quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Burrocracia

Um espectro assombra o mundo: o espectro da burocracia. Todos sabemos a desgraça que é ter que realizar algum trâmite, e ter que preencher o formulário A e entrar na fila B para depois passar no guichê C, cujo ocupante saiu para almoçar com X.

O que poucos sabem é que a burocracia, por sua própria natureza, tende a aumentar, independentemente de qualquer outro fator. Segundo um recente estudo ue agora lamentavelmente não consigo encontrar, todo órgão estatal aumenta de 5% a 7% anualmente em número de funcionários e orçamento, mesmo nos casos em que o volume de trabalho diminui.

Isso ocorre por vários motivos. Em alguns casos, o próprio órgão não tem qualquer utilidade a não ser servir como cabide de empregos para ex-terroristas, como é o caso do ridículo Ministério da Pesca no Brasil. Em outros casos, mesmo o órgão tendo uma utilidade inicial, esta logo se perde e a burocracia se torna um fim em si mesma. Afinal, os burocratas também precisam comer. A vida deles depende de que as coisas fiquem como estão. 

A burocracia é um monstro que se alimenta de si mesmo, crescendo até não poder mais. Quando os erros fatalmente acontecem, cria-se uma comissão para investigar porque não deu certo e, quando essa investigação falha, cria-se uma nova comissão para investigar porque a primeira não funcionou, e assim por diante, ad infinitum.

Vejam o caso do Ministério da Educação, que até 1979 sequer existia nos EUA (foi criado pelo maldito Jimmy Carter). Antes disso, será que todos nos EUA eram analfabetos e ignorantes? Longe disso. Ao contrário: de 1979 pra cá, os números da educação americana só pioraram. O que aumentou, isso sim, foi o orçamento do departamento, que quintuplicou, bem como o número de funcionários: dos iniciais 400, hoje emprega 4.800 pessoas.

Mas todos sabem, criar um organismo estatal é fácil: o difícil, quase impossível, é aboli-lo.

Naturalmente, os gastos vão aumentando cada vez mais, e nos projetos mais absurdos. Por exemplo, no ano passado os americanos gastaram centenas de milhares de dólares para estudar o comportamento dos gays em bares de Buenos Aires, e dois milhões e meio de dólares para ajudar as prostitutas chinesas a moderarem o uso da bebida.

Os absurdos gastos do governo brasileiro, nem procuremos saber... Baste saber que Lula aumentou exorbitantemente os gastos federais em seus oito anos de governo. É um bom motivo para não votar no PT.

11 comentários:

Sandro P disse...

Mr X,

Sinceramente, a culpa é sua!
Quem mandou você ir almoçar com o cara do guichê C e ferrar toda a bagaça?

Abraços,

Anônimo disse...

...e Woland, escreve: Mister X, o problema é a mente do povo brasileiro. Sabemos que o estado mínimo é a melhor estrutura para o crescimento de qualquer nação. Mais comércio e mais indústria. Mais turismo e mais entretenimento ! Mais emprego ! Mas como passar isso para todos ? Mario Vargas Llosa, premio Nobel de Literatura - um liberal como nós, dá uma dica forte para o que acontece com o povão, a classe média e dissimulados de elite( o que temos de empresários-estatais não está no gibi ! O maior deles ? Eike Batista. Leia sobre a história dele e do pai). Páginas amarelas, da entrevista de Vargas Llosa: " ... Isso se explica porque estamos na América latina, onde clichês e lugares comuns que a esquerda incrustou na cultura pesam muito. Queremos ser pobres... ". Cultura ! Totalmente dominada por eles, esquerdóides. Olavão já diz isso há séculos ! Conte com isso que, ao invés da grande nação do norte, somos burrocratas natos ! Herança portuguesa, ô pá ! Então, capitanias hereditárias - Aique horror, Batista ! E, praticamente, toda nossa classe artística puxam o saquinho do Rei ! Sabe o quadro onde o trio aparece - Rei, nobre e bobo da corte ? Cada um ali devidamente representados hoje ! Presidente, empresários-estatais e classe artística ! Graças a Deus, o Rei, agora, é simplesmente rei pois o 2º turno tirou a auréola de um deus... de araque, claro ! A poste pode ser eleita mas com dificuldade. País dividido ! Então o problema maior está na Cultura( nenhum artista de porte brasileiro deu as caras nesta eleição. Quem cala... consente. Estão do lado da Dilma. Governo !)! Então, fazendo a cabeça do povo e um pouco de maquiavelismo torto com muita dissimulação a burrocracia vence ! Ministério da pesca ? as areas mais piscosas do planeta estão próximas aos polos. Correntes frias ! Plânctons em abundância! Mesmo com 7000 km de costas somos paupérrimos em peixe ! A corrente é quente ! O Peru dá um banho na gente. Corrente fria. Pergunte ao Llosa ! O papo socialista de que " temos que ajudar todos ! Não podemos ser individualistas , oportunistas( de ver 1º uma boa oportunidade)" pesa ! E, se temos uma educação porcalhona a ajudar... a criar os ministérios da pesca da vida ! Burrocracia ! Ministério do Trabalho ? Prá que ? Justiça Eleitoral ? Prá que ? " Brasil, uma nação de tolos " ! Mais fácil, os EUA. São empreendedores. São ageis ! Não é uma nação engessada feito a França. Muito menos o Brasil. Agora mesmo, se espera uma derrota avassaladora dos democratas no Congresso daí. Obama começa ser destruído. Ah, uma tendência !Que tem a ver com diminuição de burrocracia. Premios Nobel ! De Economia, Literatura e Paz ! Todos para liberais( ou medidas liberais ). Vindoi da social democrata Suécia... VIVA !

Roberto disse...

Desburocratizar é rasgar papéis e destruir fotocopiadoras!

Mr X disse...

http://www.youtube.com/watch?v=V6iDw5ykmwQ

Vitor disse...

Antes das fotocópias temos de destruir os carimbos e formulários...e as máquinas de fax!

Chesterton disse...

cujo ocupante saiu para almoçar com X.,,,

chest- realmente, você é o culpado, fica levando esse pessoal para comer fora...

Mr X disse...

É que fui almoçar com a C... onfetti. Mas agora ela já voltou por guichê.

Anônimo disse...

...e Woland, volta: rasgar papéis e destruir fotocopiadoras, os carimbos, os formulários e as máquinas de fax. Mas por quê toda burrocracia ? Ministério do Trabalho, da Pesca, Justiça Eleitoral.. Secretaria da melhor idade - perguntei a minha mãe se ela estava na melhor idade e ela me mandou tomar no ùc ! - Ministério da Raças e Minorias Oprimidas( mas meu bolso cheio) ! Sem contar as burrocracias nossas do dia a dia... que são tantas que até me esqueço de tão cansado de tentar memorizá-las ! Já sei ! Woland, eleito presidente, trocará 10 ministérios que não serve para porra nenhuma e só papéis por um: o Ministério da Memória Burrocrática ! Com parque temático... Cada brasileiro terá que passar um(1)dia/ano no parque, para nunca se esquecer... E a Bandeidantes não toma jeito. Ahhhh... Boechatto ! Deveria ser chamada de BandeiranPTes.

Klauss disse...

"E a Bandeidantes não toma jeito. Ahhhh... Boechatto ! Deveria ser chamada de BandeiranPTes."

Pior que já vi isso tb. E depois o pessoal fala mal só da Globo... :-/

Anônimo disse...

O PT QUER AMORDAÇAR A IGREJA CATÓLICA

DENÚNCIA DE VIES TOTALITÁRIO DO PT, DILMA E LULA


http://padrepauloricardo.org/category/blog

amauri disse...

A revista norte-americana Foreign Affairs traz 10 páginas de anúncio sobre o Brasil nos quais o princípio constitucional que veta a aparição de autoridades em publicidade oficial foi totalmente esquecido. Financiado pelo BNDES, Petrobras, Embratur. Esta materia foi exibida em 2009. Voce que mora nos EUA, sabe de outras revistas ou jornais que fizeram propaganda do governo com patrocionio de estatais?
grato