quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O Cristianismo diminuiu o crime na Europa?

Um interessante artigo parece indicar que sim, o Cristianismo tornou as sociedades européias e o homem europeu menos violento.

Não tenho muito tempo para elaborar, mas o que artigo original indica é que antigamente existiam muitas mortes violentas na Europa antiga, como sabe qualquer um que assistiu Conan o Bárbaro, e mesmo durante a Idade Média havia um mínimo de 30 assassinatos para cada 100.000 pessoas (mais ou menos como no Rio de Janeiro de hoje, mas sem armas de fogo). Como o Cristianismo mudou isso?

Bem, além das possíveis explicações religiosas (Jesus salva), existem as explicações científicas: primeiro, o Cristianismo ajudou a terminar com as vinganças pessoais e familiares, instituindo a punição estatal aos infratores (não foi criação do cristianismo em si, mas o cristianismo proporcionou o código de conduta moral) e o prêmio aos melhor comportados. Com o tempo, houve uma seleção dos genes que promoviam valores cristãos enquanto os maus não deixavam descendència.

A outra forma na qual o Cristianismo ajudou foi com a proibição do casamento entre primos pela Igreja Católica após a queda do Império Romano. Além de reduzir doenças genéticas, o fim do casamento entre primos gerou uma sociedade com menos violência, devido ao fim de clãs familiares eternamente vingativos entre si. Não por acaso, o casamento entre primos ainda é muito comum no Islã.

Enfim, achei interessante, mas seria necessário um estudo mais aprofundado a respeito. Não explica-se como as sociedades asiáticas se tornaram menos violentas (samurais, ninjas, etc.).


11 comentários:

Direita disse...

ora,mais não foi a própria igreja católica uma das que mais provocaram genocídios na europa?

a própria inquisição da igreja ,bem como disputas territoriais (bem mais comum naquelas épocas) podem ter contribuído para um passado mais violento.

Mr X disse...

Você está mal informado, a Inquisição esteve longe de ser um genocídio, e não podia sequer punir, quem punia eram os Estados. Se mataram umas centenas foi muito. Se houve violência, foi a) durante as Cruzadas, mas isso foi uma reação contra os muçulmanos b) após o protestantismo, com algumas guerras religiosas entre católicos e protestantes na França e outros países.

Mas o post não é sobre isso, mas enfim, também não expliquei direito, de repente outro dia escrevo melhor. É mais sobre os efeitos benéficos a longo prazo do cristianismo (redução da violência do indivíduo, guerras não incluídas), mas não foi o único fator. Aceite Jesus!

autor desconhecido disse...

X, podemos concluir que além da inquisição outras ''perseguições históricas'' também foram exageradas??

Direita disse...

Você está mal informado, a Inquisição esteve longe de ser um genocídio, e não podia sequer punir, quem punia eram os Estados.


só na alemanha a inquisição matou 40 milhões .
o cristianismo na mão do estado só é mais uma forma de f... o povo.

oque a europa precisa é de um religião étnica que de primazia a valores conservadores -que não é o caso do cristianismo.

Almeida disse...

"só na alemanha a inquisição matou 40 milhões ."

Uát dá fócki?

Poste fontes sobre esses números.

Mr X disse...

Eu acho que nem existiam 40 milhões de alemães naquele período...

Anônimo disse...

Eu não sei pq essa gente morre de medo da união do cristianismo com o Estado, só essa religião que não pode! apesar da decadência em algumas refiões, veja o exemplo dopaíses nórdicos, do Reino Unido, esses jah foram países onde a religião oficial era seguida fielmente e conquistaram muitas batalhas e prosperidade. Até mesmo os EUA não era pra ser uma democracia e sim uma República à la Platão, baseado na forma de governo eclesiástico presbiteriano, uma pena que somente agora muitos americanos estão se dandoconta disso (existe um boa discussão à esse respeito no meio religioso - os pais fundadores queriam democracia?), veja os escritos de Calvino à esse respeito!

Anônimo disse...

De acordo com as estatísticas oficiais, cerca de 100 a 500 mil pessoas morreram queimadas nas fogueiras da inquisição da Idade Média.

Anônimo disse...

Olavo esta na mão dos judeus, ninguem fala sobre o dominio judeu da midia, finança e politica externa Americana.

AF disse...

Um excelente vídeo sobre a Inquisição, que detona muitos mitos: www.youtube.com/watch?v=U_34TRGajxo

autor desconhecido disse...

Anônimo,
disse tudo...
falando nos diabos, ontem tava assistindo ao ''jornal da cultura'', aí o assunto era os interesses ''americanos'' no oriente médio e obviamente,Israel. Um merdinha com diploma e o Luís Felipe Pondé começaram a comentar.
Aí o merdinha com diploma diz: ''na verdade os interesses americanos em defender Israel não tem nada a ver com os judeus americanos. São os americanos evangélicos que estão interessados em proteger Israel pq de acordo com a bíblia, a terra -prometida- seria o lugar onde se daria o embate entre as forças do mal e do bem durante o apocalipse''.
O Pondé ficou quietiieeenhoo, por outro lado, ele sentou o pau no Osama, dizendo que era marqueteiro,que manteve todas as políticas do Bush jr, que é só lábia...
Quando o assunto começa a feder para os judeus, o tribalismo fala mais alto, mesmo para mentes mais esclarecidas como deste filósofo. (Aliás se ser filósofo é dizer a verdade, então deveríamos todos nos congratular pq também seríamos ''filósofos'')
É evidente que os judeus americanos sionistas estão altamente interessados em proteger seus interesses familiares no oriente médio, evidente que detém um grande poder na vida pública intelectual, cultural e política americana, mas a mídia não quer que vc saiba disso.