terça-feira, 2 de outubro de 2012

O discurso começa a cansar?

O blog do Sakamotinho continua com suas inanidades anti-paulistas e anti-classe média de sempre, mas chama a atenção que a maioria dos comentaristas já não traga as bobagens com o mesmo gosto. Neste post em particular, muitos antigos leitores reclamaram do blogueiro e até exigiram a sua retratação.

Noto o mesmo fenômeno na mídia americana, com maior presença de comentários cínicos ou sarcásticos contra a "sabedoria convencional", mesmo em portais da grande mídia.

Será que o discurso progressista está começando a cansar?

Será que a diferença entre a visão rósea progressista e a realidade cinza do dia a dia finalmente começa a ser grande demais? Será que os jovens, para contrariar seus pais, estão virando mais reaças? Ou será que na era da Internet as pessoas estão descobrindo que "the truth is out there"?

Ou será que é o contrário, que a vitória do progressismo é já tão completa, tão acachapante, que eles nem precisam disfarçar mais e podem até se dar ao luxo de deixar manifestar os descontentes?  Como disse certa vez Nikita Kruschev, "Nós enterraremos vocês. Seus filhos serão Comunistas. Vocês não aceitarão o Comunismo diretamente; mas nós continuaremos dando-lhes pequenas doses de Comunismo até que vocês um dia acordarão e descobrirão que já são Comunistas. Não precisaremos nem lutar."

Minha impressão é que as duas coisas estão acontecendo. Por um lado, Nikita estava certo: os esquerdistas venceram a guerra cultural e "tá tudo dominado." Ao mesmo tempo, o sistema ficou tão corrupto, as promessas de igualdade e felicidade deram tão errado para a maioria das pessoas, e ficou tão evidente que "alguns são sempre mais iguais do que outros", que a muitos não resta mais do que o cinismo. Acho que a tendência é rumo a um conflito cada vez maior entre aqueles que ainda acreditam no esquerdismo e os que não.

Será? Não tenho tempo ou paciência para elaborar agora, eu também estou cansado de repetir os mesmos discursos, mas podem discutir entre vocês.

I'll be back. Maybe.

15 comentários:

Chesterton disse...

Hollande passou a rasteira no eleitorado francês de gauche no primeiro dia, tal qual Lula. É hilário!

Edu disse...

Temos que pensar o seguinte também X: quem se revolta, como o Sakamoto, se revolta porque tem com o que se revoltar. Sabemos como as pessoas se comportam: quando ganham um doce, ficam dóceis.

Hoje o Brasil, aos trancos e barrancos, está um pouco melhor. Então, pra quê arrumar confusão? Pra quê gritar contra um sistema que está indo bem obrigado?

Revolucionários de mierda.

maisvalia disse...

Larga a mão de ser pogrecista e discuta, hehehehehehe

Anônimo disse...

o pogrecismo ganhou! A direita americana jovem esta na do Ron Paul. Esquerdizaram a direita!

Fábio disse...

Meu palpite é que o progressismo nunca foi aceito, ao menos não da forma totalitária que é propagada por seus porta-vozes dia sim, dia também.

E isso pelo óbvio, o contexto das pessoas comuns é muito menos radical do que os esquerdistas tipo Sakamoto pensam; nem tudo é questão social, e, alheios a essa realidade, muitas pessoas procuram, apenas, sobreviver sob as regras presentes, pedindo apenas que o Estado não as atrapalhe.

Nem com sonhos à direita, tampouco à esquerda.

Chesterton disse...

O Sakamoto é apenas uma criança grande, nada mais, nada menos. Vai se corromper fácil, fácil....

Chesterton disse...

Mr, o engraçado é lá no Pax, onde os mesmos derramam lágrimas e mais lágrimas petistas....

Anônimo disse...

Ainda teve um idiota lá que escreveu: 'O paulistano é um tupi que pensa que é novaiorquino'... rsrs melhor do que ser um NYC com cabeça de tupi... por isso SP é o estado mais rico do país.

Chesterton disse...

achei o sakamoto..

http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2012/09/30/article-2210654-1545C4AF000005DC-215_306x392.jpg

BRANCALEONE, Fronteira Norte da República do Sul disse...

O Saka se revolta tanto quanto o paulo coelho acredita no que escreve.
Como eu já disse, o Saka sabe que tem um montão de hipócritamente corretos e "revortados" de boteco que lêem e gostam do que ele escreve e que afinal de contas garantem emprego dele...
Os pogreçistas vão bem obrigado mas até quando não sei. Acho que até o dia que o pogreçismo deles lhes chutar as próprias bundas e eles finalmente perceberem que o pogreçismo é só a esbórnia padronizada...

Mr X disse...

O Ron Paul é libertário, não de esquerda. Mas eu não sei se chamaria a juventude que o apóia "de direita" também.

"Vai se corromper fácil, fácil...."

Vai se corromper? Como assim, "vai"?

O Sakana dá aula na USP, ganha prêmio e viagem de ONG....

http://www.zimbio.com/photos/Leonardo+Sakamoto

Sakamoto é elite! Talvez seja esse o motivo de sua raiva, sentimento de culpa. Mas tendo a achar que Sakamoto é meio troll mesmo. Não acho que o Sakamoto seja assim tão revoltado, é missão profissional mesmo.

autor desconhecido disse...

''Hoje o Brasil, aos trancos e barrancos, está um pouco melhor. Então, pra quê arrumar confusão? Pra quê gritar contra um sistema que está indo bem obrigado?''

O sistema de disgenização progressiva da população brasileura tá indo muito bem obrigado, eu vejo isso todo o dia.

Anônimo disse...

Mr(M)X: O que ele quis dizer com 'Olhar como brasileiro'?

Chesterton disse...

é....foi corrompido....

Davi disse...

Olhar como aquele brasieliro que eles mostram é olhar como safado e retardado. Tenho impressao que alguem ali escolheu justamente essa foto para provocar os leitores, será que não?