quinta-feira, 5 de abril de 2012

Ron Paul

Tive a oportunidade de assistir ao vivo a um discurso do Ron Paul. Interessante acima de tudo, sua popularidade entre os jovens: mais parecia um rock star. Que estudantes e jovens trabalhadores, normalmente apáticos em termos de política, ou então fanaticamente progressistas, tenham interesse por um candidato que prega governo mínimo e libertarianismo não deixa de ser refrescante. Eram mais de sete mil pessoas no estádio e algumas até ficaram de fora.

Os tópicos principais do discurso foram a mudança da política externa com o fim da participação militar dos EUA no Oriente Médio e em outros países (além da retirada de Iraque e Afeganistão, Paul quer a retirada das bases americanas na Europa, no Japão e na Coréia do Sul). Outro tópico importante foi a redução dos gastos do governo, que hoje transformaram o país na nação mais endividada do mundo. Mas o tópico mais aplaudido da noite foi o da liberdade individual contra um governo cada vez mais tirânico, incluindo-se aí a liberação das drogas, com base no princípio libertário de que não é crime contra terceiros. 

Ron Paul, previsivelmente, não falou sobre imigração. Tendo por base seu credo libertário, parece ser um franco apoiador da teoria das "fronteiras abertas", ainda que naturalmente defenda o fim do welfare. (A audiência, por sinal, era bastante diversa, de maioria caucasiana mas com vários asiáticos, latinos e até alguns africano-americanos). Não entendo porque Paul seja popular entre alguns "nacionalistas brancos", talvez apenas por sua postura aparentemente contrária ao que eles chamam de "lobby sionista". Porém, o fato é que suas posições sobre imigração e até mesmo crime são bastante liberais. Por exemplo, em um dos debates, ele afirmou que as "minorias são injustamente perseguidas por leis anti-drogas". Bem, não exatamente, o fato é que as minorias estão mais envolvidas no tráfico de drogas, e portanto são presas com mais freqüência. Aliás, esse é na verdade um benefício indireto da criminalização das drogas: quem está envolvido com tráfico quase sempre está envolvido com outros crimes. Criminalizar as drogas é diminuir também a incidência de outros crimes, colocando muito mais bandidos na prisão.  

Bem, mas estudantes, seja na USP ou nas universidades americanas, parecem gostar de fumar maconha, então sua liberação é claramente vista como algo positivo. 

É muito pouco provável que Ron Paul seja o candidato escolhido nas primárias republicanas, e como ele já tem 76 anos esta é provavelmente sua última eleição. Mas seu sucesso entre os jovens dá esperança de uma possível renovação no eleitorado conservador. Sim, um eleitorado mais libertário e menos conservador social, mais interessado na "liberdade individual" do que nos aspectos religiosos e sociais do conservadorismo tradicional, mas ainda assim fã do princípio de que "quanto menos governo melhor". 

Quando Paul falou em "escola austríaca de economia", rolaram aplausos e vivas entre a multidão. Algo impensável no Brasil, onde até a direita quer mais governo, e onde a única menção de "escola" que poderia ser recebida com aplausos seria talvez a referência a alguma escola de samba... 


14 comentários:

Anônimo disse...

ron paul e pat buchanan sao expoentes de uma direita arcaica, para usar um termo que me parece adequado. gosto de boa parte dos conceitos que eles transmitem, mas acho muito curioso o anti-semitismo latente.

no brasil teriamos um bolsonaro mais ou menos no lugar onde ocupam. bolsonaro é direita, mas nacionalista e estatizante.

isso pode significar que a direita nao é homogenea e nao contem dogmas, como a esquerda. só nao consigo entender a coerência logica desses senhores. mas afinal de contas, quem é totalmente coerente?

Mr X disse...

Não sei se Buchanan e Paul fazem parte do mesmo grupo. Buchanan é bem mais contrário à imigração. Buchanan é um paleoconservador, e Paul é um radical libertário.

Sim, a direita nos EUA é bem fragmentada, ao contrário da esquerda, unida até a morte.

Mr X disse...

Apesar de tudo, gostei bastante do Ron Paul. Ele é de fato bem carismático, ainda mais para um velhinho de 76.

Mr X disse...

Será que ele fuma maconha?

Mr X disse...

Bem, já achei a resposta. Não, ele nunca fumou nem viu ninguém fumar (é o que diz):

http://www.youtube.com/watch?v=HwjWddo2coQ

Além disso, sendo médico, não recomenda seu uso, mas acha que tem que ser liberado em nome das liberdades individuais. Acho que tinha um dos comentaristas aqui do blog que pensava parecido. Íconos?

Mr. Y disse...

O engraçado é voce meu querido Mr. X continuar libertário, em pensamento, mas na pratica percebo que seu blog deu uma "fechada" .
Basta ver a extensa lista de proibições na moderação dos comentários.
Ex: Ron Paul, como libertário, faz apologia a liberação das drogas e no seu texto voce achou digamos ele "interessante" talvez. Mas não se pode fazer comentario a favor da liberaçāo aqui, pois seria contra a lei, certo?
By the way X, voce é diplomata? Um abraco.
Hollow Man

Mr X disse...

Ola Mr Y-Hollow man,

Confesso que quando pensei em comentarios "contra a lei" não tinha pensado na liberação das drogas. Faz sentido, seria considerado apologia do crime por alguns... Mas aqui já rolou várias vezes esse debate. Na verdade, não tenho uma posição bem definida. Não considero a marijuana uma droga particularmente perigosa. Preocupam-me mais as coisas que vem junto.

Mas como disse gosto do Ron Paul e acho que sua proposta de liberação é perfeitamente coerente com o pensamento libertário. Talvez seja verdade que me tornei um pouco menos libertário... Parece-me idealista demais, não condizente com este mundo imperfeito no qual vivemos.

Mas quase todas as discussões são bem-vindas no blog, basta não abusar.

Agora, convenhamos, essa resposta do Ron Paul que nunca viu ninguém fumando é quase tão ruim quanto aquela do Clinton de que fumou mas não tragou...

Victor disse...

Sugiro a leitura do livro red cocaine. Eu tb tenho essa visao libertaria pro liberacao, mas esse livro nos faz pensar. Mostra que trata-se de guerra quimica, engendrada e financiada intencionalmente por certos regimes. Assim dito ate eu acho q parece teoria da conspiracao, mas o livro prova e prova bem. Fica a sugestao

Rovison disse...

X, leia isto:
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/ultrapassando-o-limite-do-ridiculo-o-ministerio-publico-agora-esta-empenhado-em-combater-a-discriminacao-racial-na-venda-de-bonecas-e-vejam-so-acabara-punindo-o-consumidor-negro/

Mr X disse...

Rovison,
Li agora. Essa polemica ja rolou nos EUA. E' incompreensao das leis do mercado somada a necessidade de ver racismo em tudo. Se menos pessoas querem as bonecas negras, e' natural que seja mais barato. Mas aposto que esse pessoal ia reclamar e ver racismo tambem se a boneca negra fosse mais cara. O fato e' que ficam procurando cabelo em ovo.

AF disse...

Como falei: se um governo resolver cortar o welfare, um monte de gente iria protestar e iria ter até revolta armada!

Imaginem (uma situação beeeeeeeeeeeeeeeeem hipotética mesmo), em que a Dilma corte o Bolsa Família. Iriamos ver imediatamente muita gente, principalmente do Nordeste lá em Brasília e guerras civis acontecendo.

Em outras nações seria o mesmo.

DIREITA disse...

Mas seu sucesso entre os jovens dá esperança de uma possível renovação no eleitorado conservador. Sim, um eleitorado mais libertário e menos conservador social, mais interessado na "liberdade individual" do que nos aspectos religiosos e sociais do conservadorismo tradicional, mas ainda assim fã do princípio de que "quanto menos governo melhor".

ate você anda querendo relativizar o conceito de conservadorismo?! do jeito que a carroça anda ,daqui a pouco madona vai ser considerada um simbolo do conservadorismo americano!

DIREITA disse...

Não entendo porque Paul seja popular entre alguns "nacionalistas brancos", talvez apenas por sua postura aparentemente contrária ao que eles chamam de "lobby sionista"

RON PAUL ,certa vez falou que iria tirar as tropas americanas do estrangeiro e botar na fronteira dos EUA com o México.

DIREITA disse...

ron paul e pat buchanan sao expoentes de uma direita arcaica, para usar um termo que me parece adequado

...OU SIMPLESMENTE ;UM DIREITISTA(BUCHANAN) LEGITIMO!