quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ciganos

Estive de viagem e agora estou com muito trabalho, portanto o tempo para postar é curto. Estou preparando um longo post sobre a questão mais importante de nossos dias - a imigração - mas vai ficar pronto só depois.

Porém, já que no post sobre a burca falou-se um pouco sobre o caso dos ciganos na França, comento um pouco sobre o tema.

Os ciganos, ou como se diz hoje no mundo politicamente correto, roma, são um povo curioso. Oriundos de uma das castas inferiores indianas, chegaram à Europa a partir do século XIV. Nômades, vivem em acampamentos, e ganham seu pão através da música, da adivinhação, da venda de artesanato e de pequenos trabalhos, mas também através da mendicância, do roubo e da prostituição.

Não é exagero. Já vi ciganos roubando turistas e quase fui depenado por eles também. Raramente realizam roubos violentos, mas são especialistas na arte de bater carteiras sem que a vítima se aperceba. Talvez seja mito que deformem as suas próprias crianças para torná-las pedintes mais dignos de pena, que prostituam suas meninas ou que roubem bebês; mas que estão envolvidos na mendicância e no roubo não é novidade alguma. Isso talvez explique parte do ódio que boa parte da população têm a eles.


Ainda assim, a visão que temos dos ciganos está longe de ser totalmente negativa. Foram temas populares na literatura e na pintura européia. O cinema em alguns casos os romantizou, e houve certamente ciganos famosos e talentosos como o grande Django Reinhardt.

Bem, mas a questão é que grande parte dos rom habitando a França e a Itália são imigrantes em acampamentos ilegais provindos da Romênia e da Bulgária, e foram estes os rom que foram expulsos. Não sei se expulsão é bem a palavra, pois eles foram pagos: 300 euros por adulto, e 75 euros por criança. O que gerou um problema: vários participaram do esquema apenas para poder embolsar o trocado e retornar poucas semanas depois, já que como cidadãos da Comunidade Européia teriam direito a entrar e ficar pelo menos por três meses legalmente na França. Segundo um oficial romeno, tudo o que ocorreu foi que os franceses pagaram umas férias a eles. (Outro problema é que tampouco os romenos os querem de volta à Romênia.)

De qualquer modo, parece-me que o caso dos ciganos ilegais é um problema bem menor frente às outras ameaças imigratórias que pairam sobre a Europa, e sobre as quais falarei em um segundo momento.

14 comentários:

Andre Bossard disse...

Aqui na Suíça os 'ROMS' estão fortemente ligados às redes de prostituição. Em Zurique o processo que está ocorrendo contra um deles (chefe de uma rede internacional de prostituição) está dando o que falar.
Aqui em Genebra prenderam a poucas semanas atrás uma família que prostituia suas crianças em um banheiro público perto da estação central.

Mr X disse...

Eu não gosto do nome "rom" ou "romani" porque fica parecendo "romeno", e na verdade não todos os romenos são roms, é uma minoria. Roma também lembra a cidade de Roma. O que há de errado com o termo "cigano" ou "gypsy"?

Na Itália e na Espanha, vi ciganas roubando turistas, usam as crianças para distrair, empurrando-as contra a pessoa enquanto o adulto rouba, ou então uma cigana lê as mãos ou conta uma triste história de necessidade enquanto a outra bate a carteira.

Rolando disse...

Rom é um dos 3 principais grupos de ciganos. Talvez o nome de fato remeta à Romênia. Houve um precedente na França. Por protestar pela morte por disparo de um jovem cigano que fugiu a um cerco policial, os caras vandalizaram uma cidadezinha nos arredores de Paris que vive do turismo gastronômico. Depredaram a delegacia, destruíram canteiros, queimaram carros, etc...
Em vez de o Sarkozy prometer que iria dar um jeito na "racaille", foi para as vias de fato. Ou seja, toma uma graninha e cai fora daqui.

O que aquela secretária luxemburguesa da UE talvez não tenha percebido, é que se ela comparar a deportação dos ciganos à dos judeus na segunda guerra, ela também está comparando Romênia e Bulgária a Auschwitz. Não sei por que não exploraram essa gafe.

E sim, esses dois países acima citados concedem de boa vontade passaporte comunitário a essas gentes para vê-las longe dali. Para que incomodar aqui, se você pode ir para a França? Lembra um pouco um prefeito em Mato Grosso do Sul que enfiava os mendigos num ônibus rumo a São Paulo. Aliás, eu não sei se ainda existe esse serviço, mas antigamente a prefeitura da capital paulista oferecia a passagem de volta para o retirante que quisesse voltar para a sua terra. Quantos não foram apenas para tirar férias?

Na minha adolêscência tive por 5 anos um casal cigano como vizinhos. Imagino que já seriam segunda ou terceira geração "sedentarizada"; nem se percebia, apenas porque uma vez a própria esposa nos disse. Não posso falar um pio desse casal, nunca criou confusão e sempre foi educado conosco.

Quanto a cigano roubar crianças, isso eu creio que seja verdade. É aquela coisa, um grupo pequeno precisa de genes externos para evitar aberrações. A natureza fala por si. As histórias que se contam é que por onde passavam, alguns dias depois desaparecia uma ou outra criança (no tempo em que cada família tinha no mínimo 7 rebentos e eles viviam soltos pelas vilas).

Mr X disse...

Não, o termo "rom" não tem a mesma origem que a palavra "romeno" ou Romênia, mas tem origem indiana mesmo, ao menos segundo este professor, viria da casta "Dom":

http://www.aolnews.com/world/article/as-france-expels-gypsies-a-qanda-on-a-mysterious-people/19600556

Mas há muitos roms na Romênia, por isso a confusão.

Outro grupo curioso de nômades são os "travellers" irlandeses.

Mr X disse...

Aqui fala sobre os "Dom" na Índia e sua relação com a origem dos ciganos:

http://www.britannica.com/EBchecked/topic/168403/Dom

Curiosamente, a palavra "gypsy" vem te "egiptien", pois acreditava-se que eles vinham do Egito.

Alguém assistiu "Gato preto, gato branco"?

Chesterton disse...

http://www.youtube.com/watch?v=vcTCst2Z-fo

Esse grupo musical é sensacional

Chesterton disse...

Jose and Carlos are both beggars. They beg in different areas of town.

Carlos begs for the same amount of time as Jose, but only collects about eight or nine dollars a day.

Every day, Jose brings home a suitcase full of ten dollar bills. He drives a Mercedes, lives in a mortgage-free house, and has lots of cash to spend.

“Hey, amigo,” Carlos says to Jose, “I work just as long and hard as you do, so how come you bring home a suitcase full of ten dollar bills every day?”

Jose says, “Look at your sign, what does it say?”

Carlos’ sign reads: I have no work, a wife and six kids to support.

“What’s wrong with that?” Carlos asks him.

“No wonder you only get eight or nine dollars a day!”

Carlos says, “Alright, so what does your sign say?”

Jose’s sign reads: I only need ten dollars to get back to Mexico

Mr X disse...

E não é que nominaram o filme do Lula pro Oscar?

Que cara de pau... Nada mais me surpreende.

Klauss disse...

Dureza é ter que ver esse tipo de coisa ser publicada:

http://colunistas.yahoo.net/posts/5236.html

Klauss disse...

X, não vi ainda Gato Preto, Gato Branco.

É do Emir Kusturica, né?

Só conheço a trilha sonora que é feita pela banda da qual ele participa -- The No Smoking Orchestra (que eu acho bem legalzinha, diga-se de passagem).

Brancaleone disse...

Olha minha gente, as coisas estão chegando num ponto em que vai ser na base do ' Se a farinha é pouca, meu (ou nosso) pirão primeiro..." Ou seja, a situação econômica e social dos países (mesmo os ditos como ricos) esta se deteriorando mais rapidamente que melhora e nestes casos, imigrantes legais ou não tornam-se um peso a mais.
Me lembro dumma entrevista onde um não sei quem famoso respondeu a pergunta de como resolver o problema de desemrego em determinada região. Ele foi textual " Olha, a primeira coisa é fazer um muro alto, muito alto ao redor de toda a região onde se vai criar empregos, com um único portão protegido por guardas fortemente armados e com tendencias homicidas, alem de instalar torres de vigia com metralhadoras .50 em todo o perímetro. Só assim vai se impedir que a cada emprego gerado na região, apareçam 10 imigrantes em busca de nove vagas que não existem..."


Brancaleone

Anônimo disse...

"Instead, the new mantra for Democratic candidates is a sort of “Obama made us do it!”

chest- é, a cosia está preta por lá.

Gerson B disse...

Uns amigos da minha mãe foram à Europa, e em não sei qul pais contaram que bandos de ciganos cercam o turista e jogam uma criqança pequena no colo. Enquanto ele segura pra criança não cair eles avançam pra roubar.

Anônimo disse...

É... os ciganos são malévolos, vão construir campos pra contê-los?