quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O debate

A notícia destes dias foi o debate entre Romney e Obama. Confesso que assisti muito pouco e achei meio chato. Porém, minha impressão básica é que Romney se saiu melhor. Obama parecia cansado e sem convicção, longe da figura carismática de 2008. Romney, bem-apessoado, tranquilo, mostrou que está muito longe de ser o "monstro direitista" que é pintado pela mídia. Se formos avaliar apenas pela postura e linguagem corporal, Romney ganhou de goleada.

Quanto ao conteúdo, não posso avaliar, pois assisti apenas um pedaço. Parece que quase tudo se centrou na temática da economia e empregos. Curiosamente, a temática da imigração, diretamente relacionada com esse assunto, mal foi debatida. De qualquer modo, para a maioria dos comentaristas, Romney venceu.

Eu não sei se isso será suficiente, no entanto, para lhe dar a vitória. A verdade é que, em política como em tudo, as pessoas são muito mais movidas pela emoção e por pensamentos irracionais do que pelo debate lógico. Quem gosta de Obama continuará gostando e tratará de racionalizar a sua má performance no debate. Quem não gosta, continuará sem gostar.

Além disso, não esqueçamos que foi apenas o primeiro debate, e talvez faça parte da estratégia dar uma de bonzinho e calminho no começo. Certamente, nos dois próximos, e com uma pequena ajudinha de seus coordenadores de campanha, Obama vai mostrar as garras.

Curioso também que os candidatos não tenham mencionado os vídeos virais mais chamativos das últimas semanas: Obama poderia ter criticado o vídeo de Romney acusando 47% da população americana de ser dependente do Estado, e Romney poderia ter retrucado com a imagem da eleitora (na verdade, ativista) do Obamaphone.

Para quem não sabe, o segundo vídeo mostra uma mulher afirmando que Obama estaria dando telefones celulares de graça aos pobres. É verdade, mas o programa não começou com Obama, mas com Clinton (alguns dizem que foi mesmo com Reagan). Sobre isso, falarei em outro post, em breve. Até.


6 comentários:

Anônimo disse...

Mais um caso em que obviamente toda a culpa deve recair sobre a elite branca paulista:

http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?=undefined&tagIds=1793&time=all&orderBy=mais-recentes&edFilter=editorial&video=imagens-podem-ajudar-a-identificar-assassinos-de-jovem-0402CC983662D4993326&

Anônimo disse...

Em Porto Alegre, o mote da campanha virou a suposta privatização de espaço público e a destruição, seguida de batalha campal entre policiais da brigada militar e "estudantes". Incrível a agressividade de pessoas com nível de instrução "elevado" agindo como bestas. Eis o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=4N6L8pXlR3g

Enquanto isso: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/10/justica-manda-soltar-suspeitos-de-balear-medica-em-porto-alegre.html

(justiça liberta assaltantes que confessos que atiraram em médica em Porto Alegre)

Tá tudo errado.

Mr X disse...

Eu vi isso de Porto Alegre. Idiotas, simplesmente. "Privatização do espaço público"? Tudo bem, mas eles preferiam quando estava cheio de mendigos, putas e assaltantes? Até porqu, se o maior problema do centro da cidade fosse um feioso tatu inflável, estaríamos bem.

Chesterton disse...

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Oi_KaZ53eDg#!

Anônimo disse...

Como esta LA, Mr X?

Muitos Americanos acreditam que o EUA esta virando um Brasil 2.0.

AF disse...

E a mídia toda sem jeito de falar que Romney saiu bem.

Aqui no Brasil nem se fala o quanto as eleições estão péssimas... candidados com nomes bizarros, brigas, assassinatos, campanhas bizarras. Gente que se a gente for perguntar não sabem nem o que é comunismo, socialismo ou capitalismo e se inscrevem em partidecos qualquer.