terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Europa sobreviverá?

Meu comentário anterior sobre a Europa foi algo incompleto, e talvez tenha dado uma imagem imperfeita do continente. É verdade que ando meio pessimista ultimamente, e isso tende a colorir meus posts com talvez exagerados matizes de cinza e preto.

Ainda há muita coisa boa na Europa. As catedrais e museus continuam lá. Apesar da globalização, ainda come-se e bebe-se muito melhor do que nos EUA. Fora algumas experiências com pessoas antipáticas na Alemanha e uma na Espanha, quase só encontrei gentileza e simpatia.

A Europa ainda é mais segura do que os Estados Unidos e do que qualquer lugar da América Latina. Mesmo passeando de noite em lugares como o bairro turco da Alemanha, jamais senti insegurança. Não dá para dizer o mesmo de certas zonas de L.A. O único lugar que pareceu algo mais ameaçador foi um bairro árabe francês, mas tudo o que aconteceu foram olhares mal-encarados. Quanto aos africanos que vi e os poucos com os quais conversei, devo dizer que pareciam excelentes pessoas, muito educados e gentis. Não tive qualquer experiência negativa com as tais minorias nesta visita. 

Dito isso, é verdade que a Europa está mudando, e não é para melhor. Fora a questão econômica, que mal mencionei mas que é realmente preocupante (o nível de desemprego na Espanha de Zapatero é de 25% -- um quarto da população!), a imigração ilimitada está mudando o caráter do continente. 

Alguns me acusaram de hipocrisia por criticar a imigração sendo um imigrante. Eles têm razão. Nem adianta dar como desculpa o fato de que eu more nos EUA, terra de imigrantes, em vez da Europa, terra de emigrantes: se eu tivesse um passaporte italiano ou francês e possibilidades de emprego, provavelmente me mudaria para lá, já que prefiro o modo de vida europeu, muito embora ache os americanos mais eficientes em muitos aspectos.

Confesso que tenho uma visão ambígua sobre o tema da imigração. Até há relativamente pouco, era favorável à visão libertária: que qualquer um emigrasse para onde quisesse, desde que não recebesse nenhuma forma de ajuda financeira estatal. Afinal, se alguém tem talento e capacidade mas teve o azar de nascer em algum rincão do Quarto Mundo, e um outro país mais desenvolvido pode oferecer melhores condições de vida e de progresso, por que não ir para lá? Tanto o imigrante quanto o país que o acolhe só teriam a ganhar. Como disse o leitor Gunnar, há uma boa e uma má imigração. Há imigrantes que fazem o país crescer e imigrantes que só estão lá para drenar recursos e aumentar as estatísticas do crime. O país que acolhe pode escolher quem receber. 

Só que há outro problema aí. A Europa não são os EUA. Não tem nem o espaço geográfico nem o histórico de "melting pot" para acolher tantos. E a social-democracia e o Estado do bem-estar social, que os europeus querem manter a todo custo, são basicamente incompatíveis com a imigração.

Acho que foi Milton Friedman que disse que você pode ter um Estado que garante a assistência social OU imigração generosa, mas não pode ter os dois. Ele está absolutamente correto, por uma mera questão matemática: um número cada vez maior de imigrantes vai exigir um número cada vez maior de recursos. 

E tem outro problema que é a questão étnica. Neste bom artigo da Economist, o sagaz autor observa o seguinte:
"[habitantes de] países mais étnicamente ou racialmente homogêneos sentem-se mais confortáveis com o Estado tentando diminuir a desigualdade pela transferência de recursos dos mais ricos aos mais pobres através do sistema fiscal. Isso talvez explique porque os suecos reclamam menos dos altos impostos do que os habitantes de um país de imigrantes como os EUA."
Por que ocorre isso? Muito simples: uma questão de identificação tribal. Em última análise, somos seres tribais e nos identificamos com aqueles que estão mais próximos de nós, seja culturalmente, seja historicamente, seja geneticamente. Se o dinheiro dos impostos vai para nossos co-nacionais ou irmãos de cor, nação, ou religião, é bom. Se vai para imigrantes estrangeiros ou minorias religiosas ou raciais, é mau. É por isso que o welfare é mais criticado na Europa agora, quando é dirigido a imigrantes, do que quando era dirigido apenas a suecos ou franceses que tiveram menor sorte na loteria do nascimento. É por isso que os americanos brancos vivem criticando a assistência social dirigida principalmente para pretos e chicanos, mas não querem que se toque no Medicare que beneficia seus vovós. Sim, é "racista", mas e daí?

O que é uma "raça" ou uma "etnia" se não uma família extendida? Todos os grupos étnicos - menos talvez os brancos - entendem isso, em maior ou menor grau. Os judeus sempre se ajudam entre si. Os negros se chamam de "irmãos". Os asiáticos e árabes também prosperam graças ao apoio étnico. Li que 20% dos pequenos mercados na Espanha pertencem a chineses ou a paquistaneses; pelo que vi, o número pareceria chegar mais perto de 90%, já que não encontrei um único estabelecimento controlado por latinos ou espanhóis. Como eles conseguem isso? Provavelmente, imigrantes de uma mesma origem étnica formam redes de cooperação, legais ou não.

Em Los Angeles, os asiáticos (coreanos e vietnamitas) dominam o mercado de manicures, que aqui são chamados de "nail spa". Não há uma manicure que não seja asiática na cidade. Dizem, não sei se é verdade, que é uma máfia: se surge algum estabelecimento não-asiático na cidade, logo sofre um "incêndio acidental".

Quando a coisa pega, é cada um por si. Quanto mais inter-étnica se torna a Europa, e sem o enorme espaço geográfico americano que permite a auto-segregação e o "white flight", maior é a possibilidade de conflitos. Junte-se a isso o fanatismo islâmico, e temos uma receita bem explosiva. Lembrem que o Líbano já foi um país de maioria cristã...

Porém, não acredito que o maior problema da Europa atualmente seja a imigração. Acho que o problema maior mesmo é uma crise espiritual, que se manifesta na falta de uma crença no próprio destino. Todos os problemas atuais da Europa decorrem daí. Como solucionar isso? Com um retorno da fé cristã? Uma volta ao tradicionalismo? A destruição da malfadada União Européia e o retorno aos nacionalismos locais? Quem sabe até o retorno da monarquia? (A Europa sempre foi aristocrática; a democracia não lhe senta tão bem). Ou simplesmente a expulsão dos imigrantes e seus descendentes, e o fim do Estado de bem-estar?

Francamente, não sei. Porém, espero sinceramente que o Velho Continente sobreviva (e não na forma de um califado islâmico). Devemos-lhe muito; aliás, quase tudo.  


76 comentários:

Gerson B disse...

Você é um bom cronista, X. Ler teu blog é melhor que assistir o Manhattan Connection.

Sobre o post, só sei que nada sei. É uma multitude de fatores tão grande que não dá pra prever nada a curto prazo que dirá a longo.

Kryptonita disse...

Mais um post da pontinha, Mr! Não sei se você já leu, mas há um livro de um historiador alemão muito bom: "The Last Days of Europe: Epitaph for an Old Continent", de Walter Laqueur. Se não, dê uma olhada, vale a pena. Fica aí a indicação e, para os sem-inglês, há tradução brasileira.

Chesterton disse...

É por isso que os americanos brancos vivem criticando a assistência social dirigida principalmente para pretos e chicanos, mas não querem que se toque no Medicare que beneficia seus vovós. Sim, é "racista", mas e daí?

chest- não é racista, pois os vovós contribuiram.

Mr X disse...

chest- não é racista, pois os vovós contribuiram.

Bem, sim, há uma diferença entre os que se aposentam no fim da vida depois de décadas contribuindo, e os que chegam de fora, muitas vezes sendo até mesmo ilegais, e querem sentar na janelinha do bonde e ganhar tudo de mão beijada. Nisso, concordo. No outro dia o governador da Califórnia decretou que os estudantes "sin papeles" não apenas têm o direito de estudar nas universidades californianas, como ainda pagam "in-state tuition", isto é, menos do que os legítimos cidadãos americanos de outros Estados. É um tapa na cara dos cidadãos que pagam imposto, sejam brancos, pretos, amarelos, etc.

Dúvida, "Vovôs" seria o termo correto, certo, se quero me referir aos dos gêneros?

Chesterton disse...

Acho que avós, meus avós.

------------------

Será?

http://www.olavodecarvalho.org/semana/110822dc.html

Chesterton disse...

e disso sou testemunha "ocular"!

http://www.olavodecarvalho.org/semana/110825dc.html

Kryptonita disse...

Chest,

A partir dos eventos de Londres, Olavo pretende responder a por que algumas pessoas não sabem viver em liberdade. A hipótese dele não me convence. Sobrevindo eventualmente a liberdade em seus países de origem, não acredito que os transformassem em casas da mãe joana, para o só fim de, dando vazão ao "impulso de submissão", a opressão retornar. Revolucionário age assim mesmo, mas para oprimir, não para ser oprimido. Não vejo como tais aqueles arruaceiros, pelo menos, por enquanto. Se o "impulso de escravidão" é "essencial", não tem o menor cabimento supor que varie com a latitude e longitude. O que ocorreu em Londres é coisa de parasitas, não de vítimas ou algozes.

Chesterton disse...

Os arruaceiros são revolucionários?

Kryptonita disse...

"Não vejo como tais aqueles arruaceiros"

maisvalia disse...

Este artigo do Janer é muito bom.
http://cristaldo.blogspot.com/2011/08/berlim-ja-esta-em-chamas-ja.html

Mr X disse...

Estive em Berlim. Não tenho certeza que sejam os jovens turcos queimando carros, embora possam ser. Mas há um movimento de jovens anarquistas/esquerdistas alemães que adoram quebra-quebras e confrontos com a polícia, e estão metidos em badernas já há um bom tempo.

O fato é que Berlim está cheia de squatters e arruaceiros, e sim, são germânicos da cepa.

São os herdeiros do Baader-Meinhof.

http://www.huffingtonpost.com/david-dagan/in-berlin-cars-burn-as-ne_b_549147.html

Chesterton disse...

pelo menos, por enquanto....

iconoclastas disse...

"Ou simplesmente a expulsão dos imigrantes e seus descendentes, e o fim do Estado de bem-estar? "

a imigração é possivelmente parte da solução. até a europa voltar a ter taxas de fertilização maiores (forza azzurri!), e os nativos provenientes disso amadurecerem, o continente vai carecer de mais gente economicamente ativa para crescer e sustentar a turma que vai para o descanso. o crescimento econômico americano nas últimas duas décadas foi maior do que o japonês, e de alguns países europeus, em grande parte motivado pela expansão demográfica. quanto a precupação sobre os forasteiros se refestelarem no welfare,há estudos que indicam que imigrantes "consomem" menos benefícios sociais.

agora deve dar até para os bárbaros concatenarem imigração -> demografia -> crescimento econômico...

;^))

ah, sim, mais um dia inatamente diferente do que serei amanhã...

Anônimo disse...

Deve ser por isso que as taxas de desemprego na Europa são as mais baixas do mundo. É muito emprego para pouca mão de obra.

Mr X disse...

Olá iconoclasta,

Tem link para esses estudos?

No mais, discordo. De que tipo de "solução" estamos falando, é algo parecido com a "solução final"? Imigrantes turcos, árabes, africanos, paquistaneses e chineses poderão repopular a Europa e até quem sabe causar "crescimento econômico", mas, hã, se se tornarem maioria não será mais a "Europa", será outra coisa. E o que estamos falando aqui (ou ao menos eu estou falando, sozinho) é da sobrevivência dos diversos povos europeus enquanto etnias e culturas. O que determina um país não é a geografia, mas o povo que habita lá.

Demolidor de ilusões disse...

Até que enfim, Mr X, uma discordância com um de seus leitores anti-racialistas e babacas.

Mr X disse...

Ninguém é babaca aqui.

Bárbara disse...

>"Ninguém é babaca aqui."

Ah, vai lá e conta tudo pra tua mãe Iconoclasta!

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

iconoclastas disse...

claro Sr., eu tenho uns papers em arquivo, posso te mandar mais tarde, se eu não me engano um é de Princeton, tem outro de uma universidade australiana, e algo mais, tenho que checar. para onde envio?

"solução final"? não é comigo.

é como eu falei, os europeus precisam procriar, cabe a eles decidir se querem, enquanto isso vão precisar de força de trabalho para sustentar o welfare.

;^/

Mr X disse...

Digamos que chamar meus leitores de babacas não é uma boa política... No mais, todos temos ideias diferentes, mas ninguém é dono da verdade, pois são fatos ainda não de todo esclarecidos, ou nem haveria mais discussões a respeito. Ninguém mais discute sobre se a Terra gira em torno do Sol ou não, por exemplo. (Salvo o AN...)

Mr X disse...

é como eu falei, os europeus precisam procriar, cabe a eles decidir se querem,

Isto é verdade. Ninguém tem culpa pelos europeus terem poucos filhos, só eles. Talvez a perda da religião explique (famílias religiosas tem mais filhos, etc.).

Porém, os japas também pararam de procriar mas não estão aceitando imigrantes por lá. Quem vai sobreviver mais tempo, japoneses ou europeus? Acho que é um excelente experimento social que está sendo realizado. Em trinta anos saberemos quem se deu melhor ou pior.

Mr X disse...

Prova de que os esquerdistas (brancos) são anti-brancos?

http://www.wired.com/wiredscience/2010/09/kill-whitey-its-the-right-thing-to-do/

Interessante variação de um problema clássico.

Anônimo disse...

A questão aí é o seguinte:
Vale a pena manter o Estado de Bem Estar Social as custas do desaparecimento da etnia/cultura?
Parece que para os actuais europeus a resposta é sim.Estão mais preocupados em manter seu estilo de vida fácil do que com suas gerações vindouras.E isso é sobretudo decaimento espiritual, perda da força vital.Daí que expulsar imigrantes é apenas uma parte do problema, mas reconheço ser uma parte importante (seria como no caso de um incendio você jogar pela janela papéis, madeira e combustível que pudessem alimentar mais ainda o fogo).

Gunnar disse...

Parabéns por mais um excelente texto. Esse está especialmente refinado!

Quanto ao trecho:

"Só que há outro problema aí. A Europa não são os EUA. Não tem nem o espaço geográfico nem o histórico de "melting pot" para acolher tantos."

É algo que, na verdade, também considero em minha análise, não citei no comentário anterior para manter o foco e reduzir a questão a um certo maniqueísmo (imigrante bom X imigrante ruim).

O Brasil se beneficiou enormemente dos imigrantes europeus. Os EUA, bem, são uma nação bem sucedida (ou eram) construída 100% por imigrantes. Mas no caso da Europa, o negócio é suprir a demanda por juventude se reproduzindo mesmo, e não trazendo imigrantes.

Com exceção, talvez, para os expatriados, como nós, mennonitas.

Gerson B disse...

Podiam chamar de volta pra Europa os descendentes dos europeus que emigraram antes. Mais afinidade cultural.

Chesterton disse...

A civilização européia que vocês lamentam que vai acabar já não existe mais. E não foi a miscigenação ou falta de gente que acabou com a Europa.
Pense bem, o que a gente vai ver enquanto turista. Museus, igrejas, concertos, construções....tudo de séculos atrás.
As pessoas que construiram essas coisas não existem mais, dizem que a civilização que cosntruiu a Europa foi extinta.

Bárbara disse...

>"dizem que a civilização que cosntruiu a Europa foi extinta."

Atlântida também.
kkkkkkkkkkkkkkkkk

>"Ninguém tem culpa pelos europeus terem poucos filhos, só eles. Talvez a perda da religião explique (famílias religiosas tem mais filhos, etc.)."

Não sei não, viu. É claro, eu também acho que se eles fossem mais religiosos, talvez a taxa de fertilidade fosse um pouco mais alta. Mas vc deve saber que há muitos casais religiosos que tem poucos filhos. No máximo dois. Aqui onde vivo, há casais exemplares na fé, que tem filhos únicos.

Porém, veja a Islândia, tem a taxa de fertilidade mais alta da Europa, mas não é mais religiosa que o resto.

Por outro lado, nós temos métodos contraceptivos excelentes no Ocidente.

Chesterton disse...

62% dos bebês da Islandia são filhos de mães solteiras. O pai é o Estado.

Chesterton disse...

A Europa acabou por causa do socialismo, do feminismo e do "welfarismo".

Chesterton disse...

e do esquerdismo em geral...

Chesterton disse...

em poucos anos a palavra Reação vai entrar na moda, querem apostar?

Vinicius Cherobino disse...

Oi, Mr X. Tudo bem?

Acompanhava os teus comentários na época do blog do PD e foi assim que descobri teu blog.

É o seguinte: sou repórter freelance e estou fazendo uma matéria para a Galileu, da editora Globo, sobre comentaristas de internet. Vc tem interesse de participar?

Se sim, me manda um email no vinicius.cherobino@gmail.com

abs

Mr X disse...

Olá Vinicius,
Se eu puder manter meu anonimato virtual, tudo bem! Te mando um email.

Abs,

Bárbara disse...

>"62% dos bebês da Islandia são filhos de mães solteiras. O pai é o Estado."

Sério? Não sabia.

>"A Europa acabou por causa do socialismo, do feminismo e do "welfarismo".
e do esquerdismo em geral..."

Concordo. O fato é que: Culturas vão e vem, regimes políticos vão e vem, economias vão e vem, Mercados vão e vem, Modas vão e vem, Costumes vão e vem, mas Povos (raças, etnias, tribos) se vão, não vem.

>" querem apostar? "

Cinquentão.

>"Vc tem interesse de participar?"

Hum... tá ficando chique hein Mr ???

>"matéria para a Galileu, da editora Globo"
Nem tão chique assim. Revistinha tosca. O mesmo digo sobre a Superinteressante ( que de interessante não tem nada), Veja e Cia LTDA.

Mr X disse...

Bem, a matéria é sobre *comentaristas* da Internet. Quem sabe não entrevistam você também? Eu acho que deveriam entrevistar o Chesterton, que comenta há mais tempo do que eu e é velho colega e amigo dos tempos do PD.

Chesterton disse...

Mr, me inclui fora dessa (rsrsrsr)

Bárbara disse...

>"Quem sabe não entrevistam você também?"

Vo mete o pau!!!!kkkkkkkkkkkk

>"Eu acho que deveriam entrevistar o Chesterton"

Vou comprar óleo de peroba.

Chesterton disse...

Concordo. O fato é que: Culturas vão e vem, regimes políticos vão e vem, economias vão e vem, Mercados vão e vem, Modas vão e vem, Costumes vão e vem, mas Povos (raças, etnias, tribos) se vão, não vem.


chest- ah é? Pergunte aos moicanos.

Bárbara disse...

>"ah é? Pergunte aos moicanos."

Aff.... Vc é lento mesmo, tem dificuldade de entender ou só está brincando mesmo? Não consigo fazer a identificação.

Não estou falando de deslocamento de um povo de uma área para outra, estou falando de extinção étnica!!!

Mr X disse...

Bem, ainda existem alguns milhões de brancos europeus, não acho que a "extinção étnica" ocorra ainda tão cedo. Porém, sua transformação em minoria em seus próprios países, é bem possível sim.

Chesterton disse...

Não estou falando de deslocamento de um povo de uma área para outra, estou falando de extinção étnica!!!

chest- os moicanos se deslocaram para o além.

Mr X disse...

Não tinha um último moicano ainda, não?

Mas na verdade, parece que ainda existem descendentes dos moicanos, embora a língua tenha sido extinta. Quem sabe o mesmo não ocorra em alguns países europeus? Falarão árabe e converter-se-ão ao islamismo, mas seu DNA ainda existirá...

DIREITA disse...

(o nível de desemprego na Espanha de Zapatero é de 25% -- um quarto da população!), a imigração ilimitada está mudando o caráter do continente.
.
.
o desemprego na Europa sempre foi alto.isto por si só derruba por terra os argumentos em prol da imigração (salvar a previdência, ir fazer serviços que os europeus não querem fazer...etc)

DIREITA disse...

"Eles têm razão. Nem adianta dar como desculpa o fato de que eu more nos EUA, terra de imigrantes,"
.
.
"terra de imigrantes" BRANCOS e de maioria anglo- saxâ.não se esqueça disto!
.
ate a década de 60 os EUA eram 90% brancos e 10% preto!

este "melting pot"(tanto o termo como as ações politicas que o tornaram realidade) foi uma criação de judeus ,estabelecido através da lei de imigração de 1965 !
.
.
o envolvimento judeu na mudança das leis imigracionistas na america:

http://www.csulb.edu/~kmacd/books-immigration.html

André disse...

"Porém, sua transformação em minoria em seus próprios países, é bem possível sim."

Mr. X,

Não acredito muito nessa hipótese, pelo menos não neste século, pois mantidas as atuais taxas de natalidade da Europa ocidental, a população decresce, mas a um ritmo lento.
Por exemplo, há projeções que afirmam que no atual ritmo a população alemã branca germânica cairá dos atuais 82 mi hab para 75 mi em 2050. para que a população turca seja maioria em meados do séc. teriam que crescer dos atuais 3-4 mi para mais de 80 mi.
Realmente é uma incógnita sabermos se os europeus nativos passarão a ter mais filhos, mas em relação aos imigrantes muçulmanos,não acho de todo absurdo imaginarmos uma estabilização aos moldes dos negros americanos, com uma taxa de 2.1 filhos por mulher (se é que isso já não acontece com as muçulmanas atualmente)

Abçs

DIREITA disse...

alias, sobre a frança, eu ja postei aqui a situação por la!
.
A NOVA CARA DA "FRANÇA"
Fotos de estudantes franceses da Livry-Gargan School
entre o periodo de 68 á 2007
.
68 http://img-fotki.yandex.ru/get/4409/123516201.3/0_6b3f4_2afa1088_L
.
75 http://img-fotki.yandex.ru/get/5409/123516201.3/0_6b3f5_23056f18_L

92 http://img-fotki.yandex.ru/get/4410/123516201.3/0_6b3f6_2b255db_L

2006 http://img-fotki.yandex.ru/get/5409/123516201.3/0_6b3f7_8450d943_L
.
2007 http://img-fotki.yandex.ru/get/4411/123516201.3/0_6b3f8_ea873223_L

DIREITA disse...

O problema da imigração para a França começou após a descolonização da Argélia, da qual retornaram mais de 1,6 milhões de pied-noirs, uma boa parte dos quais eram judeus sefarditas e agravou-se exponencialmete após a sucessão de violentos e caóticos eventos que se denominam por "Maio de 68".

Esse movimento "estudantil" de inspiração marxista, esquerdista e anarquista foi liderado pelo célebre Daniel Cohn-Bendit, Alain Geismar, Alain Krivine, Pierre Victor (nascido Benny Levi), Roland Castro, Henri Weber, Andre Glucksmann (por coicidência todos judeus), lançou em polvorosa toda a sociedade francesa, arrastou para a rua os sindicatos, toda a esquerda e muitos estudantes que provocaram violentos desacatos, destruição urbana, paralização do país, greves gerais e confrontos com as forças policiais. Abriu uma fractura e crise profunda na sociedade francesa, quase que fez cair o governo do general de Gaulle e teve um impacto social enorme para o futuro.

A partir daí, a França que era um país relativamente conservador que cultivava o respeito pela autoridade, o catolicismo e os valores tradicionais inverteu seus valores e tornou-se cada vez mais uma sociedade liberal em toda a sua concepção.

Resultado: um país visivelmente decadente; com um estado social à beira da ruptura; 12 milhões de pessoas de origem islâmica/africana com sérios problemas de integração na sociedade; graves problemas de violência urbana.

DIREITA disse...

Factos curiosos sobre a França:
.
-Estima-se que 40% da população francesa descenda parcialmente das várias ondas de imigração que o país recebeu.
.
-Maior comunidade judaica da Europa (mais de 500 mil) - entre os quais o Presidente Sarkozy
.
-É o país da Europa que recebe mais asilados e refugiados do 3º mundo, cerca de 50.000 por ano.
.
-Governo desenvolveu nos ultimos anos sérios esforços para conter os fluxos de imigração vindos do...leste-europeu.
.
-Presidente Sarkozy declarou solenemente num discurso á nação em 2008 que a "mestiçagem é uma obrigação nacional" !

Bárbara disse...

>"os moicanos se deslocaram para o além."

Por favor...

>"ainda existem alguns milhões de brancos europeus"

Quantos são mulheres em idade fértil??? Porque velhos há de monte.

Chesterton disse...

>"os moicanos se deslocaram para o além."

Por favor...

chest- pergunte ao James Fenimore Cooper

Bárbara disse...

>"pergunte ao James Fenimore Cooper"

Me passe o telefone dele.

kkkkkkkkk

Estou lendo Kurt Vonnegut Jr. Mas morrendo de preguiça. E vc?

Mr X disse...

Kurt Vonnegut é legal. Costumava ler bastante, tempos atrás, na minha finada juventude.

Chesterton disse...

estou lendo o "bléquibuki" da psicanálise.

Bárbara disse...

>"estou lendo o "bléquibuki" da psicanálise."

Não é aquele que o Rovison recomendou a mim? É bom?

>"Kurt Vonnegut é legal. Costumava ler bastante, tempos atrás, na minha finada juventude."

Quais títulos são melhores? estou lendo Revolução no Futuro.
Afinal, quantos anos vc tem?

Chesterton disse...

Para quem sempre achou freudiano picareta, é bom. Mas os freudianos não devem estar muito satisfeitos.

Mr X disse...

Tenho trinta e muitos. Revolução no Futuro? O que diabos é isso? O título em português de Cat's Cradle?

Bárbara disse...

>"Para quem sempre achou freudiano picareta, é bom. Mas os freudianos não devem estar muito satisfeitos."

E no seu caso Dr... o que seria?

Bárbara disse...

>"Tenho trinta e muitos."

Hum... podemos recomeçara conversa sobre um filho.

>"Revolução no Futuro? O que diabos é isso? O título em português de Cat's Cradle?"

O título original é: Player Piano.

Bárbara disse...

Sob o nome de leitura, concebo coisa muito diferente do que pensa a grande maioria dos chamados intelectuais.
Conheço indivíduos que lêem muitíssimo, livro por livro letra por letra, e que, no entanto, não podem ser apontados como "lidos". Eles possuem uma multidão de "conhecimentos", mas o seu cérebro não consegue executar uma distribuição e um registro do material adquirido. Falta-lhes a arte de separar, no livro, o que lhes é de valor e o que é inútil, conservar para sempre de memória o que lhes interessa e, se possível, passar por cima, desprezar o que não lhes traz vantagens, em qualquer hipótese não conservar consigo esse peso sem finalidade. A leitura não deve ser vista como finalidade, mas sim como meio para alcançar uma finalidade.

Bárbara disse...

To provocando.
Sabe quem disse isso acima? Adivinha...

Leonardo Boff disse...

Foi o Leonardo Boffeca.

Chesterton disse...

foi a.....Bárbara?

Chesterton disse...

quem disse?
"“Quando você perceber que, para produzir precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho; que as leis não nos protegem deles mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada e a honestidade se converte em auto sacrifício, então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.”

Mr X disse...

Quem disse?
"A gente não sabemos
Escolher presidente
A gente não sabemos
Tomar conta da gente
A gente não sabemos
Nem escovar os dente
Tem gringo pensando
Que nóis é indigente...

Inútil! A gente somos inútil!
"Inúteu"!
A gente somos "inúteu"!

A gente faz carro
E não sabe guiar
A gente faz trilho
E não tem trem prá botar
A gente faz filho
E não consegue criar
A gente pede grana
E não consegue pagar...

Inútil!
A gente somos inútil!"

Bárbara disse...

Leonardo Boff??????

Está louco????? Só pode estar brincando.

"Foi a ... Bárbara?
Hum... engraçadinho.
Não, foi o Adlofinho.
Hello!!!

Chest, a citação é de:
Ayn Rand, uma judia fugitiva da revolução russa, que chegou nos EUA em meados da década de 20.

Gostou?

MR X: Roger, do ultraje a rigor. QI de 150, é isso? Que mais?

Bárbara disse...

Errata: Adolfinho.

QI de 172.

Pronto.

Mr X disse...

Me pergunto de onde as pessoas tiram o QI de pessoas que jamais fizeram teste de QI...

Ei, Barbs, estou pensando em ter filhos com uma judia, mas tenho um problema, por um lado tenho certeza que serão inteligentes e pessoas de enorme sucesso quando crescerem, por outro lado, tenho medo que se tornem agentes da grande conspiração internacional para destruir o Ocidente e a raça branca. O que fazer?

Bárbara disse...

>"Me pergunto de onde as pessoas tiram o QI de pessoas que jamais fizeram teste de QI..."

Está falando da informação sobre o Roger?
Aqui:

http://www.mensa.com.br/pag.php?p=15

>"estou pensando em ter filhos com uma judia"

Ashkenazi, falasha, sefardita...?

>"tenho certeza que serão inteligentes e pessoas de enorme sucesso quando crescerem"

Quem disse?
kkkkkkkkkkkkkk
Eu tenho ascendência judica e não sou nada disso. E olha que meu ancestral é um bisavô. Uma de minhas avós é "mischling".

>" tenho medo que se tornem agentes da grande conspiração internacional para destruir o Ocidente e a raça branca."

Eles poderiam ser como o Hernstein, e ir pro lado contrário.
Não existe uma conspiração. Acha que eu acredito que os judeus se reúnem nos sábados a noite na sinagoga, para tramar planos? Ora, é claro que não!
Mas eu imagino que na educação familiar judaica (na maioria, eu diria, não todas), alguma coisa pode influenciar para engendrar algum ódio, sentimento de raiva dos europeus. E não acredito que seja só a memória do Holocausto. Analisa bem, os judeus são um grupo minoritário, onde quer que estejam. Mas veja quantos ativistas "anti-brancos" judeus há por aí. É desproporcional!

Em todo caso, boa sorte. Me convida para ser madrinha de um deles. Eu aceito sem problemas!

(peraí? Vc vai se converter ao Judaísmo, ou ela ao Cristianismo?)

Bárbara disse...

Olha, se eu fosse você, me casava com uma basca.
É mais garantido. O que acha?

Mr X disse...

Difícil encontrar bascas por aqui. Aliás, será que ainda existem bascos puros? Temo que se misturaram muito com os espanhóis.

Bárbara disse...

>"Aliás, será que ainda existem bascos puros? Temo que se misturaram muito com os espanhóis."

É verdade. Aliás, eu tinha pedido se alguém conhecia algum basco puro famoso (não necessariamente uma celebridade). Alguém sabe?

kkkkkkkkkkkkkkkkk

To imaginado dentro de alguns anos (muitos anos) em algum blog por aí, alguém escrever: É dificil encontrar brancos puros por aí. Temo que se misturaram muito com outras raças...

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Mr X disse...

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Basques

Curiosamente, na Espanha os bascos tem fama de ignorantes e brutos, meio como os portugueses pra nós:

http://perso.wanadoo.es/jcfs/chisvas.html

Bárbara disse...

Obrigada pela lista. Mas serão todos bascos puros? Não confio na Wikipédia. Tem muita gente idiota que escreve lá.

"Curiosamente, na Espanha os bascos tem fama de ignorantes e brutos, meio como os portugueses pra nós"

Vai entender esse mundo...

Vamos ao que interessa:Quer se casar comigo?

Bárbara disse...

Retifico:

Vai entender esse mundo... cada maluco a solta.

Vamos ao que interessa: Quer se casar comigo?

*PS:
Agora sim vai dar para entender.

kkkkkkkkkkkkk

Mr X disse...

Caso sim. Teremos belos filhos arianos, sem conflitos.

Bárbara disse...

>"Caso sim. Teremos belos filhos arianos, sem conflitos."

Eles vão servir o exército do IV Reich.
kkkkkkkkkkkkk

Certo. Vou providenciando véu e grinalda. Para quando vai ser?
Vamos mandar um convite a todos, menos ao iconoclasta, ele é muito abusado.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tá, tudo bem. Manda para ele também.