sexta-feira, 9 de julho de 2010

Seu coração é vermelho

Já foi observado - não lembro se pelo Diogo Mainardi ou o Reinaldo Azevedo, renomados PTólogos  - que os petistas costumam confundir governo, partido e país. É como se o partido, tendo assumido a presidência, acreditasse ter obtido o direito de se apossar para sempre do país e seus símbolos. Não há outra maneira de interpretar o vermelho no símbolo da Copa de 2014, aprovado por um grupo de "notáveis" que incuía "Gisele Bundchen, Ivete Sangalo e Oscar Niemeyer".

De maneira similar (nada mais parecido a um governo progreçista do que outro), Obama têm mandado instalar em todas as obras realizadas com alguma parcela de fundos federais o seguinte cartaz:


O vermelho, ao menos, aqui está justificado pelas cores da bandeira americana, embora as engrenagens pareçam meio sovietizantes. Cada cartaz desses custa a bagatela de dez mil dólares. Superfaturamento? É provável. A colocação do cartaz, por lei, deveria ser opcional. Mas governo municipal ou federal que não colocá-lo, não recebe verba federal. As engrenagens precisam girar, você entende.

Brasil e EUA, tão iguais, tão diferentes.

De minha parte, vermelho por vermelho, fico com o do Internacional.

18 comentários:

C disse...

Tudo que bem que a Copa do Mundo e as Olimpiadas no Brasil foram uma ardua batalha e empenho dos politicos para encher seus respectivos bolsos com desvios, caixa 2, superfaturamento, etc... agora escolher ISSO ?

O que significa?
TODO MUNDO METENDO A MÃO NA GRANA PUBLICA EM 2014!

Porra, precisava jogar tão na cara assim?

Rolando disse...

Sim, todo o mundo metendo a mão. Cada mão representa uma esfera do poder (municipal, estadual e federal; ou poder público, empresas privadas e entidades).

A outra versão é de que a classe média espírita, cansada das mensagens explícitas dos evangélicos em suas camisetas, decidiu propagandear subliminarmente Chico Xavier. Com isso, o espíritismo kardecista tentaria deixar de ser visto como uma seita fundada por um médico ocultista francês no séc 19 - que apenas vingou em dois países nada supersticiosos como Brasil e Filipinas - para ter um apelo mais mundial.

Por último, aliando à cor vermelha do ano da Copa, reparem que a mão superior na taça tem apenas quatro dedos. Lula 2014?

Chesterton disse...

É isso mesmo, uma mão é a mão grande e a outra é a mão boba, que faz gols ilícitos e representa a imoralidade com o trato da coisa pública.
Hoje pela manhã, Boechat da Radioband, dizia que não era nada disso, que o vermelho não é o PT nem o comunismo. Montanhas de reclamações me parece. Ele, comunista admitido, estava indignado.
Vão todos para a *&%$#@.

Rolando disse...

Boechat comunista?

Ele não chegou a ser uma espécie de colunista social enrustido, em sua época de imprensa escrita?

Mr X disse...

Talvez o vermelho seja o do sangue, e contratem o goleiro Bruno para a seleção? (até lá já estará fora da cadeia).

Quanto às mãos concordo com as interpretações.

DD disse...

Vamos ver se São Paulo e o Paraná continuarão obstinados na sua decisão de não usar dinheiro público na reforma ou construção de estádios, ou se a putaria com o dinheiro público também vai chegar por estas bandas.

Por mim, quanto mais longe passar a Copa, melhor. Gosto da Seleção, do besteirol das mesas-redondas em época de Copa, mas a patriotada de 2014 será insuportável.

Mr X disse...

Bom artigo:

http://angelodacia.blogspot.com/2010/07/o-caso-bruno.html

DD disse...

Em tempo: Vocês conseguem imaginar o mal-estar que uma vitória da HOLANDA neste domingo traria à ÁFRICA DO SUL, tão orgulhosa da sua "tolerância" e "multiculturalismo"?

Ainda assim, estou com a Espanha.

Anônimo disse...

Ué, Dona Marisa "Muda" Leticia fez um canteiro de flores vermelhas no formato de estrela no Palhaço, digo, Palácio da Alvorada e ficou por isso mesmo...

Chesterton disse...

Boechat é autodefido como o último comunista do Brasil ao lado do Niemeier.
teve rolo ao sair da Globo.

Chesterton disse...

Boechat

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/iq270620018.htm

Anônimo disse...

...e Woland, escreve: Boechat é comunista, sim. Dito por ele próprio. Sei lá se da esquerda festiva... esquerda caviar. Daí ser colunista, andar entre socialites e de 1ª classe em aviões. Merece pois é bom jornalista. Agora ancora da Band. É competente. Tava putinho hoje com essa história da cor vermelha. Faz um programa de rádio na Band News. Fica mais "livre" lá. Mas, realmente, não é o que se espera de um comunista, não ? Muita grana e champanhe caí bem com direitas, conservadores e liberais. Caso engraçadíssimo mas que não sei se é bafo, aqui, no Rio, foi quando o Francisco Milani, um ator já falecido, muito bom por sinal, comunista, vereador do PCB, teria comprado uma BMW 325... ai, ai... Já cruzei com Leãozinho( Caê ) numa super Mercedes na Niemeyer... Chic Buarque tem apê em Havana ? Não, em Paris ! só quem conhece a cidade sabe como ela é muiiiiiito socialissssssta. Ivans Lins, competentíssimo, é querido nos EUA ! Escuto as músicas dele, as mais antigas e moro de rir ! Umas já perderam a graça. Zuenir e Érico adoram carnaval ! Com o povão ? Nããããão ! Camarote da Brahma ! E assim são muitos. Roberto Campos, nos aeroportos do mundo, só via gente de esquerda prá cima e prá baixo. Tudo pago pelo governo. Simpósios, convenções... A logomarca é bonita mas vamos melhorá-la e passar adiante a idéia. Mãos verdes e amarelas, fundo AZUL - alguém já esteve perto de uma bandeira oficial ? Já viram o azul como é LINDO ? - bom, as mãos sobre o globo azul eeeeee 2014 em BRANCO ! Fofodada-sese se acharem mais cafona. O colorado é colorado desde desde... Nada a ver com esquerda. Ou terá a ver algo com esta "religião" esdrúxula ? Acho que é por cuasa do Grêmio. E, naquele tempo seria muito dificil achar um grená... Meu Fluzão usa o grená ! Tô salvo. Mas antes era branco e cinza. Cores..

Chesterton disse...

O Inter de POA é vermelho e Internacional por causa da Internacional socialista, sim senhor. A origem é proleta. Hoje dizem que num banco o faxineiro e o presidente são colorados, enquanto o caixa e o gerente são Gremio.

Mr X disse...

A lenda é que o Grêmio não aceitava ninguém não-germânico, e por isso foi criado o "Internacional", aberto a todo o mundo.

Chesterton disse...

Não sei se não germanico, mas até a década de 20 negros eram proibidos (ou era a década de 30?).
Eu tinha o livro.

Chesterton disse...

http://www.gremio.net/page/view.aspx?i=historia&language=0

Rolando disse...

Já ouvi também de que o Inter seria pela Internacional Socialista.

Mas nunca nos meios oficiais. Sempre soube que fora fundado por paulistas. Segue um trecho da Wikipedia (sem nenhum caráter científico, por favor):

"Mais de quarenta pessoas votaram também para a escolha do nome do clube, definido em homenagem ao Sport Club Internacional (São Paulo), então campeão paulista. Como na época os clubes eram costumeiramente identificados com colônias de imigrantes de determinada etnia ou nacionalidade (como o Palestra Itália paulista, em relação aos italianos; o Vasco da Gama, em relação ao imigrantes portugueses etc.), o nome "Internacional" tinha por escopo identificar um clube em que "todos" poderiam jogar, independentemente de origem, raça ou status social.

Anônimo disse...

....e Woland, escreve: Acho que o Rolando está certo. O texto que ele procurou. "Internacional" mostra cosmopolismo. Tudo bem, o vermelho pode ter a origem proletarária, tá, isso era comum no início do século passado( tirando o meu Fluzão, sempre elite... agora, menos, bem menos...) mas o nome não deixa errar. E, hoje, vemos o Grêmio muito mais bairrista, provinciano( até com faixas em espanhol !), bem República Rio Grandense do Sul, que o Internacional, mais brasileiro. Culpa de todos. História conta. Os gaúchos, por quase um século( ou mais..), eram ligados ao Uruguai e à Argentina do que com o Brasil, a Coroa, aqui no Rio de Janeiro. Comércio mesmo ! Descaso puro e aí ficaram lá, "sós". Para se ter uma idéia, o porto alegrense teria que ir a Montevidéo, pegar o vapor ( ou a vela mesmo, ou ambos ) para "subir" ao Rio de Janeiro. Ou meses em estradas de terras horrorosas com todo tipo de perigo...