconhecido disse...

Tentando consertar uma confusão que acabei provocando, eu concordo plenamente com o Pondé, principalmente em relação ao marxismo cultural, teria sido muito melhor se nunca tivesse saído do papel. Agora as conquistas das classes trabalhadoras e médias não devem ser desprezadas, porque basicamente elas estão totalmente relacionados com a gente,kkk, somos filhos dessa luta. Se os esquerdistas tivessem neurônios a um nível aceitável, pensariam 8 vezes antes de atacar a classe média, pq graças a ela que muitos direitos foram conquistados, que antes eram legados somente à elite. Os esquerdistas dão tiro no pé, quando generalizam o homem branco, pq pelo que eu sei a única sociedade que viveu quase um século de comunismo foi a loura e fria Rússia, foram os brancos alemães,franceses, ingleses, espanhóis e italianos que tem lutado pelos direitos do indivíduo, como sempre é bom ressaltar, as ''minorias étnicas'' lutam por aquilo que lhe convém, isto significa que se os negros, por ex, passarem a ser pagos pelo governo pra serem favoráveis ao mesmo, não tenha dúvidas que a grande maioria irá se tornar da ''bancada''.
Os únicos reais idealistas de qualquer ideologia me parecem ser, principalmente os homens brancos.

Anônimo disse...

você é o verdadeiro Mr. X? pois oque você sabe sobre a one direction?todos acham que você é uma farsa e alguns pensam que você é directioner.você diz coisas sobre a 1d que ninguem poderia imaginar e ontem (3 de dezembro) nada aconteceu com os meninos, porem um homem foi preso com uma arma no MSG, oque você sabe sobre isso??